Dez aberturas marcantes de novelas

Por Alexandre Inagakidomingo, 06 de agosto de 2006

Brilhante - Sua bela abertura exibe uma modelo e um gato sendo refletidos ad infinitum por um cenário de espelhos. Contudo, inesquecível mesmo é o seu tema musical, feito por encomenda por ninguém menos que Antônio Carlos Jobim: “Luiza”, canção cujo título ganhou o mesmo nome da personagem principal da novela, interpretada por Vera Fischer. Eu, que na época ainda conhecia pouco de bossa nova, tomei conhecimento da obra de mestre Tom graças a esta novela de Gilberto Braga, exibida de setembro de 81 a março de 82. Mas confesso que “Luiza” ainda é a minha música predileta do maestro, com sua precisa combinação entre letra e melodia.

Final Feliz - Muito antes daquela seqüência antológica que encerra Cinema Paradiso, a abertura desta novela de Ivani Ribeiro (veiculada de novembro de 82 a junho de 83) já havia compilado dezenas de beijos inesquecíveis do cinema, com cenas de filmes como Casablanca, A Um Passo da Eternidade e A Primeira Noite de um Homem. Destaque também para a deliciosa música-tema: “Flagra”, de Rita Lee, com seus trocadilhos cinematográficos (“Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck/ Não vou bancar o santinho“).

Dancin’ Days - Esta é, certamente, uma das melhores aberturas de novelas de todos os tempos. Concebida por Rudi Böhm e Hans Donner, ilustra com perfeição o tema musical, composto por Nelson Motta e Ruban Barra e interpretado pelas Frenéticas. A criativa utilização de fotos animadas, que retratam habitués das discotecas, e o uso preciso das tipografias, que emulam letreiros de neon, parecem encapsular o espírito daqueles tempos (a novela, de Gilberto Braga, foi exibida de julho de 78 a janeiro de 79) em uma abertura que só parece envelhecida por causa das roupas e penteados típicos da era disco.

Champagne - Há dois motivos para que a abertura desta novela de Cassiano Gabus Mendes, exibida entre outubro de 83 e maio de 84, ficasse guardada em minha memória. A primeira é a beleza da modelo que aparecia no vídeo, uma das primeiras musas platônicas deste garoto que na época tinha dez anos de idade. E a segunda é o tema de abertura, “Casanova”, interpretada por Ritchie, que em 83 estava no auge de sua carreira, tendo vendido 1,2 milhão de cópias de seu álbum de estréia, Vôo de Coração.

Transas e Caretas - Mais do que qualidade, o que me fez incluir esta singela abertura nesta lista foram os efeitos especiais pra lá de toscos, o merchandising do videogame Atari 2600, os cenários inspirados no filme Tron e o tema musical interpretado pelo Trio Los Angeles. No mínimo, posso dizer que foi uma abertura adequada para esta novela de Lauro César Muniz que, veiculada de janeiro a julho de 84, tinha como um de seus personagens principais um mordomo robô (!!!) chamado Alcides.

Feijão Maravilha - Um chef e suas assistentes, diminutas feito personagens das Viagens de Gulliver, fazem peripécias com os ingredientes de uma feijoada em uma mesa de cozinha. Com música das Frenéticas e clima de cartoon, este é um dos mais felizes exemplos de vinhetas globais dos tempos pré-Hans Donner. A novela, escrita por Bráulio “Beto Rockfeller” Pedroso, foi exibida de março a agosto de 79.

Sem Lenço, Sem Documento - Pra falar a verdade, eu nunca tinha visto esta abertura até vasculhar o YouTube. Pudera: na época em que esta novela de Mário Prata foi ao ar (setembro de 77 a março de 78) eu ainda nem assistia televisão (bons tempos, dirão alguns). O que mais me chamou a atenção foi a maneira criativa como a abertura recria a linguagem das fotonovelas, muito populares nos anos 70. Que o diga minha mãe, que possuía dezenas de exemplares de revistas como “Sétimo Céu”, folheadas em minhas tardes ociosas da infância. O tema musical, “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, seria reaproveitado anos depois em outra abertura da Globo: a minissérie Anos Rebeldes (92), de Gilberto Braga e Sérgio Marques.

Pecado Capital - A abertura, que exibe dezenas de notas de 100 cruzeiros voando, é simples e objetiva, ilustrando a sinopse desta novela em que Janete Clair narrou (de novembro de 75 a junho de 76) a história de um motorista de táxi que vê uma maleta repleta de dinheiro ser esquecida em seu carro durante um assalto de banco. Mas o real motivo pelo qual incluí a abertura de Pecado Capital nesta lista é a antológica canção homônima que Paulinho da Viola compôs especialmente para a novela, melhor conhecida por seus versos iniciais: “dinheiro na mão é vendaval“. No remake que Glória Perez escreveu para a Globo, em 1998, a mesma música foi reaproveitada para a novela em uma regravação extremamente inferior cometida pelo grupo Só Pra Contrariar.

Kananga do Japão - Um casal baila fazendo uma viagem do tempo, tendo como pano de fundo imagens que ilustram inúmeros momentos da História do Brasil, como o período da escravidão, a Revolução Constitucionalista e os antigos carnavais de rua. Belíssima abertura para esta novela de Wilson Aguiar Filho, exibida de julho de 89 a março de 90 pela finada Rede Manchete. A música-tema, “Minha”, foi composta por Francis Hime e Ruy Guerra e interpretada por Misty.

