Diga não ao projeto do senador Azeredo de censura à internet

Por Alexandre Inagakisábado, 15 de novembro de 2008

Dia 15 de novembro é o dia da Proclamação da República. E tratou-se também do dia da blogagem coletiva contra a aprovação do projeto de cibercrimes cometido pelo senador Eduardo Azeredo. Por causa dos motivos sintetizados no cartaz que ilustra este post, criado por Mario Amaya. Porque, como bem sintetizou Marcelo Träsel, “os bancos estão tentando impor uma legislação estúpida para deixarem de assumir a responsabilidade por tornar seus sistemas de transação eletrônica mais seguros”. Porque, como explicou Luciana Monte, sua redação dúbia possivelmente inviabiliza redes wi-fi e criminaliza condutas usuais e de boa-fé, como o envio de emails para uma lista visível de contatos, abrindo brechas para “a ameaça de um futuro Big Brother”, como profetizado no livro distópico de George Orwell. Porque esse projeto representa uma séria ameaça aos direitos civis, capaz de criminalizar atos como o desbloqueio de um telefone celular ou a transferência de músicas de um CD para um iPod com uma pena de até 4 anos de reclusão.

Informe-se. Leia o projeto de lei do senador Azeredo a fim de inteirar-se sobre o assunto. Confira o relato de Daniel Pádua sobre a audiência pública sobre esse projeto, realizado na Câmara dos Deputados no dia 13 de novembro, mais notícias sobre o assunto no site do Ministério da Cultura e os outros posts da blogagem coletiva contra o vigilantismo. Participe da petição online pelo veto à “lei Azeredo”. Mas, sobretudo, não fique alheio a essa discussão, achando que ela não tem nada a ver com a sua vida. A pior atitude é a indiferença.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://marciocandiani.site.med.br Marcio Candiani

    Interessante… O prefeito de São Paulo, Kassab, divulgou os salários dos servidores por 48 horas na internet. Apareceu um peixe ganhando mais de 50.000 reais, um cargo politico. O próprio prefeito ganha menos de 15.000. Um juiz mandou tirar da internet os dados dos salários dos servidores, com a justificativa de “segurança dos funcionários”. Logo o Azeredo, em quem votei pra governador de Minas e que tanto nos denuncionou com denúncias do Mensalão. Este governo está mais ditador do que os generais. O estadão acabou de ser chamado por Sarney, agora, de Nazista. Ainda bem que tem direito de resposta e deve fazê-lo amanha num editorial. Isso porque um magistrado amigo do filho de Sarney impediu a publicação de mais uma falcatrua do clã dos Sarney.

  • Vinícius Flesch

    Google bomb nele!!!

  • http://gs-blog.zip.net/ Giovana Singnorete

    Oláá´…primeiramente quero parabenizar o nome do blog, muito legal(combina comigo, rsrsr) e dizer que não só o nome como todo o resto é muito legal e aroveitando, queria pedir para você dar uma olhadinha no meu blog, é http://gs-blog.zip.net , fala sobre literatura e redação e eu publico algumas das redações que faço e algumas dicas de livros…grata, Giovana

    R: Valeu, Giovana. E boa sorte com o seu blog!

  • http://www.universogp.com Carlos Henrique

    É inconcebível para mim pensar que coisas assim ainda provocam discussões em pleno século XXI. Será que estes senhores engravatados não aprenderam com a História?! Censura nunca foi solução para nada. Se a internet possui problemas, definitivamente a solução não passa por censura.
    E não é só no Brasil, vejam o que está sendo feito no mundo: censuras na China, Índia e pasmem… até na Alemanha.

  • Guilherme Amorim

    A folhinha “Pense Nisso” na capa foi sensacional. Acho que o seu blog vai entrar naquele jogo das marcas, de excel, que roda na web, hehehe.

    R: Pois é, Guilherme. Ficou bonitão mesmo, he he!

  • http://flowers.fan-sites.org Nathália

    Oh, Alexandre, tentei comentar no post anterior, não foi. Vamos ver se nesse vai!

    Eu não conheço o projeto de lei por inteiro, mas pelo pouco que li sobre o tema, foi revoltante. A verdade é que baixar músicas gratuitamente, na maioria dos casos, é ilegal, mas a lei vai mais longe que isso, transformando a grande maioria dos internautas em criminosos.

    Deus me livre.

    R: Oi Nathália, um dos links que disponibilizei em meu post permite acesso ao texto na íntegra do projeto Azeredo. Um abraço!

