Artigos do mês de: janeiro 2009

Campus Party 2009 - balanço final

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Foram dias agitados, estressantes, divertidos, (im)produtivos e gratificantes. A Campus Party 2009, que no ano passado foi realizada no prédio da Bienal no Ibirapuera, mudou para o Centro Imigrantes em busca de mais espaço físico e melhor infraestrutura, mas na prática o que se viu foi um ambiente de acústica execrável, que se assemelhava a uma enorme praça de alimentação de shopping, com um burburinho insuportável de milhares de pessoas conversando ao mesmo tempo em que os palcos das diversas palestras que ocorriam simultaneamente faziam com que o local se tornasse uma desenfreada cacofonia.

Menos mal que, por residir em São Paulo, sequer cogitei a ideia de acampar durante o evento. Até porque seria um enorme desrespeito optar por desprezar anos de progresso e descobertas científicas que resultaram nos confortos e comodidades da vida moderna, preferindo ficar acampado em um lugar frio, barulhento e sem chuveiros com água quente. Não sou hippie o suficiente, não tenho mais 18 anos de idade nem humor o suficiente para encarar essas roubadas com a disposição de quem topa tudo por diversão descompromissada. Continue Lendo

Músicas bacanas, links, desaforismos, yada yada yada

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Em um oferecimento do Blip.FM, para mim o melhor novo site que surgiu no ano passado, confiram a seguir cinco das músicas que mais chicletaram meus ouvidos no ano passado devidamente embedadas, com os respectivos links para os assinantes do feed deste blog.

[blipfm]629868[/blipfm]

Kings of Leon - “Sex on Fire”

[blipfm]1886021[/blipfm]

Cérebro Eletrônico - “Pareço Moderno”

[blipfm]112753[/blipfm]

Nada Surf - “See These Bones”

[blipfm]1886169[/blipfm]

Wado - “Melhor”

[blipfm]2031179[/blipfm]

Zoé - “Reptilectric”

* * * * *

P.S. 1: Todo ano novo é ocasião para que eu me faça a mesma promessa: passar a atualizar meu blog com maior frequência. Será que desta vez a promessa vinga?

P.S. 2: Estranho escrever “frequência” sem usar trema, o sinal gráfico assassinado por decreto com a mais recente reforma ortográfica. Agora, para saciar as saudades dos viúvos do trema, só mesmo recorrendo a citações de músicas da Björk ou do Motörhead. :P

P.S. 3: Nada como começar um ano novo virando personagem das tiras geniais dos Irmãos Brain, criados por Geraldo Neto. B)

P.S. 4: As três colunas mais recentes que escrevi para o Yahoo! Posts: “As piores músicas de 2008″, “Sobre humanos e animais” e “Maysa, uma cantora solitária em uma multidão de amores”. E a última do ano passado que enviei para a revista Pix: “A vida é curta e a Lua é bela”.

P.S. 5: Usando uma expressão pra lá de clichezenta, desde que me conheço por gente vejo notícias sobre judeus e palestinos se desentendendo. Parece ser utópico ver um dia o Oriente Médio em paz, mas então me recordo de que há alguns anos havia apartheid na África do Sul, e insisto em ter alguma esperança de que um dia as lideranças mundiais encontrem uma solução para esse maldito impasse. Enquanto isso, recomendo duas fontes de informação e opinião: as coberturas sobre as tragédias em Gaza realizadas pelos blogueiros Idelber Avelar e Pedro Doria.

P.S. 6: Muito boa a seleção de 50 cenas com efeitos especiais no cinema feita pelo site Den of Geek. Destaco em especial um dos mais impactantes assassinatos cinematográficos, no qual o espectador não vê uma gota sequer de sangue: o plano-sequência de Frenesi, do mestre Alfred Hitchcock, que mostra um mundo alheio ao crime que está ocorrendo naquele exato instante da cena.

P.S. 7: Marco Antonio Araujo, meu ex-professor na Cásper Líbero, é um exímio autor de aforismos, desaforismos, poemetos e desprovérbios devidamente compartilhados em seu blog Por um Prato de Comida. Eis alguns dos exemplos mais, hmm, familiares que encontrei por lá:

- Se a vida é mesmo um milagre, por que a minha insiste em ser tão banal?

- O cafajeste é o homem que não tem medo de fazer uma mulher feliz. A biscate é a mulher que não tem medo de fazer um homem infeliz.

- Ficam os dedos nos vãos dos anéis.

- Amigos são bons para beber. Amigas, para comer.

- Não somos responsáveis por aquilo que cativamos, mas sim por aqueles que mantemos em cativeiro.

- Ser normal é cada dia mais absurdo.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.