Tieta - A abertura desta novela de Aguinaldo Silva, no ar entre agosto de 89 e março de 90, fez grande sucesso por dois motivos: a nudez de Isadora Ribeiro e os efeitos especiais que distorciam pedras e árvores até transformarem-se no corpo da modelo. Isadora, que naquela época era esposa de Hans Donner, “coincidentemente” responsável pelo vídeo, havia aparecido anteriormente em uma abertura do Fantástico, e faria ainda uma ponta no último capítulo de Tieta como uma amante do personagem de Armando Bogus. A abertura, realizada com efeitos especiais oriundos da técnica slit-scan, foi tremendamente inspirada (para não dizer que foi plágio) pelo vídeo The Fourth Dimension de Zbig Rybczynski. Curiosidade: a música-tema, cantada por Luiz Caldas, teve sua letra composta por Boni, que na época era o vice-presidente da Rede Globo. A julgar por seus versos de paquidérmica sutileza (“Tieta do agreste/ Lua cheia de tesão/ É lua, estrela, nuvem carregada de paixão“), menos mal que ele não seguiu carreira de compositor.

* * * * *

P.S. 1: Fontes preciosas para a elaboração deste post: o excelente site Teledramaturgia, idealizado e mantido por Nilson Xavier, e as comunidades do Orkut Memória da TV e Amo Aberturas de Novela.

P.S. 2: Este é o primeiro de uma série de posts que publicarei compartilhando minhas melhores descobertas no YouTube, para mim a melhor criação da Internet desde o saudoso Audiogalaxy.

P.S. 3: Não encontrei as aberturas de Ti Ti Ti, Sinal de Alerta (que marcou época ao usar sons da cidade como trilha sonora em vez de um tema musical) e Tudo em Cima (minissérie da Rede Manchete cuja música-tema era interpretada por Eduardo Dusek). Agradeço a quem conseguir disponibilizar vídeos das mesmas.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Blog

  • http://twitter.com/repimlins Renata Lins

    Bom, já tem 164 coments, então possivelmente alguém já falou isso: Tom Jobim fez a música da abertura de Brilhante por encomenda, e, segundo ele, lembrava dos cabelos loiros da Vera Fischer na letra… só que na novela, a Luísa de Vera tem cabelos escuros! Como a música já tava pronta, ficou assim mesmo… ainda bem.

  • Bianca Machado

    Viajei agora nesse post. Acho que um pouco mais da metade dessas aberturas eu cheguei a assistir, ainda que naqueles “Vale a pena ver de novo” especiais de começo de ano, rs. Fiquei saudosa agora, de um tempo em que ver novela era um passatempo bom como outro qualquer.

  • Pingback: Projeto iniciação científica uma lupa na língua uca/tablets: abertura de novelas: uma análise discursiva e multimodal • Curso Tecnico

  • Pingback: As 5 melhores aberturas de novela de todos os tempos - Negão Internauta

  • beatriz moteiro gonçalves

    é uma novela antiga

  • edimara

    adorei a abertura de danc deic a musica é muito boa.

  • edimara

    adorei a abertura de danc deic a musica é muito boa.

  • Josefa Marijane de Andrade

    Pra mim a melhores aberturas de novelas foram;Panatanal,A Viagem e por Amor mais não me recordo de outras melhores.

  • Rodrigo

    Demais essas aberturas! Mas eu gostaria muito de saber onde achar além das aberturas as trilhas sonoras! Se algum dos amigos puder me disponibilizar, eu gostaria de saber os nomes das músicas da trilha sonora da novela Champagne Internacional. Obrigado.

    Rodrigo, não há nada que uma boa pesquisa no Google não resolva. Clique aqui para conferir o nome de todas as faixas da trilha sonora de “Champagne”, novela de 1983 escrita por Cassiano Gabus Mendes.

  • Sirlene Costa

    Adorei!
    Por favor me mande toda a trilha sonora da novela Elas Por Elas!

    Sirlene, confira as músicas da trilha sonora de “Elas por Elas” neste link. Não trabalhamos com delivery. :P

  • http://www.papodebola.com.br/chutandodebrito Leonardo

    Nossa… quase chorei de saudades. Saudades de um tempo em que nós, adoradores de novelas, não éramos tratados como imbecis desprovidos de cérebro. Mais que novelas, eram aulas de respeito ao telespectador. Nossa inteligência não era ofendida por “Páginas da Vida” da vida…

    Aproveitando - e abusando, também - gostaria de te pedir a abertura daquela que pra mim significa o meu “marco zero” em termos de novela (eu tinha 8 anos): Água Viva.

    Olá Leonardo, eis a abertura de “Água Viva”, com tema interpretado por Baby Consuelo: “Menino do Rio”, composta por Caetano Veloso.

