Estadão contra os blogs?

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 10 de agosto de 2007

Blogs vs Estadão

Em sua página, a agência Talent explica da seguinte maneira a sua nova campanha para divulgar o site do Estadão: “Ela expõe, de maneira bem-humorada, os riscos de consultas a sites na internet, e divulga as novidades do site do jornal“. Com senso de humor um tanto quanto duvidoso, diga-se de passagem, comparando grosseiramente blogueiros a… macacos. Carlos Merigo, do Brainstorm 9, escreveu: “Convidar as pessoas para que escolham e contestem suas fontes de informação com bom-senso e inteligência é uma coisa, generalizar de forma preconceituosa um universo que tem poder de construir percepções e destruir reputações num piscar de olhos, é estupidez“. Confira o comercial que originou a crítica feita por Merigo:

Antes que este filme sobre o “blog do Bruno” entrasse no ar, outro comercial anterior dessa campanha, “Ruivos” (que exibe três amigas suspirando por ruivos de aparelho, após terem lido num blog, escrito por um ruivo, que eles costumam ser mais bem-sucedidos do que os outros homens), já havia suscitado reações indignadas na blogosfera. Gabriel Tonobohn escreveu: “Jornais e revistas online têm um objetivo, que é de apenas informar. Blogs, além disso, dão opinião e possibilitam uma discussão dentro do seu espaço, junto ao leitor. É por isso que muito desses jornais também possuem blogs. Inclusive o próprio Estadão“. Luciana Monte complementou: “Em regra, o blogueiro escreve sobre o que tem vontade. Blogueiros não obedecem a um editor-chefe, não têm pauta pré-determinada e seus artigos não sofrem sucessivos cortes para se ajustarem à linha editorial do veículo que paga o seu salário“.

Para arrematar, Eduardo Fernandes divulgou hoje em seu blog o banner de uma contra-campanha contra o Estadão (estampado no alto deste post), qualificando a propaganda de “mico do ano” e sugerindo slogans como “Se eles são preconceituosos assim com os blogueiros, imagine com as outras notícias“, ou “Não anuncie com quem promove o preconceito“.

O retrato de um blogueiro, de acordo com a campanha do Estadão.

Não entendo por que o Estadão, que hospeda diversos blogs em seu site, muitos deles merecedores de leituras diárias, como os escritos por Luiz Carlos Merten, Luiz Zanin e Livio Oricchio, aceitou assinar embaixo de uma campanha que, além de despertar uma polêmica boba, ajudará a perpetuar sua imagem de jornal sisudo e conservador.

Por certo colaboradores do Estadão, como Alexandre Matias, editor do caderno Link, e Pedro Doria, colunista do jornal, ambos blogueiros há longa data, devem ter torcido o nariz para esta campanha, que fomenta a falácia de que a mídia tradicional e os blogs deverão se digladiar (diga-se de passagem: ambos, Matias e Doria, concederam excelentes entrevistas a Julio Daio Borges do Digestivo Cultural). Eu, que transito profissionalmente em todas as áreas envolvidas (jornalismo, publicidade e Internet), tenho convicção absoluta de que o futuro é a confluência de mídias. Repórteres multimídia, jornalistas heavy users de agregadores de feeds e sites de crowdsourcing, blogueiros apurando informações feito os bons e velhos chefes de redação, armados de câmeras digitais, ética, responsabilidade e interatividade com seus leitores.

* * * * *
P.S.: Alessandro Martins fala de 5 coisas que blogueiros ensinam aos jornalistas e Julio Daio Borges explica as razões pelas quais blogs de jornalistas não funcionam.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Ladybug Brasil | A grande imprensa, os ninjas e os black blocs

  • Pingback: It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://mundodasnoticias.net Prof. Breno Aguiar

    Sempre respeitei muito o jornal Estadão, porém estou surpreso com não só esse posicionamento, mas também toda esta campanha.
    Sinto como se o jornal estivesse ficado para o século XX e deixou de acompanhar a evolução das notícias, querendo dominá-la como um feudo intocável.

  • http://www.vipacompanhantescuritiba.com.br Rodrigo_Curitiba

    Ta meio velho o post, mas no meu isso mostra insegurança por parte do jornal em relação a outras fontes de conteúdo na internet, muitos blogs da internet são feitos muitas vezes por especialistas em determinados assuntos, o que não aconteçe com jornalistas.

  • http://www.campingtiogato.com.br Thiago Soares

    Bem que, hoje o maior empresário de imprensa americano, se rendeu a uma parceria bilionária com a Apple. Não tem como evitar, é o futuro.

  • http://www.fotosdebolsas.com.br Thiago Soares

    Acredito que no futuro muito próxima a web venha a ser realmente o maior canal de informações e geração de novos negócios, a internet é a casa da mídia, não tem como!

  • http://www.guiadatemporada.blog.br Thiago Soares

    Eu me lembro desta propaganda sendo veiculada, realmente ficou bem humorada mas partiu para um indiscriminação muito forte. Na verdade, até o hoje o Estadão não se adaptou tão bem quanto, comparado aos seus concorrentes, à realidade da web.

  • http://www.professordeingles.com.br professor inglês

    O estadão não precisava apelar assim

  • http://www.portaldoexecutivo.com rodrigo

    Acho um insulto a nós blogueiros que dedicamos parte do nosso dia a escrever um contéudo de qualidade.

