O cachorro que morreu de fome em nome da “arte”

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 17 de outubro de 2007

Com raras e honrosas exceções, como os trabalhos de Nuno Ramos, encaro essas instalações “artísticas” pós-modernistas que costumam ser exibidas em Bienais e mostras de arte como tremendos embustes, invariavelmente justificados por seus criadores com discursos herméticos e rebuscados falando de liberdade criativa e rompimento de paradigmas. Pois bem: o que há de vanguardista em amarrar um cachorro doente na parede de uma galeria e deixá-lo morrer de fome em nome da, hmm, “arte”?

Por intermédio de minha amiga Ane Aguirre, tomei conhecimento da história de Guillermo Vargas Habacuc, um costarriquenho que, conforme descreve a escritora Rosa Montero em um artigo para o jornal El Pais, “afirma ser um artista”. Em agosto deste ano, Habacuc criou uma instalação intitulada “Exposición N° 1″, em uma mostra realizada na Galeria Códice, localizada em Manágua, capital da Nicarágua. Ao som do hino sandinista tocado ao contrário, os visitantes se deparavam, na entrada da exposição, com uma frase na parede (“eres lo que lees”) cujas letras eram formadas por comida de cachorro.

Logo adiante, os visitantes eram surpreendidos pela seção mais polêmica da instalação de Habacuc: um cachorro enfermo, que teria sido capturado nas ruas de Manágua, preso em um canto da galeria. Segundo o “artista”, sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad. Que não recebeu nenhum auxílio veterinário, não foi alimentado e, apesar dos pedidos de vários freqüentadores da exposição para que fosse solto, permaneceu amarrado até o dia seguinte à inauguração da instalação, quando morreu de fome diante dos olhares dos espectadores.

Diante da polêmica que certamente desejava causar, Guillermo Vargas Habacuc afirmou: “O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”. E arrematou: “O cachorro está mais vivo do que nunca porque segue dando o que falar”.

Habacuc é um dos artistas selecionados para participar da edição de 2008 da Bienal Centroamericana de Honduras. Porém, uma petição online circula solicitando que a indicação de Guillermo Vargas para a Bienal seja revista. Faço minhas as palavras de Rosa Montero: “não seremos capazes de respeitarmos a nós mesmos se não respeitarmos os demais seres vivos”.

* * * * *
P.S. 1: Mais fotos da instalação de Guillermo Vargas Habacuc, tiradas por Dalia Chevez e publicadas no blog de Rodrigo Peñalba, estão disponíveis neste link.

P.S. 2: Post relacionado: Abrace seu cachorro. Agora mesmo.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Geek Vox #113 - ARTE E EXPOSIÇÃO ESTRANHA DE GENTE ESQUISITA | Geek Vox

  • Pingback: Arte pela arte: ela serve pra alguma coisa? | PapodeHomem

  • Leonardo Oliveira Ayres

    kkkkkkkkkkkk é mentira galera esse cachorro era bem cuidado ele fez isso pra afirmar isso:que as pessoas criticam e falam mas não fazem absolutamente nada esse cachorro não sei se morreu só sei que ele não morreu de fome pois era bem cuidado quando não estava em exibição isso mostra que o ser humano é facilmente manipulado e também não sabe o que é verdade e o que é mentira.

  • BMG

    Mas e a lei que protege os animais? isso não é crime?

  • http://www.facebook.com/roberta.cristina.927758 Roberta Cristina

    Ele mesmo podia ter se amarrado, né?
    Mas não. Vou amarrar o cachorro e chamar pessoas de hipócritas.

  • D.R

    O que o ator fez com fez com esse cachorro, foi uma palhaçada se ele faz iso com um cachorro ele pode fazer isso com uma pessoa, pegou o cachorro da rua falando que ele iria morrer mesmo, então quer diser que ele tambem poderia pegar um morador de rua e fazer a mesma coisa que fez com o cachorro falando que ele iria morrer mesmo, o ator que fez isso deveria ser preso.

  • eliane

    o artista foi um lunático isso sim usar um ser que sente dor,fome,sede e deixa-lo sem chances de escapar pra ir atrás de comida foi uma crueldade imensa, sabemos como dói quando estamos com fome. queria ver se fizessem o mesmo com ele pelo menos por uns dois dias, não iria mata-lo mas pelo menos ele iria sentir um pouco dessa dor…

  • Osvaldo_lourenco_neto

    falou tudo skg

  • Brett

    E se…vcs TODOS estivessem errados? A começar pelo post, mais um de tantos que se empenharam em atiçar sem fazer ideia do que de fato aconteceu?
    É, meus amigos…lamento decepcioná-los, mas…o tal cãozinho NÃO MORREU “de fome”, e menos ainda “durante a exposição” naquela galeria.Esse post é apenas mais um na miríade que espalhou essa estória, de modo leviano, sem nunca tentar qualquer confirmação.De qualquer forma, isso não muda a hipocrisia geral da coisa: todo mundo muito sensibilizado pela [eventual] morte de um cão, mas alegremente ignorando as dezenas de milhares de morte diárias de SERES HUMANOS: esses sim, a morrerem de fome, dentre outras mazelas.Bando de imbecis…

  • contra maus-tratos

    MAIARA, largue mao de ser otaria, se ele te colocasse ali, para morrer, e ficasse olhando, sem fazer nada, voce iria adorar, esse artista é um cara que nao tem dignidade pela vida, é um FILHA DA PUTA MESMO, deve ser preso, otario, a vida é um direito de todos, nao é por que o ser humano é racional que tem o direito de tirar a vida de um ser!  e voce é uma filha da pua filha da puta filha da puta, sua vadia do caralho, acha que é assim, vou fazer isso com voce, pra voce ver se é bom, prostituta do caralho.

  • Kekelst

    Quem é este desgraçado filho duma puta! Vai fazer arte no inferno! Tomara que morra da pior forma possivel! Com cancer, as minguas sem a ajuda de ninguem…Como é que deixaram isso, meu Deus?

  • Fernanda

    e vai ficar por isso mesmo????? nada vai acontecer a esse doente mental?? ele acha que é artista??? queria que ele fosse amarrado doente pra morrer de fome! que horror, não podemos compactuar com isso!!!

  • http://profiles.google.com/mwolegal Max Willian Ourique

    Esse cara cometeu o erro que muitos de nós cometemos em pensar que podemos mudar os outros. Uma vida não seria suficiente se cuidássemos de tratar a nós mesmos. Mas ao invés de fazer algo bom, fez algo iníquo em função de meter o dedo na ferida alheia.
    Se o cachorro tivesse ficado na rua, talvez tivesse uma chance de ser salvo ou pelo menos morresse livre. Mas não, o rapaz selou o destino do bicho e ainda ficou cantando moral.

  • http://manu.84 emanuelle

    esse homem é um desgraçado, que deus de pra ele um fim bem triste,como ele foi capaz de fazer isso com o unico ser do mundo capaz de ser fiel, não ha dineiro que pague voce chegar em casa e saber que ounico que esta a sua espera e gosta de voce como voce é sao os animais, a justiça de deus vai te castigar seu louco maniaco.

  • http://unesc.net Suellen

    Em nome da arte, porque ele não se amarra ali e morre de fome?!! Garanto que falta não vai fazer… Porque tem que ser um pobre cão, sem nem se quer poder se defender, um animal que confia e se dedica tanto aos humanos. Pegar um leão e tentar fazer isso, ele não faz né?! Isso me enoja, e me faz sentir vergonha de ser artista.

  • Yuri

    Vontade de matar esse cara e toda familia dele :(

    • Leonardo Oliveira Ayres

      o cachorro era bem cuidado o cara fez isso para um teste quando o cachorro não estava em exibição no museu ele era bem cuidado não se preocupe ele não morreu de fome

  • Maiara

    Em nenhum momento da exposição o artista falou que o cão não poderia ser alimentado, ou tratado, porém, as pessoas só pediam para que ele fosse solto, ninguém teve a capacidade de levar água ou comida para o cão, então ele morreria do mesmo jeito se estivesse solto nas ruas, porque ninguém percebia sua presença mesmo… Então não culpem o artista, ele só tentou mostrar a hipocrisia das pessoas!!!

    • http://profiles.google.com/mwolegal Max Willian Ourique

      Não somos juízes!

    • Thaís

      Talvez ele não morreria do mesmo jeito nas ruas, você não sabe disso. Os cachorros de rua da minha cidade, por exemplo, são até gordos de tão bem tratados, são castrados, dormem nas lojas, as pessoas fazem carinho, brincam com eles. Portanto, se ele estivesse solto ele teria bem mais chances de sobreviver nas ruas. Faço parte da ong dos animais da minha cidade e já arrisquei minha vida tantas vezes pra salvar cachorros que eu nunca tinha visto que, com toda certeza do mundo, você não pode me encaixar na sua generalização. O artista foi um monstro sim e gostaria de ver ele no lugar do cachorro. Hipocrisia? Apenas gosto mais de cachorro do que de gente… talvez se fosse uma pessoa, não me incomodaria tanto. Se o artista fosse ético e mais inteligente, teria nos mostrado a nossa hipocrisia de outra forma, sem afetar a vida de qualquer outro ser. Nada justifica o que ele fez. Como ele pôde ser tão frio e ignorante por uma causa tão idiota? Que as pessoas são hipócritas todo mundo sabe, um animal não precisava morrer por isso.

  • henry

    que horror esse povo naum tem sencibilidade isso naum é arte.

  • vitoria ribeiro spogini

    nao pode deixar o cachorro preso que ele ou ela fica muito nervoso ou nervosa

  • vitoria ribeiro spogini

    tem gente que nao tem nada pra faze e fica deixando o coitado do cachorro pasando fome

  • Vitória

    Me desculpem o termo, mas que Filho da P…, ele é louco? Como pode uma cois dessas???? Será que ele gostaria de passar pela mesma situação??? - “OLHA AQUI MEU, VOCÊ É LOUCO DOENTE E MERECE UMA MORTE MUITO PIOR QUE A DELE.” e como pode ele publicar isso e ninguém tomar providencias???? Ele merece um fim trágico sim, para largar a mão de ser bobo. Porque não faz isso com a mãe? coloca ela amarrada e deixa ela morrer de fome ai sim você pode dizer que é arte.

