Blogo, logo existo

Por Alexandre Inagakisábado, 29 de julho de 2006

Enquanto dicionários como o Aurélio e o Houaiss perdem terreno para a Wikipedia por não terem criado ainda um verbete para a palavra, deixo aqui minha definição: blog é um site regularmente atualizado, cujos posts (entradas compostas por textos, fotos, ilustrações, links) são armazenados em ordem cronologicamente inversa, com as atualizações mais recentes no topo da página. Criados com o auxílio de ferramentas de publicação como Blogger e Movable Type, blogs são páginas dinâmicas e democráticas – qualquer internauta razoavelmente alfabetizado é capaz de criar o seu. Podem ser espaço para observações do cotidiano, mural de recados, laboratório de experimentações literárias, depósito de links curiosos, relicário de agruras sentimentais, diário de viagem ou tudo isso ao mesmo tempo agora.

Tamanha facilidade de publicação não passa impune: segundo o Technorati, há cerca de 49,9 milhões de blogs. É de se pensar: quem lê tanta gente? Há quem diga que blogs são como escritos dentro de garrafas jogadas no mar, que bóiam pela Web em busca de poucos e raros destinatários; não é bem assim. Graças à comunicação feita por links e comentários deixados em outros blogs, estas garrafas virtuais coligam-se em comunidades, amealhando leitores de modo similar ao fenômeno boca-a-boca que transforma filmes obscuros em sucessos cult.

Quem escreve em um blog em geral o faz com uma linguagem informal, descompromissada, não raro pontuada por erros de grafia que denunciam a urgência com que o internauta escreve seu texto, como rascunhos que já nascem com caráter definitivo. Do comando do cérebro ao ato dos dedos digitando no teclado, palavras borbotam e – click! – desembocam direto para a tela.

Na Internet, prevalece a cultura do imediato: teias de aranha virtuais cobrem um site se este não é atualizado pelo enorme intervalo de… um dia. Repare: toda vez que um novo texto é publicado, os anteriores deixam de receber novos comentários. Na blogosfera, mais do que nunca prevalece a cultura do imediato: o post está morto, viva o novo post! Em nome da velocidade no carregamento do site, não mais do que dez artigos são publicados na página inicial, enquanto os anteriores são empurrados para o quartinho dos fundos. Pergunto: quantos gatos pingados possuem o hábito recorrente de vasculhar os arquivos de um blog?

Em precisa analogia, o escritor goiano Nelson Moraes compara os blogs a palimpsestos – “pergaminhos de couro utilizados por monges da Idade Média para registrar textos e gravuras, que de tempos em tempos eram lavados a fim de remover a tinta e gravar novos manuscritos que iam sendo sobrepostos aos anteriores”. Ao contrário dos textos impressos, transportáveis para qualquer local e lidos a qualquer hora, o prazo de validade de um post é o tempo de exposição na homepage. Depois, torna-se jornal virtual a embrulhar peixes cibernéticos precocemente envelhecidos, folheados por uma massa restrita de leitores.

Em meio a tanta fugacidade, há no entanto aqueles que usam os blogs como escoadouro de toda uma produção literária represada. O que antes jazia em fundos de gaveta agora é compartilhado com um clique de mouse. É óbvio que toda essa facilidade de publicação possui dois gumes – há na Web muita literatice constrangedoramente capenga, assim como é possível garimpar autores preciosos que recorrem à interface do blog da mesma maneira que outras gerações criavam fanzines xerocados a fim de divulgar seus escritos.

O blogueiro entra nessa história como um daqueles comediantes novatos que sobem em um palco tal qual na stand-up comedy notabilizada por nomes como Jerry Seinfeld. Despido de cenografia, dá a cara pra bater: ao narrar “causos” autobiográficos ou piadas de próprio punho, arrisca-se a receber apupos ou a indiferença de sua platéia, traduzida pela ausência de comentários ou pela estagnação das estatísticas de seu contador de acessos. Em contrapartida, há aqueles que graças aos blogs tornaram seus nomes conhecidos e foram acolhidos pelo mercado editorial brasileiro, como João Paulo Cuenca, Daniela Abade e Clarah Averbuck.

É preciso falar ainda da crescente influência da blogosfera como meio livre de circulação de informações, tornando-se uma espécie de ombudsman coletivo da grande imprensa em geral. É inevitável citar o caso da demissão do âncora da rede de TV CBS Dan Rather, que coordenou a produção de uma reportagem sobre o passado militar de George W. Bush baseada em documentos falsos, em denúncia feita pelo blog Power Line. Em países sob regimes ditatoriais, como Irã, China e Coréia do Norte, a blogosfera ganha mais relevância ainda, tornando-se preciosa fonte alternativa de informação – representativa a ponto de sofrer severas repressões. Sites como Civiblog e Committee to Protect Bloggers surgiram com o objetivo de denunciar os casos de blogueiros presos simplesmente por veicularem notícias e idéias incômodas a certos governos. É o caso do Irã, nação que mandou para a cadeia diversos blogueiros nos últimos anos, e que ainda mantém sob detenção Mohamad Reza Nasab Abdolahi e Motjaba Saminejad.

No entanto, apesar da severa repressão, o processo de popularidade dos blogs entre os jovens iranianos (existem mais de 60 mil blogs em farsi, o dialeto persa) parece ser irrefreável, especialmente entre as mulheres, que vêem neles uma oportunidade rara de externar suas idéias e sentimentos. Outro aspecto importante: a fim de estabelecer contato com o mundo, muitos iranianos optam por escrever em inglês (vide este diretório), oferecendo a internautas de outros países a oportunidade de conhecer aspectos do cotidiano de um país no qual jovens correm o risco de serem presos por irem a uma festa ou caminhar ao lado de um amigo do sexo oposto.

Ao final deste artigo, não posso deixar de reiterar aqueles que, a meu ver, são os aspectos mais positivos de um blog: o fomento de debates em tempo real, o estímulo à comunicação de idéias, a democratização da publicação de conteúdo na Web e, principalmente, a liberdade de expressão.

* * * * *

P.S. 1: Republiquei este texto, anteriormente veiculado no Correio Braziliense e no Digestivo Cultural, como uma espécie de boas-vindas a todos que conheceram este blog graças à matéria de capa da revista Época desta semana, conduzida por Ricardo Amorim e Eduardo Vieira. A aqueles que imaginavam que blogs não passavam de diarinhos virtuais, ou sequer sabiam o significado da palavra, fica aqui o conselho para que naveguem pelos links da coluna à direita e percam-se por aí. Internet é muito mais do que um meio de veiculação de piadas velhas por e-mails.

P.S. 2: O site da Época publicou uma compilação de links de minha autoria. Inspirado em um site português que, infelizmente, parece estar fora do ar, os 25 momentos da blogosfera brasileira (que, como o navegante atento perceberá, são mais do que vinte e cinco) fazem parte de um trabalho inacabado que deveria ter sido publicado em formato wiki, com a colaboração ativa daqueles que têm feito a história da blogosfera tupiniquim (é um projeto a ser retomado junto com diversas coisas que pretendo fazer até o final deste ano). Pena que, ao menos até o momento em que entrei na página pela última vez, ela estava repleta de hyperlinks errados. Torço para que sejam brevemente consertados.

