Aos fiéis, maloqueiros e sofredores

Por Alexandre Inagakidomingo, 02 de dezembro de 2007

Qualquer torcedor sofredor (expressão pleonástica) sabe que futebol é uma caixinha de Pandora. Já está, portanto, acostumado a desdobrar cada fibra cardíaca até os 46 minutos do segundo tempo. Está calejado a ouvir as gozações das torcidas adversárias e de amar incondicionalmente o seu time, apesar de nem sempre esse sentimento ser devidamente correspondido. A expressão “amar é sofrer” nunca faz tanto sentido como quando é utilizada no contexto ludopédico.

O Sport Club Corinthians Paulista já amargou 22 anos e oito meses sem um título sequer, de 1954 a 1977. Já foi apelidado, em 1961, de “Faz-Me Rir”, nome de um bolero gravado por Edith Veiga, devido à péssima campanha no Campeonato Paulista daquele ano. Foi o último colocado da Copa União de 1987, quando só não foi rebaixado porque não houve rebaixamento naquele ano, ganhando o apelido de “Ultimão”. Já teve no elenco jogadores do naipe de Embu (mais lembrado pelas constantes homenagens que a Fiel lhe prestou, em coros com rimas óbvias), Baré, Guinei, Dema e Jacenir, sendo que em 1996 seus atacantes foram Alcindo, Alex Rossi, Marcus Alemão, Caju e o sul-africano Mark Williams. Ou seja, quando torcedores corintianos se autodenominam como “maloqueiros e sofredores”, eles afirmam isso com conhecimento de causa. Ainda assim, creio que ninguém estava preparado para o baque da tarde de domingo.

Em um ano no qual o Corinthians apareceu nos noticiários policiais quase tanto quanto nos cadernos de esportes, graças aos escândalos protagonizados por Alberto Dualib, Boris Berezovski, Kia Joorabchian, Nesi Curi e outros craques da maracutaia extracampo, não diria que o rebaixamento para a Segunda Divisão é o mais amargo capítulo de toda a sua história. Outros grandes times do futebol brasileiro como Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e Botafogo do Rio já passaram por esse perrengue. Do mesmo modo, grandes equipes do futebol europeu como Atlético de Madri e Juventus foram rebaixadas nos últimos anos e sobreviveram ao calvário da Série B. Nada mais natural: em tempos nos quais os campeonatos são cada vez mais competitivos e as equipes mais niveladas, nenhum torcedor pode imaginar que seu time jamais passará por um rebaixamento.

Eu me solidarizo com o sofrimento vivido pelos corintianos (e também pelos torcedores do Paraná, Juventude e América de Natal) porque sei bem, muito mais do que gostaria, o que é penar por causa de futebol. Em novembro de 2006, escrevi um texto intitulado Masoquista Ludopedico (des)motivado por mais um golpe no coração desferido pelo meu time, o Guarani Futebol Clube. Para aqueles que não ligam para o esporte bretão ou não entendem o porquê de tanta comoção, deixo aqui a famosa frase cunhada por Bill Shankly, ex-treinador do Liverpool, que sintetiza bem a natureza do amor nem sempre correspondido dos torcedores por seus times: “Futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso”.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Depois da minha pulada de cerca, talvez minha opinião não seja levada em consideração. Mas vamos lá: se eu, no meu emprego, pisasse na bola (ops, sorry pelo trocadilho) tantas e consecutivas vezes como o meu time pisou neste ano, eu já estaria demitida faz tempo. Então, o rebaixamento é merecido. Não joga direito, cai. É a profissão daqueles jogadores fazerem bem feito, o que não fizeram. Para a torcida, o que me inclui, o rebaixamento é igualmente merecido. Os torcedores se unem para badernar, para assistir aos jogos, para prestigiar o time, para viajar pra longe para vê-lo, mas não se unem para cobrar uma administração decente, um estádio para o time, pagamento para os jogadores. Só torcem. Uma das maiores torcidas do Brasil só torce. Um desperdício. Permite que o dinheiro seja desviado, é condescendente com a corrupção. Se deixassem de pagar ingresso uma vez que fosse, já estariam colaborando para que o Clube levasse mais a sério a administração. Então, pela omissão, merecem ser rebaixados também. Quem sabe assim, lá de baixo, não ergam a cabeça e joguem bola como se deve. Incompetência tem conseqüência, não é assim?