  • frederico maio

    gostei do trabalho!!!! é menos desumano que os frangos que são criados em cativeiros sinistros e ninguém diz nada. quer dizer, dão o seu aval quando comem os bichinhos…

  • antonio webern

    gostaria de saber se os defensores dos bons costumes costumam acudir os cachorros de rua que morrem de fome diariamente???? claro que não!!! são uns hipócritas que moldam as suas opiniões pelas novelas da globo.

    • http://profiles.google.com/mwolegal Max Willian Ourique

      De um jeito ou de outro somos hipócritas. Mas nem todos os seres humanos são mal-intencionados. Temos essa mania de definir o fim de tudo. Nem todos os cães de rua morrem de fome, muitos são ajudados de alguma forma e até resgatados.
      Podemos ser hipócritas em nunca fazermos nada e depois ficar criticando, mas isso não dá o direito a ninguém de tomar uma atitude como essa que não serviu pra nada. Ou vc acha que alguém vai passar a ser menos hipócrita por causa da atitude nada construtiva do tal artista?

  • Celso Rocha

    Esse Guilherme Vargas Habacuc é um monstro e não um artista como o estão intitulando.Deveria ser preso em uma corda como foi feito com o cachorro e deixar com que ele morresse de fome também.As Bestas devem ser exterminadas e a primeira delasse chama Guilhermo Vargas Habucuc.

  • lula

    quando ele morrer ele vai queimar no inferno. fila da puta que gosta de dar o cú!e que se foda-se a arte o pobre animal morreu de fome bamdo de incardido fudido

  • http://google pedro

    mas que pouca vergonha podia faser iso com a mae do artista!!!

  • Will

    Monstro!!!!!
    Alguém ainda fará justiça!

  • http://www.essenciadesing.com.br Sarah

    Parabéns pelo blog!
    Sarah
    http://www.essenciadesign.com.br

  • Amanda

    sab de uma coisa pq ñ fzer o msm com o ‘artista’ se isso acontecesse podiam ate passa na tv neh pro mundo inteiro ver a face do demônio, pq esse cara ñ e um homem é um demônio.
    Nessas hrs cade os direitos desse animal, sera q aqueles q estao ai pra salvar os animais ñ viram ou ficaram sabendo disso?
    Cambada de gnt incompetente e fdp…
    Graças a esses filhos da puta que ficam no mundo inocentes perdem as vidas.

  • roberta

    Sinceramente, é ridículo.
    Isso não é arte, é corvardia!
    Esse “artista” como ele e os idiotas que vão a estas exposicões acham que são, ou que estão vendo.
    É ridiculo, repugnante!
    Só o que eu não entendi é como ninguem fez nada, como os responsáveis por esta exposição deixaram ele fazer isso?
    Eu tenho cada vez mais vergonha de ser humana.

  • http://cachorroquemorreudefomeemnomedaarte elisabete

    faço uma pregunta ao artista de artes,gostava que fizes o mesmo a si?
    vija um flime “rex cão policia” vai ver amizades entre as pessoas.

  • Cleiton

    Mais o que é certo e errado, quando a arte deixa de ser arte e quando passa a ser? não digo que defendo o que o artista fez, por que o animal estava ali contra a vontade própria,mais quantos sacrifícios já não foram feitos apenas no sentido de educar, guiar e corrigir, se as pessoas que criticaram o artista aqui alimentassem um cão por dia na rua com suas sobras já seria algo, querem fazer algo a respeito?
    alimentem um cão por dia na rua e eu acho que ele não vai mais se interessar em matar cães de fome, chega de hipocrisia! (qualquer idiota sabe criticar, façam algo a respeito!)

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6980547555748114186 alan baza fontoura

    Esse maluco deveria morrer lá amarrado sofrenu com fome esse idiota ainda fala ki é artista

  • Soraia Lopes

    Odiei.Que metessem lá o senhor artista,a morrer à fome e à sede, a ver se ele gostava.Sem ofensas…

  • ferndanda

    presizo que vcs recolhem uma cachorra que ta morrendo no meu bairro

  • http://pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/ LUAN

    É POR QUE NÃO É A MAE DELE POIS SE FOSSE GARANTO QUE JÁ TERIAM TOMADO AS PROVIDENCIAS CABIVEIS MAIS COMO É UM ANIMAL INDEFESSO NINGUEM FAZ NADA,EU DOU MINHA VIDA PELO MEUS 4 CACHORROS NINGUEM NEM É LOUCO DE RELAR A MÃO MALTRATAR ANIMAIS….

  • amanda

    e nuita sacanagem fazer isso com animais tão inocentes eu ja vi nuitos cassos de animais que e abodonado agora esse me chocou muito se vc for comprar um animal não faça isso e orrivel e imagine se vc morrese de fome eu nei gosto de imaginar isso

  • maria de souza

    A arte se desvirtua de seus propósitos e em nome da criação e da liberdade de expressão cometem-se absurdos como esses, desrespeitando o direito de outros seres vivos, porque não podem manifestar-se ou reagir, são indefesos.
    Não há diferença nenhuma entre a hipocrisia dos leigos e a hipocrisia do artista que se utiliza desses meios para atingir a mídia e atenção esperada para si.

  • Sérgio Paulo

    Esse filho de uma égua tava bêbado? Tinha uma metralhadora em cada mão? Era filho do Lula? Quem era esse desgraçado? Nada justificaria tal atitude, no entanto cadê as outras pessoas? Não tinha ninguém lá pra resolver isso? Bando de merda…

  • http://www.google.pt Defensora animais

    Este tipo de pessoa merecia uma sentenca de fome, porque nem a morte seria castigo pra ele . ele tinha que ser torturado!
    infeliz!!!!!!!
    ABRA OS OLHOS PESSOAL , QUANDO VEREM UM CAO ABANDONADO COM FOME PASSANDO FOME AO SEU LADO , CUSTA DAR A ELE COMIDA????
    GOSTARIA DE PASSAR FOME ? , PORQUE HOJE EM DIA A MAIORIA DAS PESSOAS ENFIAM A CABECA NA AREIA PRA FINGIR QUE NAO ESTA VENDO NADA !

  • VERA

    O QUE AS AUTORIDADES E DEFENSORES DOS ANIMAIS ESTAO ESPERANDO??? PRENDAM ESTA ANIMAL!ELE COMETEU UM CRIME AOS OLHOS DE TODOS!!! O QUE E ISSO ONDE VAMOS PARAR??? E QUANDO ELE RESOLVER FAZER COM SER HUMANO??? SERA NORMAL TAMBEM????????

  • VERA

    IDOTA.PORQUE ELE NAO EXPOE UMA ARTE EM QUE ELE FIQUE EXPOSTO, SEM AGUA, SEM COMIDA, E SEM ROUPA TAMBEM PRA VER O QUANTO TEMPO ELE AGUENTA!!!!!!!! E SEM IR AO BANHEIRO, QUE FIZESSE ALI MESMO,
    O QUE SERA QUE ACHARIAM DISSO? PODEMOS EXPRESSAR ESTE TIPO DE ARTE COMO…..POR EXEMPLO EU ME BASTO? QUE TAL? APOSTO QUE ENTRARIA PRA HISTORIA MAIS RAPIDO QUE COM ESTA IDEIAS CRETINA DESUMANAS E RIDICULAS!!!!! E NAO PREJUDICARIA NINGEM!!! JA QUE ELE VE DESTA MANEIRA!

  • Regina Mara Mungioli

    Não podemos apoiar de forma alguma!
    Arte viva, nunca vi tal barbarie!
    Abaixo esse maluco miserável

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000098812344#!/profile.php?id=100000503386299 Gisele Fernanda Paes da Rosa

    É inadimissível este ato desumano, se quer chamar a atenção para os cães que morrem de fome nas ruas existem várias outras formas, todos os dias ajudamos muitos deles, mas este ato deve ser reprendido por órgãos responsáveis e mais do que isso ele deve ser banido da exposição, por que ele pode fazer tudo, menos arte, com certeza haverá boicote contra as peças feitas por esse desumano! É um verdadeiro covarde que se aproveitou da fraqueza de quem não pode se defender.

  • CIDA

    PORQUE A LEI DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS NÃO FAZEM ESSE IDIOTA PASSAR PELO MESMO QUE ESSE INOCENTE PASSOU PARA VER SE ELE VAI ACHAR QUE É ARTE TAMBÉM. SÓ MESMO SENDO UM IDIOTA PARA PENSAR TAL COISA. ME DIGAM POR QUE NÃO PRENDEM ESSE ADORADOR DE DESGRAÇA ALHEIA?

  • Marcelo

    Isto é arte? NÃO! É crueldade. Pior ainda, crueldade desnecessária. -.-

  • Rosane

    que barbari, como ninguem fez nada para que esse infeliz animal, pelo menos tivesse uma morte em liberdade.Deus há de fazer justiça…senão a vida deixa de ter sentido…é muito desumano, é cruel.

  • liliane araujo tinoco

    Esse cara é um animal e deveria ser preso. A arte que ele queria expor erta a hipocresia dele!

  • Veridiana

    Será que esse idiota ainda consegue vender algo? Pagam pra ele fazer isso?
    Por mais que gostasse de sua arte, jamais pagaria por qualquer uma delas! Faz o teste de maldade nesse cara vai dar Psicopata! Prenda-o antes que seja tarde!

  • http://uuuuursllll Caboclo Anônimo

    Porque o artista pláastico não ficou no lugar do animal até a morte? Arte??? Não! Isso é a maior prova de que o diabo existe, e se chama artista plástico!
    Um bando de viados sem o que fazer na vida!