P.S. 3: Ao ver minha foto na matéria, fiz a inevitável constatação: não nasci para ser top fodel. Pretexto para uso de minha interjeição predileta: nhé!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://callgirlmodels.com/ escort in Moscow

    Commenters needed to be parsed into distinct categories. Some comment to learn — to nail an idea to a page so others will refine it. Some comment to convince. Some comment for community.

  • http://www.trancheuse.org/ trancheuse

    Hi there! Perfect post! But the cool blog is still loading rather sluggishly.

  • http://www.socialn.net/users/80978/zacherywil/1.html Lance Aschbacher

    The way to transfer a Joomla website from computer to a new? derived from one of host to another?

  • http://www.montrehellokitty.fr/ montre hello kitty

    Hey there! Cool post! Please keep us posted when I shall see a follow up!

  • http://www.cafajeste.net cincinato 21

    Eu sou blogueiro, dono de dois blogs, o http://www.marolinha.net/ e o http://www.cafajeste.net/ e vejo nesses doid blogs que eu possuo a grande oportunidade que a sociedade nunca me deu de expressar as minhas idéias e sentimentos sobre os fatos existentes no cotidiano.
    Eu gosto muito de blogar e vejo esse um oficio para poucos, pois a maioria monta um blog pra ser famoso e não pelo prazer e escrever.

  • Andrea Dias

    Alexandre, estive na 13ª feira do estudante, gostei muito da sua palestra.
    Terei que fazer um trabalho até 2ª sobre Redes sociais nas empresas, se puder me enviar algum material, agradeço.
    Obrigada
    Andréa Dias

    R: Olá Andréa, encaminhei a minha apresentação por email a você. Talvez a matéria sobre geeks profissionais na revista Consumidor Moderno possa lhe ser útil também. Um abraço!

  • http://pensitivo.wordpress.com Santaum

    Mais um texto muito interessante.

    Resolvi fazer este comentário para dizer que, neste caso, em pleno 13 de novembro de 2007, estou fazendo parte da “massa restrita de leitores” e dos “gatos pingados que vasculham os arquivos do blog”, conforme citação no texto, hehehe. Acredito eu que os posts mais antigos são os mais interessantes. Na minha opinião, é no início que o blogueiro joga pra fora todas as suas excelentes idéias. É o momento em que esbanja sua criatividade máxima. É o poder do início. Apesar deu achar que o Caríssimo mantém um bom nível de criatividade e de assuntos interessantes nos seus textos.

    Parabéns pelo seu blog.

    Valeu pela leitura e pelo comentário, Santaum! Sobre suas palavras, concordo com sua observação sobre posts antigos: em idos de 2002, quando iniciei este blog, acho que escrevia com mais fluência, talvez por causa do maior descompromisso. À medida em que o Pensar Enlouquece foi se tornando mais conhecido e com mais leitores, meus posts passaram a ser mais elaborados e apurados, mas em compensação perderam em espontaneidade. É um desafio conseguir manter um nível aceitável de qualidade ao longo dos anos… Um abraço!

  • Cris

    Kd a foto??? Da massa folhada? Não consegui achar.
    Ah, sim, esqueci de dizer que vc parece muuuuito mais novinho nas fotos.
    Saber que vc já passou dos trinta me deixa feliz, de um lado… - pois pensei que eu era a única (fora meu irmão) balzaquiana meio esquisita.Então, agora não me sinto mais só neste mar de incompreensão, rsrsr-
    e infeliz, de outro - pq se vc fosse mais novinho eu ia te paquerar.
    Perdeu a chance da sua vida, kk. Mas fica triste não, tá, :), podemos continuar bons amigos.
    Att.
    Como diria Charlie Brown, que puxa. Que preconceito é esse com balzacas como eu, hein? :P

  • Cris

    Sabia que já tinha escrito aqui antes, olha aí o post que mandei dia em agosto/2006:
    “Boa tarde!!!
    Me senti muito bem-vinda, já que vim conhecer seu blog justamente por causa da matéria da Época.
    Cris”

  • Renato

    Talvez o titulo poderia ser
    Penso, blogo existo
    Pense nisso

  • Whilzi Gonçalves

    Corrigo apenas o autor da frase. De perto ninguém é normal, é uma frase de Caetano Veloso. Isso sempre me faz lembrar O Alienista que na busca por ser mais preciso no diagnóstico da loucura, acaba por internar toda a cidade num manicômio. Pois bem, pensar enlouquece, por que se olhar de perto, todos temos um pouco de loucural. Portanto, de perto ninguém é normal. Nem vc Sr. Inagaki. O homem do Petit gateau.

  • Whilzi Gonçalves

    Ando visitando você desde que o Gustavo Weber, meu amigo de Brasília, colocou no ar o Pequenas coisas e etc. Outro dia teve uma história hilária sobre como preparar um petit gateau. Foi ótimo aquilo. Mas para ser sincera, eu costumo visitar seu blog pq o acho criativo, bom de ler. Quando abri minha época da semana em questão pensei: -É o Sr. Inagaki. O do petit gateau. O do Pensar enlouquece!!! Fiquei meio louca!! Risos… Achei o máximo você ser conhecido pelo Brasil. Parabéns. Agora mesmo, estava lendo seu blog sobre a geração Alt + Tab. Vivi essa coisa das novas tecnologias no finalzinho da adolescência. Mudou a vida da minha família que é do interior, quase rural. Confesso que demorei a me acostumar com tudo, mas ainda não consigo avaliar as coisas com racionalidade. Tenho certo saudosismo dos “velhos tempos”, mas gosto das possibilidades que a vida moderna apresenta. Concluo afinal, que vc tem razão ao dizer que pensar enlouquece, lembro-me de Machado de Assis em “O alienista” que disse que de perto ninguém é normal. Sejamos todos loucos então!!! Um beijo.

  • http://maquinando.blogspot.com Vanessa Lampert

    Comecei minhas aulas na faculdade há uma semana e quando ouviram a palavra blog, alguns alunos do curso torceram o nariz. Uns dizem “não tenho tempo para isso”, para justificar a não inserção na blogosfera, mas ouvi um “não tenho tempo para ler blogs, nem paciência”, demonstrando o tamanho do preconceito que ainda se tem sobre blogs. Isso porque o coordenador do curso tem um blog e faz parte do conteúdo programático a construção de um blog para cada aluno, para escoamento da produção de sala de aula :-D
    Tarda, mas não falha.
    :-)

  • katia zima

    tanto blogar vem realmente ganhando espaço na mídia “tradicional”, que é parte de um concurso cultural da abril+nestlé http://mundoestranho.abril.com.br/premiovoltaaomundo/
    tem 7 categorias, das quais pelo menos duas são voltadas a web (blog e animação web). considerando que o prêmio é uma volta ao mundo, me parece os blogs, por enquanto pelo menos, têm espaço garantido.

