Promessas de ano novo: ler mais livros, perder peso, deixar de fazer promessas de ano novo…

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ok. No réveillon você comeu lentilhas, pulou sete ondinhas, usou calcinha ou cueca nova, guardou sementes de romã na carteira e prometeu que desta vez vai cumprir todas as promessas de ano novo que você faz, como emagrecer, fazer academia, parar de ser tão dispersivo na internet, viajar para o exterior ou parar de fumar? E, no entanto, você acaba sendo demagógico consigo mesmo, fazendo promessas vãs que acabam sendo recauchutadas no ano seguinte.


Foto de Paul Octavious.

“Ler mais livros” é uma das promessas mais citadas em todas essas listas de resoluções que você acaba esquecendo no bolso da calça (e que viram papel machê involuntário depois que a roupa volta da lavanderia), certo? Pois bem: a fim de ajudar os leitores deste blog a não seguirem meu mau exemplo (prometi atualizar diariamente o Pensar Enlouquece em 2011 e já deixei dois dias em branco), darei um exemplar do livro Na Kombi, organizado pelos intrépidos Silvio Lach e Ulisses Mattos, sócios da M… Corporation.

Saiba mais sobre o livro Na Kombi, da Editora Barba Negra.

O livro é uma coletânea de algumas das melhores frases postadas em @Na_Kombi, perfil coletivo de humor que já reuniu alguns dos nomes mais bacanas do Twitter no país, publicando insights sobre temas diversos como sexo, jornalismo, fetiches, guerra dos sexos e Deus. Eu, que já havia assegurado meu exemplar devidamente autografado de Na Kombi na noite de lançamento do livro em São Paulo, acabei ganhando outro de presente da rede social O Livreiro, que reúne amantes da leitura.

Quer ganhar um exemplar de Na Kombi e aumentar sua média de leitura de livros neste ano de 2011? Ok! Deixe um comentário neste post respondendo à seguinte pergunta: qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê? A melhor resposta levará o exemplar, que enviarei pelo correio na semana que vem.

* * *

P.S.: Ainda em clima de comecinho de 2011, vi no Don’t Touch My Moleskine um vídeo de celebração do réveillon cujo espírito deveria valer para todos os 365 dias deste ano, feito por Jorge Bispo. Que assim seja!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.bigformat.com.br Prof. Breno Aguiar

    Vocês não entendem que parte da tradição de Ano Novo é prometer algo que você sabe que não vai fazer?
    =]

  • http://cidadeonirica.blogspot.com/ @blogonirico

    qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    - Eu condenaria a “Cem anos de solidão” quem nunca cupre suas promessas de ano novo.
    - Cem anos de solidão(Gabriel Gárcia Márquez) foi o melhor livro que ja li e tenho a certeza que os não cumpridores de promessas iriam se encantar pelos Buendía e a fantástica cidade de Macondo!

  • Ministério da Saúde

    Olá Blogueiro,
    As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com o comunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

  • Telma Costa

    Quem não cumpre promessas de fim de ano devia ler Comer Rezar e Amar, pra ver se come menos, faz mais amor e reza pra que a promessa não cumprida não deixe algum ser todo poderoso com sede de vingança…

  • http://www.osarcofago.blogspot.com Mário Marinato

    Eu recomendo Por Um Fio, do Dr. Dráuzio Varella.
    Com suas várias histórias de pessoas à beira da morte (e dos parentes destas pessoas), nas quais as elas são levadas a buscar novos sentidos para a vida quando se encontram em situações limite, este livro nos leva a refletir sobre o quão importante é buscar estes sentidos sem que a morte se aproxime da vida.

  • http://www.osarcofago.blogspot.com Mário Marinato

    Eu recomendo Por Um Fio, do Dr. Dráuzio Varella.
    Com suas várias histórias de pessoas à beira da morte (e dos parentes destas pessoas), nas quais as elas são levadas a buscar novos sentidos para a vida quando se encontram em situações limite, este livro nos leva a refletir sobre o quão importante é buscar estes sentidos sem que a morte se aproxime da vida.

  • http://twitter.com/oexternauta Jonas

    Penso que as pessoas deveriam ler o livro “O Estudante” de Adelaide Carraro.Esse livro eu Recomendo para as pessoas que em 2011 querem se livrar de seus vicios(principalmente os poticos que tem o vicio de roubar)para que elas possam ver os dois lados da moeda e que elas possam refletir que tudo exageradamente faz mal. #FicaDica

  • http://www.podrir.com Marcio J Silva

    Qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    R.: Recomendo a Biografia de Paulo Salim Maluf… Podemos usar o não cumprimento das promessas dele como psicologia reversa!

  • Kátia martins Pinheiro

    @katiamart
    O pequeno Príncipe:
    Se não conseguistes cumprir as promessas feitas ao longo da vida, seu último desejo, querendo ou não, a serpente realizará.

  • Laly.