  • syara oliveira

    esse cara que fez isso com o cachorro merecia morre na cadeira eletrica po gente animal se vc presta atencao e que nem crianca ou mas inocente pq crianca quando sente dor ela chora animal nao eles guarda ninguem sabe quando um animal quer comer;bebe agua, entao o que esse pobre cachorro sentiu fome,frio o bom e que esse cara quando morre vai pro enferno e olhe la se o diabo quer esse e o meu comentario……..

  • marcos

    FILHO DE UMA PUTA, voce nao tem respeito nem a se mesmo, sacrificar um animal pra ficar conhecido, aqui vai uma praga que tenho fe’ em Deus que vai pegar: O efeito vai ser contrario , voce vai ser squecido na obscuridade, pois o caozinho que voce sacrificou e’ mais serio que voce.

  • marcos

    Lamentavel,arte e’ cultura , cultura e’ saber, isso nao tem nada de arte e’ uma diarreia mental em elevado teor de maldade em total desrespeito a entidade.

  • http://www.ubervu.com/conversations/pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/ uberVU - social comments

    Social comments and analytics for this post
    This post was mentioned on Twitter by tio_noOb: cachorro morreu de fome em nome da arte…cruel http://bit.ly/fpdSz

  • http://www.ganhardinheiro-rendaextra.com/nanuni-kokoritu-a-historia Nanuni Kokoritu

    Cara, que absurdo! E pensar que existem pessoas que defendem esse tipo de coisa e outras que até fazem isso!

  • http://2661998 raquel almeida

    qe arte nem ke ele fizese esse desenho ficava preso ke esse homem o mulher morra no seu momento mais faliz para n poder aproveitalo

  • gladis

    Eu não posso acreditar que ninguem tenha feito nada para impedir que uma pessoa desiquilibrada dessa terminasse sem nenhum tipo de punição. Nem os organizadores não tomaram partido, isso é inacreditavel. Me pareceu com o filme “os sete pecados capitais”. Fico imaginando do que mais ele é capaz de fazer. Um animal tão puro que da carinho, proteção e atenção, e tudo isso é de graça, não te pede nada em troca. Como se faz um protesto fazendo a mesma coisa,ele fez pior, não deu a possiblidade que ele teria na rua, de alguem passar e lhe dar algo para comer. Na verdae ele não queria virar noticias as custas de uma brutalidade.

  • Natane

    Aplausos ao grandioso artista
    so queria saber como pessoas conseguiram passar e prestigiar essa “arte” e nada fazer quem me dera ter essa oportunidade..

  • suellem

    axo isso ridiculo isso poderia ter acontecido com vc…

  • http://www.magiconsundays.blogspot.com Renata D´Elia

    Uma amiga me indica o link, diz que não sabe o que pensar, porque a resposta do artista foi ótima. Perfeito, vamos basear o mundo em discurso! Assim a gente deixa cachorros & humanos morrerem como cobaias para nossos discursos inteligentes sobre qualquer coisa. Mais eficaz do que isso, só quebrar as próprias costelas para alcançar as verdadeiras “cabeças pensantes” sobre o papel da arte.

  • http://www.magiconsundays.blogspot.com Renata D´Elia

    Eu também sou artista. Vou pegar o pseudo-artista babaca em questão, pendurar numa corda de varal e deixar morrer em praça pública. Tudo em nome da arte.

  • andressa

    quem fez isso com esse animal é um covarde e q nem tem coração .
    e tomara q esse cachorro tenha uma familia ♥

  • maneco

    e ees cara foi preso..?ou morto..?,é o que ele merece, o que esse cão que morreu tem haver com o acidente dos cães que matou o cara.. ora…, manda esse cara pro inferno o mais rápido possível!!! satã o espera lá anciosamente…

  • gabrirl

    esse cara é INOCENTE>INOCENTE>INOCENTE
    ELE TROCAVA DE CACHORRO PARA ENGANAR OS OUTROS.O AMIGO DO ARTISTA MORREU SEM NINGUEM FAZER ISSO QUE VCS TÃO FAZENDO CONTRA O ARTISTA E ENTÃO ELE PEGOU UM CACHORRO PARA VER COMO É A REAÇÃO DO PUBLICO

  • rayla mary de campos da silva

    não deixe seu cachorrinho morrer de fome porque isso da cadeia

  • Jamille

    porque ele não amarra uma criança ali e deixa morrer de fome ou se ele tiver filhos, devia amarrar os filhos dele ou a própria mãe!!!
    Porque ninguem tirou esse cachorro de lá, as pessoas falam mas ninguem faz nada!! dizem que ele não deixou tirar, quem ele acha que é.. quer chamar atenção e não sabe como.. deve ser um mal amado!! esse merece morrer sangrando..

  • Giovanna Alves Mitidiero

    Se esse idiota acha que aquilo é ARTE ele esta muito enganado porque arte são quadrosbonitos agora matar um cachorro de fome e sede isso é crime essas pessoas tinham que ter a consiencia do que fazem então peço que pensem nas consequencias antes de fazer bobagens!

  • Nathalia

    EU SOU UMA ADOLESCENTE QUE ESTÁ DISPOSTA A MATAR ESSE CARA SE ELE VIER PRA CÁ

  • juliana

    oi estou sinceramente horrorizada com a reportagem !!!
    eu,como uma amante dos animais ja sabia que o ser humano pode ser muito cruel.mas,chegar ha esse ponto??
    é realmente lastimavel que pessoas assim andem por ai livremente pois esse tipinho de gente nao mereçe nem viver!!!!!
    sabe,todos os dias quando vou dormir peço a deus para que olhe e interceda por todos os animaizinhos que infelismente nao estao sobe meus cuidados(pois adoto todos os animais que encontro pela rua)e para que ilumine os demais para que possam sentir amor pelos que precisam como os animais !!!
    pensem nisso!!!
    eles sao como nos!!!!
    merecem muito amor e respeito assim como qualquer outro ser humano
    sinceramente sinto vontade de chorar quando vejo coisas desse tipo pois eu sinto muito amorr por esses animais que deus pos no mundo para nos acompanharmos e nos fazer felizes
    atenciosamente
    juliana fernandes ramos

  • http://seilá Sérgio Henrique

    Com cereza não se trata de artista coisa nenhuma , mas sim de uma criatura desequilibrada , sem o menor senso de conduta , deve ser um espírito muito conturbado , sou contra a vingança , mas eesa criatura que se auto intitula “artista”(ridículo) , devia ficar uns quatro dias sem comer , só pra sentir um pouco da sua própria “arte” .

  • ana

    faço a seguinte pergunta aonde estavam os protetore , as ongs sera que assistiram de longe covardes….. quanto a esse nasista espero que vc acabe despresado sozinho e agonize sem uma gota de agua seu insseto.

  • ana

    REALMENTE SINTO VONTADE DE PEGAR ESSE ARTISTA NASISTA , OU MELHOR FALANDO ISSO NEM DE LONGE É UMA OBRA ,MAS GOSTARIA MUITO QUE ALGUEM TE AMARRASSE NA PAREDE POR UMA CORDA MAS QUE NÃO TE MATASSE , NÃO . DEIXASSE VC SEM AGUA E SEM COMIDA ATÉ QUE VC MORRESSE COMO ESSA CRIATURA INDEFESA SEU COVARDE .SAIBA QUE OQUE VC PLANTOU VAI COLHER EM BREVE.tambem gostaria de saber onde estavam os protetores nessa hora? bem se eu estivesse lá pode crer tiraria esse animal das mãos deste montro

  • Uyara Cecy Makiolke

    A “ARTE” À SERVIÇO DA IMBECILIDADE…
    Quando um débil mental, um portoriquenho de nome Guilhermo Vargas Abacuc amarra um cachorro num arame e deixa o pobre animal morrer sem um gota de água, sem um único pedaço de alimento, observando cada instante de sua agonia e denomina “isso” de arte, fico pensando que título dar àqueles que assistem ao espetáculo, que prestigiam a exposição sem fazer nada. A falta de sensibilidade, o desamor fazem parte de uma nova e funesta forma de enxergar a vida de maneira insensível. Morre uma cão, sem nome, sem dono…sem amor! Hoje um bicho, amanhã um homem. No Coliseu romano a morte era diversão. Até quando vamos assistir ao “circo dos horrores” sem nenhuma reação?
    O que me encanta é a luta pela vida, é a “arte” da sobrevivência. Neguinho,cachorro de rua, um abandonado, chegou até minhas mãos com uma pata esfacelada, vitima de atropelamento. Depois da cirurgia, um outro diagnóstico: sinomose, doença do carrapato e pneumonia! Por ser de rua, vitima de maus tratos, Neguinho reagia á aproximação dos veterinários, tornando difícil o tratamento, tanto com os remédios como com a alimentação. Doente, sem comer, o pobre cão recebeu uma recomendação, uma solução final: eutanásia! Fui informada que ele teria apenas 10% de chances de sobrevivência. Resolvi apostar na vida.Neguinho enxergou em mim uma amiga e aceitou o tratamento. Com carinho e paciência, dia a dia, estamos lutando pela cura. Essa é uma história que ainda não terminou, não posso dizer que terá um final feliz. Mas, uma coisa posso dizer: como é bom a cada amanhecer, encontrar Neguinho… lutando pela vida!!!

  • lettice

    Vamos pensar juntos! Quem realmente é o animal? Isso é um absurdo, ridiculo, umm ser vivo, com sentimentos e emoçoes, morrer de fome, sede, e doente em nome de ARTE? O que realmente é arte pra eles? Chegara um dia, que isso acabara, pode nao se agora, mais acabara. Enquanto esse tal ”artista” por que ele naum passa fome, ja que gosta tanto de arte assim? Meu Deus tenha misericordia!