  • Alexandre

    Gostaria de ver também as aberturas de “Locomotivas”, que apesar de simples foi bem interessante e sem contar com a música que foi muito boa. Outra abertura que tenho vontade de ver é da grande “Guerra dos Sexos” e de “Selva de Pedra” primeira versão. Desde já agradeço a atenção. Alexandre

    Caro xará, servimos bem para servir sempre! Eis as aberturas de “Locomotivas” (tema de abertura: “Maria Fumaça” da Banda Black Rio), “Guerra dos Sexos” (música homônima interpretada por The Fevers) e “Selva de Pedra”, a primeira versão (uma das novelas prediletas de minha mãe.

  • MARCIA RAMOS

    GOSTARIA DE OUVIR A TRILHA SONORA DA NOVELA BAILA COMIGO INTERNACIONAL.
    SERA POSSIVEL/
    OBRIGADA

  • Renata

    Nossa, post totalmente nostalgia. Adorei. Só uma correção: a música “Minha” é do Francis Hime (e Ruy Guerra) e não do Chico. Beijos

    Obrigado pela correção, Renata! Vou corrigir agora a informação do post. Um beijabraço!

  • http://www.google.com.br jose maria

    gostaria de rever a abertura da novela pai heroi, linda e diz muito de filhos orfão de pai, mostra na abertura a lacuna no quebra-cabeças a falta do pai, como tambem a musica pai do fabio jr. que e muito emocionante.
    José Maria, clique aqui para rever a bela abertura de Pai Herói.

  • Pedro Carbone

    Tenho saudade mesmo é do tema de abertura da novela Beto Rockfeller. Como é que se chamava mesmo? Gostaria de saber se ainda existe em vinil.
    Pedro, a trilha sonora de Beto Rockfeller nunca foi lançada comercialmente. Maiores informações neste link.

  • Mauricio

    Também estou procurando um poema que fez parte do ultimo capítulo da novela “PARAÍSO”. Aquela da Santinha. É muito bonito mesmo. A Eliana escreveu anteriormente em 12/12/06 e eu queria muito tê-lo na integra.Como ela disse, no finalzinho dele diz:
    …… eu só não consigo ver Deus no homem que mata o homem, por isso tenho muito que aprender.
    Se possível, poderiam informar como posso consegui-lo?
    Obrigado
    Mauricio

  • http://www.google.com.br jose maria

    procuro comprar revistas setimo ceu dos anos de 1970 a 1973
    jose maria

  • roberio estevam

    Acho que a pior abertura de programas da globo são as do Fantástico, se compararmos com as de antigamente, bonitas e que chamavam atenção de quem as assistisse. Já as novelas do Walcir Carrasco são todas meio iguais - Alma gêmea e O profeta, são podres. Coloquem mais intusiasmo nessas aberturas, até porque todo objeto se dá atenção inicialmente pela embalagem. Caso sejam aberturas idiotas eu nem tenho vontade de assistir.
    Robério

  • http://www.google.com.br jose maria

    poxa, que bacana, adoro novelas antigas, que a berturas maravilhosas, so me fizeram relembrar as boas novelas de antigamente.
    tenho bastantes revistas dos anos
    70 mais procuro uma setimo ceu c/ o tarcisio e gloria segurando um coelho na capa, sou fascinado por esta revista, quando tinha 09 anos eu a vi na casa de uma tia, lembro-me como se fosse hoje. o ano foi de 1971

  • carlos nascimento jr.

    parabéns pelo site,um belo resgate dos bons tempos da teledranaturgia,mas bem que poderia ser inclusa a bela abertura de Poro dos milagres,valeu

    Carlos, atendendo ao seu pedido, eis a abertura de “Porto dos Milagres”:

  • http://www.blogdacaravana.blogspot.com Rica P

    Nossa, tem uma música do REM tão parecida com essa do Leonard Cohen…chama-se ‘Hope’, está no disco Up!
    O Michael Stipe com certeza gosta do L.Cohen, será que é uma citação (a do REM fala do baterista que havia acabado de sair da banda)? Ou será que tava no subconsciente do cara? Plágio-sacana duvido muito.

  • ELIANA

    Eu estou procurando um poema que fez parte do ultimo capítulo da novela “PARAÍSO”. E muito bonito que fala de “DEUS”
    eu consigo me lembrar do finalzinho dele que diz
    …… eu só não consigo ver Deus no homem que mata o homem, por isso tenho muito q aprender.
    Se possível, poderiam informar como posso conseguui-lo?
    Muito grata.
    Eliana

  • Cleydson Costa

    rapaz,muito legal essa tua pagina.sou fãdeabertura de novelas(incluindo mexicanas)considero a abertura essencial para uma novela.
    no seu top10 deaberturas eu substituiria feijão maravilha por tititi, louco amor elivre para voar que me marcou muito os meus08 anos.
    umabraço.

  • ELIZABETE R

    AMO SABER QUE POSSO MATAR A SAUDADES DE UM TENPO QUE O TENPO
    NAO APAGA E MARAVILHOSO PODER
    REVER ESTAS GRANDES OBRAS
    GOSTARIA DE REVER A ABERTURA
    DA NOVELA SETIMO SENTIDO
    VIVIDO POR ATRIS REIGINA
    DUARTE.

    Elizabete, confira a abertura de “Sétimo Sentido” visitando o site de Alexandre Sena.