    As minhhas resoluções de ‘ano novo’ quase nunca são cumpridas…
    Agora, não me prometo mais. Simplesmente vou lá e faço. Sem tanta cobrança e sem a culpa de não está fazendo o que deveria. rsrsrs (tá, não é uma boa solução… mas tem funcionado!)
    - qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    Recomendo “o dia do curinga”, Jostein Gaarder. Foi o último livro que eu li ano passado, a leitura é bem simples e agradável e leva o leitor a querer observar o que parecia tão óbvio. Descobrir mais vida na rotina é isso uma boa promessa de ano novo. :)

  • Rachel Vieira

    Um livro bem legal é o Ágape do padre Marcelo, um livro que disperta sentimentos bons e puros nas pessoas. Comecei o meu ano assim, espero que muitos também.

  • http://semumsentido.blogspot.com Raquel

    eu recomendo “Ensai sobre a cegueira” do Saramago.
    quando ficamos cegos num todo, o mundo se transforma, quem sabe a gente reflita e depois de olhos abertos voltemos a cumprir promessar.

  • http://vidadetrainee.wordpress.com Cintia

    Recomendo O Pequeno Príncipe, porque é um livro que todo mundo já leu e que todo mundo conhece, mas que sempre que você relê parece ser um livro diferente: a cada vez você o interpreta e o compreende com um outro olhar.
    Pouco importa se as promessas se repetem ano após ano. Quem as faz é que deve ser uma pessoa diferente, mudada, mas ainda capaz de se emocionar com o menino que ama a sua rosa.

  • @anarina

    Crime e Castigo, mas é claro. Minha decisão é meramente estatística:
    - Considerei que a grande maioria das pessoas no Brasil segue alguma religião cristã e por isso conhece muito bem o sentimento de culpa por quebrar alguma regra, e a penitência necessária para expurgá-lo.
    - Também considero que o mundo tem livros demais e por isso muita gente pode até ter ouvido falar do livro mas não sabe exatamente do que se trata nem qual é o autor. Fica mais fácil atrair essa parcela dos leitores. Fora que, como há muita oferta, temos que causar uma boa impressão, nesse caso pelo título.

  • fabi

    adorei (maravilhoso)
    http://gstbrnet.blogspot.com/
    acessem conto com vocês aahh comentem mesmo se não gostarem!=]

  • Rodrigo

    Eu recomendo “O pequeno príncipe”. É um livro curto, rápido de ser lido, e cheio de metáforas e idéias interessantes. Ao entregar o livro pra pessoa, chamo especial atenção para a passagem dos “baobás”, ótima metáfora sobre as consequencias do adiamento das resoluções dos nossos problemas e metas.

  • Carla

    Eu também prometi ler mais em 2011.
    E já comecei com o livro do Keith Richards.

  • paulo

    Para quem não cumpre suas promessas de final de ano, indico Sobre a brevidade da vida, de Sêneca. O início de um novo ano é um marco artificial, um dia como qualquer outro. Pensar sobre coisas sérias apenas nesta época é uma ilusão. O texto que indiquei é um ponto de partida para reverter esse quadro esquizofrênico, impondo reflexões que devemos fazer cotidianamente.

  • fernando

    livro: o vendedor de sonhos. porque você vai descobrir que sonho não se encontra apenas na padaria.

  • http://facebook.com/fernandaleal Fernanda Leal

    Indico o livro “Inteligência” de Osho. Serve para as pessoas refletirem e chegarem a conclusão sobre o quesão escolhas inteligentes, sobre o que realmente querem para suas vidas.

  • http://www.cadernosempautas.blogspot.com Lara Goulart

    ‘O apanhador no campo de centeio’, porque desde que tomei como vício a leitura, releio esse livro todo ano e não me canso de tomá-lo como promessa pro próximo…

  • http://vidaordinaria.com Alexandre Esposito

    O livro ideal para quem não cumpre promessas de ano novo é “Uma Longa Queda”, do Nick Hornby.
    Na história, 4 suicidas se encontram no topo de um prédio em plena noite de Reveillon, e esse encontro os leva a repensar todas suas escolhas. Tudo com o bom humor irônico e reflexivo do Hornby.
    E depois de ver, logo no começo do livro, 4 suicidas se comprometendo a não se matarem pelos próximos 90 dias, não deve ser difícil de cumprir suas promessas de ano novo. Ao contrário deles, não é sua vida que está em jogo.

  • edileusa pena

    Ler para não Enlouquecer, pois conteúdo é tudo e ignorância é um vazio imenso, além da destruição total da imaginação humana. Que tal um estudo integral da Gramática brasileira, assim saberá usar corretamente o nosso idioma e aprenderá diferenciar a mentira da verdade.
    Enfim, como sei que não ganho nada facilmente, imploro que me diga como faço para conseguir o livro. Aproveito para deixar uma dica de leitura maravilhosa. Nada melhor do que começar o ano rindo, principalmente de suas falsas promessas e de sua própria hipocrisia. Quem sabe assim se aprende a gostar de ler. A dica está neste link: http://diogo-honorato.vilabol.uol.com.br/etc/arquivos/comedia.pdf

  • Yuri Farrapo

    qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    Recomendo o livro: 100 coisas para fazer antes de morrer, de Michael Ogden e Chris Day…
    Porque quando a pessoa estiver lendo ela vai querer fazer as coisas que o livro indica, então ela vai prometer que vai realizar, e por ser algo realmente interessante ela pode aprender o valor da promessa ao conseguir, porém se não relizar quem vai se decepcionar será apenas ela…

  • http://Www.twitter.com/paidibrinku Ugo

    Recomendo “Eram os Deuses astronautas?” Erich Van Daniken. Um livro perfeito pra quem gosta de distorcer a verdade para arrumar uma desculpa.

