Como transformar seu iPhone em um monitor de glicemia

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 03 de julho de 2014

Segundo estatísticas divulgadas pela International Diabetes Federation, o diabetes atinge no mundo cerca de 382 milhões de pessoas, sendo que metade dos casos sequer foi diagnosticada. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 11,9 milhões são diabéticos. Os números impressionam, e tendem a aumentar muito mais devido a fatores como sedentarismo, envelhecimento da população, hábitos pouco saudáveis de alimentação e aumento da obesidade.

Eu, por diversos fatores, me enquadro no grupo de pessoas que correm risco de ter diabetes. Médicos especializados recomendam que pessoas feito eu não aguardem sofrer de sintomas da doença (como sede em demasia, cansaço, dores nas pernas e cãimbras): é importante fazer anualmente exames de sangue para o controle da glicemia. Em casa mesmo, minha mãe tem diabetes e periodicamente necessita fazer automonitorização de suas taxas de açúcar no sangue. Por essas e outras, fiquei especialmente interessado quando soube que a Sanofi está lançando neste mês de julho, no mercado brasileiro, o iBGStar, um medidor de glicose compatível com o iPhone, que carrega os dados através de um aplicativo que pode ser baixado pela App Store.

O iBGStar, glicosímetro que pode ser conectado a um iPhone ou a um iPod Touch, exibe os resultados em cores, permite realizar o teste em até 5 segundos e o envio dos dados a um médico por e-mail. Além disso, mantém um diário que registra os dados de glicemia, traçando gráficos de tendência que demonstram a evolução do controle glicêmico. Assim, ajuda na tomada de decisões sobre as doses dos medicamentos a serem tomados, auxiliando na melhor compreensão sobre o efeito de alimentos e exercícios para evitar a evolução do diabetes. Sabendo disso, não pude deixar de lembrar de certo slogan de produto que era repetido pela Feiticeira num comercial de TV: “não é magia, é tecnologia”.

Durante um evento promovido pela Sanofi Brasil, a equipe do Blog do iPhone produziu um vídeo mostrando como funciona o iBGStar.

Vale a pena conferir também os relatos feitos pelos blogs Glicemias Online, Ao Trabalho e A Diabetes e Eu sobre o encontro. Aos interessados em saber mais informações sobre o iBGStar, a Sanofi disponibilizou o telefone 0800-703-8080, sendo que o produto estará em breve disponível nas farmácias participantes do Programa StarBem.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Angela

    Oi Inagaki, isso seria um publieditorial?

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      Oi Angela, obrigado por perguntar. Não, não fui remunerado para escrever este post. Todos os publieditoriais do Pensar Enlouquece são identificados por autor (http://pensarenlouquece.com/author/publieditorial/) e por categoria (http://pensarenlouquece.com/category/publicidade/). Este post foi escrito a partir de materiais disponíveis na internet, nos mesmos moldes do que saiu no Catraca Livre: https://queminova.catracalivre.com.br/2014/07/06/acessorio-transforma-iphone-em-monitor-de-glicemia/

      • Angela

        Obrigada por esclarecer ;) Só para me certificar do já reconhecido caráter ético do seu trabalho. Mas só para complementar: embora seja um recurso de muita utilidade de controle glicêmico, o aplicativo não substitui avaliações presenciais e exames laboratoriais para um diagnóstico mais preciso do diabetes - que não se limitam à dosagem da glicemia capilar.

        • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

          Perfeito, Angela. É como comentei no post, este aparelho “ajuda na tomada de decisões sobre as doses dos medicamentos a serem tomados, auxiliando na melhor compreensão sobre o efeito de alimentos e exercícios para evitar a evolução do diabetes.” É um glicosímetro que facilita a coleta de informações e envio das mesmas a um profissional, mas que obviamente não dispensa avaliações médicas presenciais. De qualquer modo, obrigado pelo complemento!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.