  • joao batista sousa da silva

    gostaria de rever cenas da novela louco amor de 1983
    Joao Batista-Samambaia-Df

  • Luz Milanese

    Nossa, que página mais bacana! Foi demais ter revisto a Maria Eugênia, puxa você me fez lembrar de bons tempos de minha infância!!
    Ah, a inesquecível modelo de Champagne tem perfil na Wikipedia, virou empresária e artista, pelo que li, mas deve ter aproveitado bem a carreira, pois era muito linda (e ainda deve ser - eu era doida para ser ela na época, rsrs), pelo que andei lendo. Valeu meishmo por trazer de volta memórias tão legais… bjs!!!

  • macos antonio alves

    oi, gostaria de saber, se alguem tem cenas da novela mexicana, OS RICOS TAMBEM CHORAM,que passou no sbt

    Eis a abertura original de “Los Ricos Tambien Lloran”, produzida pelo canal mexicano Televisa:

  • Rodrigo martins

    Gostaria de ver a cenas ou abertura da novela despedida de solteiro q passou na globo sua reprise foi em 1996,aguardo resposta obrigado..

    Eis a abertura de “Despedida de Solteiro”, que simula um videogame, cujo tema musical é uma versão remixada de “Sugar Sugar”, dos Archies:

  • http://stripped.mondo-exotica.net patricia

    genial !! adorei rever as aberturas. obrigada por compilar e facilitar a vida de quem adora relembrar o passado. :)

  • http://www.leitedepato.com.br Persegonha

    Quanto à novela “O Rebu”, de Bráulio Pedroso, trata-se mesmo de uma experiência ousada. Ela se passa numa noite. E além da tradicional pergunta: “Quem matou?”, o espectador tinha que descobrir quem morreu. Tudo bem que as novelas eram mais curtas, menos capítulos, mas não deixou se ser uma ousadia.
    Bráulio, é bom lembrar, é uma espécie de marco divisório da TV. Sua novela “Beto Rockfeller” foi a que definitivamente abriu caminho para histórias mais adequadas à realidade brasileira, embora outras tentativas tivessem sido feitas.

  • http://www.docechima.zip.net Darcio

    Cara, repare que
    Ana MAria Braga participava de “Sem Lenço e sem documento

  • http://www.leitedepato.com.br Persegonha

    Uma questão se “alevanta”: não tenho tanta certeza de que Hans Donner não tenha participado da abertura de “Feijão maravilha”. Ele já era responsável pelas aberturas de novela da Globo desde “Saramandaia” em 1974/1975. Gostaria de saber quem é o responsável…
    Mr. Persegonha, sua resposta está nesta coluna de Paulo Netto, em que ele conta os bastidores da criação da abertura de “Feijão Maravilha”.

  • http://www.leitedepato.com.br Persegonha

    É claro que Hans Donner cometeu derrapadas. Mas creio que acertou muito. Desde “Saramandaia”, se não me falha a memória, as aberturas das novelas da Globo são dele.
    O engraçado nisso tudo, caro Ina, é que ninguém gosta de novela, né? Mas ninguém se esquece delas…

  • http://www.leitedepato.com.br Persegonha

    Emn “Brilhante” temos o embrião de Bia Falcão: Fernanda Montenegro interpreta China Newmann, a judia vilã da história que gostava de homens mais novos. Nada como ter um noveleiro como leitor do blog, hein,Ina!
    “Final feliz” foi uma excelente novela. Eu me perguntava se alguma novela poderia ser tãp boa quanto ela. Só que esta trama de Ivani Ribeiro (craquíssima) antecedeu nada mais, nada menos que “Guerra dos sexos”, terceira novela de Sílvio de Abreu na Globo. Mas a abertura de “Final” é muito melhor que a de “Guerra”.
    A melhor novela que vi na vida é “Guerra dos Sexos”. Pra completar um Top 5, fecharia a lista com “Roque Santeiro”, “Vereda Tropical”, “Jogo da Vida” e, hmm, “O Dono do Mundo”, “Bebê a Bordo” ou “Ti Ti Ti”.

  • http://www.leitedepato.com.br Persegonha

    As notas que voam na abertura original de “Pecado Capital” pertenciam ao salário de Hans Donner. No livro de Daniel Filho, “O circo eletrônico”, ele diz que, junto com Boni, pediu a três compositores para fazer a música de abertura. A primeira que eles ouviram foi a do Paulinho da Viola. Não quiseram ouvir as outras: a do Paulinho resumia exemplarmente a história…

  • http://spaces.msn.com/members/portugallive/ Rui Craveiro

    Fantástico post…
    Sendo português de Portugal, e tendo 19 anos, gosto de saber muita coisa sobre as novelas de antigamente e de hoje em dia (apesar de não ver tanto as novelas mais recentes de hoje em dia)
    Por mim, das 10 ai postas, a do “Dancin’ days” é a melhor, e para além disso, também se encontram no Youtube mais 4 ficheiros:
    - Um AMV (editação por fã) sobre a personagem Júlia Matos (Sônia Braga)
    - A cena antes do casamento da personagem Marisa (Glória Pires), persuadida por Júlia (Sônia Braga)
    - O regresso triunfante de Júlia (Sônia Braga), na discoteca 17
    e o melhor de todos:
    - a cena da luta entre Júlia (Sônia Braga) e Yolanda Pratini (Joana Fomm)
    Mas o “Pecado rasgado”também têm uma divertida abertura animada; a abertura de “Guerra dos sexos” é por mim emblemática também (a novela repetiu nos meados dos anos 90… originalmente fora transmitida nos meados dos anos 80) e a de “Baila comigo” era efeverscente, com todos os bailarinos a dançarem ao som da versão da canção, feita por Robson Jorge & Lincoln Olivetti, originalemente por Rita Lee

  • ROSI

    Put´s, só lembro da Tieta, as outras acho que “não era do meu tempo” rsrsrsr( ainda bem!)