  • http://cursosprabaixar.blogspot.com/ gustavo

    as vezes o sucesso das pessoas, incomoda a algumas pessoas,não sei o motivo disso mas vendo isso não tenho nem o que falar!!

  • http://blog-da-uniao.blogspot.com/ charles cristian machado

    eles achão que são donos dos leitores, mas estão enganados.
    tristes deles, na hora que eles menos esperão vam ficar sem audiencia.

  • http://www.esportesocial.com Esporte Social

    Campanha de péssimo gosto do estadão.

  • laura Ribeiro

    Há muito tempo que tenho a curiosidade de saber porque 99% dos jingles de publicidade referentes a Jornais e Bancos, são tão mal elaborados e sem criatividade. Alguns chegam a confundir o ouvinte ou telespectador, e quase sempre, quando o anúncio é ruím, não lembramos dele nem do anunciante.Quando por milagre o anúncio é bem elaborado, lembramos do anúncio e esquecemos do anunciante!… Geralmente, referem-se assuntos completamente disconexos ao tema.

  • aproveita essa imagem para etica

  • http://vivachavezviva.blogspot.com/ Antonio Jesus Martins

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !

    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.

  • http://geomensor.com Jan Nazorek

    A merda chamada de comunistas sempre agem desta forma,queima-se os livros que cantam a poesia a
    religião e a liberdade,fecha-se os canais da mídia para que cidadãos comuns expressem suas opiniôes e por fim é posta a mordaça na própria mídia que os ajudou no seu propósito de fome e miséria que a própria história confirma !!!

  • Paula Helena

    Ou razões porque não funcionam os links para porque os blogs de jornalistas não funciona…

  • http://colunadleitor.blogspot.com Paulo Athayde

    Acho uma perda de tempo ficar fazendo o jogo do estadão.É um velho cacoete editorial, suscitar essa relação de amor e odio com o “leitor”.Como vêm, funcionou. O objetivo da “campanha”foi atingido, tanto é que estamos todos falando, indo da crítica indignada à indiferença, como eu.
    O estadão esta fazendo jus a sua “estoria”, já que combateu com veemência as “boas novas”, como foi o caso da abolição da escravidão - tardia - em fins do século passado.
    Ele não merece nem o rótulo de conservador, é reacionário mesmo.
    Paulo Athayde

  • andre lemoine de lima paes

    EU DEFENDO A TESE DE NAO EXISTE ANIMAIS IRRACIONAIS; PRA MIN, POR NAO SER ERECTO E NEM TER AS MAOS ESPALMADAS, NOS DA UMA VANTAGEM INFINITAMENTE SUPERIOR PARA CRIAR.CITO ALGUNS

  • http://reflexionesaldesnudo.equinoxio.org/ Lully, Reflexiones al desnudo

    “Si se siembra la semilla con fe y se cuida con perseverancia, sólo será cuestión de tiempo recoger sus frutos]”.
    (Thomas Carlyle)
    É óbvio que nós estamos já no democratization da informação e os meios do cidadão começam a dar as frutas. O blogosfera transforma-se diário rico mais.
    Um hug morno e pouco beijos para sua alma!

  • http://www.fisicomaluco.com Daniel Rizzo

    Realmente alguns são feito macacos, mas não podemos generalizar…

  • http://www.peabirus.com.br/redes/form/forumpost rodrigo

    A mídia em massa oferece conteúdo; a inteligência coletiva cria novo conteúdo.

    Um resumo do debate entre dois expoentes do processo de Mídia Cidadã - Yochai Benkler e Henry Jenkins -, neste link http://www.peabirus.com.br/redes/form/forumpost.

    Abaixo, algumas pérolas:

    Jenkins:
    ”Embora a população possa aprender as habilidades necessárias para a mídia cívica, a existente mídia pode aprendê-las também? Podem ser assimiladas pela elite do poder? As habilidades podem vir de baixo para cima, mas podem também ser empurradas de cima para baixo.”

    Benckler: É importante não sermos utópicos; isto tudo não é ruim. Sistemas como estes são susceptíveis a ataques? Sim. Quais são as defesas? Na mídia em massa, existe um pequeno número de alvos que podem ser apontados, distorcidos ou controlados; isto é mais difícil fazer na mídia cívica.

    Jenkins: Os jornalistas cidadãos não substituirão os jornalistas profissionais; as categorias de notícias que existem não refletem a diversidade de nossa cultura; a nova mídia é, e continuará sendo, uma medida corretiva.

    Benckler: As mídias tradicionais desempenham um papel importante, mas são veículos para as elites (incluindo nós), e vêm de cima para baixo; nós valorizamos conhecimento e elites. As mídias desempenham um papel de plataforma para que as elites compartilhem idéias. Esta função não desaparecerá.

  • http://www.antenando.com.br Rael B. Riolino

    Já vi muitos “macacos” por ai que escrevem matérias melhores e mais interessantes que a dos diplomados jornalistas do estadão!
    esta propaganda mobilizou a blogsfera a questionar-se sobre a posição dos jornais perante aos leitores brasileiros, citando várias desvantagens dos jornais, além dessa atitude preconceituosa por parte de um veiculo que deve relatar a verdade acima preconceitos estúpidos e paradígmas ultrapassados… pois é… acabou pagando um micão, né estadão?

  • http://sinistras.aranha.com.br/2007/08/a-macacada-reunida/ Urls Sinistras

    A Macaca Reunida…
    Logo de iní­cio, é preciso reproduzir aqui também uma coisa que já vem sendo reproduzida em praticamente todo canto…

    A campanha do Estadão.
    E com o mesmo tipo de conteúdo, tivemos também outras peças pra analisar, discutir, digerir, rumi…

  • arbitror

    Vejam isto, blogueiro uniu varios outros e desenvolveram cartazes. sensacional
    http://olavosaldanha.wordpress.com/

  • http://descolex.wordpress.com Glauco Sabino

    E depois eles querem se pintar como modernos… Estadão é um jornal que pensa “inho” as vezes. Adorei a imagem do Eduardo Fernades e repliquei no meu blog…
    Abraços!

  • http://www.linoresende.com.br/blog Lino

    Ina:
    Além de preconceituosa, a campanha do Estadão desconhece - ou finge não saber - que os blogs são, sim, uma mídia e que estão cada vez mais confiáveis. Acho que eles quiseram tapar o sol com a peneira.

  • Pedro

    Acho que o pessoal entendeu mal a intenção da propaganda. Há blogs muito bons por aí, mas também há uns que são muito ruins.
    O que a propaganda está fazendo é alertando o povo para saber filtrar o conteúdo do que anda vendo por aí. Há blogs que espalham boatos e lendas urbanas sem conferir os fatos. Nem tudo que está nos blogs é verdade. Quem tem de filtrar o conteúdo são os leitores e é isso que a propaganda alerta. É por isso que os blogs têm a seção para que o autor descreva quem ele é. Aí já dá para ter uma noção da credibilidade. Muitos sites colocam a fonte das notícias que comentam e isso é muito importante para dar autenticidade aos posts.
    Quem acessa a internet há muito tempo tem noção de que há muitas mentiras espalhadas na rede, mas há blogueiros que entraram na rede há pouco tempo e que não “presenciaram” os diversos boatos que surgiram e acabam repassando aos seus leitores. Hoje em dia, até aproveitam alguns dos “hoax hits” para usar em marketing viral, como fez a Antarctica.
    Como já dizeram, o Estadão tem jornalistas que mantêm seus blogs e ainda hospeda em seu site. É lógico que a “campanha” não é exatamente contra os blogs, pois isso tiraria a credibilidade de seus próprios funcionários. Como eu disse no começo, a intenção é alertar os internautas para que eles aprendam a filtrar o conteúdo que lêem na internet.
    Não sou leitor e muito menos funcionário do jornal citado, mas é lamentável ver que muita gente neste país não conseguiu compreender o sentido da campanha. E sim, leio blogs, muitos blogs, dos mais diversos assuntos. Mas é preciso saber reconhecer quais são os que prestam e os que não prestam.

  • alfredo

    Este blog uniu uma galera para criar peças publicitárias contra o estadão, vale a pena conferir. O blog é ótimo e cheio de imagens maravilhosas e idéias. valeu

  • http://retratodoartistaquandotolo.blogspot.com Felipe

    O que eu não entendo é o que levou o Estadão a pensar que sua concorrência são os blogueiros. Da última vez que chequei, ninguém lia o Estado porque todo mundo preferia a Folha…

  • http://www.sandrasantos.com/blog.htm A Gata por um Fio

    A vingança da gata foi “maligna”…onde já se viu chamar felino de primata…se fosse só de “primário”…

  • http://www.marjory.poison.zip.net MARJORY

    Bem, a liberdade de imprensa eu ate concordo, sou a favor total da liberdade de escolha, desde que assuma se as conseqüências.
    Sou blogueira há alguns anos, já tive vários blogs e amo blogar, é uma forma de expressão, é uma forma de expor nossas idéias, ser contrariados e apoiados.
    A escrita realmente é bem precária na maioria dos blogs que podemos ver, porém, a vida é assim, o país que vivemos é assim tem crise, não tem educação.
    O Estadão realmente exagerou, acho que ele também não pensou que blog é uma forma de comunicação com pessoas que estão longe das famílias, que é uma relação de amizades, e como eu sou prova disso, tenho amigas do meu ♥.
    Damos opiniões de assuntos que ninguém quer discutir, fazemos campanhas importantes que ninguém liga para fazer.
    O Estadão vacilou feio, uma empresa conceituada não sabe a importância do blog no mundo?
    Acho que eles que estão primitivos em?
    Marjory
    http://www.marjory.poison.zip.net

  • Eduardo Sato

    Parece-me que vocês estão vestindo a carapuça. Todos sabem que na internet existe muito mais lixo do que conteúdo com algum valor. Pelo que entendi, a campanha chama atenção a esse fato, mas em nenhum momento diz que TODOS os blogs são mal escritos. Eu mesmo acho as campanhas publicitárias do Estadão muito fracas, mas não vejo tanto motivo para os blogueiros se sentirem tão ofendidos. Se os últimos consideram os esquetes tão idiotas, não deveriam nem se incomodar, deviariam achar apenas patético.

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Around Venus

    Excelente post. Gosto bastante desse tipo de discussão. Não faz muito entrei num embate com uma jornalista de cultura do Globo sobre a importância do blog. Ela faz parte da turma que ridiculariza o meio. Eu, lógico, o defendia com argumentos concretos. Quase me bateu, o que só não fez por estarmos num tradicional restaurante carioca. Também porque somos amigos. Valeu pelos links do post, vou JÁ devorá-los!

