A biografia não-autorizada de Indiana Jones

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 21 de maio de 2008

Se aventura tem um nome, só pode ser Indiana Jones. Ao protagonizar três filmes - Caçadores da Arca Perdida (1981), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) - que juntos arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias do mundo inteiro, o arqueólogo criado pela dupla Steven Spielberg e George Lucas entrou para a história do cinema como o maior aventureiro de todos os tempos.

Se você se lembra do terceiro filme da saga, sabe que Indiana na verdade chama-se Henry Jones Jr., e que o herói interpretado por Harrison Ford, por detestar ser chamado de Júnior, assumiu a alcunha de Indiana Jones pegando emprestado o nome do seu cachorro. Do mesmo modo, deve ter acompanhado as peripécias vividas por Indy em lugares tão exóticos e distantes quanto os desertos do Egito, as selvas da Índia, catacumbas subterrâneas em Veneza, vilarejos no Tibete, a floresta amazônica e a Terra Santa, e está ansioso para assistir a Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que estréia no dia 22 de maio, certo? Porém, se você pensa que as aventuras de Indy se resumem apenas ao que foi exibido nos cinemas, saiba que elas foram apenas o começo. Porque nosso herói prosseguiu com sua saga nos livros, histórias em quadrinhos, videogames e o seriado O Jovem Indiana Jones (1992), todos produzidos pela Lucas Licensing (empresa de George Lucas).

Graças às informações adicionais trazidas por todos os spinoffs da saga cinematográfica, é possível fazer uma biografia quase completa deste personagem que foi interpretado por cinco diferentes atores durante as várias fases de sua vida. Além de Harrison Ford (que filmou Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal do alto de seus 65 anos de idade) e River Phoenix (intérprete do jovem Indy na seqüência inicial de Indiana Jones e a Última Cruzada), o arqueólogo ganhou na série de TV os rostos de Corey Carrier (aos 8 anos de idade), Sean Patrick Flanery (dos 17 aos 21 anos) e George Hall (o Indy ancião). O seriado, aliás, começa com a exibição de um velhinho Indiana Jones de tapa-olho, aos 93 anos de idade, contando a dois jovens a primeira aventura que viveu ao lado do pai: uma viagem ao Egito na qual conheceu duas figuras históricas, Lawrence da Arábia e Howard Carter, o arqueológo que descobriu a tumba de Tutancâmon.


Indiana Jones aos 8 e aos 93 anos de idade, em imagens extraídas da série de televisão.

* * * * *

Henry Jones Jr. nasceu na Escócia, no dia 1 de julho de 1899. Filho de Anna e Henry Jones, desde pequeno acompanhou o pai, arqueólogo formado na Universidade de Oxford, em suas viagens ao redor do mundo. Em 1908, conhece seu primeiro amor: a Princesa Sofia, filha do arquiduque Franz Ferdinand. Porém, por se tratar de um plebeu, Júnior é proibido de vê-la novamente - seria o primeiro de tantos desencontros amorosos em sua vida. Ainda criança, decide adotar o nome de Indiana, nome de seu cachorro, por abominar ser chamado de “Júnior”. É o primeiro ato de rebeldia contra o pai.

Em maio de 1912, sua mãe Anna contrai febre escarlate e morre, aos 34 anos de idade. Abalado pela tragédia, Indy viaja, junto com sua tutora, para a América. Mais especificamente, para a cidade de Boston, onde seu pai dá aulas em uma universidade. No verão daquele mesmo ano Indy adquire seu famoso chapéu, seu chicote, a cicatriz no queixo e a fobia por cobras, em uma aventura retratada no prólogo de Indiana Jones e a Última Cruzada. Em 1913 encontra pela primeira vez Marcus Brody (personagem interpretado por Denholm Elliott, ator falecido em 1992, nos três primeiros filmes), com quem viaja em uma expedição para o Egito. Depois, decide contrariar os desejos do pai, que queria que Indy prosseguisse seus estudos na Universidade de Princeton, partindo em viagens mundo afora em busca de aventuras que o levarão a encontrar personagens históricos como Pancho Villa, Ernest Hemingway e Mata Hari, e a lutar na Primeira Guerra Mundial.


Fotos de um álbum de família: Henry e Anna Jones, os pais de Indiana.

