Demasiadamente humano
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 12 de julho de 2006
Durante 90% do tempo, costumo ser um cara zen. Por causa disso, nos raros momentos em que perco as estribeiras e parto para a ignorância, as pessoas que me conhecem se assustam com a raiva que externo nesses instantes. Durante o colegial, só parti para a porrada uma vez, e lembro da sensação maravilhosamente catártica que foi descer o braço em um cara que me enchia o saco com piadas bestas envolvendo minha família, ao externar minha fúria em vez de represá-la como geralmente costumo fazer.
No banco, já saí do sério por duas vezes. Na primeira vez, por causa de um mané que me chamou de “ladrão”, acusando-me de ter ficado com o dinheiro de uma conta de água que ele supostamente teria pago no mês anterior. Retruquei: “das duas uma; ou você é burro, porque saiu da agência e nem viu que seu conta não havia sido autenticada, ou você é filho da puta, porque está me acusando de algo que não fiz. Mas na verdade creio que você é burro e filho da puta“. Não saí pro pau porque gerente e segurança logo interviram no quiproqüó, e o falastrão imbecil sumiu para nunca mais voltar a aparecer na minha frente.
A segunda ocasião foi mais, hmm, bacana, porque ninguém pôde me segurar na hora. Após ouvir a pentelhação de um cliente que se queixava da fila em um dia no qual três colegas meus haviam faltado por motivos médicos, solicitei que ele se acalmasse, explicando a situação e dizendo que não ia mais aturar ter meus tímpanos sodomizados por sua voz histérica. Ele retrucou: “você está dando uma de valentão só porque está do outro lado desse balcão“. A resposta veio num ímpeto só: “ok, não seja por isso“. Saí do guichê, corri bufando em direção ao cara, cheguei empurrando-o e dizendo: “e aí, vamos resolver essa parada lá fora?“. Como era de se esperar, ele recolheu-se ao seu canto, assustadamente surpreendido feito um franguinho sem asas de mãe galinha para se abrigar, e a turma do deixa-disso tratou de aquietar a situação.
Este não é um relato edificante, e até me surpreendo pelo fato de minhas atitudes intempestivas não terem se revertido em alguma espécie de punição administrativa que eu certamente mereceria ter sofrido. Porém, devo dizer que em todas estas situações em que reagi eu me senti maravilhosamente leve, macho pra caralho e pintudão da silva. É nesta ridícula condição de fanfarrão bissexto, portanto, que eu posso dizer que compreendo, perfeitamente, a atitude asinina de Zinedine Zidane ao cabecear aquele folgado zagueiro italiano. Porque há momentos em que o id dá olé no superego e faz com que você simplesmente precise reagir de modo destemperado a certas coisas que você é obrigado a ouvir por aí.
Quando soube que Zidane pediu desculpas por sua agressão, porém sem se arrepender da cabeçada dada em Materazzi, meu respeito ao craque francês, que indubitavelmente foi o melhor jogador de futebol dos últimos dez anos, manteve-se intacto. Porque, oras bolas, herrar é umano. É bóbvio que Zidane agiu de maneira egoísta e acabou por comprometer sua equipe. E, sim, cometeu uma solene bobagem, da mesma maneira que outros mestres da bola como Garrincha (expulso na semifinal da Copa de 62), Maradona (expulso no jogo contra o Brasil em 82 após entrada criminosa no estômago de Batista) e Pelé (na semifinal do mundial de 70 desferiu uma cotovelada em um zagueiro uruguaio que, como afirmou Tostão em uma de suas colunas, deveria ter sido punida com expulsão e subseqüente suspensão da final da Copa). No entanto, ao reagir aos insultos à sua mãe e irmã, Zidane mostrou que tinha sangue correndo em suas veias, ao contrário de certos jogadores que permitiram que o Brasil fosse eliminado de forma vexaminosamente apática deste mundial.
P.S. 1: Leituras recomendadas: A cabeçada de Zidane, uma história de honra e racismo, de Zélia Leal Adghirni, Semideuses, de Drex Alvarez, Notas finais sobre a Copa, de Gravatai Merengue, Quem é Zinedine Zidane?, de Idelber Avelar, e Papo Cabeça, de Mr. Wagner Martins.
P.S. 2: Links relacionados: Zidane Head Butt Game (meu recorde até agora: 5.300 cartões vermelhos) e a coleção de gifs animados da cabeçada de Zizou em Materazzi compilada por Ivan Siqueira.
P.S. 3: Segundo o jornal Daily Express, eis o que aconteceu: Materazzi teria beliscado o mamilo de Zidane. Este respondeu à provocação prometendo que entregaria sua camisa ao italiano após o jogo. O zagueiro retrucou: “prefiro tirar a da sua esposa“. A seguir, vieram seguidos insultos à mãe e à irmã do francês, desembocando na cena que marcará para a posterioridade a Copa mais insípida desde 1994.
P.S. 4: Crianças, não façam isso em casa!
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.ypsilon2.com/blog Macedo
-
Michel
-
Cris
-
Kenia Inagaki Wolino
-
Roberto Blatt
-
Elvis Mutti
-
Cássia
-
paulo kauim
-
Fernando Kawahara
-
Marta
-
Marta
-
http://www.clemato.blogspot.com Nathália
-
http://lagartadoagreste.blogspot.com/ lillith lilli
-
http://logicaquantica.blogspot.com B.
-
http://www.garotasemfio.com.br Bia Kunze
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
Bárbara
-
http://xingatorio.blogspot.com Mike Tyson
-
Zé Medeiros
-
http://luzdeluma.blogspot.com Luma
-
http://chorumelos.blogspot.com Chauffeur
-
http://krisbr.zip.net/ Kris
-
léo medeiros
-
http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella
-
http://www.pensarenlouquece.com Inagaki
-
http://terapiazero.blogspot.com anna v.
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR GONCALVES CORRÊA
-
http://p-y-r-o.blogspot.com Thatty
-
http://querem_me_enlouquecer.blogger.com.br Claudia Draper
-
http://www.fogonasentranhas.blogspot.com Gabi
-
http://www.fogonasentranhas.blogspot.com Gabi
-
http://ideiasbebes.blogspot.com dea
-
Renata
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.
-
http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro
-
http://denaros.blogspot.com Gaius Julius Caesar
-
http://www.mulherdebicicleta.blogger.com.br Lyla
-
http://www.ligeirinhorj.blogger.com.br Ligeirinho
-
http://objetoabjeto.blogspot.com/ eu mesma, Rê
-
http://gudvelsignedeg.blogspot.com/ debora
-
nagila
-
Reccanello
-
http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne
-
http://cartadaitalia.blogspot.com Allan
-
http://www.agricola-aachen.de Edu
-
http://universoanarquico.blogspot.com tina oiticica harris
-
http://idelberavelar.com Idelber
-
http://www.marcdoni.com Donizetti
-
http://cartasdemaracangalha.blogspot.com Drex Alvarez
-
http://vollluiza.blogspot.com/ Luiza Voll
-
http://www.bardochico.blogspot.com Chic0