  • leila

    o hilário é q a campanha faz supor que os jornalistas que escrevem as matérias do estadão sejam pessoas saudáveis, normais, inteligentes, bem sucedidas. hahahahahahaha

  • Rafael Gutierres

    Acredito que a agência tentou fazer um viral, mas um viral incomum, que as pessoas ao invés de idolatrar repudiam. Talvez eles não tenham pensado no efeito colateral, apenas no “buzz” ou barulho como quer que seja.
    O pior é que não chamam apenas os blogueiros de burro não, eles passam a idéia de que o leitor é ignorante por não saber a “má qualidade da informação” que ele lê nos blogs.
    Esqueceram tbm que os blogs tem mais influencia na opinião pública do que o jornal em si.
    Enfim… cuspiram pra cima

  • http://www.angelodacia.blogspot.com Ângelo da C.I.A.

    Não sei porque todo este stress. A campanha é engraçada e até mesmo didática. Afinal de contas, quantos são os brasileiros que assistem TV e que nunca ouviram falar em blogues? Aposto na maioria.

  • http://www.diabaquatro.com Fabiano Pimenta

    Deprimente. Campanha ruim baseada em achismos idiotas de um jornal conservador. Se a TALENT não consegue criar nada bacana e engraçado, é só fazer campanhas caretinhas e plásticas que todo mundo continua comprando jornal numa boa.
    A falta de criatividade na publicidade brasileira já começa a incomodar. Será que nada se salva?!

  • Venicios

    só para constar, tem um professor de economia que escreve para o jornal q foi pego no banheiro do shopping com um garoto de 15 anos….olhar pra eles antes de falar dos outros é bom

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    ó, meu deus!, não dou conta de acompanhar e tecer fios críticos em cima de tanta polêmica internética!
    que fazer?
    talvez contrate uns focas pra me ajudar.
    :>)

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    Putz, acho que não expliquei direito o que eu queriqa dizer… Vamos por outro caminho.

    Você já viu algum camera da Globo filmando uma externa? Os caras fazem os maiores malabarismos para evitar filmar algum logotipo ou produto. Por quê? Porque a Globo sabe que espaço na sua tela é valioso, e quem quiser aparecer ali tem que pagar, pois certamente vai ter um retorno monstro.

    Outra coisa. O pessoal de publicidade costuma comemorar bastante a chamada mídia expontânea, a mídia de graça que um produto gera, em artigos de jornal, blogs, etc. Por quê? Porque mídia é cara, e veiculação de graça é uma baaaita mão na roda.

    No caso da campanha do Estadão, os caras criaram uma campanha sob medida para gerar uma mídia expontânea gigante nos blogs. Eles sabem como blogueiro gosta de polemizar, e como os assuntos percorrem a blogosfera em velocidades astronômicas. E sabem muito bem, embora pareçam estar desprezando, o peso dos blogs na divulgação de alguma coisa. A campanha parece ter três eixos de veiculação: impressa, televisa e internet. Graças à pseudopolêmica que eles inventaram, o terceiro eixo, a internet, está saindo de graça para eles.

    Agora veja: o alvo principal da campanha é o público que usa a Internet. Ou seja, não apenas um dos eixos de veiculação está saindo de graça, é o eixo MAIS IMPORTANTE que está saindo de graça. Os blogueiros, ao reclamar da campanha, divulgaram-na de graça no meio mais importante para os caras. Não pense que foi acidente.

    Deus me livre querer ditar pautas para os blogs. O mais interessante deles é a liberdade, ausente na grande imprensa. Porém, neste caso, o discurso não é o que o blogueiro quer, é o que o pessoal da publicidade do Estadão quer. Ao se defender, os blogueiros ingenuamente fizeram o discurso que interessava para a campanha do Estadão. Faltou à blogosfera a consciência do valor de seu espaço que a Globo, por exemplo, tem. Caíram em uma armadilhazinha de publicitário.

    Por isso eu disse: mudem de assunto, parem de divulgar de graça a campanha dos caras. Não existe buzz negativo, existe buzz.

    Mas é um meio novo, né? Coisas como esta vão mostrando o caminho a seguir e ser discutido nesses encontros e eventos da blogosfera que estão cada vez mais corrriqueiros.

    Sei não, Daniel. Eu, que trabalho em uma agência de marketing viral, não conheço um cliente sequer que aprove essa história de “falem mal, mas falem de mim”. E não creio que o tradicionalíssimo Estadão topasse bancar uma campanha que provocasse uma reprovação quase unânime na Web. Para mim, o que aconteceu foi mera falta de conhecimento. Creia-me: são muito poucos os anunciantes que realmente conhecem blogs, e têm idéia do seu poder de influência e mobilização. Ainda há um caminho muito longo a ser trilhado pelos blogs.

  • http://escritatorta.em.blog.br Norberto Kawakami

    O melhor contra-ataque a este tipo de coisa é a blogosfera brasileira finalmente dizer a que veio.
    E lá vamos nós no BlogCamp… quem sabe este não será um dos primeiros passos neste caminho?
    abraço

  • http://blog.uncovering.com prill

    é.. vim apenas engrossar o coro dos descontentes. o Estadão age de forma realmente estranha, ignorando que há diferenças obvias entre jornais e blogs, nem vou gastar meu latim repetindo o que já foi dito.
    isso só engessa ainda mais a blogosfera brasileira que, a despeito da demanda absurda de usuários, fica mesmo é no senta-levanta. tô embasbacada com a ofensiva pesadaça e vulgar.