Com o fim da guerra Indy retoma aos Estados Unidos, a fim de estudar Arqueologia na Universidade de Chicago. Lá, torna-se aluno do professor Abner Ravenwood e apaixona-se por sua filha, Marion (apresentada em Caçadores da Arca Perdida na pele da atriz Karen Allen). Distancia-se dela, no entanto, ao mudar-se para a França a fim de fazer graduação em Lingüística em Sorbonne. O ano é 1922, e Indiana já domina nada menos que 27 idiomas. Em 1925, surge seu primeiro emprego: professor na Universidade de Londres. Porém, como parece ter formigas na bunda, Indy não pára quieto, transitando entre empregos na Inglaterra e Estados Unidos. Em 1930, envolve-se até mesmo com discos voadores (em história narrada pelo livro Indiana Jones and the Sky Pirates). Os romances que trazem Indy como personagem principal também relatam suas caças pela pedra filosofal, ovos de dinossauros e múmias roubadas. Em 1935, o videogame Indiana Jones and the Emperor’s Tomb mostra como ele acaba se envolvendo na busca pelo Coração do Dragão, uma poderosa pérola negra que dá ao seu dono a capacidade de controlar mentes alheias. No mesmo ano Indy se envolve em uma aventura que envolve as Pedras de Sankara: é o enredo do filme Indiana Jones e o Templo da Perdição.

Em 1936, Indy viaja até as selvas do Peru em busca de um ídolo dourado. Para sua desgraça, o amuleto acaba nas mãos de seu rival Belloq. Alguns meses depois, reencontra seu inimigo e uma paixão de juventude, Marion Ravenwood, em meio ao deserto da África, durante a busca por uma certa Arca da Aliança. Em 1937 consegue um emprego no Barnett College, em Nova York. No ano seguinte recebe a visita de um colecionador de antiguidades, Walter Donovan, que informa que seu pai, Henry (personagem impagavelmente interpretado por Sean Connery), desapareceu enquanto buscava pelo Cálice Sagrado. Viaja até a Itália, conhece uma certa doutora Elsa Schneider e envolve-se mais uma vez com nazistas. Ao final de mais uma jornada reconcilia-se com o pai, de quem estava afastado há anos.

Novas aventuras envolvendo os diários de Marco Pólo, o continente perdido de Atlântida, a espada de Genghis Khan, os tesouros de Eldorado e as ruínas da Torre de Babel entreteriam nosso herói até meados de 1947, último ano em que suas aventuras são abordadas pelos livros e videogames. O que acontece com a vida de nosso arqueólogo predileto em 1957 é retratado no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Já a série de TV dá um salto no tempo, resgatando as histórias de Indy no ano de 1992, quando, flagrado aos 93 aninhos de vida (porém, com corpinho de 83), Indiana é mostrado morando em Nova York junto com sua filha e netos. Será que, após o quarto filme para o cinema, conheceremos mais histórias do maior aventureiro de todos os tempos? Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos…

* * * * *

P.S.: Diego Maia foi um dos sortudos que assistiram ao novo filme de Indiana Jones antes de sua estréia oficial nos cinemas, e neste texto ele explica porque o grande desafio de Indy será conquistar crianças e adolescentes 19 anos após o lançamento de Indiana Jones e a Última Cruzada. E de Detroit, Lola Aronovich também compartilha suas experiências sobre Indy IV.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.heartburny.com/ heartburn

    This could be the sublunary of stereotyped and uncomparable syllabus i e’er seen this pass. I cozen your utilise on this materialize and also say thanks alot to tale it with others.

  • http://conquerskills.blogspot.com/2011/09/using-samsung-conquer-cellphone.html Arline Sherril

    Anyhow, guess what?

  • http://www.westlakesscientificconsulting.com Humberto

    And Im running from a standard users account with strict limitations, which I feel could be the limiting factor, but Im running the cmd as the system I’m currently working on.

  • http://banaat.com/blog/wowgold/ Barrett Goral

    Lead paint isn’t supposed to be belittled and neglected. Your children is at the most risk from as they are more susceptible to lead poisoning than adults are. Studies show that homes and establishments that were built before 1978 contain or has lead in their paint. If you are a homeowner or a general contractor you should learn more about lead paint removal and how to test for lead in your homes.

  • http://nonexistent10123.com Bulla Chulla

    Greetings, I got basically intending to mention howdy to you personally. But yet appears like we’re past close friends regardless.