  • bruna da rocha pinto

    ah é so mais uma coisa seu pinto pequeno
    pq faze isso com o cachorro por causa de “ARTE”
    vc xama isso de arte
    vc é um viado filha da putaa
    aprenta a faze xixi em pé pra depois faze issoo seu cú assado
    vai da o cú pro seu namorado seu viado filha da puta
    fala pra ele lembe a merda q vc deixa na bunda
    pq vc num sabe nem limpa a bunda direito
    seu corno
    sua mae coitada
    teve um verme em vez de filho
    seu boca de buceta
    nariz de cú
    filha da puta
    beijos
    viado do casete

  • bruna da rocha pinto

    eu axo q esse cara é um filha da puta, um lazarento, devia deixar ele passa fome so pra ve como é gostoso!
    filha da puta, seu lazarento, seu verme, seu lixo, vc é um nada!
    q Deus te perdoe
    seu bosta vem deixar eu presa pra passa fome tbm
    larazendo, viado do caralho!

  • sergio

    joga esse filho da puta na minha mão que eu enfio 10 tiros nos cornos dele, sem dó…

  • http://pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/#comments Angélica

    Na realidade era mais facil ele ter se colocado ali,já que queria tanto chamar a atenção e causar polêmica…esse sim realmente é considerado um animal irracional…ver um animal morrer de fome e doença, e ainda por cima ter a cara de pau de falar que é arte?pelo amor de deus me poupe…O animal está mais vivo neh?
    estou vendo! VOCÊ É UM VERDADEIRO HIPOCRITA E SEM NEHUM SENSO!!lamento existirem pessoas como você!

  • http://[email protected] patricia

    Nossa não é posivel acreditar numa coisas dessa, esse mundo esta cada vez pior que injustça com esses animais principalmente esse cachorro!
    nossa q horror não to nem acreditando numa coisas dessa.
    muita injustiça com esses animais!
    E então com os humanos não quero nem pensa nisso me da uma dor se eu fosse poderoso mudaria tudo,tudo isso!
    e coitado desse cão tenho muita dor desse pobre cão!
    passou fome e tudo!
    que dor desse cão!

  • suely maria de jesus

    espero sinceramente que este artista que sacrificou o cachorro em nome da arte morra da mesma forma.gostaria de estar lá no momento para pisar na cabeça dele.

  • DANIELA

    UMA PESSOA QUE TEM CORAGEM TE FAZER ISSO É UM MONSTRO
    MORQUE Q ELE NAO FICOU NO LUGAR DO POBRE CACHORRO PARA VER Q GOSTOZO MORRER PELA ARTE
    A ARTE E IMPORTAMTE SIM MAIS A VIDA É MAIS NAO IMPORTA SE É DE UM CACHORRO OU DE UM HUMANO O QUE IMPORTA QUE ELE TAMBEM SOFRE Q ELE TAMBEM TEM DOR E MERESE VIVER TAMBEM.

  • Fernando

    Simplismente, ridículo. Uma vida é uma vida, ele não tem direito de matar o cão por causa de um dos seus ‘caprichos’ ou pela sua ‘arte’.

  • Joselito

    Arte é coisa de viado, bicha baitola…nunca vi nada que preste nesse meio…deviam prender todos os artistas numa cela e esquecer de dar comida.

  • nelson Ferreira

    Pouco mais há a dizer em relação a tamanha crueldade,do que aquela que foi dita por tantos e tão poucos apos uma cena destas.Apenas quero dizer que ñ so e culpado o dito “Artista” como ainda mais repugnante e o facto de uma suposta “galeria” de “arte” ter ademitido tal cois.Não ha forma de descrever esta atitude nem tão pouco justifica-lá. Que se indignem aqueles que se acharem verdadeiros artista e fação algo para tirar esta pessoa deste meio.A nos cabe denunciar e tentar acabar com isto:

  • sand tamira

    pq ele nao se amarrou e ficou la preso ao invés de colocar o pobre do cachorro que naos tem nada a ver com a bienal dele?
    ele merecia ficar la morrendo de fome!pq uma pessoa morrendo de fome em um lugar pulblico chama mais atençao do que uma pessoa morrendo de fome,e sem casa no nosso dia-dia!

  • carla magalhães

    que idiotice…na próxima vez pega alguém da tua família para dar mais sentido ao protesto. Protestos devem ser consequentes e concretos.
    Eu nem te conheço mas te odeio por isso.
    carla

  • Raquel dos Santos Purgato

    queria dizer
    c acharam q isso foi arte
    pq ñ pegam uma pessoa e a deixem amarada
    pra ver o q acontece
    e veremos c poderemos chamar isso d arte tbém
    o animal é um ser vivu comu nós e merese respeito e cuidados ñ maltratem os animais

  • http://http:universoparalelo.wordpress.com buno

    esse maluco deve ter feito isso chapado né esse filho da puta só pode ter feito uma brincadeira de mal gosto.Quem gostou disso deve ta doente ou chapadao e drogado ao mesmo tempo

  • http://avassaladoraemtudo.blogspot.com/ tereza valim

    nossa como tem pessoas que nao tem coracao , se encontrasse um maluco desse mostraria para ele quem eu sou!…. concerteza nunca ficarei sabendo que esta tendo uma espozicao desta , porque concerteza esse maluco seria linchado , e me enoja essas pessoas que foram ver , porque elas nao amarraram ele la tambem ,bando de fdp mesmo… Deus deveria fuminar um desgracado deste , que Odio ,… bom mais uma injustica humana!…que Deus nos perdoe…

  • leonardo

    não sei quem é mais filho da puta: esse acéfalo que se diz artista ou quem assiste inerte um inocente morrer…
    esse maldito é quem deveria ficar lá, até secar, junto das respectivas mães e famílias, quem é conivente/inerte, aprecia e até apóia esse tipo de “arte”.
    queria ver se concordariam em colocar a filha (ou seja lá qual familiar for) desse lazarrento, nas mesmas condições, se ele iria concordar.
    Meu Deus, matar (de forma tão humilhante e degradante) um coitado que já estava todo fodido, sem chance de defesa… o inferno para esse infeliz é carícia!

  • LEONARDO

    não sei quem é mais filho da puta: o “artista” ou quem assistiu, inerte, a agonia de um inocente.

  • Daniel Leal de Queiroz

    Esse DESGRAÇADO MALDITO merecia ser fuzilado em praça pública !!! sabe o que é isso ??? todo idiota,mimado e fresco anda se achando gente,sai por aí fazendo todo tipo de M*** e acha que é arte moderna, um bastardo maldito como esse tem a coragem de colocar um animal doente para querer representar algo ??? pq ele não colocou a MÃE dele no lugar amarrada com uma coleira ??? DESGRAÇADO MISERÁVEL, se ele estivesse na minha frente eu o estrangularia em 2 minutos !!!

  • Thaynara de Faria Esteves

    Eu achei uma tremenda covardia matar um pobre e indefeso cãozinho em nome de uma ¨arte¨.Que arte é essa que acaba com a vida de um pobre e indefeso animal.Eu discordo totalmente.

  • http://www.wspabrasil.org Marcelo Reis

    Fim ao sofrimento dos animais no mundo.

    wspa (Sociedade Mundial de Proteção Animal)

    Visite a página http://www.animalsmatter.org e assine o abaixo assinado pelo fim do sofrimento e maus tratos aos animais.

  • Tamires

    siinto muiito.. mas isso é ridiculo!!
    pq ele não colocou a mãe dele em exposição?! pooo, em nome da arte né! vale tudo entãoo? coloca um animal doente, com fome, totalmente indefeso e vem dizer que é arte??????
    faça-me o favor!

  • http://www.alternativaviamao.com Tiago Xavier

    Porque ele não cria uma entidade para cuidar dos cães ao inves de fazer isso? deveriam deixar ele sem comer!
    na rua o animal iria procurar algo para comer em qualquer lugar…
    cara crueldade é pouco isso deveria ser tratado como crime!!!
    Idiota esse cara não deve ter mãe

  • http://trackback mateus

    como pode fazer iso indiota sou da polisia vou te premder

  • http://www.orkupet.com Rafael

    Chamar um cara desse de animal é uma grande falta de respeito com os animais, isso não é arte nem aqui nem em Porto Rico. Seria legal amarrar esse “artista” na parede e deixar ele sem comida pra ver se ele acha bonito tb.

  • Jaqueline Minuzzi

    nao se combate uma violencia com outra ainda maior…assim só torna a repetir cada vez mais violência!

  • Jaqueline Minuzzi

    Não se justifica uma violência irracional com uma violência racional ainda maior. o Ato desumano deste “Artista” mostra que ele não respeita os animais e nem mesmo os seres humanos, se nada pudesse fazer pelo animal em questão, que o deixasse morrer na rua,não transformar isso num espetáculo!
    Para mim não passou de um monstro

  • http://www.interlegere.blogspot.com.br Artista RETARDADO MENTAL

    Embora o objetivo relatado seja demostrar a hipócrisia, é fácil desmancar a motivação insensível e impensada desse artista de MERDA. Nem todas as pessoas desviam o foco quanto aos cachorros da rua e animais indefesos abandonados. Há pessoas que choram, se indignam, ajudam seres humanos e outros animais SIM. E isso, esse sofrimento gratuíto não gera um bem-estar maior porque o caminho não está nessa merda de arte apresentada. O sofrimento de um ser não mudou nada, apenas ajudou a grandioloquência imaginária retardada do artista que imaginou estar fazendo algo grandioso para a compreensão dos fatos.

  • Daniela

    Estou chocada com tanta maldade…
    Nem sei o que falar diante da ta arte, se é que pode ser chamado de arte, um Zé MANÉ maluco que chamam de artista! Ele pra mim é o próprio demônio em su rituais macabros!!!

  • regis

    loco filha da puta …
    tinha q coloca ele no lugar do podre bixo. não tem fundamento o tamanho a crueldade de uma pessoa ..

  • Felipe Conter

    Diante da polêmica que certamente desejava causar, Guillermo Vargas Habacuc afirmou: “O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”. E arrematou: “O cachorro está mais vivo do que nunca porque segue dando o que falar”.
    FALOU E DISSE!!
    Se a sociedade condenasse a morte de cães abandonados, a carrocinha não existiria.
    Quer dizer que matar cães abandonados “por trás dos panos” pra “limpar as ruas” é permitido, mas matar um pra poder mostrar à sociedade que mais MIL estão morrendo na rua agora é crime?