  • http://vejotudoenaomorro.wordpress.com vejo tudo e não morro

    Oi, Inagaki. Linkei esse post. Um rápido trackback manual:
    http://vejotudoenaomorro.wordpress.com/2007/08/13/estadao-macaco-blog/

    abs!

  • http://www.liberdadedigital.com.br Emílio Moreno

    A campanha do Estadão é covarde e só demonstra o despreparo e medo de lidar com as novas tecnologias, atitude normal para os tradicionais “donos da mídia” brasileira. Afinal de contas, são oito famílias que há anos dizem o que o povo tem direiro de saber. É justo isso? Quem é mesmo macaco nessa história?
    Aqui no Ceará, é o Diário do Nordeste (Família Queiroz/Jereissati) que ataca os blogueiros em seu editorial deste domingo (12/08). Uma vergonha! Dêem um conferida aqui:
    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=460671
    A grande mídia está desesperada com o avanço da blogosfera no Brasil. E você, vai continuar lendo o que essas famílias determinam? Acha isso legal? É mais confiável, não é mesmo? Éntão azar o seu!
    Eu vou continuar lendo blogs além de escrever o meu. Nem de longe sou um macaco. Mas se você quer continuar sendo manipulado pelos donos da mídia, continue lendo o Estadão e fique bem burrÃO. Boa sorte!

  • http://rickbandeirante.wordpress.com/ Ricardo

    Uma pena que o Estadão tenha feito uma campanha tão infeliz como essa.
    No rádio, então, com um arroto imbecil, que faz pensar se essa campanha não feita pelo concorrente…
    Claro que tem muita bobagem na internet, mas aí entra o senso crítico de cada um. Chamar os blogueiros de macacos é algo que depõe contra o velho Estado, velho no sentido pejorativo da palavra.

  • http://www.blogdofredao.wordpress.com Fredão

    Quem tinha que ficar revoltado e indignado com o Estadão sou eu…que história é essa de dizer que não me dou bem com as mulheres?

  • http://sergioflima.pro.br/blog/blogs Sergio Lima

    Não sei não fica parecendo aquele diálogo de crianças de 4 anos:
    - Você é feio!
    - Nã sou não!
    -É sim…
    (…)
    Como muitos já disseram… melhor ligar o “não é comigo” e não dar trela… até porque tenho dúvidas se o público que lê o Estadão é o mesmo que lê blogues… mas é so uma duvida!
    []‘s

  • http://outforlunch.blogspot.com bobmacjack

    Posso copiar a imagem?

    Já copiei…
    Abraço!

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien

    ótimo exemplo de propaganda burra.
    beijos.

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    Olha que interessante: o Estadão deve ter pago uma grana preta pela veiculação impressa e televisiva da campanha, mas a veiculação da mesma nos blogs e listas de discussão está saindo de graça. Eu mesmo não vi os filmes na TV nem os anuncios nas revistas, apenas nos links de YouTube nos blogs que estão descendo o reio na campanha. E o pessoal ainda acha que o Estadão despreza os blogs? Eles estão sendo justamente o maior meio de veiculação da campanha, e de graça! Compre duas mídias e leve três. Não são muito espertinhos esses publicitários?

    Amigos, mudem de assunto. Parem de divulgar de graça a campanha dos caras.

    Daniel, se toda essa “divulgação” e nuzz begativo na blogosfera fez com que você acessasse o site do Estadão, ótimo: a campanha deu o resultado que eles esperavam, ao menos no que tange à sua pessoa. Eu, de minha parte, não vou acessar mais ou menos o site do Estadão, assim como não deixarei de escrever sobre este assunto por conta do seu comentário ou de quem quer que seja. Blogs, ao contrário de revistas ou jornais, têm liberdade total de pauta. []‘s.

  • http://quintessencia.wordpress.com Tarsis Salvatore

    Um jornal fazendo generalização e pasteurização de um tema, baseado na campanha de um Publici-otário?
    Não, não, Alê.. vc deve ter se enganado…
    Honesta mesmo, só a revista Veja.
    AHAHAHAHAHAHAH…

  • http://www.nelsoncorrea.com/wordpress Nelson Corrêa

    E eles (Talent, Estadão) são os profissionais. Eu o amador. Brincadeira. Deixei o meu protesto no Pô, meu!
    Preconceito é coisa de bund-ÃO!
    Abraços e sucesso,

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Deus me livre, mas parece que, muito em breve, alguém vai querer criar o sindicato dos blogueiros, com a desculpa de defender “os interesses da classe”, arrebanhando afiliados e arrecadando uns caraminguás. Não sei não. Os macacos do Estadão a mim me assustam menos.
    Abraços!

  • http://opiniaopublica.zip.net/ Clóvis Machado de Oliveira

    Olá Alexandre
    Tomei a liberdade de “copyrraitear” para meu blog a matéria,aliás onde aguardo sua visita.Caso se oponha favor avisar-me.
    Há Braços
    Clóvis

  • Anônimo

    Êêêê, campanhazinha tendenciosa!!! Só não entende a propaganda do Estadão quem não quer mesmo: ela questiona a confiabilidade das fontes.
    Algo que todos deveriam fazer, para não correrem o risco de chegarem na faculdade com um trabalho retirado de blogs e tirar um zero gigante.
    E eu nem gosto do Estadão, apenas acho que os blogueiros tão se doendo para criar polêmica à toa para dar divulgação para os seus blogs.

  • http://downloadgratuito.blogspot.com Luiz

    ola amigo gostaria de fazer ua parceria troca de links aguardo respostas abraços.

