É preciso estar atento e forte
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Ainda nos anos 60, Caetano Veloso já questionava: “quem lê tanta notícia?”. Peço licença, porém, para resgatar neste espaço duas notas internacionais que me deixaram totalmente estarrecido nos últimos dias. A primeira, da qual obtive conhecimento por intermédio da minha leitora Cíntia Citton, diz respeito ao caso de nove mulheres e dois homens, no Irã, que foram condenados e aguardam o momento de serem mortos por apedrejamento. A acusação? Eles teriam cometido adultério.
Nos últimos 2 anos, vários casos de iranianos apedrejados até a morte foram reportados. Dentre eles, encontra-se o nome de Ja’far Kiani, que foi lapidado em 5 de julho de 2007 no povoado de Aghche-kand, na província de Qazvin. Ja’far foi acusado de ter cometido adultério com Mokarrameh Ebrahimi. Detalhe: o casal já havia tido dois filhos juntos. Mas esse pequeno detalhe não impediu que as autoridades iranianas decidissem pela desumana execução. Mokarrameh, que encontra-se atualmente detida na prisão de Choubin, é a próxima da fila.
Para quem vocês tenham uma idéia do absurdo: o Código Penal iraniano estabelece, em seu artigo 102, que para estes casos de execução por lapidação, homens devam ser enterrados até a cintura, e as mulheres, até a altura do peito. E o absurdo continua: o artigo 104 dispõe que as pedras devem ser suficientemente grandes para causar danos, mas não a ponto de matar as vítimas imediatamente. Conforme explica texto no site brasileiro da Anistia Internacional, a maior parte dos condenados à pena de morte por apedrejamento são mulheres, por dois motivos. O primeiro é o fato de que elas não recebem tratamento equitativo nos tribunais iranianos. E o segundo, é que muitas delas, por não terem sido devidamente alfabetizadas, acabam assinando confissões de delitos que sequer cometeram.
Graças a campanhas que contaram com o auxílio e a divulgação da Anistia Internacional quatro mulheres e um homem tiveram suas penas suspensas. Mas a luta agora é para que as mortes por lapidação sejam definitivamente suspensas no Irã. Participe, pois: clique aqui para enviar uma petição solicitando uma modificação urgente do Código Penal, abolindo uma pena que aumenta deliberadamente o sofrimento de suas vítimas. Além disso, é importante que tal legislação seja revisada, para que sejam descriminalizadas as relações sexuais realizadas em mútuo consentimento entre adultos. Em tempo: fui a 99.623a. pessoa a enviar uma mensagem às autoridades iranianas.
Aproveite para informar-se sobre como participar das outras campanhas humanitárias encampadas pela Anistia Internacional, que combate atrocidades cometidas em lugares como Guantánamo, China, Bangladesh, México, Peru, Burundi e Israel, divulgadas em seus sites em português, espanhol e inglês.
A segunda história deste post é a de Wei Wenhua, cidadão chinês que no dia 7 de janeiro foi espancado até a morte por membros da Chengguan, espécie de polícia governamental conhecida por sua violência desmedida na repressão de delitos como comércio ilegal nas ruas da China. Qual foi o “crime” cometido por Wenhua? Ele estava filmando, com seu celular, imagens de um conflito entre a polícia e manifestantes que tentavam impedir que caminhões da prefeitura jogassem lixo perto de suas casas. Os “chengguan” notaram sua presença e espancaram-no por mais de cinco minutos. Wenhua morreu a caminho do hospital, aos 41 anos de idade.
Não é a primeira vez, e infelizmente parece que não será a última vez em que um cidadão chinês será vítima da truculência policial no país que sediará as Olimpíadas deste ano. O jornalista e blogueiro chinês Zhao Mu publicou uma série de fotos estarrecedoras que mostram a violência que é cotidianamente cometida pelas autoridades policiais de seus país. Alerto, porém: são imagens fortes.
Apesar da China constantemente bloquear sites que veiculam conteúdo considerado “subversivo” pelas autoridades, a ponto de já ter proibido sites como o Google, blogueiros e jornalistas-cidadãos como o falecido Wei Wenhua permanecem recorrendo ao território livre da internet para denunciar violências, abusos e arbitrariedades. Um dos blogs que recomendo para quem deseja informar-se melhor sobre a China é este: Status of Chinese People.
P.S. 1: Graças ao alcance da internet, o conceito de “aldeia global” cunhado por Marshall McLuhan aos poucos torna-se realidade. Todos nós, por mais distanciados que estejamos em pontos diversos deste planeta, fazemos parte de uma mesma comunidade. E, por mais utópico ou ingênuo que isso possa soar, creio que é importante que todos nós busquemos informações sobre o que se passa mundo afora. Este mundo pra lá de combalido agradece.
P.S. 2: Um bom exemplo do que digo são as eleições presidenciais americanas, muito mais relevantes para a nossa vida do que qualquer paredão do Big Brother Brasil. Desejam informar-se melhor sobre os acontecimentos que decidirão quem sucederá Bush Jr. no comando da nação mais influente do planeta? Recomendo, pois, um pulo ao Blog Casa Branca 2008, criado pelo jornalista Jefferson Guedes.
P.S. 3: A quem interessar possa, eis alguns textos que andei publicando fora do Pensar Enlouquece nos últimos dias: Heath Ledger (1979-2008), Capas da Blue Note, Pensando alto, As duas despedidas de Bill Gates da Microsoft e Prediletos da casa: Dorothy Parker.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://casabranca-2008.blogspot.com/ Jefferson Guedes Oliveira
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://www.ppplease.blogspot.com Pri Alves
-
Sylvia Tamie Anan
-
Henrique
-
Renata V.N.
-
http://comoestragar.wordpress.com/ Gustavo Brunoro
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://leitedecobra.blogspot.com/ Kenia
-
George
-
http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa
-
http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Masini
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://futeboleumacaixinhadesurpresas.blogspot.com/ Luiz Fernando Bindi
-
aninha
-
http://casadagabi.tabulas.com Gabi
-
http://www.palomadawn.blogspot.com dalva
-
http://www.cleoni.zip.net Cleoni
-
http://cafesemfumo.blogspot.com/ karcarah
-
http://www.oswaldoogink.nl/blog.nsf Maria Bethania (Betha)
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://www.culturaimpura.blogspot.com Lilla
-
aninha
-
http://dperdido.blogspot.com Gisele Amaral
-
Rafael