  • Fernanda

    idiota!!

  • Fernanda

    Esse doente que deveria ser preso até morrer de fome!!

  • Fernanda

    Um verdadeiro absurdo!

  • Douglas

    Se eu pego um cara desses, eu faria uma bela exposição, amarraria ele num local discreto e arrancaria suas pernas e braços,deixaria o resto do corpo totalmente na carne viva de tanto que iria esfolar seu corpo na estiletada,jogaria alcool no seu corpo e colocaria ele no sol de 30º,linda obra de arte, e todos conheceriam o que realmente é arte moderna. Ja ia esquecendo os visitantes poderiam descer a paulada na cabeça.

  • http://www.diversaoehumor.com.br Alex

    ISto não é arte, é crime!
    Artista este que pra mim não passa de um idiota…
    Eu entendi o que ele quis, ele quis mostrar que o cao ali dentro da exposição as pessoas iriam dar atenção e dar valor, e que na rua ele também morre de fome e etc, mais ninguem liga..
    Bom isto é verdade.
    Porem se fosse assim ele também teria que pegar uma criça ou uma pessoa normal digamos um mendigo e colocar ali também pra morrer assim, pois é a mesma coisa, quando eles estao na rua ninguem liga..
    Mias vai se dizer o que destes artistas?!! Que pra mim este ai, não tem nada de artista… Coitado do cão…

  • Fabio Simões

    Simples, uma pessoa q nao ama animais, nao ama nem ela mesmo.
    Vamos fazer o mesmo com ele, que eu até pago pra ver ele morrer aos poucos.
    Como tem idiota neste mundo.

  • http://www.artepg.com Celso Parubocz

    Arte não é isto, de muito mal gosto a idéia de chamar a tenção desta pessoa que não merece ser lembrado mais….
    Meu compaheiro morreu em 3 dias no PS de minha cidade por falta de assitência, se eu soubesse tinha feito um filme de sua agonia para chamara a atenção do mundo….
    ….Pelo menos teria uma fiunçaõ alertar o que esta acontecendo com a saúde no país está um caos…

  • Vinicius

    Podem dizer o que quiserem, mas a cada dia que passa tenho mais certeza de que a humanidade retrocede desde quando aboliram a lei de talião…

  • Masters kris

    filho da puta ..colca ela e familia dela lá no lugar do caõ e escreve os nomes deles na parede com fast”lixo”food

  • shaiane harz

    porque antes de deixar um cachorro morrer de fome cortasse o braço ea perna e colocasse em espossição talvez ficaria mais bonito…

  • larissa crestani

    antes de fazer isto com um cachorro porque naão faz isso com ele mesmo talvez ficaria mais bonito…
    artista idiota
    ????

  • Mônica Stefani

    Fiquei muito triste e indignada com o trabalho deste infeliz que “pensa que é artista”. Sou artista plástica e arte educadora, sempre estou aproveitando as várias oportunidades através do meu trabalho, para sensibilizar as pessoas e os meus alunos, para que amem, protejam e respeitem os animais, aí vem um monstro como este, para usar um animal doente e indefeso em nome da arte?
    Sugiro a este falso artista que se por desgraça conseguir participar de outra exposição, que amarre a si próprio lá até morrer de fome,porque mil vezes ser chamado de louco, que de COVARDE!!!!

  • StarDust

    A arte não é ser bonito ou feio. Arte é um sentimento, um sistema, um complexo.
    E doa muito pouco, faça feliz ou triste é uma arte. E a arte nem sequer é o cão. A arte não são pinturas ou esculturas. São os sentimentos que esses objectos provocam nas pessoas. E isto foi Arte…

  • Jessica C Silva

    Acredito que temos que nos unir para parar com isso oq vão fazer se uma pessoa for ate la para acabar com essa barbaridade? Mas e se varias pessoas forem?Acredito que a voz de 10 é mais forte do que de apenas 1 temos que nos unir…Para acabar de vez com essa ”arte” de ver ate onde vai o sofrimento,agora é com o cão indefeso e qual sera a proxima ”arte”.Sinto raiva de saber que as pessoas olhavan aquele pobre cão morrer e achavão que aquilo era arte…..por que não fizerao nada?Por tanto vamos mudar a historia e mostar que ainda nos importamos com coisas que vemos e que vão alêm do nosso proprio nariz.

  • James Lima

    Pq o “artista” não amarra a mãe dele de deixa ela morrer de fome e sede em nome da arte? seria mais bonito :D.

  • http://www.fotolog.com/ma_floripa Marina Pereira

    Pergunta se em nome da “arte” esse costarriquenho doente mental se colocaria no lugar do cachorro durante a Bienal de Honduras 2008?!
    “arte”…Q vergonhaaaa!!!

  • http://www.sandrinha.com.br gustavo felipe

    se eu axo esse cara na rua eu dexo ele amarrado numa cordsa e dexo ele morrendo de fome fdp do caralho

  • norberto kilhian de almeida

    ainda está na mídia safado.
    se eu soubesse que você ia fazer besteira na vida, pediria para o universo matar sua mãe assim você naõ nasceria e naõ faria besteira.
    tenho vergonha de ser chamado de humano quando encontro ser que pensás que és.
    SE MATA HABACUC, SEM CUCA AÍ VAI FICAR NA HISTÓRIA COMO UM GRANDE IDIOTA FILHO DAS TREVAS, VOCÊ NÃO NEM PRESTA PRA ESTERCO, NÃO SUJE A TERRA MAIS DO QUE ESTA. A S S A S S I N O I D I O T A!

  • norberto kilhian de almeida

    você não é digno de nada.

  • Elis

    Que cara pau no cu
    porque ele não se amarrou…a polemica seria maior…”E ele ficaria mais vivo do que nunca,porque seguiria dando o que falar”
    otario

  • sergio

    Sr. guilhermo, envio-lhe uma sugestao para as suas”"proximas obras primas”. Amarre a si proprio em um canto de uma sala qualquer ,e fique la, sem comer, e sem beber nada ate morrer.Agradeceremos.

  • sergio

    Nao posso compactuar com tal atitude deste que se diz artista, visto que nao agrega em nada a sdua acao. acredito que se o mesmo tentasse`alertar a falta de consideracao com os animais o mesmo teria um maior retorno , se èsta era a sua intencao. Se realmente quisesse chamar a atencao

  • JOÃO CLÁUDIO GIL

    Só em pensar que Deus deu talento aos artistas para fazere as pessoas e o mundo mais felizes…….

  • Marina Negri

    Só me pergunto consternada: por que nenhum ser humano foi soltar o animal ou chamou a polícia?
    Por outro lado, onde está esse imbecil que nunca explicou sua arte criminosa?

  • Marina Negri

    Ato inaceitável e fora de discussão.
    Tudo o que envolve crueldade, vida e morte, principalmente com animais indefesos, deveria ser melhor observado e, lembremos todos, é passível de enquadramento criminal.
    O ‘artista’ em questão deveria receber punição adequada e pagar por seu crime, conforme a lei, e, a meu ver, ser formalmente impedido de participar de quaisquer outras exposições de arte.
    Gostaria de saber se ele se disporia a ficar no lugar do infeliz cão para demonstrar ao mundo o que é fome. Talvez, aí, sim, sua mensagem teria um pouco mais de credibilidade.
    Mas é evidente que se trata de um covarde que prefere o sacrifício alheio do que o seu próprio para levantar bandeiras.

  • Mônica

    Que absurdo!!!!
    Eu também acho que um “cara” desses também merecia os mesmos tratos.
    Sem coração!!! Uma vergonha!!

  • Luciana

    É exatamente por causa deste tipo de pessoa e de outras que foram coniventes com esse horor que o planeta está se desfazendo…
    A vida, coisa mais preciosa já não tem valor para algumas pessoas.
    A única coisa que posso deixar aqui é um pedido a Deus para que nesse mundo não falte pessoas que quando veêm uma vida sofrendo façam alguma coisa nãoimporta se é um cachorro ou uma
    criança simplismente ” façam alguma coisa”

  • Henrique

    Que absurdo!:O que realmente deveriam fazer com esse “artista” que matou esse pobre e humilde cão, seria pendurar o artista até ele morrer de fome depois pegasse o sangue dele e colocasse em vidrinhos e vendesse para as pessoas!Isso também seria uma obra de arte como dizem eles não?
    Temos que respeitar os animais pois são vidas!e essas vidas tem que continuar a existir!

  • Gleice telles

    Isso e um absurdo!! Meu Deus eu nao acreditei quando vi….Porque ele nao fica no lugar dos cachorros?? Ai sim seria um bem que ele faria a nossa arte,que nao e uma banalidade e sim espledor.

  • karina Ferreira

    Sinceramente um absurdo isto! Pq ele não se colocou desta maneira, amarrado e passando fome!!! Sem escrupulos algum … E quer repetir o ato de tamanha crueldade, desculpe mas isto não me agregou a nada, a não ser tornar VC o ser mais insignificante do mundo!!!
    Abaixo contra este ato de crueldade!

  • rodrigo

    É o fim do mundo isso, agora vamos começar a achar bonito e admirar o sofrimento de seres vivos. Aonde estão os orgãos proteção aos animais nessas horas, vamos empedir essa idiota de agir novamente.

  • lUCI

    Não estou acreditando que isto seja real,está parecendo piada.
    Um cão amarrado por artista plastico ,deixado morrer de fome nos olhos de todos e ninguem chama nenhuma autoridade,nenhum dos visitantes da galeria fez alguma coisa,apenas ficaram lá olhando e achando tudo um horror?
    Que mundo é esse ,que coisa mais redicula,ai o artista diz que fez isso em homenagem ao tal que morreu atacado por 2 cães,oras,cata um humano amarra num canto e deixa morrer tambem.
    Quantas vidas são tiradas é pela humanidade,vamos amarrar 1 humano em homenagem a 10 humanos mortos.
    Quantos humanos ficariam amarrados heim?
    Esse cara ai que se diz artista é um ridiculo!!!

