“A vida é boa e cheia de possibilidades”. O mantra do Inagaki aqui no Pensar Enlouquece sempre me chamou a atenção. A frase não tem nada a ver com pensar, muito menos com enlouquecer. Mas é bacana. Talvez exageradamente otimista, mas será que não é isso mesmo que um mantra deve ser? Não seriam essas frases, repetidas pra nós mesmos, uma forma de auto-hipnose destinada a nos fazer seguir em frente, confiantes em nosso sucesso? Não sei. Estou só especulando. Mas fiquei curioso. Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto.
O que é um mantra
A palavra mantra vem do sânscrito e designa um som que tem poderes psicológicos ou espirituais. Eles apareceram há 3 mil anos na Índia, criados por hindus. Mas muitas outras religiões curtiram o poder cósmico da bagaça e adotaram seus próprios mantras. Como aconteceu, por exemplo, no budismo.
O mantra “default” ou mais simples de todos é o ॐ, aquele símbolo que muita gatinha que faz yoga tatua nas costas. Esse é o “Om” ou “Aum”. Essa seria a representação do som ou vibração primordial da criação do universo. Ou seja, uma versão mais suave do Big Bang (com certeza, mais agradável e sonora do que ficar entoando “KA-BUUUUUUM!!”, por exemplo). Continue Lendo
Em ritmo de álbuns de figurinhas, eis que os personagens da Turma da Mônica também entraram no clima da torcida. 50 figurinhas virtuais, estreladas pela galera criada por Mauricio de Sousa, estão espalhadas em diversos locais da internet. Quer entrar nessa gincana virtual? Ôpa, demorou! Baixe o álbum digital e siga as pistas deixadas nos perfis no Facebook, Google+, Instagram e no site das Figurinhas da Turma.
A primeira figurinha saiu no site do youPIX. E outra figurinha, protagonizada por um dos meus personagens favoritos da Turma da Mônica, com quem me identifico bastante principalmente porque andou pensando demais, você encontra aqui mesmo. :) Continue Lendo
Sonhos, aspirações, novas formas de engajamento, compreender o que motiva jovens a participarem da política (ou a se esquivarem de uma participação mais ativa na sociedade) é fundamental para pensarmos em um projeto de um Brasil melhor. Como estimular um jovem a se engajar politicamente, em tempos nos quais generalizações crassas fazem com que grande parte das novas gerações concorde com atitudes como a queima de bandeiras de partidos políticos em manifestações de rua, o compartilhamento de postagens de fanpages como TV Revolta ou, simplesmente, com o niilismo desiludido de quem prefere se esquivar de qualquer atitude que não seja individualista?
O infográfico abaixo explica um pouco mais do projeto Sonho Brasileiro da Política, concebido pela Box 1824, cuja fase de captação de recursos, através do Catarse.pt, está a poucas horas de ser finalizada.
Continue Lendo