  • http://fluser.net/ Free Article Directory High PageRank

    Hey, just looking around some blogs, seems a pretty good platform you are using. I’m currently using WordPress for a few of my sites but looking to change one of them over to a platform similar to yours as a trial run. Anything in particular you would recommend about it?

  • http://youtubesonic.com/ sonic youtube

    Didn’t know sonic could make a powerade sprite slush!! I am the happiest person in the world!

  • http://bestespressomachines-reviews.com espresso machine reviews

    But the reality is that over thirty percent of blacks take other peoples hard earned money. A higher rate than whites.

  • http://www.zazzle.com/aliceloveswonderland Alejandro Peaches

    It’s really hard to find a blog on this topic, it’s good to see a fresh perspective from across the globe!

  • http://www.belstaffoutlets.net/men-belstaff-jackets-c-2.html belstaff jacket sale

    I want to say thank you so much for the correct way promptly I received a order. It is usually wonderful don’t have wait around days in addition to days to what you wish. I will definitely order again from you in the future. These are a perfect complement in your designs that can be enhanced simply by both gold and silver. The wires are a good dimensions. Neither too big nor at the same time small. Classy.

  • http://www.facekoo.com/zhangtote/blog/FgTmmt1lXPE_b3.html monogram

    I like the blog, but could not find how to subscribe to receive the updates by email.

  • http://dbsc.org/index.php?/forums/member/38115/ Rosalva Greek

    Britney Spears has integrated 4 brand new schedules to her upcoming UK tour. The pop super star, who will be bringing her Femme Fatale tour right onto British shores during October

  • http://www.charmspandoraoutlet.com/ pandora beads

    Every day time I’m far more impressed because of your artical. Thanks for your efforts inside expressing that theme. This a great feature. Cool. Love the possibility to get stats designed for private blogs and forums, too! I like everything in regards to this artical.

  • http://www.vipseo.pl/edukacja,i,nauka/ksiazki,s,5320/ ksiazki

    Nearly all of whatever you state is astonishingly accurate and it makes me ponder why I had not looked at this in this light before. Your piece really did switch the light on for me personally as far as this specific issue goes. Nonetheless at this time there is 1 position I am not really too cozy with and while I attempt to reconcile that with the central theme of the position, permit me observe what the rest of your readers have to say.Nicely done.

  • http://www.mointernational.com/services/digital/social-media/ Derek Pavina

    Amazing movie and very fabulous characters!

  • Setsuko Hanazaki

    Olá,
    Vc já leu “Coronel Fawcett - A verdadeira história de Indiana Jones”, de Hermes Leal?

    O Cel Fawcett foi um dos inspiradores do personagem Indiana Jones.

    Lá no Mato Grosso, na região de Barra dos Garças, ninguém fala em Indiana Jones sem relacioná-lo ao Coronel Fawcett.

    Brad Pitt está ou estará fazendo um filme sobre o personagem.

    R: Olá Setsuko, ainda não li não. Mas obrigado pela dica sobre o livro!

  • Cacau

    Curti demais a biografia, ainda mais p/ quem é fã. Assim q saiu a coleção em DVD da trilogia e c/ o extra das filmagens fiquei anciosa por adquirí-lo. Já assisti umas 20 vezes cd um. Fui na estréia de Indy 4 no cinema e não cosegui entrar… Acredite chorei que nem criança!!! No dia seguinte estava lá de novo (a 1ª da fila)e me senti como uma adolescente c/ a mesma emoção… Agora preciso adquirir o chapéu na empresa q o fabrica na cidade vizinha a minnha. Legal! Cacau - Itu

    R: Cacau, que bom que você curtiu o texto e o novo filme. Um beijabraço pra ti!

  • Pedro

    Boas, Inagaki.

    Gostei muito de conhecer a história toda do Indy.

    Acontece que tenho estado à procura de um filme que vi há muitos anos na televisão e que pelos vistos ninguém conhece (também não sei o nome).

    É um filme muito antigo (penso que da década de 70 ou 80) em que a personagem principal é o Indiana Jones quando tinha uns 12 anos - e não é nenhum dos episódios da série que conheco bem.
    Não sei se também é do Lucas/Spielberg ou se foi um aproveitamento da personagem.

    Será que alguém me pode ajudar?