  • Mary

    Imagino que um cara desses não tem nada pra fazer…então porque esse filho da puta não amarrou a mãe dele e a deixou morrer de fome,como uma forma de protesto ou pra passar o tempo..pelo menos a velha poderia pedir ajuda e alguém iria comover-se com o caso…
    fala sério,esse psicopata deveria estar na cadeia, não tem lei de proteção aos animais naquele país de merda?!?!

  • Evanyr Favetti

    Penso que deveriam deixar esse “artista” participar da tal Bienal Centroamericana, porém, na mesma condição que ele apresentou o cachorro. Certamente, seria bem mais visitada! Esses “humanos”!!!

  • Morgana Schneider

    Quanta perversidade…cada vez mais me conformo que o ser humano é a pior espécie que existe.

  • alex

    seu filha da puta… queria poder estar frente a frente com vc… ia fazer vc se arrepender de ter nascido sem duvida…mas não ia deixa-lo morrer não, vc ia viver para lembrar do dia que pagou pela idiotice que fez

  • weroncia

    Tudo pela arte?
    Arte pela Arte?
    só por isso?
    Arte pela vida?
    sim.. deveria ser pela vida…
    Não posso chamar isso de arte..

  • kelly

    Meu Deussssss!!como uma pessoa que TENHA CORAÇAO,consegue fazer uma maldade dessa!deixar um pobre animal indefeso,sem cumida,sem cuidados…sem tem um pingo de dó..
    vá a M. essa suposta arte!se isso for arte,eu tenhu nojo!
    um cara desse deveria ser exposto a mesma situaçao,SER AMARRADO,SEM SER ALIMENTADO..MORRER DE DESNUTRIÇAO..
    putz!to horrorizada!
    AMOO os animais,meu coraçao parte qndo vejo algum ser maltratado,faço oque posso pra ajudar!
    ae entro nesse site e vejo tamanho absurdo desse,enqntu ele podia estar ajudando,somente ajudou-o a morrer!
    pior é saber que ngm fez nda para impedir essa MUSTRUONSIDADE!
    sinceramente?!MORTE prum cara desses!nao tenho pena alguma!e como diziam..”Quanto mais conheço os homens,mas admiro os animais”(algu do genero)..

  • Raíssa

    ow por favor me ajuda, eu quero fazer alguma coisa, num quero mais só ver isso… eu tenho que ajudar essa natureza que de alguma forma é minha..

  • http://pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/ DUDA

    CADE A JUSTIÇA?PESSOAS COMO ELE E ELE TINHA QUE MORRE IGUAL OU PIOR QUE O CAO

  • http://www.artepg.com Celso Parubocz

    Sou artista e devia ter filmado a agonia de meu companheiro que entrou andando com dores na barriga no Pronto Socorro de minha cidade e em três dias por falta de leito e especialista para ser encaminhado morreu, estou triste e vi muita gente morrendo como ele por falta de assistência no local que tal fazer um abaixo assinado para encaminhar as nossos governantes para mostrar nossa indignação com a saúde pública no Brasil?
    Acho bobagem afinal ele era só um ser humano e não um cachorro.

  • Eliane

    A arte abaixo da vida. Bárbaro!

  • http://www.milagresdesidn.com Priscila Milagre

    Este cara é um f.d.p…..
    Eu contribui com a assinatura de todos, os meus parentes e amigos, pra ele não participar da bienal.
    se eu foce em um lugar deste, era simples, eu mataria ele. e as pessoas, não fizeram nada, sei que o mundo apenas esta se acabando, ele não é doid de vir em minha cidade cometer uma atrocidade, que poderia dar um chute, em qualquer animal, que eu Priscila Graciano milagres, daria nele uma boa surra. Me desculpem mas disgraçado.

  • janaina Melo da Silva

    Agora diante disso quem e o animal?

  • Fernanda de Paula Andrade

    É um absurdo isso. Nem sei o que faria se encontrasse com esse maldito artista plastico da crueldade.
    Não pensaria duas vezes e arrebentava ele de tanto bater.
    Absurdo.
    Enfim, essa brutalidade é a cara do nosso país… As pessoas precisam de mais amor no coração e ajudar quem não sabe pedir e reclamar de nada…..Os cachorros

  • Carla Santos

    Derepente um monstro aprisiona um animal, deixa ele morrer de fome e diz que ele ainda vive. Alquem perguntou a esse monstro “artista plastico” se ele fosse acorrentado e morresse aos poucos de fome e sede sem chance mesmo de ser solto nas ruas pra procurar alimentos, se ele se sentiria vivo? Talvez sim por que afinal ele ia ser manchete. Todo mundo sabe que há animais morrendo de fome nas ruas, e todo mundo sabe que há pessoas morrendo de fome nas ruas, mas a diferença está em aprisionar esse ser seja ele gente ou animal. O que ele queria era se promover, e ele consegui, mas o mundo está cheio de monstros famosos, ele é so mais um. E com certeza há de padecer, assim eu espero. Não por favor a promoção desse monstro. Escurrassem ele da classe dos artista plasticos. Artistas se envergonhem desse monstro estar na classe de vocês. Reajam, façam alguma coisa. Gritem, façam arte de verdade.

  • toluk

    sabe oq realmente eu tenho vontade de fazer?
    Virar artista, amarrar esse cara, dar a ele o nome de Natividad 2: Hes back, e deixar ele morrer de fome em nome de um cão recentemente morto da mesma forma, assim o artista vivera para sempre.
    Ou então so comprar uma arma e matar o cara mesmo. desgraçado maldito

  • Elaine Rocha

    Meu DEUS quem este cara acha que é?!? Eu não posso acreditar que existem pessoas que pode cometer uma barbaridade destas e pior…que as outras pessoas viram e não fizeram absolutamente nada…é chocante, revoltante, esterrecedor!!! Como pode?! Alguma coisa concreta precisa ser feita, mais do que assinaturas online. Alguém tem notícias de como andam estas assinaturas, as sociedades protetoras?!
    Será que vai ser suficiente para evitar mais um assassinato?! Deus nos ajude!!!

  • michelle

    seu louco imundo….vai se ferrar!!! isso é arte?!

  • Duarte Martins

    Arte ?! Isto é arte?! Então fico mortinho por ver o autor desta instalação doente, esfomeado e com chagas por todo o corpo! Isso é que era uma grande obra de arte!Sacana ….

  • bruna Miranda

    Esse cara tem que morrer…Tem que morrer…

  • bruna Miranda

    Esse cara que fez isso não é ser humano se eu fosse artista gostaria de deixar ele na carne viva de cabeça para baixo pinturado em prol da arte também, pior são aqueles que vendo não fizeram nada GENTE OS ANIMAIS TEM VIDA esses pobres indefesos não fazem mal nenhum a ninguém, porque tanta maldade, porquê??? Custa comprar R$ 1,00 de ração pra fazer a diferença pelo menos na fome de um cãozinho, gato, cavalo sei lá, em que Mundo nós vivemos, pq tanta cueldade…sinceramente eu fico revoltada com essas coisas eu tenho muita raiva de quem faz isso, esse cara é um monstro ele não é artista é um assasino, tem que pagar, tem que pagar!!!!

  • http://palavrassussurradas.wordpress.com/ Fátima

    Olá!
    Por intermédio de um amigo, do santaum.org, soube do presente.
    Há pouquíssimo tempo soube desta atrocidade, que me deixou muito mal mesmo!
    Essa alegação hipócrita do ‘artista’ não me convence….criticar o assassínio de um ser com o assassínio de outro é coisa de psicopatas!
    Se eu estivesse nesta exposição, não teria pedido nada, teria tirado o animal de lá, mesmo que à força.
    Abraços!
    ;)

  • andreia estevão

    isto é uma tremenda falta de respeito pelos animais e pelas pessoas k foram visitar a galeria .na minha opinião deviam de fazer o mesmo a pessoa k fez esta brutalidade e desumanidade com este animal

  • ricardo

    vai para a cona da tia e nao saias de la e quando saires vai para o caralho que ta foda fiho da putaaaaaaaaaaaaaa

  • Júlia

    Ok !
    Tudo em nome da Artee …
    E os limites ?
    E os direitos dos animais?
    O cachorro esta mais vivo doque nunca ?
    Você matou um cachorro em nome da arte,uma coisa qualquer !
    Animais tem sentimentos monstro !

  • http://cacem ricardo

    seu filho da puta devias estar na prisao como os criminosos do cralho vai para a cona da tia e nao saias de la sua granda puta,vaca cabrao e doente filho da granda putaaaaaaaaaaaaaa

  • Thiago Montagner Machado

    É compreensível a causa de Habacuc: trazer à tona o descaso com os cachorros de rua privando um deles de liberdade, porém, ele escolheu o lugar errado para fazer esse protesto. Numa galeria de arte vão pouquíssimas pessoas e estas, contemplativas em sua maioria, são incapazes de resolver o problema dos cães abandonados. O lugar certo, talvez, seria Habacuc ter feito essa instalação na prefeitura da cidade, aí sim seu argumento valeria alguma coisa.
    Agora, sobre o vira-lata ter recebido o nome Natividad, o que é isso, vingança indireta contra os Rottweiler?

  • Elisete

    Gostaria de ver o “GRANDE ARTISTA” ai, no lugar do cachorro também….

  • Gustavo

    Põe essa vaca na cadeia!!!!!!!… Não, ela não tem dignidade o suficiente pra ser chamada de vaca…

  • claudia

    esse cara deve morrer de fome também, ou melhor, de uma doença bem grave
    os médicos deviam deixá-lo morrer e colocar seu corpo nas revistas internacionais, quem sabe alguem ainda passe e coloque um paninho nele para tampar o rosto de morto

  • http://bichomania.zip.net luisa

    COITADO do cachorro que morreu de fome!!!!!!!!!!!!!!!! Eu vou fazer uma pergunta como assim um cacorro moreu em nome da arte. Eu soou fissurada por cachorro… ca entre nos essa e uma oportunidade de eu contar que eu tambem sou fissurada por cachoorros, e todos dizem que e so minha amiga…
    Foi um prazer.