  • Sueli

    Adorei! Você não consegue achar a abertura da novela Paraíso?

  • http://universoanarquico.blogspot.com tina oiticica harris

    Quanta coisa de que nem me lembrava mais. Foiótimo o tempo passado aqui vendo pela primeira vez ou revendo aberturas de novelas. Ah, o Boni, que figuraça. Ainda é global?
    Houve uma novela com José Wilker em que ele acaba virando o chefão do cacau; ou foi filme?
    Gostei de Gabriela e de uma novela das dez em que alguém aparece morto na piscina; é com o Ziembinski.
    Do jeito que vamos vou me lembrar do Direito de Nascer. Isola!
    Grande artigo.
    Não sei o nome dessa novela com o Wilker, mas a do Ziembinski é “O Rebu”, do Bráulio Pedroso. Experiência das mais ousadas, diga-se de passagem, porque a novela toda se passava no espaço temporal de dois dias.

  • http://ma ANTONIO LUIZ

    gostaria de saber se existe cd, da trilha sonora internacional da novela brilhante.
    fico muito agradecido.
    um grande abraço.
    Desconheço se a Som Livre chegou a lançar a trilha sonora de “Brilhante” em CD. Mas a lista das canções está disponível nesta página.

  • http://tchela.blogspot.com Tchela

    Eu era fascinada pela abertura de brilhante! A música do Jobim me hipnotizava e eu aprendi a cantá-la com a abertura da novela. Já da novela, não me lembro nadica de nada.
    Beijoca

  • http://blog.uncovering.org seven

    Apesar de visitar frequentemente o seu blog acho que é a primeira vez que comento porque esse post está realmente muito bom. Algumas dessas novelas já passaram em Portugal e até me deu uma certa nostalgia rever isso tudo.
    Pus um link no meu blog para o seu post e acrescentei até um vídeo com a abertura de “Água viva”, uma das mais bonitas.
    Abraço

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Ina, obrigada pela dica. A abertura que queria lembrar era a de “Vereda Tropical”. Beijus

  • http://avessoedireito.blogspot.com Clarice

    Deixei de ser noveleira deve fazer uns dois séculos, meu Zeus! Mas “Luíza” eu ouço até hoje(não conte pra ninguém eu até canto junto).
    Que delícia de post! Mesmo que eu e o Youtube estejamos tão um para o outro como aquelas marcas de unhas.
    A propósito, o post das mordidas, só como presente de Natal . As meninas precisam ter alguma vantagem, né, Casanova?

  • http://magiozal.mondo-exotica.net/ MaGioZal

    Nossa, e eu pensava que eu era noveleiro…;-D
    Bom, mas uma das aberturas de novelas dos anos 80 da qual mais me lembro foi a da novela Ti-Ti-Ti, por causa principalmente da sutileza dos efeitos efeitos especiais bem-sacados…
    Também achava bacana a abertura da novela A Gata Comeu, com a estética de cores chapadas-estouradas.
    Mas enfim… para mim a Isadiora Ribeiro foi maracnte mesmo na edição de janeiro de 1988 da Playboy — a primeira que eu vi…;-)

  • http://www.neidematsumoto.weblogger.com.br Neide

    Ina,vc é demais!…Só vc para nos fazer recordar esses temas maravilhosos.Nesses tempos eu ainda via novelas,agora não tenho mais tempo,vou ao cabeleireiro,folheio revistas repletas de caras novas que não conheço.

  • http://www.garotasquedizemni.com Vivi

    Ina, eu odeio quando faço uma lista e vem nego dizendo “vc se esqueceu disso”. Afinal, esse é o princípio de lista, escolher alguns e deixar outros de fora, certo? Certo. Mas ei… e a abertura maravilhosa de “Roque Santeiro”? ;-)

    São YouTube disponibiliza a abertura não apenas de “Roque Santeiro” como também da primeira versão dela, proibida pela Censura em 1975, que simula um livro de cordel.

  • http://www.coisasdalaurinha.blogspot.com Laurinha

    Para copiar o que ja disseram aqui, tem realmente tudo no YouTube! Impressionante! Eu assisti a todas essas novelas e me lembro muito bem de todas essas aberturas! Que tunel do tempo maravilhoso!

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Você escolheu muito bem Dancing Days e Final Feliz. Da minha memória, eu incluiria Saramandaia e aquela do Nu com a mão no bolso (esqueci o nome da novela).

  • http://dudu.oliva.blog.uol.com.br eduardo

    Pos interessante!!!!!!!!!!!

  • Paluço

    Aberturas de novelas não são importantes. Mas, o que é importante neste mundo essencialmente formalista? Algo simplório como telenovelas nos deixa lembranças tão preciosas como ouro.