    Não, obrigado. Mas valeu pelo interesse.

  • http://poemasdeamoredor.blogs.sapo.pt Poemas de amor e dor

    Quando pretendem ridicularizar os blogs é porque eles incomodam os poderes instalados. Quantos se têm revelado através dos blogs. A comunidade blogueira é e será imparável
    Felicidade para todos. Gostei1
    Rogério Martins Simões

  • http://gabrielaz.blogspot.com Gabriela

    Se o que eles queriam era chamar a atenção dos blogs para o Estadão… conseguiram, porque tem uma penca de blogs falando sobre a campanha nesses últimos dias. Total hype. :P

  • http://www.benderblog.com Bender

    Eu comecei minha própria campanha contra os jornais. Eles passarão, eu passarinho.

  • http://www.alessandromartins.com Alessandro Martins

    Olha que engraçado:

    http://img129.imageshack.us/my.php?image=blogsversusestadaofl8.jpg

    É um printscreen de uma das páginas da Talent.

  • http://crediario.blogspot.com daniel, o bastos

    Um jornalista permitiu que esta idéia saída da cabeça de um publicitário fosse divulgada. Hm.
    Eles sabem informar melhor do que qualquer blogueiro sua condição contemporânea desvirtuada, engessada e atrasada, isso é inegável.

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Desespero. É a única coisa que entendo que pode levar um jornal deste porte agir assim. Os blogs no Brasil ainda têm muito que evoluir, mas a generalização foi uma punhalada em todos os que trabalham seriamente, como este.
    gd ab

  • http://blogdopedrox.wordpress.com/ Pedrox

    Os animais irracionais tendem a generalizar as coisas. Macacos são inteligentes demais para cometer esse tipo de preconceito.

  • http://www.sqi.blogger.com.br Walquiria

    Resumindo o meu comentário: Decadência da comunicação. Mente fechada em absoluto, discriminação, conservadorismo (absurdo!), e p*! Tô abismada!
    (Sim, pq aparecem umas coisas que… bate uma deprê…)!

  • http://www.cubagames.com.br Romulo De Lazzari

    Parabéns aos criadores da campanha! Eu diria:
    - Genial (dando uma banana)!

  • http://nossamesaredonda.blogspot.com HOVO

    A tentativa de ridicularizar os blogs até que possui uma lógica, na necessidade de vender jornal a qualquer custo, funciona com quem só acredita em diplomas ao invés de funcionalidade no ambiente de trabalho. Deve-se ter cuidado ao acreditar no que se lê, seja nos blogs ou nos jornais, pois ao passo que os blogs são incitados por opiniões particulares, os jornais são feitos por visões recortadas e bem pagas da realidade. Acho esse ataque do estadão uma forma errada de se atacar a comunicação na internet, como uma forma sofista de se procurar erro nos outros ao invés de se qualificar.
    OBS: Mas não se pode esconder que tem muito blog que não vale nada a não ser para seu dono.

  • http://www.ospueris.blogspot.com mataral

    Mandar mal é um dom.

  • http://onthetvshow.org Nathy

    :o
    tô de boca aberta com tamanha estupidez!
    quem eles pensam que são?
    somos macacos?
    o que são eles??? deus?

  • http://ilhadeicaro.blogspot.com Orlando

    Poxa! Achei sacanagem essa do cara vestido de Batman… o que importa se escrevo vestido de Banana de Pijama?
    O nome dessa falácia, que tenta atacar aquele que argumenta ao invés do argumento em si, é envenenamento do poço… e o Batman é meu personagem predileto da DC. rs

  • http://incendioacidental.blogspot.com/ Pablo Pamplona
  • http://ressoando.wordpress.com Eric Souza

    Isso é ridículo. Os caras escrevem insinuando que ELES são fonte de notícia confiável e importante enquanto blogueiros são como jornalistas-wannabe frustrados/fracassados.
    Seria dor de cotovelo pelos blogueiros terem tanta atenção e respeito?

  • http://rafaelporto.blogspot.com Rafael

    A mídia tradicional tem perdido espaço e na falta de rumo, ou na ineficiência de planejar novas alternativas, prefere atacar os blogs a renovar-ser.
    Uma lástima.
    ¬¬

  • http://www.cfgigolo.com Alex Hubner

    Se o estadão erra ao generalizar, erram também aqueles que generalizam a campanha do Estadão como um ataque aos blogueiros, sem distinção.

    Tenham dó. Vão se doer só porque o Estadão criticou blogueiros? Eu pensaria BEM MAIS antes sair criticando a campanha da maneira como tem sido feita até então, especialmente por blogueiros ditos “de responsa”. Ao criticar (da maneira que tenho visto), correm o risco de generalizar “ao contrário” (parafraseando Estamira). Correm o risco de generalizar que todo conteúdo de blog é bom. Convenhamos miguxos… vocês deram a atenção e dimensionaram a coisa da maneira como os donos da campanha queriam. Ao se revoltarem, verborragearem, ficarem magoados, montarem imagens e slogans com pedidos de “respeito” ou qualquer coisa do gênero, podem achar que a carapuça nos serviu direitinho…