  • norberto kilhian de almeida

    se você pensa que és um tremendo artista,verás quando estiveres de frente ao grande PAI e se sentirás pequeno e saberás que és apenas um VERME. NAMASTE

  • Fabrizio

    Sinceramente eu não tenho palavras , para enteder esta linha de raciocínio tão medilcre desse cara, pouco me importa seu nome, ou que ele seja, se ele acha que dessa forma, ele vai fazer algo mudar, parabéns para ele, então fazendo um mero esforço posso enteder a mensagem, segue o raciocínio.
    “Vamos fazer justiça com nossas próprias mãos, mataremos todos aqueles que achamos que devem morrer, e este ciclo não tem fim”

  • http://clau2007.blogspot.com/ claudia m brito

    Achei absurda a postura deste homem que se diz um artista, não passa de um monstro covarde, temos que parar de dar créditos a esse tipo de “arte”.
    Quanta besteira, as bienais já foram boas, hj é puro lixo!
    ABS!!

  • Michele

    tadinho…
    mande noticias assim para meu e-mail

  • Keila Lima

    Meu Deus!!!!!!!! Que coisa horrorosa!!!! Se eu estivesse lá teria levado água e comida para o cachorro e ainda um veterinário!!!! Que que é isso??? Como as pessoas deixaram isso acontecer???? Quem ama animais de verdade não precisa ver isso para se tocar comos que estão na rua… quem ama animais de verdade ajuda os que estão na rua…assim como eu!!! Jamais uma coisa dessas aconteceria na minha frente!!!! Só por cima do meu cadáver!! Teriam que me matar para eu não salvar esse cachorro!! Quem esteve lá (incluindo jornalistas) são uns covardes, assim como o “artista”.

  • Jéssyka

    ASSASSINO!!
    ASSASSINO!!
    ASSASSINO!!
    ASSASSINO!!

  • Jéssyka

    CRUELDADE!
    Que tal amarrar velhos e crianças desnutridas para ver se os governos dão um jeito na fome do brasil?
    Quem fez isso acha que amarrar um pobre cão e deixá-lo morrer de fome vai abalar alguem? Se fosse assim, ninguem passaria fome nesse mundo.
    Sinceramente, a raça humana é uma verdadeira desgraça.. sinto vergonha vendo uma coisa dessas e ainda dizer que é “arte”

  • http://aninhabertini.deviantart.com Ana Carolina

    Sou vegetariana a 2 achos, e acho que será engraçado e alguns podem até pensar que eu chegue a ser “hipócrita”, mas acredito fielmente que o homem dito “artista” É um artista, e admirei a arte posta em um novo ângulo. Não me considero uma artista, desenho por diversão, mas sempre tive um interesse por admirar a arte e aprecia-la de forma mais ampla, já que acham que artes se limita a muitos poucos pontos, como a escultura, pintura, enfim, as artes conhecidas por todos. Por um animal, que teoricamente iria morrer na rua da mesma forma com que ocorreu na exposição, ter sido exposto assim, achei muito interessante, e um protesto bem claro. Um ser vivo chama muito mais a nossa atenção diante a um fato, mesmo que eu ache que seria de reconsiderar o fato de buscar alguns cadáveres atropelados ou qualquer coisa assim, haver com mortes de outros cães e/ou outros animais. A mensagem foi passada muito bem, e, se uma vida pode salvar duas, já tera válido. Nada é muito um ou muito outro, é muito fácil dizer que ele foi cruel sem analisar o ponto de vista proposto, e é de uma mentalidade muito pequena dizer que “o bicho morreu, ele é mal”, sem que se ponha o fato em pratos limpos: todos chegaram a mesma idéia, entenderam a idéia do homem, de forma rápida. Aplausos a Habacuc!

  • Layana

    Manda esse povo horrível,ridículo pegar a filha deles e amarrar tb na galeria e deixar morrer de fome p ver se eles acham tb q é ARTE!Isso é ridiculo..sempre quem sofre são os animais, pq não podem se defender.Não suporto tamanha maldade contra o mais fraco!Sinceramente…desejo q todos essas seres q se dizem “humanos”,e maltratam animais inofensivos…tenham um triste fim,pq isso é mta maldade!

  • jose airton moraes de oliveira

    deveria de se fazer omesmo com oartista

  • http://pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/ dayane

    Isso é impossivel de se acreditar
    esta pessoa so pode ser doente para fazer isso espero que no dia da morte deste cara ele mora as minguas sentindo o mesmo que que um dia ele fez para um animal,e numa sociedade destas com tanta ong nao acredito que ninguem fez nada mais absurdo ainda aff

  • Alberto Mello

    Me desculpem, mas o que dizer diante deste ato? (choro)
    Me desculpem…

  • Joana D’Arc

    Se eu pudesse faria o mesmo com este canalha!
    Não encontro palavras que possam mostrar o quanto estou indignada e pior ainda, não posso acreditar que ninguém tenha feito nada para salvar a vida deste SER VIVO.

  • débora

    RIDICULOO
    nada haver maltratar animas!
    para mim pessoas deste TIPO DEVERIAM MORRER IR PRO INFERNO!!
    idiotaaa
    sem coraçao arte e o caralho seu zé buceta idiotaa pqp!!
    viadinhoooo vo te leva pro infernooo lezoo
    por maltratar animais

  • Fernanda

    olha isso

  • Stéphanie

    SOU A FAVOR DE FAZER O MESMO COM ELE!

  • http://www.çemonworks.com.br GIba

    Trabalho com arte a 12 anos, NUNCA VI NADA MAIS PODRE DO QUE ISSO!! Ja Salvei mais de 10 cachorros em estado terminal no meio da rua e hj fazem parte de familias e so trazem alegria, se ele queria aparecer pq não se amarrou e morreu lá, IDIOTA!!!
    Se eu ver esse cara em alguma galeria, vou cuspir na cara dele…. Assassino!!

  • http://pensaremburrece.wordpress.com Társis Salvatore

    Alê, acho que esse cara passou dos limites. Entendo a crítica, mas não havia necessidade de fazer isso ao cachorro. Não tem NADA de artístico nisso. E talvez o pior tenha sido constatar que aparentemente o espectador continuou apenas com seu papel de espectador e nada vez para salvar o animal - o que infelizmente endossa a crítica desse sujeito.
    Abs!

  • tamires duarte

    o cara deveria ter sido amarrado e ter deixado ele passar fome pra ver se ele gostava!!!
    Ridiculo, cara sem noçao!

  • Nic

    Quem come carne no almoço, toma leitinho no café da manhã… sagadinho de presunto e mussarela na padaria, deve E MUITO ficar quieto!!!

  • dulce

    Nao maltrate os animais.

  • CONCEIÇÃO M DE OLVEIRA

    Isso é o absurdos dos absurdos esse cara de ser um anormal de pai e mãe ai qu odio e o pior é que ninguem fez nada , eu penso que quem maltrata os animais é capaz de fazer o mesmo com uma criança ou idoso esse cara merece cadeia, alias cadeia é pouco deveria ser colocado amarrado sem agua e comida pra ver o que pe bom.
    Preferia nem ter visto isso.
    sei que nem vou durmir, que morra esse infeliz.
    Conceição do Rio de Janeiro

  • Celia

    Absurdo é pouco, isso é puro falta de respeito com os animais e com todos nós seres humanos, ele ker chocar a todos. Vou dar uma sugestão, otima para ele , afinal chamar atenção é a forte dele. Durante 7 dias, vamos amarra-lo com uma corda do mesmo tamanho que amarrou o animal,no mesmo local,colar a lingua dele e boca, ja que o animal n/ sabia falar para pedir ajuda, ele tambem não tera como pedir e deixa-lo por esses 7 dias sem comida e sem agua, com pouca roupa e sentado no cimento. O que sera que esse canalha ira sentir. Esta na hora do povo deixar de ser manso como corno Digo mais,é pouco para ele. Que São Francisco de Assis esteja cuidando desse lindo caozinho, porque desse cara o lugar bem quentinho e de fogo espera por ele, com muitos sarnentos doentes, famintos e com sede, mas não caozinhos e sim semi- humanos

  • Thor

    O que este artista precisa é de um enxerto de pancada e 5 dias sem comer e sem beber!!!!

  • http://mariacerejaa.hi5.com Catalina

    como se diz em Portugal.. a unica puniçao possivel para esse sujeito, seria amarra-lo e deixar ele morrer de fome. =)
    NUNCA e JAMAIS a arte como sentimento e forma de expressao apoia esse tipo de CRIME.
    Esse pseudo-artista tentando mostrar ‘genialismo’ vai ter que pagar por isso. E parar de usar a ‘arte’ como desculpa para isso que eu ja nem sei como caracterizar, tal e a tristeza da situaçao.

  • sergio

    Juro por Deus que se eu encontrar esse desgraçado algum dia, será a última vez que ele verá a luz do dia. não me interessa se quer ou nao “ipactar” a sociedade, se realmente quizer fazer isso, que crie uma organização e invada o congresso com tanques de guerra e ateie fogo em tudo e em todos. Mas jamais maltratar um animal só para alcançar algum detsque, vai ser ridículo assim, no inferno, que é pra onde vc vai assim que eu o encontrar,

  • Miguel Polonio

    Vergonhoso, eu como artista tambem que o sou acho que nao vale a pena chegar tao baixo so para fazer publicidade ao nosso trabalho. Quando somos bons nao precisamos destas atitudes desumanas e fora de qualquer contexto social e humano aceite.

  • http://rancharia-sp. nara jaqueline ana de siqueira.

    se realmente teve intenção de ajudar,poderia ter sido de outra maneira;Se ele fosse um artista,saberia cria-la,sem causar sofrimento para o ser racional(pois nessa,o cachorro oh ,e!,e não ele).UM absurdo,não dá para falar mais nada.