  • http://pensamentoscirculares.blogspot.com/search?q=Azeredo Carlos

    Acho que muitos de nós ainda não acordaram para ameaça que esse projeto é, para alguns direitos civis básicos. Cada um tem que fazer a sua parte, nem que seja um e-mail, uma ligação, um protesto, algo que chame a atenção alheia, e principalmente dos nossos legisladores.

    Muito importante você debater o assunto num espaço visitado como o seu, Alexandre. Parabéns.

    Abraço.

    R: Carlos, taí algo que me estarrece também: muita gente, muitos blogueiros e formadores de opinião na internet parecem não ter ainda despertado para o fato de que, se essa lei foi aprovada, direitos básicos civis estarão potencialmente ameaçados. Apesar de saber que a Constituição não deverá permitir que algumas dessas brechas possivelmente abertas pela proposta Azeredo sejam exploradas, não podemos deixar de fazer a nossa parte protestando contra ela.

  • http://memedecarbono.com.br Roney Belhassof

    Ok… Me convenceram.

    Sou contra o anonimato ou a invisibilidade na Internet, mas agora, graças a vc e principalmente ao Daniel Pádua, percebo que esse projeto não está engajado nesta causa e sim em outras que nada nos beneficiam e ainda virão a prejudicar o nosso direito a livre expressão.

    Causa abraçada, petição assinada. Pressão política contra a aprovação: engage >:-|

    R: É isso aí, Roney. Também sou contrário ao anonimato covarde usado por babacas que só ganham coragem usando pseudônimos e digitando bravatas por trás de um teclado, mas esse projeto do Azeredo definitivamente não surgiu com a intenção de punir essa laia. Aquelabraço!

  • http://www.uhbaby.blogspot.com lucila

    off topic: ver seu blog na revista época hoje me deu tanto orgulho, um contentamento de saber que te leio e sei do seu talento há tanto tempo. =)
    super beijo querido e parabéns mais que merecido.

    R: Oi Lucila, obrigado pelo carinho e pelas leituras fiéis da senhorita. Se não fosse por leitores como você, já teria desencanado há tempos deste blog. Um beijo! ;)

  • http://saudementalgerais.blogspot.com/ MARCIO CANDIANI

    Absurdo o senhor mensaleiro, digo, Azererdo, querer criar tal projeto para “proteger nossas crianças” e os cidadãos. O que ele ganha com isso?

    http://saudementalgerais.blogspot.com

    Marcio Candiani Psiquiatra Infanto Juvenil

    R: Pois é, Marcio. Nós, os cidadãos, devemos ficar bastante atentos. Vale a pena lembrar, por exemplo, que um dos três maiores financiadores da campanha de Eduardo Azeredo ao senado foi a Scopus, empresa de tecnologia do Bradesco. Mas é preciso atentar não apenas ao senador Azeredo, como em especial a todos os parlamentares responsáveis pela aprovação ou não desse projeto de lei.

  • http://alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre.

    Quer dizer, que não basta ser obrigada a votar, não basta suportar esses caras ganhando salários e aposentadorias estratosféricas e “otras cositas mas”, sou obrigada a ter a vida digital CENSURADA por eles, também???
    Aff!!! É o fim!!!

    A blogagem pode ter sido dia quinze, mas farei um post hoje domingo, dia 16, pedindo aos Amigos que apoiem a petição online -assim mesmo- eu já assinei.
    E como você bem arrematou: “a pior atitude é a indiferença”.

    Há braços!!!

    R: Pois é, Giane. Por essas e outras é que é fundamental informar-se bem antes de votar. Até porque política não é como futebol, em que você “torce” por uma e outra legenda e trata o outro como se fosse arqui-inimigo. Um beijabraço!

  • http://eumeuoutro.blogspot.com/ Fred Matos

    É isso, Alexandre. E é impossível não me lembrar que se trata do mesmo senador que esteve envolvido com Marcos Valério quando da criação do sistema de empréstimos fantasmas através de agencias de publicidade para esquentar dinheiro de caixa dois destinado às campanhas eleitorais. Sistema que, depois, o Marcos Valério utilizaria em sociedade com Delúbio e, segundo o Procurador Geral da República, sob a coordenação de Zé Dirceu.
    Abração.

    R: Fred, mandou bem nas lembranças. Citando pela enésima vez aquele verso do Caetano: “é preciso estar atento e forte”. Forte amplexo!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.