  • http://paralersemolhar.blogspot.com osrevni

    Puxa, que honra! Uma citação. Pena que está escondida no fundo de um monte de comentários…

  • http://alfarrabiosedevaneios.blogspot.com/ Ni

    eu comemorei a queda do curintia, toci muito pro gremio e contra o inter no domingo.
    já que você é bugrino, me responde uma coisa:
    é verdade que venderam o Brinco de Ouro e que o Beto Zini voltou pra diretoria do clube?

    abraços

    Ni

    Ni, por enquanto o Brinco de Ouro ainda não foi vendido, embora as dívidas milionárias do Guarani talvez obriguem o clube a fechar algum negócio envolvendo nosso estádio. Quanto ao Beto Zini, ele faz parte da chapa de oposição que concorrerá à presidência do Bugre em eleições marcadas neste mês de dezembro. Vamos ver o que rolará daqui por diante… Um abraço!

  • Nate
  • André

    Bem feito. Roubaram o campeonato de 2005 e agora vão sofrer na segundona. A Juventus foi rebaixada por muito menos pela justiça italiana, aqui, temos que esperar pela justiça dos céus, e ela veio em bom tempo.

  • http://eugostodeumacoisaerrada.wordpress.com Rachel

    Aiii, Ina…
    Que deos nos ajude, então.
    Beejo.

  • Tex

    Vinte e dois homens, uma bola e milhares de pessoas que ficam tristes ou alegres cada vez que a bola passa por entre as traves. Não entendo e acho que nunca vou entender porque vocês dão tanta importancia para o futebol. Os próprios jogadores não estão nem ai, hoje no Corinthianas, amanhã no Palmeiras. E vocês ai falando em drama, como se tivesse morrido algúem. Não mudou nada. Se o Corinthians deixar de existir amanhã vai ser problema pra pessoas que trabalham pro clube, pro torcedor não muda nada.Aliás acho que muda sim. O tempo de uma partida de futebol é duas horas. Nesse tempo da pra cuidar do jardim, ler um livro, ver um filme…

  • http://doppelgangerperdido.blogspot.com/ Gisele Amaral

    Gente, peço dessculpas aos corintianos e afins, mas o MEEEEEEENGO tá na Libertadores! Uh! “É nós na fita!” Meeeengo!

  • Rodrigo

    Sou corinthiano e o fato do rebaixamento do meu time me deixou tão triste quanto revoltado com todos dirigentes sangue-sugas que levaram o grandioso Corinthians ao fundo do poço. Confesso ter encontrado certo conforto no excelente texto publicado. Parabêns pelo blog

  • pedro paulada

    e os saudosos ari bazão e gilmar fubá? hehe
    “aqui tem um bando de louco
    rindo de ti, curintia!!!”

  • http://blog.biss.com.br Biss Lee

    Pô, eu chorei pacas ontem… principalmente cantando o hino do corinthians da janela do meu apê, só pra calar meus vizinhos q estavam xingando corinthiano. Poxa… hj trouxe minha camisa pro trabalho… afinal, vou cair de pé e com orgulho de ser corinthiana, maloqueira e sofredora… mesmo de saparinho ;)
    Bjuss

  • http://f4lh4critic4.wordpress.com/ Rodrigo “Yin Yang”

    O fato é que o time mereceu cair por ter feito um mal campeonato. E é nisso que acho o sistema de pontos corridos muito melhor que o mata-mata, pois não é um jogo que faz a pessoa cair, mas sim uma péssima progressão de jogos. como palmeirense, sei muito bem o que é cair pra segunda divisão, mas ao mesmo tempo vi duas coisas diferentes desta vez. A 1ª é que nunca vi uma cobertura tão pesada para um time que caiu e a 2ª é esse clima de dó generaizado. na boa, qdo meu palmeiras caiu, o que veio de corintiano me zoar não tá escrito, mas agora que são eles, se eu brinco sou reprimido. Nunca gostei de “dois pesos, duas medidas”, então todo e qualquer simpatia pela queda deles foi embora após isso. Mas ao mesmo tempo, fico feliz de ver a Lusa de volta!… apesar do karma dela de “nadar, nadar e morrer na praia”.
    ah é, parabéns atrasado por ter ganho no BOBs

    Valeu, Rodrigo! Aliás, concordo contigo: sistema de pontos corridos é muito mais justo do que os mata-matas. Sobre o tal “clima de dó”, posso falar da minha casa: meu pai é palmeirense e minha irmã, corintiana. Só o meu irmão caçula, que é são-paulino, é que passa ao largo dessas desgraceiras futebolísticas.