    A campanha é abusada, sem dúvida, mas não é para tanto. Não é de hoje que tem se questionado a qualidade/validade de blogs e de qualquer outra fonte colaborativa (Wikipédia por exemplo). O Estadão apenas aproveitou a deixa e lançou a campanha. E vocês vão me dizer que também não generalizam? Báh, toda vez que vejo um blogueiro (especialmente os “pop-stars” da nossa blogsfera) ridicularizando e tratando mal paraquedistas que fazem comentários sem sentido (por desconhecer como funciona a Internet, não por lhes faltar bom senso ou inteligência), ridicularizando quem acessa o Orkut e que está começando a descobrir a Web, entre outras coisas de novatos eu fico puto. Quer dizer que antes de usar a rede precisa saber tudo o que vocês sabem sabichões? Puta generalização escrota. Agora ficam aí, choramingando porque alguém fez troça de nós blogueiros…

    Eu sou blogueiro há 5 anos e ri das peças, todas elas. Foram muito bem feitas. Não me senti desrespeitado por nenhuma. Até senti uma espécie de propaganda positiva. Que bom que os blogueiros não são vistos como pessoas normais, muito menos como uma mídia tradicional, normal. O normal cansa, o normal é perigoso (eu tenho medo de pessoas “normais”), o normal já ficou antigo. A verdade não está na normalidade. Uma pessoa um pouco mais inteligente (e criativa) pode até entender isso das campanhas se quiser. Blogs são fontes riquíssimas de informação e conhecimento, mas podem ser emburrecedoras também. Nenhuma novidade. A imprensa tradicional também é assim. Por isso, que tal ao invés de criticar a suposta “generalização” e “preconceito” da campanha, não perdemos nosso tempo com alguma coisa ou “campanha” que use o humor e que mostre da mesma maneira os problemas da imprensa tradicional, vendida, e veículo politico/empresarial? Não precisa pagar uma Talent da vida, afinal somos blogueiros e temos todas as novas mídias na mão. Chega de chorar crianças. Não foi nada, sopra… vai passar…

    Alex, o que tenho a dizer, sobre este mesmo comentário que você já deixou nos blogs do Cris Dias e do Carlos Merigo, é algo que já havia escrito em meu post: não entendo por que o Estadão topou assinar embaixo de uma campanha que fomentou a polêmica imbecilizante “mídia tradicional x blogs”. Vai saber, de repente o pessoal da Talent resolveu apostar no “falem mal, mas falem de mim”.

    Sei que na minha opinião macaco é aquele que lê um texto, seja num blog, seja num jornal, e acredita piamente no veículo, sem confrontá-lo com o que foi dito em outros sites, blogs, revistas, jornais. Eu não vou deixar de ler o Estadão por causa de uma campanha publicitária mal executada, que ridiculariza pessoas que supostamente não são “cool” ou vestidas com roupas de grife (como é de praxe em 99% das campanhas publicitárias), afinal de contas isso seria discriminar profissionais de primeira como o Alexandre Matias, o Livio Orrichio ou o Pedro Doria, que não têm nada a ver com as estratégias desastradas de divulgação do Estado de S. Paulo.

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    O texto me fez fazer um review no post “Filoblogando…” que escrevi. Verdade é que os blogs, força indubitável de opiniões, já incomoda. Os jornais estão tentando aprender a “blogar”, colocando seus jornalistas para assumir blogs. trabalho jogado fora: blogar é uma filosofia, é mais que escrever e publicar, muito mais.

  • Daniel

    Alexandre,
    posso estar muito enganado… mas li o texto do teu post..fiquei indignado com o que esta acontecendo..porem, ao ver o video da propaganda com o macaco, a primeira impressao que me veio ao ver o video da propaganda nao foi de muito insulto… Achei um tipo de alfinetada comum no meio da propaganda…quando se faz propaganda de um carro que inferioriza o concorrente, ou de cerveja que ridiculariza com a outra…o que quero dizer eh que isso pode ser encarado como um sinal de que os blogs agora realmente estao concorrendo com os jornais… e estao incomodando pelo jeito…
    Acho que nao eh motivo para criar campanhas contra ou coisa parecida…como se os blogueiros fossem pobres vitimas… melhor admitir que voces estao mostrando força no mundo da comunicacao…e apenas tambem ridicularizar esses jornais, mas nao demonstrar tao explicitamente indignacao , campanha, essas coisas.
    Abracao!!

  • Carlos Henrique

    Ao ver este tipo de propaganda vem logo aquele ditado:
    “Falem mal de mim, mas falem” O Estadão quer fazer barulho a custa da blogsfera.
    Aposto que eles estão batendo palma com o banner acima. Outra questão é que ninguém gosta de ser motivo de piada e de de ser desmoralizado. Para terminar,tenho visto que quase toda a vida inteligente está nos blogs.

  • http://www.digestivo.com.br Julio Daio Borges

    Eh, Inagaki, valeu, linquei lá agora, no Blog! Bela reportagem… Como eu disse no grupo do Digestivo, é a “Questão Coimbrã” dos escritores de hoje! Sobre as Entrevistas, agora só falta a sua… Abracao, ainda é tempo! Julio

    Ôpa, vamos providenciá-la para a semana que vem, Julio. Aquele abraço!

  • Alexandre Felix

    Salve a todos!
    Faz tempo que trabalho com publicidade. Não sou um leitor fiel do Estadão, mas sempre passo por lá. Depois dessa confusão toda cheguei a uma conclusão: os macacos são “pai d´égua”, como se diz aqui em Manaus.
    Grande abraço

  • http://catatau.blogsome.com Catatau

    É aquela velha história: quem torce para time que tenta ganhar de 0 a -1?