  • http://www.jairovieira.zip.net Jairo Vieira

    Alexandre,
    Muito legal seu Blog!
    Parabéns.
    Jairo Vieira
    http://www.jairovieira.zip.net

  • http://lemos.multiply.com Pedro Lemos

    Abaixo, o link de uma pesquisa sobre “bloggers” feita pela Pew Internet.
    Apesar da consulta levar em conta apenas blogueiros estadunidenses, acho que espelha a realidade tupiniquim, inclusive acerca das motivações para manter um blog.
    Um fraternal abraço!
    http://www.pewinternet.org/PPF/r/186/report_display.asp

  • Uberland

    Li a revista e acessei o seu blog.
    O seu blog tem conteúdo.
    Taí uma coisa que não foi mencionada, a enorme quantidade de blogs abandonados na vastidão da internet como navios-fantasma.

  • http://inconfidenciamineira.com Vanessa

    Nossa, obrigadíssima pela recomendacao aí nos “blogs da semana”! Uma deliciosa e inesperada (mesmo) surpresa!:-)
    Beijos,
    Vanessa

  • http://www.milkshakedesuspiro.blogspot.com Carol Shake

    Olá, adorei o texto e o blog. Primeira vez por aqui. bom, gostaria da sua visita no meu blog e de um comentário sobre meus textos.
    Abraços.Bom domingo!

  • http://poajunior.blogspot.com/ Julio Cesar Junior

    Pois é.. através da reportagem da Época.. voltei com meu blog que não atualizava desde 2002… agora to voltando…
    achei muito legal seu blog.. e pretendo voltar mais seguido..
    abração!!

  • http://lixomania.zip.net Klein

    O que eu acho mais engraçado é que os blogs de hoje são tão diferentes daqueles de quando começamos. Acho engraçado ainda fazerem matérias sobre isso… parabéns, guri famoso!

  • http://www.blogbronca.blogger.com.br/ Sorahia

    Resolvi visitar esse blog por indicação de uma amiga, por causa do post sobre o filme do Superman (ótimo por sinal). Acabei lendo todos os posts da página inicial. Adorei o seu blog e tenho certeza que sempre estarei passando por aqui.

  • http://www.losbrodelitos.zip.net Renan

    Ola Inagaki, muito bom seu site, otima pedida da revista EPOCA, caso queira dar uma olhada no meu blog sem compromisso sinta-se a vontade.
    Abraço
    aTé mais

  • http://hopes-and-fears.blogspot.com Priscila

    Volto quando a poeira baixar.

  • Na. Sayuri Yamasaki

    Simplesmente parabéns pelo blog!
    Abraços.

  • Na. Sayuri Yamasaki

    Acabei descobrindo “suas mensagens na garrafa” como alguns outros, através da matéria da Época, na qual minha professora falou hoje mesmo na sala de aula,

  • http://www.bion.blogspot.com Bion

    É isso aí Ina!
    Viva Ferris Bueller”

  • http://www.praiadonelson.com Nelson Moraes

    Eu tinha que ser o centésimo
    Com timing dos mais temerários
    Para fazer o trocadilho batidésimo:
    “Ina: cem comentários!”

  • Jane

    Boa tarde!!!
    Me senti muito bem-vinda, já que vim conhecer seu blog justamente por causa da matéria da Época.
    Cris

  • http://encorevivant.blogspot.com Leide

    Respondendo à sua pergunta: um dos meus passatempoos favoritos é ler arquivos de blogs. Também tinha o hábito de deixar comentários em posts antigos, mas os próprios donos dos blogs não dão atenção ao que escreveram ainda ontem…

  • http://www.entrementes.net/dpadua Daniel Pádua

    Grande Inagaki tha man!
    Obrigado pela referência lá na matéria. Mas ó só: nenhum daqueles links existem mais… o blogChalking está acessível pelo:
    http://entrementes.net/blogchalking
    abraços, cara. :)

  • Brisa

    A matéria na Época me deixou nas núvens!!!Parabéns!!Estou muito orgulhosa por te ver lá.
    Vc é incrível!Inigualável!!
    Um bjo.

  • Mauricio

    Opa!
    Sempre gostei de blogs interessantes e graças a revista Época tive a oportunidade de conhecer o seu e outros blog muito interessantes.. mas enfim, queria te parabenizar pelo excelente trabalho.
    Um abraço!

  • edgard reymann

    Graaaande InHki!
    Parabéns pela referência. É um reconhecimento, com certeza. Vc é o cara que falou pra mim do Putrescine. ALiás, vc é o cara!
    Abração
    ed

  • Ana Elisa de Lima

    Conheci o blog através da Revista Época…
    além disso, minha professora, durante a aula de Jornalismo On Line, passou o link para a turma.
    Um blog mto inteligente e criativo. Gostei!
    Volto…rs

  • http://www.anakatze.blogspot.com ana

    Olá!
    Entrei aqui via Rosana Hermann e gostei muito. Parabéns!
    Não vi sua foto na revista. Mas também, foto pra quê? Vc é galã das Letras! :-)
    um abraço

  • http://www.umamallapelomundo.blogspot.com Lucia Malla

    Ina, seu sucesso pode ser fruto do seu “trabalho” serio como blogueiro, mas tbm vem do fato de vc ser um grande gentleman. Vem tbm da sua criatividade e tambem da polidez ao lidar com as pessoas.
    Seus textos nas mais diferentes midias refletem isso, e quem leh percebe. Parabens pelo sucesso! :-)
    Beijos.
    PS: Nao pude ler a materia da Epoca pq eles soh dispoem a introducao no site, e bobviamente nao tenho como comprar… :-(
    Mas posso imaginar a foto… :D

  • http://annavicentin.clickblog.com.br/ Ana

    Visão interessante e engraçada dos fatos….muito bom seu blog.

  • http://www.plasticsurprise.blogspot.com karla nazareth

    ah!, os blogs e suas metablogagens! (:
    beijos

  • http://www.cinderfuckingrella.blogspot.com cris kampf

    nossa, e vc é bancario tb??!!!
    ahahaha…otimo saber, me identifiquei e agora tenho certeza q é possivel manter a sanidade mesmo trabalhando em um banco.

  • http://orapromodis.zip.net/ Francisco Dourado

    sou novo neste mundo, seu blog é muito bom de ler.
    por coincidência comecei a ler blogs com o jesus me chicoteia, a pouco mais de um mês, criei um pra mim, e, aparece a reportagem da Época q faz tempo não lia, tou igual menino com brinquedo novo.
    Abraços.

  • http://cinemacomtais.blogspot.com Taís

    Fiquei muito feliz com a reportagem da Época porque sou extremamente discriminada por escrever em um blog. O mais incrível é que tenho leitores assíduis e que esperam postagens novas e as pessoas que discriminam são as mais próximas! Sequer lêem o que eu estou escrevendo. Tudo bem, é sobre cinema e outras coisas de menor importância, mas dentro de cada comentário sobre um filme, eu coloco sempre alguma questão social ou psicológica, basta ler para ver.
    Mas a falta de interesse e a discriminação é o que dói. Foi com um certo sabro de !”lavar a alma” que comprei a revista e entreguei para eles!