  • http://oleitoresseiditota.wordpress.com André

    Se bem que a zaga de Baré e Embu em 1993 era bem melhor que esse lixo deste ano.
    Naquele ano, sob comando do Mário Sérgio, o Timão só não foi campeão apenas e tão somente por conta de macumba do Vitória.

  • http://oenxadrista.blogspot.com O Enxadrista

    Eu, como palmeirense, sei bem o que é isso.
    Mas sobrevivemos e voltamos NO CAMPO e não nos tribunais.
    Já o Corinthians, quero mais é que fique por lá bastante tempo, he he…

  • macaco

    falou bem mais de 100 anos sem consquitar no campo, será porque é um time honesto? será que pq nunca teve ajuda de nenhum corrupto? será que a extinção de certos times onde tinham padrinhos e quando se foram o time foi junto? Os tempos estão mudando ética e moral estão sendo pensadas e praticadas..por isso talvez veremos alguns times nos museus dos corruptos que abrirão num fututo próximo pra mostrar a todos como eramos decadentes.

    De fato. Bons foram os tempos em que o Guarani teve presidentes íntegros e honestos como Ricardo Chuffi, que comandou o Bugrão em 1978, quando fomos campeões derrotando timaços como o Inter de Falcão, Batista e Caçapava, o Vasco de Roberto Dinamite e o Palmeiras de Toninho e Jorge Mendonça. Infelizmente foram inúmeras as vezes em que o Guarani foi acintosamente prejudicado por arbitragens tendenciosas, como na final de 1986 contra o São Paulo, quando éramos presididos por Leonel Almeida Martins de Oliveira, e um pênalti acintoso em João Paulo não foi marcado. E o que dizer de 1987, quando o Bugre, mesmo tendo sido vice-campeão do ano anterior, foi alijado da Copa União? Lamentavelmente o futebol está infestado de dirigentes do naipe de Lauro Moraes, Nivaldo Baldo, José Luis Lourencetti, etc etc.

  • http://www.etcetceetc.blogspot.com Rodrigo Dias

    Aqui no RS foi muito estranho. Colorados e gremistas unidos por uma causa só: ver o Corinthians rebaixado. Foi até engraçado ver meu pai e meu irmão emputecerem-se com o Inter, quando fizeram o primeiro gol do jogo contra o Goiás. Detalhe: eles são colorados fanáticos.

  • http://yassuda.org/blog Luiz Yassuda

    Postei em resposta, mas não consegui inserir o trackback.

    Belo texto. Ainda que não me conforte muito. =)

    Até porque pra dor de torcedor, não há consolo possa remediá-la. :(

  • http://gabrielaz.blogspot.com Gabriela

    A gente (gremistas) já passou por isso. A parte boa é que, após a recuperação, a torcida e o time ficam ainda mais fortes. Os corintianos vão saber superar mais esse obstáculo.

  • Canibal

    Campeonato de pontos corridos é planejamento… Coisa que o Corinthians não chegou a fazer neste ano. Time mal comandado, péssimo elenco, diretoria perdida diante de um mar de lama e corrupção que aflorou em seus domínios… Qual o resultado que se esperava? Convenhamos. Corinthians merecidamente rebaixado…

  • aninha

    No final do domingo, saí para perambular com minha prima pela cidade. Ouvimos fogos, depois mais fogos. Paramos para comer e…Mais fogos. Virei para ela e disse: “O Corínthians ganhou!” A noite, quando chegamos em casa, fui conferir o resultado do jogo. Cara…Torcedor é espírito de porco, não? :/ Tadinha da minha amiga sofredora Biss. Beijinhos

    Aninha, transmita meu abraço de pêsames à Biss. Mas não há de ser nada não, nada como um dia após o outro com uma noite no meio. ;)

  • http://blogsantaum.wordpress.com Santaum

    A gente reage de várias maneiras pela desgraça do outro.

    Podemos ficar tristes, solidários. Podemos rir da cara deles, manifestando alegremente uma boa sensação de prazer pela desgraça alheia e podemos ter mais uma outra opção: fazendo-os sofrerem mais ainda com o próprio sofrimento.

    Fico com a opção do meio, manifestando elegantemente minha emoção diabólica sem má intensão alguma. Emoção, por sinal, bastante natural e humana.