    R: Pedro, creio que esse filme a que você se refere deve ser um dos episódios da série O Jovem Indiana Jones, que citei em meu post. Recomendo que você cheque o guia de episódios da série, a fim de ver se consegue reconhecer o filme que você assistiu nas descrições dos episódios que foram produzidos.

  • carolina

    otimo trabalho vc fez !
    sempre é bom saber mais sobre indiana jones…
    q eu adoro ..
    tds os filmes sao muito bons o 4 entao …
    mas eu acho q oq faz esse personagem ter tantos fãs é q ele nao tem super poderes nao voa etc
    ele é o mais proximo da realidade sem deixar de ser um heroi !
    oq vc acha ?
    bjus

    R: Carolina, concordo em parte com as suas palavras. Indy tem muitos fãs, mas até aí Homem-Aranha, Super-Homem e os X-Men também possuem legiões de admiradores, não acha? O fato de Indiana Jones não ter super poderes o aproxima mais de nós, mas se não fossem sua argúcia, carisma e senso de bom humor, o personagem de Harrison Ford não seria tão cativante.

  • http://filmesdatv.com João

    Na verdade, acho q indy 4 é tão bom quanto os outros. O problema é que os outros foram feitos antes ;)

  • mps

    Alguem sabe se essa serie foi lançada em DVD?

    R: Mps, o seriado de TV está para ser lançado ainda neste ano em um box de DVDs, aproveitando a recente estréia do novo filme de Indy Jones. Aguarde! B)

  • http://romanceavessos.blogspot.com glauber

    adorei seu blog é muito bom

  • http://www.caopeao.wordpress.com xiagu

    falando em indiana jones, o filme tah no cinema…
    tenho um amigo q compro da barraquinha, e veio ateh com menu e a opção de escolher portugues ou ingles… assustador..

    parabens pelo blog!
    visito tdos os dias
    e ateh linkei na barra de favoritos do mozilla!

    eee dah uma passada no meu tb
    http://caopeao.wordpress.com/

  • http://oimperius.blogspot.com/ O Império

    Não gostei muito deste ultimo filme do Indiana Jones…

  • http://www.buarqueando.blogspot.com Demas

    Inagaki,
    cadê você, rapaz?
    Espero que esteja tudo bem.
    Abração

    R: Demas, se você não me encontrar no blog, pode ter certeza que num dos sites elencados nesta página você me achará firme e forte feito geléia! :P Um abração!

  • http://manualdojogo.blogspot.com Filipe M.

    Eu assisti meu primeiro Indiana Jones com 8 anos , ou pelo menos foi o primeiro que prestei atenção, pena que sempre adota o mesmo esteriótipo !

  • http://www.humortalha.com garfi

    Só não consigo entender como um arqueólogo que participou de tantas aventuras e descobriu tantos tesouros, nunca ficou rico. O Congresso brasileiro também está alvoroçado. Afinal, coisas difíceis de explicar envolvendo dinheiro, é com eles mesmos.

  • http://deixe-a-menina.blogspot.com/ Gi

    Cada vez que assisto aos filmes descubro alguma coisa nova, alguns detalhes interessantes e curiosos.
    Muito boa a biografia.

  • Manuella Ribeiro

    Falando em cinema, interatividade, vi essa pauta e achei uma boa para ser explorada aqui. Oh:
    Aproveitando a data do Dia dos Namorados, a Nivea criou uma ação interativa para as salas de cinema digitais: enquanto o filme não começa, será projetado um vídeo em que a platéia será convidada a bater palmas para decidir o futuro de um casal que está se conhecendo.
    Funciona assim: quanto mais palmas forem captadas pelos sensores espalhados por toda a sala, mais o casal se aproxima, podendo gerar até quatro desfechos diferentes, conforme a resposta dos espectadores.
    “Cupido digital” é uma criação da Garage Interactive Marketing para o novo posicionamento e conceito de campanha da marca Nivea - Beleza É, a qual mostra o sentido de beleza muito mais ligado ao comportamento do que aos padrões estéticos impostos.
    O filme de 1 minuto e meio será apresentado nos principais cinemas da capital paulista: Shopping Frei Caneca, Morumbi Shopping, Reserva Cultural (Avenida Paulista) e Shopping Bourbon Pompéia, nos dias 7 e 8 de junho.
    Bjs!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Que maldade com o Tocantins..:(
    Só valer estado grande rsrsrs

  • http://filosofosdobotequim.blogspot.com/ Flávio

    Olá, parabéns pela página, descobri ontem em uma matéria da Revista do Correio… A biografia do Indy ficou bem interessante, aumentou minha vontade de ver o filme…
    Se tiver um tempinho, entre no meu blog e deixe um comentário, gostaria muito de saber sua opinião! Sinta-se livre para fazer qualquer sugestão ou crítica!