  • http://www.verbeat.com.br/blogs/eporaqui Marco Aurelio Brasil

    Ina-San, eu também, eu também. Digo, eu também fiquei cheio de orgúio. E também discordo quanto à foto, você mantém uma aura dos tempos de kamikase do amor. A propósito, o nome de meu modesto blog está errado na barrinha aí ao lado. Há um “se” a mais. Se você não corrigir dentro do prazo improrrogável de seis (6) anos, tomarei duras medidas de retaliação, como, por exemplo, fazer montagens com seu rosto sobre o corpo do Prince The Artist e espalhar pelas agências da Nossa Caixa de Registro-SP. Ou então trocarei o link lá para cá colocando “pençar enlouquesse”.

  • http://sregina.zip.net soreg

    Pouco à vontade com os blogs, leio esse teu texto sorvendo cada palavra, como que à procura de uma razão para prosseguir numa via que quero que deixe de me parecer crucis. Encontro várias e isso me alegra, o que te agradeço. Penso que seguir independerá dessas razões, de quaisquer motivações internas, apelos, convites, etc.etc. E cogito.
    Pensar realmente enlouquece - talvez porque nada diga da diferença entre o existir e o viver - , assim como a harmonia não diferencia a paz da estagnação. Aliás, disso já me falavam os participantes de um trabalho com a palavra que fiz, no CPRJ. O grupo se configura hoje como um dos melhores grupos musicais do Rio, e leva esse nome: Harmonia Enlouquece. Suponho que vc já deva tê-lo visto, ou ouvido falar. Deixo, contudo, um link para uma das primeiras matérias
    sobre ele, do Dapieve
    http://www.geocities.com/laboratoriodapalavra
    E receando ter encontrado uma resposta à tua pergunta acerca dos gatos pingados, um tanto timidamente deixo aqui também um comentário ao post ´Escrevendo com luz´, de 23.7, que me fascinou. É um assunto que me encanta e motiva a criação, concordo inteiramente contigo quando diz ” E no entanto, a poesia não necessariamente reside em fotografias profissionais”. Essas estranhas habitações poéticas (cenário e escrita) da imagem e da linguagem têm me ocupado muito do tempo livre, numa pesquisa extremamente prazerosa - e séria.
    Vim por indicação. Voltarei por conta própria, certamente. Talvez eu devesse simplesmente ter-te dito que gostei deste blog, que me capturou como um índio não gostaria: até a alma. Deixo um sorriso que, embora não distraído - muito menos divino -, expressa a sensação de ter-me deparado com algo grande. ” As grandes fotografias possuem uma origem em comum: a felicidade do obturador ter sido pressionado no momento fugaz em que Deus foi flagrado em um sorriso distraído.” -
    ´Escrevendo com luz´, 23.7.
    sonia regina

  • http://www.mulherdebicicleta.blogger.com.br Lyla

    Parabéns atrasadoooooooooo para um dos kras mais criativos da net!!!!!!!!!!
    muitos posts p vc, viu!!!!!!!
    abraçooooo

  • http://www.confissoesfemininas.blogspot.com Aya

    Parabéns!!Eu sempre passou por aqui prá ler, um dos melhores que eu conheço…rs…O meu, por outro lado, deve ser o pior da net, ninguém nunca passa por lá…

  • http://eugeniainthemeadow.blogspot.com Silvia Chueire

    Inagaki,
    Só hoje, passando pelo jornaleiro, parei e vi a Época. Gostei muito da matéria. E gostei deste seu post.
    Vocês, os tais, estão de parabéns! Aliás, estamos todos de parabéns.
    Abraços,

  • http://asttro.blogspot.com Marcelo

    Parabens pelo blog… show de bola… vim atravez no querido leitor que tb eh muito bom!
    http://asttro.blogspot.com

  • http://www.sampaist.com Renata Honorato

    Há algum tempo visito o espaço, mas pela primeira vez lhe desejo parabéns :-)
    Muito legal ver o Pensar Enlouquece na lista dos blogs mais importantes do Brasil.
    Abraços!!!

  • http://www.comentando.blogspot.com Beto Santos

    Alexandre, parabéns pelo blog e pela citação na reportagem da Época. Os blogs ainda vão muito mais longe. Grande abraço.

  • http://cejunior.blogspot.com Carlos Emerson Junior

    Caro Alexandre, quando eu crescer quero ser igual a você.
    Parabéns pelo blog!

  • Cabôco Jeremiah

    Quem lê tanto blog?

  • Olavo Junckmann

    Faltaram os hits do Kibe Loco nos “25″ momentos dos blogs brasileiros. De 2002 pra cá só deu ele e o Inagaki.

  • Bruna Ribeiro Carneiro Monti

    Eu sou uma das pessoas citadas!!Iupeee!!..
    Obtive conhecimento sobreo o blog lendo o artigo!!..há aproximadamente uns 20 minutos!!..Eeeeeeee entrei e adorei o que li!!…Principalmente a homenagem a Ferris Buller!!
    BjOO!!
    P.S:curti sua a foto q vc tirou pra revista =]

  • http://www.taperouge.com/ Nancy Marchioro

    Parabéns pela matéria! Como sempre seu estilo “novo jornalismo” de escrver é delicioso. Conduz a leitura de forma fluída.
    Escrevi a respeito disso e acredito que você é um desses novos profissionais que cito. A FENAJ precisa se conscientizar! E gostaria muito que os alunos do Fábio, a nova geração que está saíndo do forno, se tocassem e acordassem para as “novas mídias” de forma séria.
    Obrigada pelas suas palavras.
    []s

  • http://hermmes.multiply.com Hermmes

    E frisando, frisando… Existe muita gente também que lê muitas revistas… e muitos livros… e vê filmes… Mas será que o universo on-line (uol? rs) seria uma ponte para a “verdadeira” exposição: a mídia impressa? Todo mundo fala como fulano tinha um blog que virou um livro, o outro tinha uma página que vai virar filme, o outro tem agora um programa de televisão… O que está em curso? A vantagem - claro! - de ocupar mais espaços ou a verdadeira “consagração” que é aparecer nos meios tradicionais?
    Os tempos estão mudando. Minha bola de cristal nunca foi lá essas coisas, mas intuo que em breve um bom blogueiro independerá da divulgação nos meios de comunicação tradicional para se, hmm, “consagrar”. O Edney, que foi merecidamente citado na matéria, é o melhor exemplo de um cara que, por meio de um blog, provou que não é necessário escrever em um jornal ou revista para amealhar seu espaço. O Julio Daio Borges, do Digestivo Cultural, escreveu um excelente texto sobre o assunto: Sobre nossas ambições (equivocadas) de mass media.

  • http://hermmes.multiply.com Hermmes

    “Palimpsesto” é o título que Gore Vidal escolheu para sua - ótima - biografia. Curioso é que, do mundo blogueiro - onde vive gente que mal lê uma revista - seja tão incensado o aparecimento em outra mídia.

  • http://queridoleitor.zip.net Rosana

    Oi Ina!
    Li seu post e lembrei de um blog que abri em 2002, penso,(b)logo,existo e um outro, penso, logo,blogo . Como é que eu não pensei em abrir um Blogo, logo existo? Você é muito bom. Em tudo.
    Beijos,
    Rosana Hermann

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    É meu caro Ina! Fiquei muito contente ao ver a presença do teu blog na reportagem da Época, apesar de sentir falta de alguns outros que tbm seriam importantes.
    Não, claro que não falo do Idéias, hahaha (um dia Pink, um dia…).
    Parabéns pois você merece meu amigo! E vamos sim marcar um chopp qq hora dessas.
    Inté.

  • http://megalopolis.blogarium.net Fabiane

    Inagaki, meu blog (megalopolis.blogarium.net) está dizendo que sente orgulho de seu blog-pai.

  • http://www.rodrigoghedin.com.br/ Rodrigo P. Ghedin

    Finalmente comprei a revista e li a reportagem. Gostei da abordagem, embora haja alguns equívocos, como apontar o Google AdSense como sistema de publicidade para blogs (limitando, assim, sua extensão). Salvo este e outros detalhes supérfluos, no geral achei o texto bem elucidativo e completo. Os blogs escolhidos para ilustrar a reportagem são todos muito bons, sem exceção.
    E a sua foto ficou, ahn… estranha. Parabéns pelo blog, e pela aparição na Época!
    []‘s!

  • http://flabbergasted.blogspot.com Meg (subrosa)

    Ina, estou feliz, por ti, por náos de que te admiramos.
    Até que enfim a uma amtéria que fez justiça incluindo-te entre os blogs hot, importantes.
    E se puderes dá uma olhada no Cidades Crónicas
    http://www.verbeat.org/blogs/cidadescronicas/arquivos/2006/08/cidade_seria.html

  • http://www.clemato.blogspot.com Nathália

    Eu concordo plenamente com tudo que você disse. Postei há pouco tempo sobre esse mesmo tema - a internet e o blog nos ligando a desconhecidos mundo afora e o impacto disso nas relações humanas.
    Preciso colocar as mãos nessa Época!
    =]
    Beijo!

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    a matéria ficou super, sua foto duca, os 25 momentos da blogosfera perfeito…
    lindo, lindo…
    :>)

  • http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne

    Ina, meus parabéns. Fiquei orgulhosa e feliz. Sempre é bom aparecer por aqui e ler textos tão brilhantes.
    Mudando de assunto, a partir de amanhã estarei em novo espaço, com exceção das terças que são dedicadas ao Nós Por Nós. Espero sua visita no http://bloggente.blogspot.com. Foi um blog presente da Luma. Beijocas

  • http://www.thalisvalle.com Thalis Valle

    Me fala… aparecer na Época mudou sua vida? rs
    Na verdade manter um blog mudou a minha vida, Thalis. Desde que criei o Pensar Enlouquece em agosto de 2002, fiz inúmeros amigos pessoalmente graças a ele: leitores, outros blogueiros, pessoas que mantêm afinidade comigo em um e outro pensamento que desenvolvi aqui. Também fiz diversos contatos profissionais na área de Jornalismo, apareci em programas de TV, participei de mesas de debate em eventos literários, fui um dos contistas do livro Blog de Papel, etc etc. A aparição na Época é, tão somente, mais um fruto bacana desta atividade de blogueiro. Mas, creia-me, não é melhor do que o sentimento de fazer um novo amigo graças a este site.

  • http://htpp://santamistura.blogspot.com patricia miranda

    blogo, logo existo!!!! @dorei seu post, e espero que ele não seja efemêro mesmo, ele é importantíssimo para nos blogueiros e blogueiras novatas… enfim os blog nos fazem existir virtualmente, e paralelo a isso outros links mais claramente baús de memórias, para mim na grande maioria dos blogs e links, descobertas bem mais positivas e mundos que buscam mais harmonia e coerencia e assim vão surgindo estas comunidades hyper segmentadas que poderiam servim de exemplo para gestão de shopping ( portfolio de lojas), desenvolvimento de produtos, jornal com suas noticias , etc e tal, enfim escrevo com muitos erros sempre mas sei que meu publico quer descobbrir meu mundo de links favoritos sobre moda e é um publico pequeninho e adorávellll
    sucesso para seu blog no que depender de mim ele será mais um favoritos dos meu visitantes ;))

  • http://decarapralua.zip.net Susan

    Inagaki, quando eu crescer quero ser igual a vc…rs… Não li a Época ainda, mas vou comprá-la hoje por causa deste teu post. Gostei do que vc escreveu. Estou blogando há quase dois anos e achei que havia entrado tarde nesta vida louca da net. Ao ler tua matéria me dei conta de que este mundo de blogs é bem mais recente do que eu imaginava. Escrevo porque gosto, comecei o blog como uma brincadeira e acabou tomando um rumo que eu não imaginava. Gosto de blogar, cresci muito nestes dois anos de net.
    Bjs.
    Susan

  • http://blogdoser.zip.net O Ser

    adorei a reportagem da época, resolvi publicar minhas idéias, qm quiser veja

  • Fabiana

    Adorei encontrar vc e o Pensar Enlouquece ao abrir a Época, esta manhã… Parabéns pelo sucesso!!

  • http://www.vidaquemuda.blogger.com.br vida que muda

    hehehe…concordo com seu comentário sobre a foto, mas seu blog tem muita qualidade….curioso e bem escrito. Isso compensa a foto.
    Abraço,
    Danilo

  • http://reinehr.org Rafael Reinehr

    Alexandre: passei por aqui para convidar-te a ausentar-se do teu posto diplomático por um instante e nos dar a honra de participar, mesmo que por um dia, do Simplicíssimo (http://simplicissimo.com.br para os menos íntimos). A partir de primeiro de agosto, e por mais 364 dias, estaremos publicando um mini-conto por dia por lá. O convite também é extensivo aos seus leitores e eu agradeço a divulgação que já está sendo feita aqui nesta caixa de comentários.
    Fraterno amplexo.

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Ina! Eu sou vidente! Lembra do testemonial que eu te escrevi? rsrsrs
    Parabéns, queridão. É só um pouquinho do reconhecimento que você merece por ser um exemplo de vida inteligente, lúcida e simpática na blogosfera. Parabéns MESMO.
    Sobre o assunto, eu só digo uma coisa. Eu sempre gostei de escrever pra mim. Com o blog, passei a gostar de escrever também para os outros… E principalmente COM os outros. Pra mim, isso aqui é um grande meio de conhecer pessoas legais e compartilhar experiências desta vida-louca-vida…
    E isso não tem preço!
    Um beijo bem grande.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Log é registro. Blogs nasceram assim, simples seqüências de registros de alguém conectado à rede. Viraram ferramentas tão sofisticadas quanto seus usuários forem capazes de fazê-las. No fundo, ainda meros registros dessa capacidade humana de deixar marcas pelo espaço, seja ele o espaço real, ou o virtual. Aquele abraço, senhor!

  • http://www.oficinadeestilo.com.br/blog Fernanda

    Oi! Vim pelo blog Favoritos e amei o texto ‘blogo logo existo’, super bom! Tem um textinho que chama ‘no blog is an island’ que tem tudo a ver: http://www.rightconversation.com/2006/04/strategic_comme.html#more

  • http://universoanarquico.blogspot.com tina oiticica harris

    Bem mais importante para a minha vida que o Matthew Broderick e sessão pipoca /Coca-cola.
    Vários pontos para reflexão. Meu aviso não chegou. Vim pelo blog do Mario AV. Gostei bastante do assunto.

  • http://psicodelica-baiana.blogspot.com Clara

    Não li a matéria. Não leio a Época. Bahhhhhhh… Gostei do texto, apesar de discordar de algumas coisas (como o de existir apenas alguns gatos pingados que vasculham os posts anteriores). Eu faço isso!!!!!!!!! Ah… pode crer… ainda mais quando é um blog que eu gosto, que leio alguns textos interessantes. Fico curiosa para ver a tragetória dele, o ponto de partida, as mudanças de idéias ao longo do tempo… essas coisas.
    É muito interessante [e, confesso, coisa de gente que não tem mais o que fazer].
    Não considero o post algo tão efêmero assim… As pessoas é que estão ficando superficiais e preguiçosas!!! hehee
    Até mais!

  • Regina

    Li a matéria ontem à noite. Fazia tempo que queria conferir essa tal de blogosfera. Gostei e vc ganhou mais uma leitora. Quem sabe logo terei o meu próprio blog.
    By the way: vc está bem na foto, apesar da camisa de força…
    Regina

  • http://www.escravosdejo.myblog.com.br Alana

    Parabéns pelo aniversário e pela matéria. Quando vi seu nome lá. logo lembrei de passar aqui.

  • http://auxiliosplace.blogspot.com/ thata***

    Cara, de longe o blog mais legal q eu já vi. Adorei! um blog profisional, mesmo. Quero que meu blog chegue a esse nível, um dia, embora minha temática seja diferente. Fico feliz que ainda existem blogs legais, que não foi só uma onda do ano 2000. Parabéns! Já tá no meu delicious! Aliás, ótima definição de blog. Arrasou!

  • http://www.bernabauer.com/revista-epoca-fala-dos-blogs/ bernabauer.com

    Revista Época fala dos blogs
    Como se ninguém soubesse o que é um blog, a revista Época resolveu explicar. Falou do Technorati e do BlogBlogs. Falou de história e falou que blog é mais do que um simples diário pessoal. Será que…

  • http://periferico.blogspot.com Ev

    Meu sonho, se me permite a pretensão, é fazer parte desta honorável lista aí da direita.
    :-)
    Grande abraço!

  • http://www.doidivana.zip.net Ivana Arruda Leite

    Discordo. ADOREI a foto. Um beijo e parabéns. Você merece.

  • http://www.eunaosoulinus.blogspot.com Edd. Caulfield

    Ah, e vc ficou ótimo na camisa de força, hahahah!

  • http://www.oloucomeu.blogspot.com Dr. Spock

    Acabei de ver essa reportagem na Época, me agradou muito, pois a cada dia que passa, o blog vai se tornando uma ferramenta interessantíssima de comunicação na internet. Acho que é muito mais atraente você ler uma notícia de um determinado assunto em um blog (já que o autor expõe a sua opinião) do que ler a mesma notícia em um site de um jornal qualquer. E meus parabéns por ter saído na Época, eu já conhecia o seu blog, e como o vi por lá hoje, resolvi entrar… Até fiz um post no oloucomeu falando mais ou menos sobre isso. Dá uma olhadinha lá! Abraços…

  • http://www.oqueeupensosobreisso.blog.terra.com.br Antonio Warner

    Eu, como professor de português, devo dizer que, acho que, depois da invenção da escrita, a internet, junto com suas mil possibilidades de usos, vem revolucinando a sociedade como um todo.Estou achando tudo isso o máximo. Acabei de criar um blog e sinto a irrefreável vontade de dizer o que penso. Parabéns, Alexandre por sua contribuição à educação brasileira. Infelizmente a realidade da educação brasileira formal está, parece impossível, cada vez pior. E isso impede o acesso desses jovens a tudo isso que hoje para nós é uma realidade. Mas quando falo acesso, não pensem em falta de condições econômicas, mas falta de letramento digital:a tal exclusão digital. Apesar de toda essa lamentável realide,Parabéns a você e muito outros que têm feito algo pelo Brasil.

  • http://robertoperiard.blog.uol.com.br Roberto Periard

    Gostei muito do seu blog e fiz a inclusão no meu. No meu Blog existe uma variedade muito grande de links, os melhores Sites e Blogs da Internet. Conheça e também me ajude na divulgação. O título é ACONTECIMENTOS & VARIEDADES.
    O seu também está entre os melhores e já consta no meu.
    Atenciosamente,
    Roberto Periard.

  • http://liberallibertariolibertino.blogspot.com alex castro

    Mestre Ina, acabei de fuçar todas as categorias do seu blog, tentando encontrar umas tiras que vc reproduziu uma vez, de humor nigérrimo… estou vendo as tiras claramente na minha cabeca, mas nao consigo lembrar o nome… me de uma ajudita, por favor… abracao, alex

  • http://www.linoresende.com.br/blog Lino Resende

    Alexandre:
    Acabei chegando ao seu blog via um outro link, sobre a matéria da Época, que ainda não li, mas pretendo ler.
    Gostei muito do seu estilo e dos assuntos comentados.
    Parabéns

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Fazia um bom tempo que não comentava por aqui. Merecida menção ao seu nome na matéria da Época. Entre outros blogueiros, encaixo sua prosa como uma das melhores diponíveis na blogosfera. Diverte e instrui. Abraços!

  • http://soumone.spaces.msn.com Necilda

    Oi, Alexandre.
    Como todos que comentaram aqui, também li a revista e vi o nome do seu blog lá. Achei muito legal!
    Um abraço.

  • http://donizetti.wordpress.com Donizetti

    Comprei a Época a caminho do sítio e ao chegar lá mostrei para a Luciana. O principal comentário dela sobre a matéria foi “Nossa, como meu primo está torto!” hahaha Um grande abraço, Ina.
    PS- Uma matéria muito bem feita, não?

  • http://amentedamulher.blogspot.com A Mente da Mulher

    Conheci seu blog através da Época. Também fico me perguntando onde tem tanta gente para ler o que escrevemos, mas apenas por alguns segundos. E então agradeço aos céus. São meus leitores já assíduos ou em potencial.
    Quem venham ainda mais leitores!!!!! Aliás, seja bem vindo você também.

  • http://www.maisumdaquelestantos.blogspot.com milena cassucci

    Hey! Eu adoro ler posts antigos, sabia?

  • http://www.garotasemfio.com.br Bia Kunze

    Eu comento pouco, mas estou sempre com zoião aqui. Lendo por RSS no meu Pocket PC. Parabéns pela matéria.
    Dá para dizer com segurança que hoje a “blogosfera” (não gosto desse termo) está madura, mas ainda é preciso vencer algumas barreiras no que diz respeito à interatividade com seus leitores. Caímos num paradigma: a interatividade é, ao mesmo tempo, o ponto forte e o ponto fraco dos blogs!
    Qual a solução? Bem, a tecnologia móvel está aí, tão real e palatável quanto o café do Fran’s, de onde eu pude ao mesmo tempo ler meus blogs favoritos por RSS e responder em tempo real, seja por e-mail ou instant messengers. E até usar o Skype! O mesmo vale para os podcasts: eu escuto em qualquer lugar, menos em casa, já que por força do meu trabalho estou sempre em deslocamento. É muito bom interagir em tempo real, sacando um portátil e desfrutando de uma comunicação sem fio. O podcast é móvel por natureza, já que a maioria ouve em MP3 players portáteis, mas a interatividade ainda não é. Força você a ter um meio de comunicação disponível enquanto ouve, pois dali meia hora, você já pode ter esquecido o que ia dizer.
    Sucesso para ti se sua fã sem fio!

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Quando vi aquela tua foto na camisa-de-força, fiquei pensando no abraço por trás que te daria…
    Bom, agora a sério: parabéns pela Época lá e pelo artigo cá. Inagaki rules everywhere!
    Grande abraço.
    (Só uma coisa, se tiveres tempo, lembra do meu telefonema, OK?)

  • http://www.papeldepao.com.br Sergio Fonseca

    Pois é. Vi a revista ontem quando passeava pelo Baixo Gávea. Não havia visto o post e logo imaginei: pronto, lá vem Cora Rónai e aquela babaquice de gatos e gadgets “doados” (saudades de Olabaut). Mais tive uma grata surpresa. Até comprei a revista :)

  • http://escritxos.blogspot.com daniel

    eai Ina,
    pois é, mas tem o lado ruim dessa coisa de precisar ser linkado pra existir. eu por exemplo blogo há mais de cinco anos e nunca consegui fazer parte de nenhum círculo desses, apesar de linkar as pessoas, comentar no blog delas, elas não me linkam!
    (isso é uma reclamação)
    e o meu blog eu faço com cuidado, adoro escrever nele e tenho uns pouco leitores fiéis e tudo mas é isso: ninguém “grande” me linka.
    (isso é um pedido, viu?)
    hehe
    grande abraço
    :D

  • Dona Dal

    A Época tem razão: os textos daqui são GERALMENTE bem escritos. Double-Nhé!
    Ainda achei a foto gatinha!
    Pois é, Dona Daslu, de vez em quando eu até consigo acertar alguma na base das tentativas e erros!

  • Pollyana

    Grata pelas boas vindas!
    Acabei de chegar vinda da matéria da Época.
    Deixe-me agora dar um passeio pelo blog. Já estou me sentindo em casa!

  • JW

    não li a Época, mas curti esse texto aí!
    ainda hoje confiro os “25 momentos”.
    abs

  • Fauzi Felipe

    Há um texto seu cujo título é ‘A morte do amor’?
    Li parte deste texto e busqei na net e vi referências a seu nome. É realmente seu. Se sim, vc faria a gentileza de enviá-lo (completo) para meu e-mail.
    Grato pela atenção.
    Abraços
    P.S. Parabéns pelo uso da escrita.
    Aproveitando o comentário do Fauzi: “A Morte do Amor” é uma versão vilipendiada de uma crônica que escrevi em novembro de 2000 com o título original de “Pequeno Tratado Sobre a Mortalidade do Amor”. Maiores detalhes sobre o que aconteceu com esse texto foram relatados no artigo “O Amor e o Amor Plagiado” e no blog Autor Desconhecido.

  • http://www.rti9.com Inoue

    Não entendi por que a comparação entre dicionários brasileiros e uma enciclopédia online americana. O dictionary.com tem uma definição para blog também.
    http://dictionary.reference.com/browse/blog
    Citei a Wikipedia por ser o melhor exemplo de um veículo que é atualizado em tempo real, característica imprescindível nestes tempos em que podemos correr atrás de qualquer informação através da Web. Mas poderia ter recorrido a exemplos de dicionários com versões online mais ágeis e eficazes, como o Merriam-Webster e a Enciclopédia Britânica.

  • http://holococos.sjdr.com.br/ Henrique Cintra

    Cara, mandou bem com o texto.
    Só tem um novo aspecto que está surgindo na blogosfera e que você não aborda. Com a popularização dos blogs como meios de jornalismo, como você mesmo salientou, criou-se um novo tipo de leitor, que esperava ler as notícias a partir dos bastidores, mas o que acontece nos blogs é na realidade a opinião pessoal sobre notícias e acontecimentos.
    Blogs não são jornalistas, são diários virtuais. Esperar o profissionalismo jornalístico de um blog é o mesmo que esperar a informalidade de uma carta em uma notícia de jornal.
    Henrique, cuidado com generalizações crassas como a que você fez: “blogs não são jornalistas”. E note que, em meu texto, eu não falo de blogs como “meios de jornalismo”, como você equivocadamente afirma, e sim da blogosfera como “meio livre de circulação de informações”. Porque é preciso, certamente, fazer uma diferenciação entre blogueiros e jornalistas. Sem os recursos de um veículo midiático, um internauta dificilmente possuirá estrutura para fazer a apuração dos fatos, imprescindível para o bom jornalismo. Aqui no Brasil, ainda são raros os casos de blogs que produzem conteúdo inédito jornalístico, com entrevistas e matérias produzidas pelo mesmo. É por isso que afirmo que a blogosfera é, na verdade, um ombudsman da imprensa, reverberando, filtrando e comentando o que já foi produzido por jornais, revistas e portais.
    Por outro lado, a blogosfera propicia um ambiente desvinculado dos interesses ideológicos de uma empresa jornalística, dando a um jornalista a possibilidade de elaborar suas próprias pautas e escrever sem preocupações com leads, pirâmides invertidas ou deadlines. Enquanto há uma plêiade de blogs que se limitam a copiar e colar textos que encontraram em qualquer lugar, sem se preocupar com a veracidade das informações ou um mínimo de checagem de dados, é possível também encontrar excelentes blogs especializados nos mais diversos assuntos (divulgação científica, cinema, fotografia, quadrinhos). Trata-se, pois, de um admirável mundo novo no qual você já não precisa mais depender de um jornal, um canal de TV ou uma rádio para encontrar as informações que deseja saber. Pode, graças à blogosfera, ler relatos de israelitas e libaneses. Achou, por intermédio do blog de Salam Pax, mais informações sobre o cotidiano no Iraque durante a guerra do que em qualquer site ou jornal. Leu relatos sobre o que aconteceu em São Paulo no dia dos ataques do PCC, ou como estava New York em 11 de setembro de 2001.
    No dilúvio de informações fornecido pela Web, quem tiver um mínimo de paciência e capacidade de discernimento descobrirá rapidamente que em blogs é possível encontrar de tudo, até mesmo bons jornalistas, escritores, fotógrafos e ilustradores amadores que, por um motivo e outro, estão produzindo conteúdo de excelente qualidade desvinculados dos veículos tradicionais de comunicação.

  • http://querem_me_enlouquecer.blogger.com.br Claudia Draper

    Parabéns, Inagaki!!! Acabei de ver a revista numa livraria!

  • http://vollluiza.blogspot.com/ Luiza Voll

    Que nhé que nada! Arrasou, adorei navegar por todos os links. Bjs!

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Olá Alexandre ,
    Comprarei a Isto É. O texto passa seu amor pela blogosfera, e vc é um dos poucos, a maioría ainda acredita que deveria ser restrita a alguns poucos, os “bons”.
    Stella
    Stella, o bom da blogosfera é que todo dia me deparo com algum novo blog que merece ser conhecido. Não à toa, criei na coluna da direita um box de “blogs da semana”, constantemente renovado pelas novas descobertas que faço ao navegar pelos blogrolls das páginas que costumeiramente visito, ou pelos links deixados no espaço de comentários. Em tempo: Isto É!?

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Grande Inagaki,
    Primeiro, parabéns pela citação na revista Época. Você é top blogger.
    Segundo, parabéns pelo aniversário. Fiquei devendo.
    Terceiro, parabéns pelo post. Irretocável.

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com Julio Cesar Corrêa

    Alex, na América do Norte, os blogs já estão na quarta geração. Há muito deixaram de ser diários virtuais e há blogueiro que virou ídolo de milhares, que esperam ansiosamente os próximo post. Aqui estamos chegando lá. O seu espaço certamente é um dos que estão na frente. Parabéns pela matéria da Época!
    gd ab e ot fim de semana

  • http://www.kitbasico.blogger.com.br Tata

    Ina, passei só pra te deixar um beijo enorme (com alguns dias de atraso) pelo seu aniversário… Muito amor, muito amor, muito amor e muito amor, e todo o resto do bom e do melhor (presente de gente romäntica e idealista è assim.. rs) Beijo grande! Tata

  • Lucca De Millani

    Pela primeira vez vou deixar minha marca. Venho lendo Blogs a um bom tempo, e ja tenho varios adicionados no no favoritos, inclusive o seu. Posso dizer que um ótimo passatempo e varios deles tem um bocado de informação, as vezes relevante as vezes não. Gosto de ler as crônicas para passar mais rápido o tempo ocioso de meu trabalho, principalmente aos sábados.
    Valeu ae Inagaki, continue escrevendo que eu continuo lendo ;-)
    abraços
    Obrigado, Lucca. Embora eu não responda a todos os comentários, acompanho todas as manifestações de quem deixa sua pegada por aqui. E é sempre bom receber o feedback daqueles que, como você, costumam visitar meu blog em silêncio.

  • http://prosaico20mg.blogspot.com Celinho

    Como vc disse, Ina, os blogs estão trazendo alguma gente boa a tona, mas acho que no final ficam os melhores (que tambem não sao muuuuuitos assim), mas a blogosfera traz também uma sensaçao de amizade muito legal, com gente que a gente nunca viu. Não é so uma amizade como a dos chats(que de amizade muitas vezes nao tem nada), mas algo que tem a ver com ideias e debate, como se fossemos amigos de uma enorme mesa de bar virtual onde se formam rodinhas de interesses e aparecemos quando queremos..

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Tks Ina, adorei saber mais about.
    Bjão Laura
    quero ver a foto…

  • Dona Dal

    Achei gatinho…
    Obrigado, Srta. Góes. Meu ego combalido agradece sua manifestação. ;)

  • http://almaempunho.com/blog Roberta de Felippe

    Ina, quando comecei a ler seu blog (e ele ainda cheirava a leite, tinha um layout azul péssimo, compensado sempre pelos ótimos textos) eu já sabia que um dia você apareceria nas páginas da Época (melhor que a Veja, digamos). Agora só falta ser entrevistado pelo Jô. Promete me mandar um beijo pela telinha, heim? Hahaha…

  • http://www.eunaosoulinus.blogspot.com Edd

    Bom, começando mal ou não, é uma boa a mídia brasileira tomar consciência do fenômeno que os blogs têm configurado na cena da comunicação atual. Parabéns pelo post, que é bastante relevante.

  • http://www.epoca.com.br Ricardo Amorim

    Anna, a falha de apuração a que se refere a Fer é da Folha, não da Época. Espero contar com sua leitura.

  • http://terapiazero.blogspot.com anna v.

    Ainda é curioso que os blogueiros considerados “bem-sucedidos” sejam aqueles que tiveram livros publicados ou tenham, de alguma forma, transcendido a internet para aparecer em outras mídias. Talvez daqui a um tempo seja o contrário - um escritor publicado ganhe mais visibilidade quando citado num blog de prestígio. Ainda não li a Época, mas pelo que a Fer já contou, começou meio mal a apuração…
    Uma ressalva que preciso fazer, Anna: a matéria da Época foi muito bem apurada, e é a primeira que eu encontrei em uma revista semanal que realmente se preocupou em conhecer a história da blogosfera tupinambá e combater os estereótipos amplamente difundidos sobre blogs não passarem de meros diarinhos. Além disso, inclui uma ótima entrevista que o Ricardo Amorim fez com John Batelle, do Boing Boing. Chamo a atenção para este trecho publicado (publicado em uma revista das organizações Globo), na qual Batelle diz porque grandes corporações parecem temer blogs: ‘empresas tradicionais de mídia controlam todo o conteúdo que possuem e ninguém controla os blogs, exceto seu autor e a comunidade que interage com ele’”.
    A propósito, o texto a que se refere a Fer foi publicado na Folha. Quanto à sua observação, creio que é um processo natural um blogueiro acabar sendo absorvido por outras mídias. Nada de errado, muito pelo contrário: é um reconhecimento pelo seu trabalho. Mas, de preferência, desde que não deixe de lado o blog, principal meio de interação com seus leitores.

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Já tinha visto a matéria da Época pelo blog da Vanessa (Inconfidência Mineira). Com foto feia e links errados ou não, fiquei orgulhosa de você!!!
    Fer, essa foi braba, mostrou tremenda falta de atenção do jornalista.
    bjs
    Leila, a foto, que foi tirada pelo Frederic Jean, ficou bacana. O modelo é que não ajudou. :P

  • http://www.fezocasblurbs.com Fer Guimaraes Rosa

    so por curiosidade: no link dos 25 momentos da blogosfera brazuca, na primeira entrevista da FSP em jan/01 sobre blogs, a fala da Lia Caldas eh minha. o jornalista confundiu as bolas, me cortou, mas colocou a minha declaracao como sendo da Lia. comecou bem mal a cobertura da midia brasileira… :-)
    beijos,

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.