  • http://twitter.com/Marcos_dBarros Marcos Delgado Barros

    Recomendo o livro ” Na Kombi ” de Silvio Lach e Ulisses Mattos, uma serie de Humor em 128 paginas de puro gozo coletivo.

  • Marcos Delgado Barros

    Recomendo o livro ” Na Kombi ” de Silvio Lach e Ulisses Mattos, uma serie de Humor em 128 paginas de puro gozo coletivo.

  • Lívio Diego

    Algum dos livros de autoajuda do Augusto Cury pra ver se apessoa ou corta os pulsos ou para de fazer promessas pra nunca mais ler algo do tipo.

  • http://ericabispo.blogspot.com Erica

    O livro ideal para quem nunca cumpre promessas de ano novo é “Desista!”, de Franz Kafka. Para que insistir num projeto que sempre tem data para começar e nunca tem um plano a ser seguido? Neste livro, Kafka mostra que outras pessoas também desistiram e continuaram vivendo. Você vai aprender que desistir é melhor do que fracassar.

  • http://bit.ly/i6g1u1 Vitor Hugo

    P – Qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    Resp: eu recomendo ler a biografia de Geisy Arruda, pois como as promessas de fim de ano, naum serve pra nada. :)
    @vitor_villa

  • Lígia A. Alves Esquerdo

    Qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    Eu recomendo “Uma vida com propósitos” de Rick Warren.
    Por que?O nome já é bem sugestivo não?!Esse livro além de ser ótimo pra quem procura tentar entender o significado da vida.E para as pessoas que nunca cumprem as promessas de ano novo,é ótimo porque é necessário ler 1 capítulo por dia,portanto ajuda a essas pessoas a se disciplinarem,adquirir o hábito de leitura e assim começar a cumprir as promessas de ano novo!
    Beijo!

  • http://twitter.com/renatoghost Renato

    Recomendo 1984 de George Orwell
    Para que… ah sei lá, gosto dele só isso!
    Oi mãe tô aqui \o

  • http://twitter.com/leo_sdo Leo

    droga… odeio esse tipo de promoção, nunca ganho, mas sempre participo, recomendo qualquer livro… ja que ele nunca cumpre as promessas, provavelmente ele prometeu ler algum livro, logo ….

  • http://twitter.com/renatoghost Renato

    Recomendo 1984 de George Orwell
    Para que… ah sei lá, gosto dele só isso!

  • http://twitter.com Edna Silvestre

    recomendo “Memórias Póstumas de Brás Cubas”,de Machado de Assis, independente de alguém cumprir ou não as promessas de ano novo. é um livro que fascina e tem o dom de despertar o prazer da leitura até mesmo nas pessoas mais preguiçosas…

  • Robson Aliati

    Para aqueles que não cumprem as promessas feitas no final de ano, eu sugiro como leitura a Constituição Brasileira porque nessa obra encontramos promessas que ha vinte e dois anos são descumpridas.

  • http://twitter.com/alcita Alcione Ribeiro

    Recomendo à essas pessoas o livro “O PAGADOR DE PROMESSAS” de Dias Gomes. Quem sabe se inspiram na comovente história de Zé do Burro…rs

  • Vittoria

    O livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio” de Italo Calvino mostra claramente pq ler vale mesmo a pena. É simplesmente fantástico e com leveza, rapidez, exatidão, visibilidade,
    multiplicidade e consistência (divisão do próprio livro), nos ensina tudo sobre o ato de ler.

  • Bruno Ribeiro

    Claro que as pessoas não cumprem o que prometem, elas fazem a promessa na virada do ano, logo antes de encher, aí fica assim: Promete, bebe, esquece.

  • http://twitter.com/jotadablio JW

    recomendo uma cópia da constituição. já que a pessoa não cumpre promessas, pode aproveitar e posar de político usando a constituição fechada debaixo do braço.

  • http://www.twitter.com/ThayG12 Thaisy Tavares

    Qual o livro que você recomenda para pessoas que nunca cumprem promessas de ano novo, e por quê?
    - A Bíblia.
    Recomendo esse livro para todos e principalmente para aqueles que costumam não cumprir suas promessas já que nele encontramos a base de organização, comprometimento e resultados.
    Deus prometeu ao Noé que jamais destruiria o mundo novamente (Gênesis 8:22)Já imaginou se Deus deixasse de cumprir suas promessas? Oo

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.