  • http://www.sputnix.com.br Roberto Rocha

    hehehe….bacana o texto

  • http://www.caopeao.wordpress.com xiagu

    O maior blog sobre futebol do Brasil está atualizado!
    http://caopeao.wordpress.com/

    Idéias, sugestões ou críticas… deixar nos comentários
    O que for interessante, irá para o ar e creditado ao autor.

    Peço carecidamente ajuda de todos os fanáticos por futebol para tornar o Caopeão o maior portal de futebol do Brasil.

    Obrigado.
    (lembrando que o intuito do blog não é ofender qualquer clube ou paixão de torcedores, mas sim apenas tratar assuntos de forma humorada)

  • http://efodaserpobre.blogspot.com/ Henry

    Bah! Que trabalhão, me visita aqui em porto no meu site http://efodaserpobre.blogspot.com/

    abraços.

    Henry

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Ola Inagaki,
    Pelo jeito vai ser dificil eu ver o Indiana nos cinemas, fecharam os cinemas de Palmas, o unico que tinha :(
    Agoa só DVD mesmo, que triste.
    ………….
    Eu resolvi abandonar o Twitter, nao vi graça nenhuma naquilo, nada que me ajudasse no meu dia-a-dia, sem funcionalidades e muito parado.

  • http://consiliencia.blogspot.com/ Noé

    Boa pesquisa!
    Noé,

  • http://www.allguitartabs.com/ Amanda

    Indiana Jones era lingüísta??? Amei!!!!

  • http://vozativa2.blogspot.com lugirão

    Sou fã do personagem, e adorei a biografia, alguns fatos não conhecia, a biografia do personagem é de fazer inveja a muitos.
    Sucesso

  • http://www.sigasolucoes.com.br/ Beto

    Já tinha visto o DVD da série do jovem Indiana mas me pareceu não manter a qualidade da trilogia (não mais agora..).
    Tô ansioso pra ver o quarto filme!
    Abraços da equipe SIGA
    http://www.sigasolucoes.com.br/
    http://vendendosaude.blogspot.com/

  • http://blogdopiao.blogspot.com GUILHERME PIÃO

    Sou fã dos filmes de Indiana Jones, muito bons.
    Gostei da biografia…as fotos são ótimas…quem vê….ehehe
    Pena que resido na Praia Grande-SP.
    Abraços

  • http://clindenblog.blogspot.com Carol

    Nunca tem promoção pra Brasília… Snif snif snif.

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    foi de proposito, para ver se você estava prestando atenção.

  • http://www.elevabrasil.com.br William Silva

    Legal, estava faltando mesmo, valew

  • http://www.velocete.blogger.com.br Gabo

    Grande Ina.
    Então, segui teu conselho e parti para o WordPress, com outro blog e outras idéias. Serviço ótimo e tudo mais, infelizmente leigo do jeito que eu sou não consegui trocar o layout, li várias vezes inúmeros tutoriais pelo Google a fora e nada!
    Enfim, peço encarecidamente socorro.

    R: Gabo, melhor contratar os serviços de profissionais como o pessoal do Feira Livre, a quem recorri quando precisei adaptar meu template para a plataforma de publicação deste blog. Nada como recorrer a profissionais!

  • http://deiamundoafora.blogspot.com dedéia

    fiquei com vontade de ver o filme depois daqui. era um dos meus preferidos na infancia

    adorei!

    bjoka

  • http://www.periodicodebordo.blogspot.com Anne

    Gostei da Biografia não autorizada, legal!

  • http://toconversando.blogspot.com/ Marco

    Muito bom.
    Quase um livro, talvez nem o próprio Spilberg tenha este conhecimento todo.

  • http://www.danialaraujo.net Daniel

    Dark HORSE, não Dark House…

    R: Daniel, por falar em correções de digitação, você colocou DANIAL na URL do seu site pessoal. ;)

  • http://lambaritalia.blogspot.com kharhan

    Sou fã do personagem,ate parece que vamos ver a qualquer momento na tv uma reportagem”ACABA DE SER DESCOBERTO A ARCA DE NOÉ” pelo Srºarqueologo Indiana Jones…….muito legal mesmo.Seria possivel fazermos parceria?

  • http://crisemcrise.blogspot.com Cris

    Fui ao cinema no dia da estréia. tava sentindo coceiras para ver o filme. E a verdade é que por mais que digam que o quarto da série do Indiana Jones seja mais do mesmo (o Bruno Medina disse isso no blog) e que não se deve confiar em séries longas como esta, todo mundo sempre quis ser igual ao Indy. Eu, você, ela. E nada como um filme de aventura de verdade que nos lembre a infância. (Eu acho um saco quem diz só gostar de filme inteligente e de trás para frente). Por isso recomendo Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

    Eu não conhecia toda a história do Indy e adorei este post. De verdade. Agora gosto ainda mais dele.

    Beijocas

  • http://maroma.wordpress.com Ma

    PS: agora que vi meu blog na coluna lateral! :D

  • aiaiai

    Caramba…vim aqui para ver o que vc falava sobre o novo filme, mas pelo jeito ainda nada.
    Vi ontem, com meu filho de dez anos! Foi superbacana. A história é bobinha, não dá para negar…mas a qualidade de cada cena, o entusiasmo que vai tomando conta da gente até a gente se sentir criança de novo é muito bom.
    Achei que exageraram nos efeitos e nas maluquices, mas acertaram em cheio na emoção, no bom humor, no suspense.
    Interessante ver a diferença entre minhas reações e do meu filho. Eu sabia que o indi ia se safar, ele não, então, ficava torcendo com uma vivacidade que me lembrou eu mesma, muitos anos atras.

    R: Aiaiai, até gostei do filme, mas confesso que eu o considerei o mais fraco, disparado, de todos os Indiana Jones, com um final digno de novela das oito, efeitos CGI que destoam demais dos outros filmes da série e um enredo confuso envolvendo ETs e indígenas que surgem gratuitamente em meio a pedras. Ainda é boa diversão, mas eu esperava mais do Spielberg (não do George Lucas, que só fez caca na trilogia mais recente de Star Wars).

  • Alex

    Qual é a principal caracteristica do Indiana?

    R: Sei lá. Coragem? Senso autodepreciativo de humor? Habilidade com chicotes?

  • Alex

    Qual é a principal qualidade do Indiana?

  • http://www.sorrisocultura.blogspot.com elvis

    Muito boa a publicação…
    O site é bom mesmo…

  • Sarah Navarro

    Oi Alexandre,

    30 de maio estréia o filme CORPO, de Rubens Rewald e Rossana Foglia, em SP. Vc poderia divulgá-lo em seu blog, por favor? Obrigada. Abraços.

    Link do cartaz do filme [clique na foto para ampliar]
    http://priscilanicolielo.blogspot.com/2008/05/cinema-estria-corpo-30-de-maio.html

    Trailer
    http://www.youtube.com/watch?v=-NH-yXSugtc

    R: Oi Sarah, antes de escrever sobre o filme quero assisti-lo. De qualquer modo, o fato de ser um filme brasileiro já me despertou simpatia. Um abraço e boa sorte com a divulgação!

  • http://ocarreirista.wordpress.com Cássio Marins

    Não sei e o novo filme vai ser bom, mas estou louco para que chege logo. Excelente post.

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Mais que beleza de texto Inagaki,me serviu como uma belo passaporte para voltar a minha infância e lembrar do meu boneco Indiana [Que ainda guardo com carinho], dos filmes que assisti, muito bonita sua pesquisa!
    Já respondi a pesquisa, mais não fui muito longe por ainda morar no interiOR, hehe
    Em breve serei Curitibano, e você esta mais do que convidado a vir aqui em casa tomar um café.
    Um Abração

  • Gabriel Ventura

    Pesquisa um pouco longa ein?
    Muito boa a biografia, mas estou ansioso mesmo para ver o “Synecdoche, New York” do Charlie Kaufman…Os críticos parecem estar divididos…
    http://oglobo.globo.com/blogs/cinema/default.asp#104099
    Abraço!

