Aos fiéis, maloqueiros e sofredores
Por Alexandre Inagaki ≈ domingo, 02 de dezembro de 2007
Qualquer torcedor sofredor (expressão pleonástica) sabe que futebol é uma caixinha de Pandora. Já está, portanto, acostumado a desdobrar cada fibra cardíaca até os 46 minutos do segundo tempo. Está calejado a ouvir as gozações das torcidas adversárias e de amar incondicionalmente o seu time, apesar de nem sempre esse sentimento ser devidamente correspondido. A expressão “amar é sofrer” nunca faz tanto sentido como quando é utilizada no contexto ludopédico.
O Sport Club Corinthians Paulista já amargou 22 anos e oito meses sem um título sequer, de 1954 a 1977. Já foi apelidado, em 1961, de “Faz-Me Rir”, nome de um bolero gravado por Edith Veiga, devido à péssima campanha no Campeonato Paulista daquele ano. Foi o último colocado da Copa União de 1987, quando só não foi rebaixado porque não houve rebaixamento naquele ano, ganhando o apelido de “Ultimão”. Já teve no elenco jogadores do naipe de Embu (mais lembrado pelas constantes homenagens que a Fiel lhe prestou, em coros com rimas óbvias), Baré, Guinei, Dema e Jacenir, sendo que em 1996 seus atacantes foram Alcindo, Alex Rossi, Marcus Alemão, Caju e o sul-africano Mark Williams. Ou seja, quando torcedores corintianos se autodenominam como “maloqueiros e sofredores”, eles afirmam isso com conhecimento de causa. Ainda assim, creio que ninguém estava preparado para o baque da tarde de domingo.
Em um ano no qual o Corinthians apareceu nos noticiários policiais quase tanto quanto nos cadernos de esportes, graças aos escândalos protagonizados por Alberto Dualib, Boris Berezovski, Kia Joorabchian, Nesi Curi e outros craques da maracutaia extracampo, não diria que o rebaixamento para a Segunda Divisão é o mais amargo capítulo de toda a sua história. Outros grandes times do futebol brasileiro como Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e Botafogo do Rio já passaram por esse perrengue. Do mesmo modo, grandes equipes do futebol europeu como Atlético de Madri e Juventus foram rebaixadas nos últimos anos e sobreviveram ao calvário da Série B. Nada mais natural: em tempos nos quais os campeonatos são cada vez mais competitivos e as equipes mais niveladas, nenhum torcedor pode imaginar que seu time jamais passará por um rebaixamento.
Eu me solidarizo com o sofrimento vivido pelos corintianos (e também pelos torcedores do Paraná, Juventude e América de Natal) porque sei bem, muito mais do que gostaria, o que é penar por causa de futebol. Em novembro de 2006, escrevi um texto intitulado Masoquista Ludopedico (des)motivado por mais um golpe no coração desferido pelo meu time, o Guarani Futebol Clube. Para aqueles que não ligam para o esporte bretão ou não entendem o porquê de tanta comoção, deixo aqui a famosa frase cunhada por Bill Shankly, ex-treinador do Liverpool, que sintetiza bem a natureza do amor nem sempre correspondido dos torcedores por seus times: “Futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso”.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy
-
http://paralersemolhar.blogspot.com osrevni
-
http://alfarrabiosedevaneios.blogspot.com/ Ni
-
Nate
-
André
-
http://eugostodeumacoisaerrada.wordpress.com Rachel
-
Tex
-
http://doppelgangerperdido.blogspot.com/ Gisele Amaral
-
Rodrigo
-
pedro paulada
-
http://blog.biss.com.br Biss Lee
-
http://f4lh4critic4.wordpress.com/ Rodrigo “Yin Yang”
-
http://oleitoresseiditota.wordpress.com André
-
http://oenxadrista.blogspot.com O Enxadrista
-
macaco
-
http://www.etcetceetc.blogspot.com Rodrigo Dias
-
http://yassuda.org/blog Luiz Yassuda
-
http://gabrielaz.blogspot.com Gabriela
-
Canibal
-
aninha
-
http://blogsantaum.wordpress.com Santaum
-
Luiz roberto
-
macaco
-
http://outforlunch.blogspot.com bobmacjack
-
http://www.diabaquatro.com Dexter
-
Ana C.
-
http://cachorrosnabusca.blogspot.com/ Rafael
-
http://vidaurbana.wordpress.com Mr. B.
-
http://www;calcinhasnobox.blogspot.com cruela
-
http://www.calcinhasnobox.blogspot.com cruela (calcinhas no box)
-
http://www.omelete.com.br Marcelo Forlani
-
http://www.morroida.com.br Fabião
-
http://marcuspessoa.net Marcus
-
http://elismarchioni.multiply.com elis marchioni rojas
-
http://www.utops.com.br Pedro
-
http://rancorizando.wordpress.com Camila
-
Guilherme
-
http://ilhadeicaro.blogspot.com Orlando
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://digitaldrops.com.br Nick Ellis
-
http://digitaldrops.com.br Nick Ellis
-
http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0
-
http://www.superfluo.com.br Jot
-
Tarcee
-
Anônimo
-
http://cenasdacidade.wordpress.com/ Danilo
-
http://acabamascontinua.wordpress.com Thiago