  • http://subsolo.org/hermenauta Hermenauta

    Caramba. Tem de tudo no YouTube ?
    Será que também tem as fechaduras das novelas ?? :)

  • Thadeu

    A abertura de novela que eu vi (levando em conta que tenho 21 anos) e mais gostei (que lembro até hoje) foi d’A Indomada, com a atriz Maria Fernanda Cândido. Para os que não lembram, era uma mulher de vestido vermelho correndo o tempo todo, passando por obstáculos se transformando em diversas coisas da natureza, como água e pedra.

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    ADORO novelas. Hoje em dia soh vejo as das 8, porque nem da mais tempo, tambem. E ainda assim, vejo numa telinha mixuruca no computador. Mas ja fico feliz. Saudade do Brasil e da TV brasileira, por encreca que parivel…
    Beijo

  • Mary D’Artson

    Caramba, fiz uma verdadeira viagem. O You Tube tem me proporcionado muitas lembranças, e boa parte, divertidíssimas, como a do Mussum no Ponto de Ônibus que achei dia desses. hehehehe
    :-)
    Belo post, Ina. Parabéns.
    Beijão.

  • http://malbergarias.zip.net Marta Albergarias

    UIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
    Caramba conheço todas as aberturas!
    Só que Brilhante arrasou - eu adoro essa musica não importe quem a cante( Já ouviu com a Zizi possi?)
    A- do- rei!!!(bem fresca mesmo!!!)
    Dê uma passadinha no meu blog. Não tão bacana quanto seu - eu diria até que é bem modesto!!!
    Um Abraço.
    Virei aqui sempre!!!

  • http://darbanville.blogspot.com Anna C.

    São YouTube indeed! Tô agora rindo sozinha, lembrando de como eu não perdia um episódio de “Ana Raio e Zé Trovão”, de como eu tinha que implorar pra minha avó para assistir “Tieta” quando meus pais saíam (porque quando eles estavam eu ia para a cama depois do jornal e fim de papo) e outras do mesmo naipe. Não consigo me imaginar fazendo isso hoje.
    Obrigada pela seleção, Ina-San. No aguardo de novos posts sobre suas garimpagens audiovisuais :D

  • http://meninaprodigio.blogspot.com Menina-Prodígio

    Globo é fogo!
    E as de minisséries, nao contam? A abertura de Hilda Furacão me fez chorar com a voz de Nana Caymmi cantando Resposta ao Tempo…
    Outra abertura que eu achava legal era Despedida de Solteiro. Aquele videogame era divertido, eu tinha cinco ou seis anos (eu acho) e o tema era Sugar Sugar! Lembro que eu perguntava pra minha mãe: Qual o nome da música do videogame? Claro que ela não entendia…Tive de esperar a novela ser reprisada no Vale a pena ver de novo, para que ela entendesse do que eu falava!
    Outra boa abertura era dA Indomada (a novela era confusa e estranha, mas a abertura com Maria Fernanda Cândido correndo e usando todos os recursos de computação gráfica disponíveis à época é ótima.)
    E a abertura de Pirlimpimpim? Eu só conheci no especial 40 anos de TV Globo…

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Sensacional!!! Se tem uma coisa em que a nossa TV é especialista, é abertura de novela. Principalmente se compararmos as nossas aberturas com as das novelas mexicanas, por exemplo… :-D
    Uma abertura que me marcou foi a da novela “Que Rei Sou Eu?”, que inexplicavelmente nunca foi reprisada (uma das vozes do tema de abertura era da Marisa Orth!). Outras marcantes foram as de “Barriga de Aluguel” e “Gente Fina”, da época em que eu passava praticamente o dia todo em frente à TV (fim dos 80, início dos 90).

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    O you tube consome parte do meu tempo livre. Das aberturas, a que mais gosto é a da novela “Sem lenço, sem documento”. “transas e caretas” parece coisa de “Balão Mágico”.
    Ina, qual era a abertura que tinha a voz do Ney Matogrosso?
    Boa semana! Beijus

    Luma, imagino que você esteja se referindo a “Vereda Tropical”. O YouTube disponibiliza não apenas a abertura, como toda a seqüência inicial do primeiro capítulo desta novela, passado na cidade de Belém, com atuações de Lucélia Santos, Lauro Corona e Jonas Torres. Se bem que, se não me engano, Ney Matogrosso também interpretou o tema musical de outras novelas como “Jogo da Vida” e “Pecado Rasgado”…

  • Carlos Virgulino

    Legal, adorei a iniciativa. Relembrar é reviver! Entre umas e outras “relembradas”, também digo que amava o AUDIOGALAXY que, para mim, foi o melhor sistema de troca de MP3, com uma galera de alto nível e bom material.

  • http://leve1.zip.net claudia

    deu pra viajar com Dancing Days…
    viajar…
    beijo

  • http://www.oficinadeestilo.com.br/blog Fernanda

    Não é o máximo como dá muito pra perceber mudanças nas modas de uma abertura pra outra??? Novela, no fim, também reflete comportamento….. Adorei o post, vc é demais!

