O Menino e o Mundo no Oscar 2016

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Um longa animado, de 1 hora e 20 minutos de duração, produzido em 2013 e que já conquistou 45 prêmios mundo afora, incluindo os prêmios de melhor longa-metragem e de público no Festival de Cinema de Animação de Annecy, considerado o mais importante da área. Dirigido por Alê Abreu, O Menino e o Mundo foi vendido para 80 países e, neste ano, já havia conquistado 3 indicações para o principal prêmio de animação do cinema americano, o Annie Awards (Melhor Longa Independente, Trilha Sonora e Design de Produção, tendo vencido na primeira categoria), quando recebeu o mais midiático de todos os seus reconhecimentos: a inédita indicação para o cinema brasileiro ao Oscar de Melhor Longa de Animação.

Como bem escreveu Sérgio Rizzo, o “maior prêmio do Oscar à animação brasileira é apresentá-la ao país“. Será dificílimo, para não dizer improvável, ver O Menino e o Mundo conseguindo ganhar uma estatueta que já parece estar destinada a Divertida Mente, melhor produção da Pixar desde Toy Story 3 (2010). E isso pra não falar de Anomalisa, animação dirigida por Charlie Kaufman, o roteirista de filmaços como Quero Ser John Malkovich (1999) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004). Mas, como bem comentou Rizzo, torço para que esta indicação faça com que nosso país conheça melhor não apenas o trabalho de Alê Abreu, como de toda uma geração de animadores brasileiros que também tem sido reconhecida em festivais, como Luiz Bolognesi e Rosana Urbes, respectivamente diretores de Uma História de Amor e Fúria e Guida, desenhos também premiados no Festival de Annecy.

Embora seja uma disputa árdua, por que não sonhar com o primeiro Oscar para o cinema brasileiro? Tendo isso em mente, a equipe da Filme de Papel, produtora de O Menino e o Mundo, criou no Catarse uma campanha para arrecadar fundos para a divulgação do filme nos EUA. A campanha, divulgada em http://www.catarse.me/meninonooscar, almeja arrecadar R$ 100.000, a serem utilizados na veiculação de anúncios sobre a animação na imprensa local, envio de DVDs e organização de sessões especiais para os membros votantes da Academia. As recompensas oferecidas a quem participar do crowdfunding incluem postais autografados do filme, o bonequinho do Menino, DVDs, cartazes e até ilustrações inéditas feitas por Alê Abreu. Bora participar?

Graças à indicação, O Menino e o Mundo retornou aos cinemas brasileiros: chance de ouro para conferir uma produção que, até agora, só foi visto no Brasil por 35 mil espectadores (e isso enquanto 120 mil pessoas assistiram ao filme na França). Não percam a oportunidade de ver um filme descrito por Chico Fireman com estas palavras:

Embora não seja um filme infantil, o olhar do protagonista diante do mundo tem a mesma curiosidade do que o de qualquer criança frente a algo muito maior do que ela possa compreender. Ao mesmo tempo, o menino que sai de casa em busca do pai, do passado, do futuro também somos nós, espectadores, dispostos a investigar, procurar, descobrir o mundo. A mudança gradativa do personagem, mais do que retratar a transformação nossa de cada dia, nos explica que o mundo infantil e o mundo adulto não são tão distantes assim.

Os premiados do Oscar 2016 serão anunciados em 28 de fevereiro.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://luciamalla.com/ Lucia Malla

    Ina, meu caro, não sei se já faz parte desta divulgação da campanha, mas consegui ver este filme num cinema de shopping aqui no Havaí no último fim de semana. Para um filme brasileiro de animação chegar tão longe, é porque tem muito talento e amor envolvido mesmo. <3

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      Com certeza, Lucia. E que bacana ver “O Menino e o Mundo” em cartaz aí no Havaí. :D

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.