    De qualquer maneira, SP tem agora um representante à altura para substituir o time que caiu, a Portuguesa.

    Diga-se de passagem, fiquei contente em ver a Lusa retornar à Primeira Divisão, tanto do Campeonato Brasileiro quanto do Paulista.

  • Luiz roberto

    Este timeco merecia a 3.a divisão, pelos motivos:
    - campeonato roubado em 1977- Paulista
    - campeonato roubado em 2003 - copa do BR
    - campeonato roubado em 2005 - Brasileiro
    - jogo roubado contra o Juventus e não caiu no Paulista
    MSI

  • macaco

    Finalmente foi feita a justiça!!! Time que só ganha com trambiques!! Heverton e Nelsinho mercenários praga de pontepretano pega!! Ainda vão ter que sofrer muito gambanzada falta muito pra vcs ficare quites com tanta roubalheira!!! Guarani? existe este time ainda?

    Certamente o Guarani é um time que merece muito mais respeito do que um outro que em (supostos) mais de cem anos de existência não conquistou um título sequer no campo…

  • http://outforlunch.blogspot.com bobmacjack

    Foi um belo domingo ontem. A todos os corintianos desejo uma ótima segunda.

  • http://www.diabaquatro.com Dexter

    Muito bacana o texto, Inagaki.

    Fico feliz que o meu Coringa tenha caído pra segundona. Além de merecido o tombo depois de tanta palhaçada extra-campo, vou poder ver meu timão jogar em Brasília contra o Gama, o Brasiliense…

    Abração!

    Taí um torcedor que consegue enxergar o lado positivo das coisas. B)

  • Ana C.

    Eu entendo que a torcida do Corinthians é a segunda maior do país e tudo mais! Mas se o meu time - O Goiás - tivesse sido rebaixado, duvido muito que os noticiários sequer fossem ouvir as lamentações dos meus amigos goianos!!
    Existe vida fora de SP minha gente!!

  • http://cachorrosnabusca.blogspot.com/ Rafael

    ptz…. sem comentarios hehehe, não esquentem o que sobe cai e o que cai ?? talvez sobe!! Abraços…. hehehe

  • http://vidaurbana.wordpress.com Mr. B.

    Eu estou muito feliz com isso.

  • http://www;calcinhasnobox.blogspot.com cruela

    sobre o post do Odair José…faltou o clássico AQUELA MENINA EM SUA CADEIRA DE RODAS….

    é de chorar

    Cruela, como eu já havia esclarecido nos comentários daquele post, “Cadeira de Rodas” foi gravada originalmente por Fernando Mendes em 1975.

  • http://www.calcinhasnobox.blogspot.com cruela (calcinhas no box)

    mas uma coisa é certa….

    morrer morrer (no sentido literal da palavra) ninguém vai não… salvo uns 9 ou 15 cardíacos, é claro.

  • http://www.omelete.com.br Marcelo Forlani

    Caímos. Merecemos. Ano que vem tem mais. Vai ser sofrido de novo, já sabemos. É a nossa sina. O nosso destino. E se nos 23 anos sem títulos a torcida cresceu como nunca, pode apostar que não é agora que ela vai deixar de torcer.

    Abraços,
    Forlani
    P.S. Ao fim do jogo vesti a minha camisa do Corinthians e estou nela até agora e amanhã tem mais. O time era bisonho, mas continuo com ele aonde ele for.

    Idem ibidem, Forlani. Quando o Guarani caiu para a série C (corintianos, um alerta: quando a gente pensa que chegou ao fundo do poço, eis que alguém prova que é sempre possível cavoucar mais fundo), saí com a minha belíssima camisa alviverde. Amor de verdade não exige recíproca.

  • http://www.morroida.com.br Fabião

    Ano que vem vai ser facinho assistir corinthians e ponte aqui do lado de casa! :D

  • http://marcuspessoa.net Marcus

    Lindo isso, Inagaki. Lindo mesmo, parabéns.
    Não sou corintiano, mas também me solidarizo com o sofrimento da torcida.
    Só não sei se o sofrimento de cada uma das torcidas que passam por uma situação dessas é suficiente para lhe dar brios e expulsar os patifes, os gângsters que se aproveitam da paixão do povo.

  • http://elismarchioni.multiply.com elis marchioni rojas

    É sofrido, mas “eu já sabia”.
    Nunca um chavão fez tanto sentido para a fiel torcida. Talvez por isso os torcedores não cobraram nada do time limitado, incentivado até o fim.
    Corintiano não ama simplesmente.
    Somos um bando de loucos pelo Corinthians.
    Beijo.

