O Homem que Amava as Mulheres
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 05 de novembro de 2009
Escrever não é tarefa das mais fáceis. Colocar em palavras todos os pensamentos, emoções e sentimentos que nos vêm à mente requer disciplina, dedicação, uma certa dose de talento e da tal da inspiração, essa musa arredia que volta e meia nos foge do alcance, acenando de longe para o nosso desconsolo enquanto páginas permanecem em branco.
Em outras ocasiões, me deparo com textos que parecem ter psicografado pensamentos que eu sequer sabia que tinham passado pela minha mente, tamanha é a capacidade de nos descreverem. Acontece com capítulos de livros, letras de música, diálogos cinematográficos. E eu, que já citei anteriormente o monólogo de Woody Allen em Hannah e Suas Irmãs, em que ele fala a respeito de como resolveu uma crise existencial revendo um filme dos Irmãos Marx, desta vez tomo a liberdade de pegar emprestadas as palavras que o mestre François Truffaut colocou na boca de seu personagem Bertrand Morane em O Homem que Amava as Mulheres.
Para mim não existe nada mais bonito de se ver do que uma mulher andando, desde que com um vestido ou saia que mexa no ritmo de seus passos. Algumas mulheres andam como se tivessem um objetivo; um encontro talvez. Outras apenas passeiam com ar despreocupado. Algumas são tão belas vistas por trás que hesito em ultrapassá-las, temendo ficar decepcionado. Porém, nunca me desaponto. Quando elas não me agradam de frente, me sinto aliviado de certa maneira; pois, infelizmente, não posso ter todas elas.
Milhares delas andam pelas ruas diariamente. Mas quem são todas essas mulheres? Para onde vão? Dirigem-se a algum encontro? Se o coração delas está livre, então seus corpos devem ser pegos, e creio que não tenho o direito de deixar passar essa chance. A verdade é que elas desejam a mesma coisa que eu: elas querem amor. Todo mundo quer amor. Todos os tipos de amor: amor físico, amor sentimental ou simplesmente a ternura desinteressada de alguém que escolheu outro alguém para a vida toda, e não tem olhos para mais ninguém. Não me encontro nessa situação; olho para todas.
Como alguns animais, as mulheres praticam a hibernação. Durante quatro meses elas desaparecem. Não são vistas. E então, no primeiro raio de sol do mês de março, como se tivessem combinado ou recebido uma ordem de mobilização, elas aparecem às dezenas nas ruas, com roupas leves e saltos altos. E a vida recomeça.
Uma bela perna é maravilhosa, mas não sou inimigo dos tornozelos grossos. Posso até dizer que me atraem: são a promessa de um alargamento mais harmonioso subindo ao longo da perna. As pernas das mulheres são compassos que percorrem o globo terrestre em todos os sentidos, dando-lhes equilíbrio e harmonia.Recentemente percebi que no inverno sou atraído por seios grandes. Entretanto, no verão, gosto dos pequenos. Duas pequenas maçãs andando de braços dados. Mas o que têm todas essas mulheres? O que têm a mais do que todas as outras que conheço? Bem, justamente, o que têm a mais é isso: elas ainda me são desconhecidas.
P.S. 1: Antes que alguém leve a ferro e fogo as palavras de Bertrand Morane e possa pensar que sou um incorrigível mulherengo, vale a pena ressaltar: sou, felizmente, um cara muito bem comprometido. B) Nada, porém, que me impeça de admirar o texto de Truffaut, assim como a sequência do filme embedada neste post, que encontrei no canal de nataligarciavideos no YouTube.
P.S. 2: Para quem, feito eu, gosta de colecionar citações cinematográficas, recomendo fortemente uma visita a este site: Colin’s Movie Monologue Page.
P.S. 3: Já visitou a página de Pensar Enlouquece no Facebook?
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.youtube.com/watch?v=-ncv8CSFLPk Rihanna We Found Love
-
http://seekyt.com/cant-find-the-national-lottery-numbers/ National lottery numbers
-
http://www.charmspandoraoutlet.com/pandora-alphabet-beads-c-5.html pandora authentic beads
-
http://www.number-report.com/Reverse-Phone-Lookup-Can-Help.html reverse phone lookup
-
http://www.matureweddingdresses.com/short-wedding-dresses-2011/ short wedding dresses 2011
-
http://www.piphi.org/the-hair-loss-cover-up.html Brian Heptinstall
-
http://comoconquistarumaamiga.com como conquistar uma amiga
-
taina
-
http://artistastotal.blogspot.com xtz 250 lander 2009
-
http://www.caldeirariaindustrial.com.br/oxicorte-servico-corte-chapa.asp kelly oxicorte
-
http://manhattanconnection.wordpress.com/ Marcos Alexandre
-
http://poucaspalavras.wordpress.com Jazz
-
http://teresanairlanda.blogspot.com teresa
-
http://manhattanconnection.wordpress.com/ Marcos Alexandre
-
http://www.sanduichedealgodao.com.br Helô Gomes
-
Carol Bottacin
-
Daniela Venske
-
http://metamofosepensante.wordpress.com _Maga
-
célia musilli
-
http://www.rebiscoito.wordpress.com Rebiscoito
-
http://www.mejoana.blogspot.com Vivien Morgato
-
http://www.mafaldacrescida.com.br Karina
-
http://anndixson.blogspot.com Adriana
-
http://natramadanet.blogspot.com/ Sue
-
http://manhattanconnection.wordpress.com/ Marcos Alexandre
-
http://www.interney.net/blogs/cristalk/ @cristalk
-
http://www.floresnajanela.com Nathália
-
http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Gabriela
-
http://indecidable.blogspot.com mc
-
http://www.thiagorsr.net Thiago Rosa
-
http://www.interney.net/blogs/cristalk/ @cristalk
-
Diego Goes
-
http://www.interney.net/blogs/cristalk/ @cristalk
-
http://www.escre--vendo.blogspot.com Bianca Melyna
-
http://www.ubervu.com/conversations/pensarenlouquece.com/2009/11/05/o_homem_que_amava_as_mulheres_truffaut/ uberVU - social comments