  • Diego Goes

    Comentário off-topic: Achei super bacana ver um banner (muito interessante, por sinal) de uma marca internacionalmente conhecida em um blog. Não sabia que a equipe e a agência da Dove tinham esta visão além do alcance.
    Parabéns, por isso!
    Abraços!

  • http://arteevicio.com [barba]

    a Galileu fez uma matéria muito boa na edição de Abril
    eu indico

  • http://www.serbon.blogspot.com.br Serbão

    Ina, proponho a construção de um memorial em homenagem à cadela Indiana, do George Lucas. além de batizar o heroi, ela inspirou o personagem Chewbacca de Star Wars.

    R: Ecco, é vero. Excelente lembrança, Serbão!

  • Leonardo S. Sasada Sato

    Oi, como vai?

    De onde vc escreve?

    Cheguei a conhecer uma família Inagaki em Porto Alegre!

    Abraços!

    R: Olá Leonardo, eu moro em São Paulo. É bem possível, pois, que você tenha encontrado algum primo de segundo grau meu por aí. Se bem que não conheço nenhum Inagaki gaúcho…

  • Mariângela de POA

    quero muito levar minha filha para assistir a este Indiana Jones,estou curiosa para ver se ela irá sentir o mesmo encantamento que eu senti , as emoções das crianças hoje estão mais diluídas pois recebem muita oferta de entretenimento,cinema para eles é coisa corriqueira, eu vibrava a cada estréia de Indiana Jones( e de Trapalhões também hahahaha)..beijo e bom feriado!

    R: Mariângela, você me fez lembrar que o primeiro filme que eu vi numa sala de cinema foi “Os Trapalhões na Serra Pelada”. :D Bom feriado pra você também!

  • Ana Paula

    Eu passei a adolescência vendo os primeiros 3 filmes (sou de 65, faça as contas…) e estou ansiosa pela nova aventura! Me revirei toda contentinha na cadeira, com frio na barriga, só de ver o trailer no cinema. Tá, eu sou uma boba, tudo bem.
    Ei, eu moro no Rio! Vou preencher o tal cadastro.

    R: Ana Paula, não cheguei a sentir o tal friozinho, mas na condição de fã inveterado da série de filmes, estou na pilha para ver Indiana 4 na primeira sessão, he he! Valeu pelo cadastro, um beijo!

  • http://www.superfluo.com.br Jot

    “Indiana Jones”, “De Volta para o Futuro” e “Star Wars” são, de longe, os filmes que mais marcaram minha adolescência. E mesmo depois de tê-los assistido mais de 20 vezes cada, não consigo enjoar. :)
    Fantástico o texto. Como sempre, caprichou nas pesquisas.
    Já estou enviando o link pra vários amigos :)

    R: Ôpa, valeu pela divulgação, Jot. Daqui a algumas horas checaremos o resultado de Indy IV. :D

  • léo

    Bela biografia. Legal saber que na cronologia primeiro vem o Templo, depois a Arca. Vendo assim, agora dá pra saber porque ele parece um filme à parte.
    abs

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich

    Alexandre, eu também assisti a Indy 4 antes da estréia, e minha crítica tá aqui desde ontem, sem spoilers!

    (numa mesma linha).

    R: Valeu, Lola. Atualizarei meu post!

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Que loco!!!!

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Me comprometi já há algum tempo a rever algumas das grandes sagas do cinema. Rambo, Star Wars, Karatê Kid e Indiana Jones, por exemplo. Nesse feriadão aproveitarei o descanso para ver este último, já que se lançará (fiquei sabendo agora) esse quarto filme.

  • Edson Silva

    Você se esqueceu de citar as aventuras em quadrinhos de Indy, que foram publicadas em meados dos anos 80, na extinta revista Capitão América, e que se referem (acho)ao período imediatamente posterior ao retratado em “Caçadores da Arca Perdida”.

    R: Não esqueci não, Edson. Cito as HQs de Indy Jones no segundo parágrafo do post, que como você corretamente disse, se passam no período cronológico logo após as aventuras de Indy em busca da arca perdida, em 1922. Em tempo: o site da Dark House disponibiliza todas as informações sobre os quadrinhos de Indiana Jones.

  • Diego Goes

    Muito boa a biografia, rapaz! Dá pra jurar de pés juntos que Indiana é real.
    Abraços!
    P.S.: Que droga! Não moro nem em São Paulo, nem no Rio de Janeiro, nem muito menos em Porto Alegre…

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.