  • http://www.utops.com.br Pedro

    Esse ano, mais do que qualquer outro, torcer pro São Paulo (e contra o Corinthians) me fez profundamente feliz. Ganhei duas vezes.

  • http://rancorizando.wordpress.com Camila

    Meu coração eternamente corintiano chora hj, e o mais triste é saber que foi merecido.
    Ano que vem vou assistir jogos sábado a tarde, afinal, Corinthians é amor!
    Dualib e Kia,essa derrota e o rancor da fiel é de vcs!
    =D
    bjos

  • Guilherme

    Lamentável pelo tamanho da torcida, mas um caminho para a moralização do futebol, né?
    Como calaram a CPI, essa era uma forma de punir, merecidamente, um clube que teve seus desvios éticos de conduta, ainda que não seja culpa da torcida.
    O Corinthians é grande, vai voltar com força total e incomodar em 2009. Mas esse tempo na geladeira é importante, principalmente para que termine a arrogância da imprensa “especializada”, que associa o Corinthians a um único caminho possível e centraliza sua programação nacional para falar apenas dele.
    Que sirva também para os torcedores atentarem melhor para o que apóiam. Ninguém reclamou de Tevez no Corinthians porque era conveniente. Só que agora chegou a verdadeira conta.

  • http://ilhadeicaro.blogspot.com Orlando

    Felizmente faço parte do outro lado da moeda, o que ri enquanto os corinthianos choram, sou sãopaulino e esse foi um ano inesquecível…

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Concordo que foi um triste capítulo…

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Ai, a menção da sua dor pelo Guarani aliada ao meu sofrimento ao ler o post me levou às lágrimas.
    Lembro-me bem dos 22 anos sem campeonato do Timão. Tenho simpatia pelo clube por pena. Imagino a dor dos seus torcedores.
    Quanto ao Botafogo do Rio de Janeiro, já faz tempo que somos os Doze do Forte, que não somos nada, que somos peça de museu. Nada muda no meu amor pelo glorioso alvinegro da estrela solitária. Somos o clube que mais jogadores ofereceu à seleção nacional. Jairzinho decidiu o jogo contra a Inglaterra que nos deu a Jules Rimet. Eum poster histórico dele com Pelé e Tostão.
    Nenhuma torcida merece o desdenho de outras, como foi o caso de videos no YouTube porque o Botafogo perdeu sei lá o quê.
    Seria preferível o bom gosto dos vitoriosos para que sofrêssemos nossas dores ludopédicas a sós.
    Solidariedade ao Timão, melhor sorte ano que vem. Vou chorar deslogada.

  • http://digitaldrops.com.br Nick Ellis

    Só para complementar meu último comentário…

    E viva o Guarani, que é muito simpático e o único time pelo qual torço no estado de São Paulo (a não ser que o jogo seja Bugre vs Fluminense, é claro!).

    Alexandre Inagaki está para o Guarani como Nelson Rodrigues estava para o Fluminense.

    Nick, olha o tamanho da responsa que você está jogando pra mim, rapá! :roll:

  • http://digitaldrops.com.br Nick Ellis

    Como Tricolor carioca, sei bem que os meus amigos torcedores do Corinthians estão sentindo neste momento. Mas animem-se, é possível dar a volta por cima, como o Fluminense, que hoje conquistou a sua segunda vaga para a Libertadores no ano, que acabou ficando de bandeja para o Cruzeiro.

  • http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0

    acabei de ver um corinthiano chorando e foi triste, mas tudo bem…

  • http://www.superfluo.com.br Jot

    Inagaki-san mizifi, manda lá um endereço seu pra gente te mandar sua pintura emoldurada :)
    Abraços

  • Tarcee

    poizé. obrigada, amigo.
    beijo.

  • Anônimo

    Lindo texto, pena que eu não tenha experiências de vida que me permitam entendê-lo hahaha

  • http://cenasdacidade.wordpress.com/ Danilo

    Vergonhoso…

  • http://acabamascontinua.wordpress.com Thiago

    =’(
    ‘brigado, Ina. assim, como corinthiano e seu leitor, agradeço a solidariedade.
    o pior de tudo, mas de tudo mesmo, é o comportamento preconceituoso que vem junto com os anti-corinthianos. dá nojo.
    é bom encontrar ar fresco.
    abraço.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.