  • http://mulherzinha30.blogspot.com mi

    Sinceramente, pra mim essa polêmica com a campanha do Estadão é “much ado about nothing.” Quem lê blogs tem discernimento suficiente pra separar o joio do trigo. A propósito, e daí, se for o Fredão dando as dicas de como agradar as mulheres? Se elas funcionarem, beleza! Achei até divertida a campanha, e acho válido o ponto de que devemos ter cuidado com o que se lê na internet (ou em qquer lugar), seja blogs, jornal, livros (principalmente de auto ajuda!), revistas (principalmente de dietas!), etc…

  • http://www.alessandromartins.com Alessandro Martins

    Ei! Que bom! Mais uma vez, obrigado pela citação! Considero o PS uma posição estratégica. Abraços!

  • Anônimo

    Já tinha visto todo o barulho provocado por essa campanha há umas duas semanas, quando ela se inflamou na lista Blogosfera. Eu também não gostei da campanha, mas pessoalmente vi refletida nela a imagem de sempre do Estadão, que historicamente sempre foi sisuda, centenária, tradicional. Os “blogueiros” do grupo certamente reprovaram as propagandas, mas os donos do negócio, cuja mentalidade ainda é a de um jornal impresso, adorou. Como a assinatura veio de um desses caras, sinceramente não vejo como um ataque aos blogueiros. Demonstra falta de conhecimento deles, não nossa. Talvez por isso eu esteja ignorando todo esse barulho e achando, sinceramente, que esse tipo de “contra-campanha” é pura espuma. Será que estou sendo ingênuo demais? :)

    André, eu vi esse barulho também. Mas, depois de ver no Brainstorm 9 o vídeo que equivale blogueiros a macacos, e mais as peças impressas, a campanha passou a pegar pesado pra valer. Ou não?

  • http://quandoissovirarumblog.blogspot.com Fabricio

    Absurdo! Absurdo! Absurdo! Inacreditável como um veículo de COMUNICAÇÃO pode ser acometido de tamanha falta de senso crítico, na tentativa de obliterar justamente a própria comunicação. Na minha mais humilde opinião, isso é medo, é pânico de perder dinheiro, de perder poder de manipulação e nada mais. Comprometidos com a informação é o catso! Comprometidos só com a grana, isso sim.
    Não Pense ÃO. Pense OG.
    See ya

  • http://mercyzidane.blogspot.com João Ricardo da Silva

    É por isso que eu leio Folha!

  • http://www.benderblog.com Bender

    Eu comecei a minha própria campanha:
    “repórter especializado em economia: salário de R$ 1.500″
    “repórter de internacional: estagiário com noções de inglês”
    “repórter de esportes: torcedor saudoso do América/RJ”
    “repórter de social: tem 30 anos e ainda mora com os pais”
    “repórter de geral: sonha em dar aula no Senac e sair da pindaíba”

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Olha o que aparece no Boing Boing: http://www.boingboing.net/2007/08/10/survey_sez_shocker_3.html

    “The internet news audience – roughly a quarter of all Americans – tends to be younger and better educated than the public as a whole. People who rely on the internet as their main news source express relatively unfavorable opinions of mainstream news sources and are among the most critical of press performance. As many as 38% of those who rely mostly on the internet for news say they have an unfavorable opinion of cable news networks such as CNN, Fox News Channel and MSNBC, compared with 25% of the public overall, and just 17% of television news viewers.”

  • Eduf

    O que a Talent quer é isso mesmo: buzz. Mas é uma estratégia bem arriscada do Estadão aceitar vincular-se a preconceitos e estereótipos como esses. Falta de tato dos publicitários, falta de tato de quem aprovou.

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Se minha vendagem caísse percentualmente em dois dígitos por ano, se meus leitores estivessem cada vez mais se limitando a pós-balzaquianos e terceira idade, se eu não soubesse como lidar com o fato de que as gerações mais novas nem sabem que eu existo e se eu fosse um jornal de história ultraconservadora com eterna dificuldade de entender vozes dissonantes…
    …eu faria a mesma campanha.
    É o Estadão. /ignore neles.

  • http://scillaecaribdes.blogspot.com Priscilla Fogiato

    Ina, sabia que esse post do Brainstorm ia dar pano pra manga… Hoje meu primeiro post foi sobre isso também. Tem um outro selo rolando por aí, tá lá no Scilla. Se quiser, à vontade.
    Beijo

  • http://reinehr.org Rafael Reinehr

    Oh! Desculpe! Pouco inteligente fui eu que, na pressa, acabei não vendo o vídeo! Apague o que disse sobre o “contraponto”. mas segue valendo o que falei sobre o bicho-homem! Fiquei envergonhado agora! Mil perdões!

  • http://reinehr.org Rafael Reinehr

    Tampouco entendi esta série de comerciais veiculados pelo Estadão. Achei tremenda falta de inteligência e grosseria. Ia utillizar o termo burrice, mas me corrigi a tempo, pois também não gostei do contraponto acima, utilizando um macaco simbolizando inferioridade. As analogias utilizando animais sempre são infelizes, do meu humilde ponto de vista. Afinal de contas, não são os macacos que protagonizam massacres humanos, tampouco utilizam gás-mostarda, bombas atômicas, assinam decretos que matam milhares de fome todos os dias, tampouco são eles que poluem agressivamente o planeta onde vivem.
    Tão infeliz e desrespeitosa quanto a campanha do Estadão foi a resposta acima, a meu ver.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.