O “meme” do Thinking Blogger Awards
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 14 de maio de 2007
O que internautas chamam de “memes de blogs” na verdade deveriam ser mais apropriadamente denominados de correntes: convites para escrever sobre determinado mote que são passados adiante de blog para blog. Citando as palavras de mestre Mario Amaya: “Meme é uma coisa muito mais abrangente que um spam ou post de blog. Meme é uma idéia que as pessoas propagam espontaneamente. As regras gerais da propagação do meme têm paralelo com o processo evolutivo conforme descrito por Darwin. Assim, em essência, a cultura de uma comunidade é uma coleção de memes selecionados“. Tergiversei mais sobre o assunto aqui.
Após esta necessária introdução, eis o motivo deste post: quatro blogs (Papo de Homem, de Guilherme Nascimento Valadares, Universo Anárquico, de Tina Oiticica Harris, A Grande Abóbora, de Marcus Alexandre Nunes, e Blog da Sabedoria, de JG) concederam ao Pensar Enlouquece um certo Thinking Blogger Award, honraria dada a “blogs que fazem você pensar”. Lembranças gentis e que agradeço, aliás. Porém, fiquei intrigado com a origem do prêmio: quem foi o criador desse selo?
Como já desconfiava, o Thinking Blogger Awards (que nada mais é do que uma variante do BlogDay) surgiu com a intenção de se tornar mais um desses memes/correntes que se espalham blogosfera afora feito Gremlins molhados. No post em que lançou esse prêmio, publicado em 11 de fevereiro, Ilker Yoldas sugestivamente tergiversa a respeito dos propósitos de memes de blogs: eles são criados com o objetivo de fomentar a propaganda boca-a-boca, incrementar a Search Engine Optimization ou como uma maneira, cof cof, “inocente” de se trocar links? Pesquisando um pouco mais sobre a misteriosa figura de Ilker, que supostamente mora na Turquia, é fácil constatar que se trata de alguém que alimenta um certo mistério sobre sua identidade (não se sabe ao certo se Ilker é mulher ou homem) e que se especializou em propagar “memes” (por exemplo: “adicione meu blog nos favoritos do Technorati e eu farei o mesmo com o seu“) e usar sites como o MyBlogLog para propagandear seu blog.
No entanto, para além desses propósitos marqueteiros, não posso deixar de reconhecer que o blog de Ilker é bem redigido, e que a idéia de escrever um post divulgando cinco blogs que estimulam meus neurônios é das melhores. De nada adiantaria tantas jogadas de divulgação se o Thinking Blog não possuísse um conteúdo realmente interessante, e se ele está na posição 257 do Technorati em pouco menos de 6 meses no ar, certamente tem méritos para tanto. É um case para ser estudado por aspirantes a probloggers.
Digressões à parte, aproveito o mote do Thinking Blogger Awards para indicar cinco blogs que leio e recomendo (citando a alcunha do “meme” respondido por Leonardo Fontes, que também indicou o Pensar Enlouquece em um post no seu BlogueIsso). Ei-los:
- Favoritos - A idéia deste blog mantido por Luiza Voll (que também posta bissextamente no Zoom!) é tão simples quanto bem concretizada: reunir sites que, seja pelo design, pela utilidade ou pela navegação, merecem constar no bookmark de qualquer internauta.
- Oficina de Estilo - Do mesmo modo que Carlos Merigo tornou o seu Brainstorm #9 um ponto de referência obrigatória para profissionais e estudantes de publicidade, Cristina Zanetti e Fernanda Resende trilham o mesmo caminho ao fazerem do espaço virtual da Oficina de Estilo o principal blog de moda do país. Fê Resende, de quebra, capitaneou a cobertura da última edição do São Paulo Fashion Week no blog coletivo Moto-à-Porter, e ainda está à frente do Updaters Moda & Estilo: admirável.
- Atmosfera - Blog coletivo dedicado ao assunto clássico daqueles que não sabem sobre o que falar: “e o clima, hein?“. Aberto a qualquer internauta que queira enviar posts e fotos mostrando o céu de sua cidade (vide instruções aqui), o Atmosfera é um interessante mosaico de breves relatos de diversas partes do mundo.
- Fiapo de Jaca - O veterinário e músico Tuca Hernandes mantém em suas horas vagas um blog com crônicas bem-humoradas, ao melhor estilo dos textos que oxigenam os jornais tradicionais, embora devidamente adaptadas a estes tempos virtuais. Um bom exemplo é o post As Pessoas Que Deixam de Comentar em Seu Blog, no qual Tuca elenca cinco desses tipos de leitores, dentre eles O Sensível, O Ressentido e O Que Arranjou Trabalho.
- Locutório - Eu, que tenho enormes dificuldades em atualizar regularmente este blog por falta de tempo e, principalmente, falta de disposição em encontrar idéias, palavras e neurônios disponíveis depois de escrever diariamente por motivos profissionais, não posso deixar de admirar o blog de Simone Iwasso, que em meio a suas atividades como jornalista d’O Estado de S. Paulo redige posts que amalgamam lirismo, bom humor e observações perspicazes do cotidiano.
P.S.: A Cris o que é de Cris. Surgiu a intérprete do clássico instantâneo conhecido pelos íntimos como “VTNC“: a atriz Cris Nicolotti, que interpreta a música na comédia teatral “Se Piorar Estraga”. Conforme informações da sempre atenta Rosana Hermann, a música foi composta por Cacá Bloise, Cris Nicolotti e Guido Malatto e interpretada por Cris e Lelo “Bob Dylan” Andrades, com arranjos de Eduardo Filipovich. Agradeço também aos leitores Mauricio, Carol, Rafael Farah e Gica, que deixaram comentários informando a autoria da canção que ilustra meu post anterior.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: Músicas para ouvir viajando | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso