Blog tour Feed de comentários" href="http://pensarenlouquece.com/blog-tour/feed/"/>

Blog tour

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 02 de fevereiro de 2006

Lição de casa a todos que se interessam pelo universo dos blogs (você, por exemplo): conferir a matéria “Os blogs vão mudar seus negócios“, de Camila Guimarães e Eduardo Vieira, publicada na edição 860 da revista Exame. A matéria destaca o poder que os blogueiros possuem de externar queixas ou elogios a respeito dos produtos e serviços que consomem, criando uma nova dinâmica na relação entre empresas, fornecedores e clientes. Atentos à crescente importância dos blogueiros como formadores de opinião, diversas empresas, como General Motors, Microsoft e Sun Microsystems, têm incentivado executivos e funcionários a criarem seus próprios blogs, como um meio de maior aproximação entre corporações e consumidores.
O Brasil ainda engatinha nesta era dos “Blogs S.A.” São escassos os exemplos de blogs corporativos por estas bandas, e as poucas experiências já feitas de páginas patrocinadas, como o blog da mamãe Pampers, não duraram muito tempo no ar. Mas o fato é que as empresas não podem mais ignorar o poder de alcance e de reverberação de opiniões da blogosfera, assim como a capacidade de segmentação do público-alvo e a influência que um blogueiro pode ter sobre os seus leitores. Sobre o assunto, recomendo ainda uma visita à versão em PDF da revista Mundo Corporativo (que traz uma matéria sobre blogosfera) e os posts escritos por Fabio Cipriani e Fabio Seixas (seu Camiseteria representa o melhor exemplo atual de blog corporativo brasileiro).

* * * * *

Gustavo de Almeida criou uma polêmica das boas ao republicar no blog Paralelos seu texto “Salvem Damien Rice da Língua Portuguesa“. Nada menos que 178 comentários, oscilando entre a concordância, a indignação e a perplexidade, foram deixados a respeito do desabafo que Mr. Almeida escreveu a respeito das escabrosas versões que Simone (a mesma que assassinou novamente John Lennon com “Então é Natal”) e a dupla Ana Carolina & Seu Jorge fizeram da belíssima música “Blower’s Daughter” de Damien Rice (veja aqui o clipe da música, tema do filme “Closer - Perto Demais”). Especialmente infeliz é a letra cunhada por Ana Carolina, que deu à composição original de Damião Arroz o título de um slogan velho da Coca-Cola (“É Isso Aí“), se bem que a cover cantada por Simone (com letra de Zélia Duncan) não é muito melhor.
Embora meu camarada Gustones adote uma postura convictamente crítica a respeito de versões para músicas estrangeiras, creio que o problema específico está com os tradutores/traidores da canção de Rice. Infelizmente “Blower’s Daughter” não teve a mesma sorte de “No Woman No Cry”, de Bob Marley, que na pena de Gilberto Gil tornou-se “Não Chore Mais“, ou de “It’s All Over Now, Baby Blue”, de Bob Dylan, transformada em “Negro Amor” por Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti. Além do mais, quem já ouviu na rádio online da Trash 80′s versões em português como as cometidas por Vanusa para “I Will Survive”, Markinhos Moura para “Jealous Guy” (Bryan Ferry teria uma síncope se ouvisse “Ciúmes de Rapaz”), Sula Miranda para “Mr. Postman” (que se transformou em “Meu Caminhoneiro”) ou Ovelha para “Hotel California” sabe que crimes muito mais atrozes já foram cometidos na história da MPB…
* * * * *

Albano Martins Ribeiro, também conhecido como Branco Leone, é o idealizador do Inteligência Ltda., site criado com o intuito de abrir espaço para a divulgação de escritores que, alijados do mercado editorial, decidiram arregaçar as mangas e bancar as edições de suas obras. Com a palavra, Albano Ribeiro: “Acredite no que faz, acredite no resultado de sua criação, cuide de sua arte como coisa séria. Pense nela como produto. Publique. Depois, mostre o resultado do seu trabalho aqui. E divulgue“. Além dos livros já divulgados pelo site e de textos que falam sobre o mercado editorial brasileiro, o site convida autores inéditos a participarem de um consórcio literário para a publicação de suas obras (conheça mais detalhes clicando aqui). Como diriam os punks: do it yourself!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Carina

    Olá Alexandre! Adorei seu blog! Passei por aqui para te deixar um abraços e muitos beijos…hehe!…

  • http://vidaquevivemos.blogspot.com Eduardo Willians

    Caramba, esse blog é bom mesmo.

  • http://www.malditahoney.blogspot.com honey

    esse é o melhor blog q eu conheço

  • Adriana

    Olá.
    achei seu blog por acaso. Adorei a forma como vc escreve. Vc é jornalista??
    parabéns pelos textos.
    beijo.
    Obrigado pelo comentário, Adriana. :) Respondendo à sua pergunta: sim.

  • http://deixeideacreditar.blogspot.com Jota Dáblio

    sobre essa história da música do Damião, um amigo chamado Fred Leal também opinou (contra, lógico) essas versões horrendas para a música. em questão de dias, centenas de comentários pró-Simone, alguns ofendendo o Fred, apareceram no blog.
    a polêmica durou até o dia em que ele, alegando outras razões, tirou o blog do ar.
    ainda tenho minhas dúvidas se essa história não teria o feito desanimar.
    abraço.

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Ei, conforme prometido, tou te avisando a respeito da atualização do site onde abordamos as versões forró de músicas em inglês.
    http://www.obusilis.com
    http://www.obusilis.com/arquivos/arq154.htm

  • http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno

    Abração pra ti Ina, direto daqui de Seoul :)

  • http://liberallibertariolibertino.blogspot.com alex castro

    mestre ina, dê uma olhada no meu último post e me diga quais suas experiências nessa área. estou precisando de um guru.

  • http://hopes-and-fears.blogspot.com Priscila

    Eu gosto da voz da Ana Carolina e a considero uma das melhores vozes femininas (?) na atualidade. Mas eu não sabia que ela era assassina. Meudeusdocéu! O que é que ela fez com a música do Damien Rice? Perdeu os créditos! E o Damião tinha se esforçado tanto!!!
    PS: gosto daqui mas raramente deixo comentários. O meu blog também está aberto aos visitantes.
    Amém!

  • http://www.finaflormonicamontone.zip.net Mônica Montone

    Oi, Alexandre
    Tava passeando pela blogosfera e encontrei você. Muito pazer! Vi essa matéria na exame e achei bem legal!!!
    Acho que o Brasil está engatinhando nesse mundo por vários motivos, mas principalmente o preconceito - até falei sobre isso recentemente no Fina Flor [blog recém montado].
    Um beijo e bom fim de semana,
    MM

  • http://buzinha.blogspot.com Boo

    Inaaa, fazia tempo que eu não vinha aqui! =D
    (e eu nunca ganhei dinheiro nenhum com essa história de blog, isso me parece aqueles livros de auto-ajuda “fique rico utilizando apenas 1 real”)

  • http://www.reflexoesdepoisdos30.blogspot.com Caíla

    A resoeito da abrangência dos blogs: minha amiga Alba lançou algumas questões acerca da educação no País e em menos de 24h recebeu um mail do Palácio do Planalto. É mole? Verifica em http://albav.blogspot.com/

  • Fátima

    Ola Ina,
    tudo bem?
    Adorei seu blog. Muito bom mesmo.
    bjs no coração

  • http://prosaico20mg.blogspot.com Celinho

    Cara, ce tem noçao que to viciado na radio trash 80′s? lol

  • http://www.eleelaeocinema.blogspot.com iris

    MUUito bom gardenal, vou tomar sempre.
    Interessante texto. moro em salvador, e Ž incr’vel como os blogs sobre rock est‹o crescendo aqui como uma espŽcie de m’dia alternativa. os blogs de cinema tmb s‹o muito legais.
    abracinhossss
    iris

  • http://www.coisasdalaurinha.blogspot.com Laurinha

    Meu Deus, Marquinhos Moura, Sula Miranda e Vanuza!! Mais trash impossivel, hahahaha!!!Terei que conferir!

  • http://www.alexandresena.jor.br Alexandre Sena

    Ainda nos idos de 2002, quando “blog” não era uma palavra tão popularizada, quase perdi meu emprego por ter criticado (acidamente) algumas pessoas e acontecimentos absurdos no meu local de trabalho. Imaginem um prédio inteiro de quatro andares, com dezenas de salas, e muitos funcionários que eu mal conhecia, todos acessando ao mesmo tempo o meu blog, comentando e rindo do que eu havia escrito. Foi a glória! Sorte não ter perdido o emprego. O máximo que consegui foi uma transferência de setor, para outro prédio bem distante.

  • Flavio Pinheiro

    ersões sempre serão piores que o original, é claro que não necessariamente tão ruins, mas uma comunidade que prega que Damien Rice não é para as massas é, no mínimo, pedante.
    O Povão que só verá Closer se um dia passar na Tela Quente da Globo, e mesmo assim nem deve agradar muito, e que não ouve/conhece Damien Rice mais por uma questão de oportunidade do que outra coisa, acaba chegando a ele através das versões toscas mas eficientes tocadas nas rádios. É como montagens de Shakespeare em escolas ginasiais interioranas. Devemos sempre ter em conta que é melhor ler gibis e fotonovelas do que não ler nada.
    É muito fácil pra quem nasceu e vive nas capitais, teve acesso à Universidades e cursinhos de inglês se achar o máximo por conhecer e apreciar uma obra estrangeira em seu original, é o mesmo tipo de gente que arrota Thomas Mann e Beethoven, mas desdenha Jorge Amado e Dominguinhos.

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    A MPB tá cheia de assassinas de músicas. É mais fácil barbarizar um cover do que espremer os neurônios e criar algo. Cheiro de sangue nas cdtecas!
    E obrigado por incluir o meu inútil e humilde blog na sua lista da semana. Confessa, foi descuido, não foi?
    abraços

  • http://moacircaetano.zip.net Moacir Caetano

    Nesse caso específico, coitado do bom Damien Rice!

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    Inteligência Ltda.?
    Interessante, interessante…
    T+

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Sem falar nas trágicas traduções dos títulos dos filmes aqui no Brasil. Dizem que às vezes a tradução é bizarra por causa de interesses comerciais, mercado consumidor distinto e essas coisas…

  • http://www.balzaqueando.zip.net Guida Guedes

    Todas essas versões dos anos 80 me lembram que já passei dos 30. Ui! Porém, se a vida começa aos 40, ainda tenho tenho para planejar…

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    INA, incrível…
    eu fiquei embaçando para fazer um post falando da matéria da exame (apesar de ter falado sobre ela de leve) e do inteligência ltda… aí entro aqui e TÁ TUDO AQUI.
    massa.

    eu estou sofrendo um processo de uma empresa por um texto escrito no Tiro&Queda, eu fiz exatamente o que o cara da Dell Hell fez, conforma a matéria da Exame. o processo corre sob segredo de justiça e meu advogado crê que perderemos em primeira instância. deve ser o primeiro caso desse tipo na história da internet brasileira. aqui as coisas engatinham, tivemos algumas ameaças de processos, etc… mas são poucos que fazem como o maritonio.com.br e seu famoso DE OLHO NA FIAT. a política na fiat, aliás, é: “alguém reclamou? processa o sujeito antes que ele nos processe”.

    vou entrar em contato com o intleigência ltda para lançar o sexo anal, que acha?

    vem pra cá com a pat e o doni!
    :>*

  • Walter/Malter

    Curioso. Há nem tanto tempo assim, um blog não fora judicialmente interditado por conter, em um dos comentários, uma reclamação a uma empresa privada? Aliás, esse episódio teria feito com que fosse prudente estampar um alerta de “você poderá ser deletado sem aviso prévio”, nas janelas de comentários de alguns blogs mundo afora, não?

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Gostei da sugestão, Inagaki. Na atualização deste fim de semana do site não entrou, mas durante a semana peregrinarei nos botecos e bares que rolam DVD destas bandas para coletar mais informações. Só adiantando, já ouvi versões em português de músicas do Scorpions, Angra e até Iron MAiden em ritmo de forró. Postarei no blog durante a semana (se o trabalho escravo permitir) ou na próxima atualização do site.
    Abraços!

  • http://mude.weblogger.com.br Edson Marques

    Alexandre,
    só vim te ver de novo.
    Deliciosamente…
    Abraços, flores, estrelas!

  • http://no-sex-and-the-city.blogspot.com desiree

    li a matéria e gostei, mas nada de novo. saiu algo muito parecido na Folha há um ano atrás, inclusive comentando o mesmo caso da bicicleta.
    e eu sempre tenho medo de músicas que se tropicalizam. não lembro de ter gostado de alguma, mas enfim, não sou grande conhecedora de musica brasileira, o que eu acho uma falha grave.
    Caso da… bicicleta? Que caso é esse, Desiree?

  • http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne

    Ina, você não vai acreditar. Eu sabia dessa confusão com essa música do Damien Rice. Quando contei para minha filha, disse que estava louca para ouvir a versão das duas (Ana e Simone) que costumar fazer declaração de amor aos berros. Quando a minha filha disse que a versão da Ana foi a que ela cantou com o Seu Jorge, eu quase caí para trás. Foi assassinato. Beijocas

  • http://marcdoni.com Donizetti

    Genial a idéia do “Inteligência Ltda”. Estive por lá e gostei mto. Sobre as versões feitas por brasileiros para canções estrangeiras, mesmo as que vc citou como boas não são lá essas coisas. Sinceramente a questão não é nem com a língua portuguesa (e a falta de talento absurda dessa turma), o lance é que músicas devem ser executadas SEMPRE no idioma original. Deveria ser lei (exceto quando os Mutantes tocam Baby em inglês).
    Não sou tão radical assim, Doni. Gosto muito de Renato & Seus Blue Caps, por exemplo, herança que trago das fitas K7 do meu pai. E as versões que João Penca & Os Miquinhos Amestrados fizeram (como “Telma, Eu Não Sou Gay”) ficaram hilárias.

  • http://bion.blogspot.com Bion

    Prezado Ina;
    Eu quero que o meu blog faça tanto sucesso quanto o seu!

  • http://www.byisabela.com.br Isabela

    Oi Inagaki!
    Realmente, a maioria das versões em português estragam, e muito, a original só para que a letra combine com a melodia. Hoje mesmo estava pensando na “então é natal” com a Simone que sou obrigada a ouvir todos os anos onde faço supermercado.
    Obrigada pela visita ao meu blog e apareça mais vezes.
    :)

  • http://magnoliaaa.blogspot.com Magnoliaaa

    Eu que não tenho lá tanto tempo de vida pra meter o bedelho (minhas referências começam a partir de 82 - e olhe lá), sinto que um dos problemas com relação às versões abrasileiradas de músicas gringas não são simplesmente as versões Herbert Richards ou Marshmallows, o buraco é mais embaixo!
    A combinação mortal de Faustões + Chitãozinhos e Xororós acabou com o critério das pessoas. Trucidou as últimas ligações neuronais capazes de interpretar uma canção e exterminou o mínimo de bom senso necessário para o ser humano viver em sociedade.
    Ok, ok, tou indo longe demais eu sei, mas enfim… desabafo. Gosto demais do Damien Rice.

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Rapaz, voces teriam uma úlcera perfurada se escutassem as versões de músicas que as bandas de forró aqui do Nordeste cometem!
    Moziel, você precisa sociabilizar tuas informações. Quando você escrever um post sobre essas (a)versões, não deixe de me avisar. :)

  • http://brancoleone.blogspot.com Branco Leone

    Tio Ina! Que lincão legal você deu ao Inteligência Ltda, camará! Muito obrigado! A independência agradece! Ou seria a inteligência? (Tanto faz, quando é pouca, dá tudo no mesmo). Sobre o Tarkovski, manda o endereço que eu te mando O Sacrifício. Não, não é vingança! É presente.
    Abraço!

  • http://parafernaliasbizarrescas.zip.net Angela Achcar

    E a respeito dessa versão da música “Blower’s Daughter” feita pela Ana Carolina e Seu Jorge, quase morri de desgosto…Eu que amo tanto a versão original…Affff!
    Melhor mesmo é a versão em espanhol da música “I will survive” (Yo Viviré) cantada pela minha amada Célia Cruz!!!!!

  • http://parafernaliasbizarrescas.weblogger.terra.com.br Angela Achcar

    Ô meu filho!Só hoje vi que vc está de volta…Achei que vc tinha matado o seu blog e largado todo mundo na mão! Vou comentar vários posts todos de uma vez só:
    * muito bom o texto da música do orkut. Ainda bem que eu li hoje, pois recebi o email com a música (Vou te deletar do meu orkut)hj de manhã! Ah e essa música já toca na TRASH 80′s (foi a 1º vez que eu ouvi!). O pior que me senti uma brega, pois eu já deletei um infeliz (um ex-amor-que-pisou-na-bola) do meu orkut…Affffffff.
    * Outra coisa, minha mãe também me aterrorizava com a lenda das sementes da melancia, até hoje tenho medo de engolir a semente, vai que nasce uma melancia dentro de mim…
    E é isso!
    Estava com saudades.
    Beijo.

  • http://www.ligeirinhorj.blogger.com.br Ligeirinho

    Opa! Boa reportagem (he he he). Vou nos links, valeu Ina. Parabéns pelo post !

  • http://cabecademaracana.zip.net rosa

    eu realmente acredito no do it yourself. eu acho mesmo que é o único jeito de fazer arte, fazendo yourself. palmas para as pessoas.

  • http://lemos.multiply.com pedro lemos

    é aquela velha e prudente regra: poesias complexas pedem tradutores experientes … fico a imaginar essa gente fazendo “versões” de ginsberg, por exemplo … e sabe: até que me divirto pensando no resultado …

  • Lais

    Bom…este é o primeiro Blog que eu entro…, e não sei quem falou, mas tinha razão: “as pessoas acham que o google é uma espécie de oráculo”…, bom, talvez não seja oráculo, mas é uma espécie de porta para o desconhecido. Você abriu um tópico em Junho de 2004, “Como deixar de pensar em alguém?”…descobriu?
    Fico com a resposta dada por um sermão do Padre Vieira, Lais: “Diz-se que amor com amor se paga, mas o certo é que amor com amor se apaga”.

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Ué, foi? deu erro…

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Ina hoje eu ouvi uma versão de Blue Moon engraçada,não sei quem é, estou por fora veja no blog da Lou aqui: http://terratemperamental.blogspirit.com/
    Eu não gosto de Ana Carolina, não gosto do timbre, nada pessoal :) ou mto pessoal,a voz não me agrada :) Simone é outra que podia ter um repertório melhor mais insiste naquelas músicas chatas. Não ouço.
    Mto bom teu post, com dicas para quem escreve, legal.
    Bj Ina, de Laura

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.