Falando de comunicação digital: dos emojis até os textões de Facebook
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 24 de março de 2016
Participei recentemente do Conexão Futura, programa apresentado por Cristiano Reckziegel voltado para educadores, alunos e agentes sociais, com bate-papos sobre temas como educação, saúde, empreendedorismo, trabalho e geração de renda.
O programa do qual participei apresentou o tema “emoticons e textão”, discutindo como o surgimento de novos formatos de comunicação na internet (como memes, gifs animados, emojis e tweets) e de novas interfaces como Snapchat, Vine e Periscope estão transformando a forma como nos relacionamos e nos comunicamos uns com os outros. O bate-papo, que contou também com a participação do grande Bruno Rodrigues, um dos primeiros profissionais no Brasil a falar de webwriting e arquitetura da informação, foi muito bacana: daquelas prosas que fluem tão bem que mal sentimos que já haviam se passado os 26 minutos de duração do programa. Pra quem quiser conferir a discussão sobre linguagens de internet, segue o vídeo do Conexão Futura no YouTube:
O bom da internet é que as conversações sobre um assunto não precisam ser esgotadas ao término de um programa. Quer discutir sobre alguns dos temas que foram abordados no Conexão Futura? Deixe um comentário ou mande uma mensagem pra mim. :)
P.S. 1: Aproveito a ocasião para relembrar da primeira vez que participei do Conexão Digital, em outubro de 2014, em um programa que falou sobre redes sociais e o legado do Orkut (que, como diria Cazuza, virou item do museu de grandes novidades). O episódio contou ainda com as participações de Roberto Cassano e Raquel Recuero.
P.S. 2: Obrigado pelas indicações, Beto! :D
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.