  • http://www.uhbaby.blogspot.com lucila

    Eu incluiria Duas vidas
    http://www.alexandresena.jor.br/alexandresena/multimidia/janeteclair.html
    me matei fazendo aquele joguinho com barbante (aquilo tinha nome?)
    bjos (como sempre amei o post, amei)

    Cama-de-Gato. Encontrei um site bastante interessante sobre essa brincadeira, aliás. :)

  • rodrigo

    Abertura da novela A Gata Comeu.
    http://www.youtube.com/watch?v=cwN4mTyDQT8

    Quase incluí essa abertura na lista, Rodrigo. Gosto bastante da maneira como a música-tema (“Comeu”, composição de Caetano Veloso em versão do grupo Magazine) se encaixa com as imagens trabalhadas em computação gráfica com clara inspiração dos quadros “pop art” de Roy Lichtenstein.

  • Dona Dal de novo

    Long Play??? Sexo??? Putz… Algum colega sem pautas acabou de lembrar que o sujeito que aparecia com o long play coberto por uma folhinha era o Vinicius Mane. AFE!

    Dona Daslu, a novela à qual você se refere é “Brega & Chique”. Confira a abertura aqui (uma das modelos é a sumida Doris Giesse, diga-se de passagem), e não precisa me agradecer: servimos bem para servir sempre. ;)

  • Dona Dal

    Ina-man…
    E aquela “pelado, pelado, nu com a mão no bolso…nu-nu-nu” … Foi por causa dela que comprei o long play Sexo, do Ultraje.
    Mas, qual é mesmo a novela Pablo? Bateu um Omo federal.

  • http://www.gravataimerengue.com Gravatai Merengue

    Espero que “Saramandaia” faça parte da lista. De todas aberturas que vi, é a melhor (e olha que só vi por VT, já que com dois anos não tinha como ter noção da coisa). :D

    Gravatai, confesso que não conhecia a abertura dessa novela (sou véio, mas nem tanto!). Mas fui buscá-la no YouTube, e gostei. Por causa da animação e do tema musical, “Pavão Myzteriozo”, a cargo do one-hit wonder Ednardo. Em tempo: eis a abertura de “Saramandaia”.

  • http://esquizophonia.idearios.com.br Klo

    tititi é um marco da minha infancia.

    Idem ibidem. Inclusive por causa da piada besta que juntava os nomes de todas as novelas que eram exibidas na Globo naquela época: A Gata Comeu o Ti Ti Ti do Roque Santeiro na Tenda dos Milagres. :P

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com Julio Cesar Corrêa

    Das dez, gostei mais do Dancin´Days, mas não sei se é o melhor. Pecado Capital também era muito bom. Talvez o melhor seja a do O Bem Amado.
    gd ab

    Julio, eu cheguei a encontrar a abertura de “O Bem Amado” no YouTube, mas não me impressionei com ela.

    Uma outra que também usa o conceito de quebra-cabeças, mas com resultados mais interessantes (IMHO) é a bela abertura de “Pai Herói”, cujo tema de abertura, interpretado por Fábio Júnior, marcou época.

  • http://www.poxa.vida.zip.net Iza

    Nenhuma eh da minha época, rs… mas tá valendo!
    Amo seu blog, posso linkar no meu?
    ;*
    Sabia que alguém ia ler este post e me chamar de velho, ha ha ha! De qualquer modo, sinta-se à vontade para me linkar, Iza. :)

  • nagila

    Ina
    Luiza tb é minha música predileta
    mas não só do Tom
    de todas que já escutei

  • Carla

    Não sabia que Luiza era tema de abertura de novela. Essa música é meio que trauma meu, depois de tocar em uns quinze mil recitais, uma vez solo, outra vez com clarinete, outra vez com violino, outra vez com orquestra, outra vez com sax… Até o recalque: agora não consigo mais tocar.
    Bonita a abertura. Bonito post.
    (Você e Youtube, tudo a ver. Não sabia que Luiza era tema de abertura de novela. Essa música é meio que trauma meu, depois de tocar em uns quinze mil recitais, uma vez solo, outra vez com clarinete, outra vez com violino, outra vez com orquestra, outra vez com sax… Até o recalque: agora não consigo mais tocar.
    Bonita a abertura. Bonito post.
    (Você e Youtube, tudo a ver. <= original eu, não?)
    Bjos.

  • http://eusoumaria.zip.net Mônica Oliveira

    A modelo da abertura e Champanhe chamava-se Maria Eugênia. Sei disso porque colecionava fotos de revistas e algumas vezes os nomes eram creditados. Ela era realmente linda, de uma beleza clássica (acho que hoje ganharia uma bela fortuna), num tempo em que a beleza das mulheres era natural, de verdade.
    E o Ritchie era o máximo. Deve ter ficado riquíssimo, porque caiu no ostracismo total.
    Bom rever essas coisinhas
    Não diria “ostracismo”, Mônica. O Ritchie tem feito muitos shows por aí. Além disso, tem um blog muito bacana. Em tempo: valeu pela informação sobre a Maria Eugênia!

  • http://megalopolis.blogarium.net Fabiane

    Nooooooossa! Só lembro de ter visto Brilhante, Tieta, Pecado Capital e Dancin’ Days, pelo Video Show. E por enquanto, vou continuar sem ver as outras, porque bloquearam o YouTube aqui na faculdade.
    Aliás, o Video Show já fez um top 5 das melhores aberturas de novela, e quem ganhou foi Brilhante - votos do público.

