Jingles inesquecíveis: bala de leite Kid’s
Por Alexandre Inagaki ≈ sábado, 08 de junho de 2013
A vida era mais difícil quando ainda não havia internet para resgatar as coisas que a gente quase não lembrava mais que tinham existido. Por exemplo, o jingle das balas de leite Kid’s, que embalou minha infância numa época em que controle remoto de TV era o dedão esticado do meu pé mudando os botões dos canais. Passei anos sem ouvir o arranjo original daquela canção, embora nunca tenha me esquecido dos seus versos:
Roda, roda, roda baleiro, atenção
Quando o baleiro parar põe a mão
Pegue a bala mais gostosa do planeta
Não deixe que a sorte se intrometa
Bala de leite Kids
A melhor bala que há
Bala de leite Kids
Quando o baleiro parar…
Em 2004, enfim, na mesma época em que o Orkut estava no auge, promovendo encontros improváveis com coleguinhas sumidos de infância, encontrei no Clube do Jingle um arquivo de áudio com aquela preciosidade. Quase pude sentir a sensação da bala se desfazendo aos poucos na minha boca, e minha memória logo resgatou imagens da propaganda na TV, que mostrava um garoto com os olhos vidrados em um baleiro repleto de guloseimas, que girava, girava e ia parando aos poucos. O vídeo do comercial demorou mais alguns anos até que algum colecionador digitalizasse essa jóia da publicidade brasileira e a disponibilizasse no YouTube.
Renato Teixeira, Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli são os compositores deste jingle, cujo comercial foi veiculado pela primeira vez em 1978. Teixeira, que também é o intérprete da música, compôs músicas clássicas da MPB como “Romaria” (sucesso na voz inesquecível de Elis Regina), “Frete” (tema de abertura de “Carga Pesada”, o seriado da Globo com Antônio Fagundes e Stênio Garcia). Renato deixou ainda sua marca na publicidade brasileira ao compor jingles para outros produtos como Ortopé (“Ortopé, Ortopé/ Tão bonitinho”) e Sonrisal (“Beber, bebi/ Comer, comi/ E tudo mais/ E muito mais/ Sofrer, sofri”). Trilhas sonoras que, convenhamos, eram bem mais inspiradas do que o “Ah Lelek Lek Lek Lek” da Mercedes…
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: Estrela brasileira em céus turbulentos | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso