Eleições bizarras - a apuração dos coadjuvantes
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Quase uma semana após as eleições municipais, você já deve ter lido muitas análises a respeito dos resultados das urnas. Na própria blogosfera, você encontrará preciosas fontes de informação e opinião, abrangendo as mais diversas visões ideológicas, nos blogs de Pedro Doria, Idelber Avelar, Jayme Serva, Ricardo Noblat, Pedro Alexandre Sanches e Soninha Francine. Cada qual expondo livremente o seu ponto de vista particular, permitindo ao freqüentador de blogs encontrar a pluralidade necessária para que, a partir dessas leituras, forme a sua própria opinião acerca dos fatos.
Já eu preferi dirigir meus olhos aos coadjuvantes destas eleições: os candidatos mais peculiares destas eleições 2008, que chamaram a atenção pela comicidade (nem sempre voluntária) de seus slogans e propostas. Em suma, os (ir)responsáveis por terem tornado o horário eleitoral gratuito um dos melhores programas humorísticos da TV brasileira. Ou não.
Por exemplo: Uidson Ricardo Santos dos Santos, 39 anos, candidatou-se à Câmara Municipal de Bagé, no Rio Grande do Sul, usando o apelido de Zoinho e uma “plataforma política” pra lá de sui generis. Em entrevista concedida à repórter do jornal Extra Clarissa Monteagudo, Zoinho declarou: “Pra que mentir? Quero descansar, durante quatro anos ganhar quatro mil reais é uma vida de luxo”. Tamanha sinceridade não rendeu muitos resultados nas urnas: Zoinho obteve meros 200 votos dos leitores de Bagé. Perdeu, por exemplo, para Geraldo Saliba, o “Loco Véio”, que conquistou 584 votos, e a Luciana das Loterias, que obteve outros 242.
Na cidade paulista de Americana, tivemos um candidato, Edvaldo Aparecido da Silva, que adotou o nome de Internet. Pelo jeito sua conexão caiu: apenas 65 votos. Conseguiu ir pior do que Roberto Alex, Rei dos Cornos, o músico fotogênico ao lado, de Campina Grande, na Paraíba, que recebeu 84 votos. Cidade que, diga-se de passagem, foi pródiga de candidatos bizarros a vereador. Os campinenses tiveram como outras opções nas urnas nomes como Fuba do Radiador (que obteve 244 votos), Gordinho da Bisteka (cujo slogan foi “Nem filé, nem carne de sol; é Bisteka que o povo quer” e acabou sendo um pouco mais bem-sucedido, com 278 votos) e Gustavo da Água Mineral (que esturricou com meros 143 votos).
No Rio de Janeiro, que felizmente levou Fernando Gabeira para o segundo turno das eleições para prefeito, o candidato Marco Antonio Sarnelli Vieira Marinho, melhor conhecido pelo apelido de Totó, ganhou 2272 votos e não se elegeu, do mesmo modo que outros postulantes cariocas como Pantera Van Q Vem (2474 votos), Corro do Carvão (1314 votos), Tuninho das Bicicletas (1027 votos), Wilsinho Xodó da Vovó (470 votos) e Antonio Carlos Veras, também conhecido como Papai Noel, em quem pouca gente acreditou: apenas 264 votos.
Outro gênero de candidato que apareceu com força raquítica nestas eleições foi a de ex-participantes do Big Brother Brasil. Tivemos cinco figuras que tentaram capitalizar seus 15 segundos de fama nestas eleições, sendo que nenhuma delas conseguiu se eleger: Alberto Cowboy, o “vilão” do BBB7 (241 votos em Belo Horizonte), Adriano, do BBB1 (554 votos em Salvador, BA), Rodrigo, o vencedor do BBB2 (329 votos em Ribeirão Preto), Carlão, do BBB6 (290 votos em São Bernardo do Campo), e a mais bem-sucedida da turma, Tatiane Franklin do Nascimento Barbosa, a Tati Pink do BBB5, que após ter estrelado um quadro no “Zorra Total” obteve razoáveis (embora insuficientes) 4256 votos para a sua candidatura em Recife.
Sara Verônica, ex-dançarina do grupo Cia. do Pagode, que emplacou o hit “Na Boquinha da Garrafa”, não obteve a mesma sorte em Salvador: módicos 343 votos. Mas, antes das eleições, Sara havia dado a seguinte declaração a Vahdo Junyor, do jornal Expresso: “Assumo que não sou inteligente e que não sei tudo de das leis. Não me envergonho”. E ainda arrematou, após afirmar ser uma mulher “quase evangélica”: “Não sou evangélica ainda porque gosto de uma festa e de tomar minhas cervejinhas. Sei que sou meio doidinha, mas não deixo de acreditar em Deus”. Melhor sorte da próxima vez, se houver. Rita Cadillac, ex-chacrete e ex-estrela pornô, já entregou os pontos após ter obtido meros 378 votos em sua candidatura em Praia Grande, SP: “Fiz campanha com três mil reais, um carro e cinco pessoas, sem apoio do partido. Agora quero passear e aproveitar a vida, meu amor”.
Na capital de Rondônia, tivemos um candidato chamado Omedino Pantoja da Silva, ator, que resolveu adotar o apelido de Cristo da Jerusalem e, conforme podemos constatar na foto ao lado, levou o personagem a sério até demais. Um esforço, porém, que não lhe rendeu o milagre da multiplicação dos votos: meros 420. Enquanto isso, em Araranguá, SC, o artista de circo Adair Mendes, mais conhecido como Palhaço Pirilampo, fez campanha com o slogan “para fazer política séria”. Devem ter pensado que era piada: recebeu modestos 167 votos. Já em Campo Grande, MS, Elzio Moreira da Silva lançou-se com o apelido Filho do Padre; apesar de não ter sido eleito, esteve longe de chegar em último, tendo conquistado ainda 1433 votos.
Tivemos ainda a figura com o melhor pior vídeo de divulgação destas eleições de 2008: Super Vampeta, que foi candidato a vereador em Rio Verde, GO.
Dá para perceber, pelo vídeo acima, que a profissão de Vampeta é operador de equipamento de rádio, televisão, som e cinema? No entanto, todo o esforço foi pelas cucuias: apenas 486 votos foram destinados ao nosso super-herói brasileiro. Ainda assim, sorte melhor que a da vigilante Adelvima Alves Barbosa, que nas eleições em Duque de Caxias, RJ, adotou o apelido de Keit Marrone, a Loira da Saúde, inspirada por Kate Mahoney, personagem do seriado dos anos 80 “Dama de Ouro”, que amealhou apenas 167 votos.
Por fim, não posso deixar de citar o candidato a vereador José Barreto Tomaz, de Belo Horizonte, MG. Que fez questão de agregar ao seu nome o da empresa criada por ele.
Inscrito no TSE com a alcunha de Tomaz Rola Bosta, graças à sua empresa, que possui o singelo nome de Desentupidora Rola Bosta, podemos dizer que seu desempenho nas urnas não foi lá muito privilegiado por seu apelido: modestos 201 votos.
P.S. 1: As imagens, vídeos e personagens deste post foram encontradas nos blogs A Nova Corja, Candidatos Bizarros, Asttro.org, Blablablá de Campanha, Tião Lucena e De Cara Pra Lua.
P.S. 2: Recomendação de leitura: a revista Feed-se, em edição especial com o tema “Democracia”.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.desentupidorasanehidro.com.br José Ignácio
-
http://www.aquarelladesentupidora.com.br José Freitas
-
http://remind.com.br Ruddy
-
http://www.fleex.com.br Miguel Angelo
-
Valmir
-
http://vitoriabernardi.wordpress.com Vitória Bernardi
-
http://www.mochileiro.net Philipe
-
http://www.hipermail.com/blog Fábio S.
-
http://cantodovladimir.zip.net Vladimir Batista
-
http://www.hephesto.com/agrega/ Kris
-
http://blogdojovemescritor.blogspot.com Thiago
-
http://www.modestiaaparte.blog.br Lelé
-
http://www.morangodosertao.blogspot.com manuh almeida
-
http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola
-
http://www.brasilempreende.blogspot.com Sebastiao Santos
-
http://desvairosdemaria.blogspot.com Cris
-
aninha
-
http://itempidiayla1.blogspot.com ayla
-
http://blogdomaluco.blogspot.com Vinícius
-
Pedro
-
http://www.jobattbrasil.com.br/ JP
-
http://poetasemexistencia.blogspot.com Marcel Ferraz
-
http://perolasdasassessorias.wordpress.com Eduardo Vasques
-
helô
-
http://www.imaginandocriatividade.blogspot.com Leandro Fray
-
http://www.definicoes.com.br/ Definições
-
http://www.allguitartabs.com/ Clarissa
-
Canibal
-
Canibal
-
http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro
-
http://www.internetecafe.com Glaucia Carvalho
-
http://saudementalgeraes.blogspot.com MARCIO CANDIANI Psiquiatra Infanto Juvenil
-
http://www.mejoana.blogspot.com Vivien
-
http://thiagorsr.blogspot.com Thiago
-
Kellen
-
http://www.interney.net/blogs/heresialoira Ju Dacoregio
-
http://notleast.blogspot.com/ elen mateus
-
Alexandre
-
Dalton
-
http://www.gugaalayon.opensadorselvagem.org gugala
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA
-
http://madmaxandrade.opensadorselvagem.org Tiago Andrade
-
Lilian Alves
-
http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira
-
Mariângela de POA
-
http://quimicandofisicando.blogspot.com/ Karen
-
http://www.ditoassim.blogger.com.br jayme
-
http://trottolices.blogspot.com/ Trotta
-
http://maroma.wordpress.com/ Marília
-
http://outsight.bitpapo.com.br Keid
-
http://www.revistaup.com/blogdomarquinhos Marcos
-
Diego Goes
-
http://www.numclique.net Joares Miranda
-
http://www.monovolume.com.br Daniel Santiago
-
http://nodoadouniverso.com Bruno Pedrassani