De Volta para o Futuro, 30 anos depois, e o trailer de Tubarão 19
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Na sequência final do clássico De Volta para o Futuro, Doc Brown avisa a Marty McFly e sua namorada que sua De Lorean está embarcando em direção ao futuro. Mais precisamente, às 4:29 da madrugada do dia 21 de outubro de 2015. Quando o filme chegou aos cinemas de todo o mundo, há 30 anos, seu futuro profetizava invenções como carros e skates voadores, tênis com cadarços automáticos e roupas autossecantes. Ainda não chegamos lá, mas em compensação já temos paus de selfie, Tinder, Netflix e impressoras 3D.
É lógico que o trigésimo aniversário deste clássico da Tela Quente não passaria em branco. A Universal Pictures, produtora do filme, lançará uma edição especial em blu-ray intitulada “Back to the Future: 30th Anniversary Trilogy” justamente em 21 de outubro. Além disso, cinemas de todo o mundo exibirão os longas da trilogia. Mas o mais bacana de toda essa movimentação têm sido os filmes especiais que andam sendo produzidos. Por exemplo, um comercial da Toyota no qual Michael J. Fox e Christopher Lloyd conversam em uma mesa de restaurante sobre sapatos que se amarram sozinhos e aparelhos de fax.
Mas o vídeo mais divertido, ao menos para mim, foi um trailer postado pelo canal da Universal no YouTube de Tubarão 19, filme fictício dirigido por Max Spielberg (filho de Steven, um dos produtores de De Volta Para o Futuro). Enquanto na vida real a franquia de Tubarão só teve fôlego para quatro filmes (lançados em 1975, 1978, 1983 e 1987), na ficção a saga cinematográfica explorou tubarões-robôs, tubarõese espaciais e até os 50 tons de cinza: é ver para crer.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.