  • http://www.umamallapelomundo.blogspot.com Lucia Malla

    Ina, “Tititi” de presente pra vc:

    http://www.youtube.com/watch?v=3xM8KSxlVKY

    Obrigado, Lucia! :D

  • http://www.plasticsurprise.blogspot.com karla nazareth

    aberturas que estou assistindo pela primeira vez, por aqui ;P

  • http://butuca.blogspot.com Raphael Perret

    Também tenho colecionado algumas aberturas de novela. Gostei de “Louco Amor”, bem erotizado pra época, início dos anos 80.

    Raphael, de fato a abertura é bem ousada para aqueles tempos, mas creio que ela envelheceu mal. De bom mesmo restou o tema musical, “Nosso Louco Amor”, de Gang 90 & Absurdettes.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    pra mim, pecado capital é a melhor.
    talvez por uma questão sentimental, mas o casamento música / abertura / tema da novela é perfeito. que bom o link para poder rever no youtube!

    não sei se o youtube é a melhor invenção destes tempos. mas eu tenho uma saudade cruel do audiogalaxy.

  • http://www.digitaldrops.com.br Nick Ellis

    Inagaki, adorei seu blog.
    Abraços, Nick Ellis

  • http://www.buarqueando.blogspot.com Demas

    Inagaki,
    lendo sobre as aberturas, lembrei-me de “Locomotivas”: além da trilha soul instrumental (que ainda superbacana), tinha uma modelo que ia sendo maqueada - não era isso? - para no final aparecer com luvas vermelhas de boxe, socando o vídeo.
    Abração.
    Caro Demas, boa lembrança: o tema é clássico (“Maria Fumaça”, da Banda Black Rio). E a abertura pode ser conferida neste link.

  • http://bloggente.blogspot.com Yvonne

    Pôxa, senti uma imensa saudade de mim mesma ao ver a abertura de Dancing Days. Beijocas

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    Nossa, isso vai ser fundamental para recuperar um pouco da memória da época em que em gostava das novelas…
    E criêmos um altar ao novo São YouTube, logo alí ao lado do São Google!
    Inté
    Amém, Muta. Amém!

  • http://www.umamallapelomundo.blogspot.com Lucia Malla

    Ah, Ina! Vc esqueceu minha abertura “tecnobubbling” predileta: “Fera Radical”, com a Malu Mader geek. :-)

    Ótima lembrança, Lucia! Taí a abertura de “Fera Radical” pra você. :)

  • http://cartasdemaracangalha.blogspot.com Drex

    Ina, Ina… vc é mesmo o melhor porta-voz da memória coletiva dessa nossa geração. Eita nostalgia :-)
    Ah, eu tb adorava o Audiogalaxy… Porque ele era tão bom mesmo?
    O Audiogalaxy mostrava uma lista das músicas mais downloadeadas de cada artista (ótimo pra quem começava a descobrir um cantor ou banda), recomendava sons similares à de seus grupos prediletos, você podia navegar sossegado pela Internet enquanto ele puxava as mp3 solicitadas, yada yada yada.

  • http://novoaemfolha.com christiana

    Ahhh, a memória televisiva é um dos grandes fatores de união deste país.
    Eu lembro da abertura maravilhosa de Vila Sésamo, tenho até um MP3 da musiquinha, mas isso não é da sua época.
    Lembrei também, mas não sei qual foi a novela, de uma abertura com a música Vitrines, do Chico, que eu amo de paixão.

    Beijos.

    Não conhecia a abertura de Vila Sésamo; fiquei encantado com o tema musical!

    Ah, “Vitrines” foi tema de “Sétimo Sentido”. Não achei a abertura dela no YouTube, mas você pode conferir um trecho na ótima página de multimídia do Alexandre Sena.

  • http://inconfidenciamineira.com Vanessa

    Uma das minhas preferidas foi a do “O dono do mundo”, com a cena antológica do Chaplin em “O grande ditador” ao som de Tom Jobim em “Querida”. Gostava também de “Brega e Chique”, pela ousadia do modelo nu com a mao no bolso (depois tapado com uma folhinha de parreira)!
    Beijos,
    Vanessa
    Aliás, taí uma abertura que também não achei em lugar nenhum: “O Dono do Mundo”. O máximo que encontrei na Web foram imagens dela.

  • Mônica

    Ah, sim. Essas duas eu citei como sendo duas aberturas de novela de que gostei. (se é que não ficou claro no comentário anterior)

  • Mônica

    Eu cito duas aberturas: “Feijão Maravilha” e “Ana Raio e Zé Trovão”. Mas, falando da Globo especificamente, teve muita coisa brega by Hans Donner nas aberturas. Caramba…

    Mônica, o post fala de aberturas marcantes, não necessariamente as melhores. Mas Hans Donner, entre diversas derrapadas que cometeu na carreira, também fez muitas coisas boas. Em tempo: eis a abertura de “Ana Raio e Zé Trovão”. Pena que a qualidade do vídeo esteja péssima.

    Este clipe que compila diversas produções da Manchete está bem mais “assistível”.

Comentários do Facebook

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Jé plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantêm este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.