  • Sérgio Silva

    Prendam esse individuo da mesma forma e não o alimentem. Talvez assim fique mais famoso, pois muita gente irá falar dele…

  • paulo lemos

    isto é uma vergonha,deviam fazer o mesmo a esse cabrao

  • cintia

    art shows sensitivity…not cruelty like that!!

  • dieni

    Ah meu Deus…
    Esse guilhermo tenq é ser preso…E q deixem ele sem comida!!! Vai se fuder…
    Coitadinho do cachorro…não tinha culpa nenhuma, aposto q se tivesse continuado nas ruas ainda estaria vivo…
    Esse cara não tem noção!!!

  • Lucas Lopes

    Ridiculo!
    Vo amarra ele no poste e deixa ele passando fome até morrer…
    Filha da putaaaaaaaaaaaaaa

  • Tita

    Que crueldade ! Deixar um pobre animal morrer por um motivo tao estupido e ridiculo! Que falta de sentimentos, nao sabe de certeza o q e a vida !

  • fernanda

    isso e um absurdo eu odiei essas imagens o qui e isso nos moramos em um pais de gerras i ainda por cima coloca na internet faz um animal qui nao tem nada haver com vc i vc coloca isso FALA SERIO por mim esse CARA deveria ser PRESO COM UMA PRISAO DE 3000 DIAS DE PRISAO

  • http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/ Aguinaldo

    Se a intenção deste sujeito era fazer uma alerta, coisa de não acredito, ele acabou de dar um tiro no pé. Não considero gente assim como artista mas alguém que merece cuidados médicos.
    Seria o equivalente a dar uma pedrada na cabeça de alguém na rua para simplesmente lhe chamar a atenção.
    Vou divulgar a petição!

  • Gabriel

    Subdesenvolvido de merda, hipócrita, se queria causar polemica, deveria ter tirado a roupa e ficada lá sem comer durante um mes, filha da puta.

  • Douglas

    Esse cara nao deveria viver muito menos ganhar um maldito premio. Como deixaram ele expor isso?? Ira acontecer algo com ele?? ele tem que ser preso por mals tratos ao animal.
    Parabéns ao evento viu.. ótima direcao e gerenciamento. Grande utilidade para o Brasil isto.

  • http://www.uol.com.br alberto abreu

    devia ter colocado a mãe, irmã, esposa ou filha dele…fdp

  • Alberto Scurezza Fredda

    Queria ver ele amarrado na parede sem água e comida, que covarde fdp, absurdo, maldito, vc vai pagar cara , pode esperar

  • ROSANA

    DESGRAÇADO, FILHO DA MÃE, MISERAVEL..COM CERTEZA ELE NUNCA SOUBE O QUE É O AMOR DE UM ANIMALZINHO, SEMPRE LEAL AO SEU DONO…SE QUISESSE CHAMAR ATENÇÃO AMARRASSE A SI PROPRIO…GOSTARIA PROFUNDAMENTE (E NÃO É EXAGERO FALAR ISSO)QUE FOSSE FEITO A MESMA COISA COM ESSE INSANO NOGENTO, E QUE FOSSE FEITO JUZ AQUELA LEI “OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE”. À ESSE “ARTISTA” MISERAVEL, DOENTE, CRUEL, DEIXAMOS TODA NOSSA INDIGNAÇAO E DESPREZO…

  • Lu Basso

    Uma palavra para definir esse artista plástico: ASSASSINO!!!!!
    Deveriam fazer a ele o mesmo q ele fez ao cão. Q seja amaldiçoado esse louco assassino!

  • revoltado

    Filho da puta !cabrao de merda !haviam de amarra-lo a ele…e deixalo morrer assim!
    deviam cortar-lhe o sexo!!!

  • Valter

    Arte era espetar uma barra de ferro em brasas pelo cu do fdp do artista.
    Se isso que está aí é arte então os putos africanos a murrer á fome é uma obra prima.

  • transeunte

    É um filho da put*, e o ”protesto dele”, da forma como se deu, acabou indo contra a própria ”arte” que ele desejava criar.
    Parabens aos babacas que foram à exposição e não fizeram nada para impedir que essa crueldade acontecesse.
    Proponho abrirmos as vísceras desse cidadão em praça pública, para protestarmos contra as mortes de seres humanos que são muito menos indefesos que esse cachorro AMARRADO.
    Crueldade com animais, além de crime, é um distúrbio grave de caráter.
    []s!

  • Helder Andrade

    F…P.Onde o Mundo chegou…a morte é pouco para este gajo…Desejo que o mal dele seja pior e que venha rápido.Tu e que havias de morrer não o pobre do animal…

  • max

    como ninguem deu comida ou soltou ele…poxa qualquer pessoa faria isso…amarra esse palhaço q amarro esse cachorro na parede e faze passa fome…arte é o c* dele….

  • Juliana Carolina Salles Vieira

    Pensar enlouquece sim… deixa o ser humano com pretensões a divindade, crendo ser capaz de tudo e superior as demais criaturas.
    Querido Bruno, enquanto você estava escrevendo essas asneiras e se sentindo “o pensador revolucionário”, eu estava ajudando os animais. Faça sua parte também e não critique os demais, todos têm direito a dar suas opiniões, mas a sua foi bem infeliz.
    Sorocaba/SP

  • http://GMAIL ATILIO THOMAZ

    SÓ TENHO UMA COISA A DIZER:ESSA BESTA VESTIDA NO CORPO DE SER HUMANO,Ñ CONHECE “DEUS” NEM AS LEIS UNIVERSAIS,PRINCIPALMENTE UMA IMPORTANTISSIMA: “A LEI DO RETORNO” A QUAL NINGUEM FICA IMPUNE.
    Q “DEUS” TENHA PIEDADE DESSA POBRE ALMA.

  • http://www.artedochurrasco.com.br Alexandre

    Maldito Guillermo Habacuc Vargas!!
    Vil homem, tu que ousas chamar-te de artista, nós faremos de ti, Arte!!!
    Serás privado de tua imerecida liberdade, e no cárcere cortaremos teus pés e tua boca, para que não nunca mais leve tão longe teu discurso diabólico.
    Em teu julgamento reuniremos milhares de pessoas, e num brado óbvio de pena de morte, aplaudiremos ao ver-te correndo pela arena, bufando ao jugo dos espadas pontiagudas! Ao cair na areia rubra de teu próprio sangue, vibraremos com explosões a vitória do teu carrasco.
    Dançaremos e beberemos à luz do fogo que assará tuas entranhas, e até as crianças de colo se deliciarão com tua vísceras malpassadas.
    Da tua gordura nojenta faremos perfumado sabão para nossas roupas e peles, e te pisaremos pra sempre na tua pele em nossos sapatos.
    Engulirás teu próprio veneno, tornando-te bode expiatório de nossa ignorância, e orgulhosos registraremos tua bela destruição como a mais pura Arte.

  • Ana Marli Rodrigues

    Eu não posso acreditar que isso foi permitido.
    Aonde estamos minha gente, ninguem fez nada???????
    Eu gostaria muito de cometer o mesmo com esse….. bom, deixa pra lá.
    Ana Marli

  • Bruna

    Meu Deus, como alguem pode ser tão cruel a esse ponto…deviamos fazer a mesma coisa com esse cidadão se é que pode ser chamado assim esse monstro louco, mas ele que nao se preocupe porque a vida vai lhe trazer os frutos do que ele acabou de plantar, só que serão frutos podres dignos de repudio e odio no corãção q ele nao tem.Eu sinto muito por ter q ver essa cena mais isso vai servir de apoio para cada vez mais lutarmos por esses seres tao indefesos.Espero do fundo do meu coração que esse cãozinho esteja com Deus nesse momento!!E aki foi o meu desabafo!

  • http://www.fotolog.com/inesoka_81 Inês Rodrigues

    Que horror!
    Estou chocadissima!
    Nem sei o que este suposto Artista da treta merecia….
    Falta de civismo!
    Se isto é Arte abaixo esta Arte!
    Indignação total

  • bruno

    o texto mais corrigido.

    Se pensar enlouquece. Eu penso o contrário. Pensar enobrece. E a única maneira de amadurecer é pensando e não reproduzindo discursos feitos, ou frases de efeito como muitos estão aqui fazendo. Pensar. Alguém aqui está mesmo preparado para isso?

    Vamos ver.
    Vocês xingam esse artista. Como se ele fosse um idiota. Como se ele tivesse matado aquele pobre e indefeso cão.

    Mas alguém aqui, por acaso, foi até a galeria de arte e cortou a corda que prendia o pobre e indefeso cão e o levou para a casa ?

    Será que nós não somos culpados pela morte desse cachorro?

    Se ninguém aqui fez nada para salvá-lo. Será que o simples fato de não agir, já não é em si mesmo um assassinato.

    Ninguém aqui fez nada para salvar o pobre cachorro que estava jogado na rua. E quando ele aparece num museu, num local aberto de visitação, com uma simples cordinha no pescoço. Vocês continuam sem fazer nada. Desculpem-me, mas se vocês estão tão chocados quanto eu, deviam ter ido até lá ajudar o pobre cão.

    Quantas pessoas na vida que nem amarradas estão e passam por nós na rua e nós nem ajudamos? Quantas crianças que estão “livres” na rua e nós viramos o rosto? Quantas mulheres são assaltadas na rua e ninguém as ajuda? Quantas pessoas contraem HIV e continuam não usando camisinha? Quantas crianças morrem de fome e ninguém dá comida? Quantas políticos roubam e ninguém faz a justiça? Quantas guerras acontecem no mundo e a gente fica aqui parado assistindo pela TV?

    O que esse artista fez, foi nada mais nada menos do que deslocar algo que todos nós, eu, você e o dono desse blog, vemos todos os dias nas ruas.

    Somos todos responsáveis pela morte desse cachorro. Assim como a morte de várias crianças que passam por nós e a gente continua não fazendo nada.

    Antes de bater, se pergunte:
    Você foi até lá alimentar o cão?
    Não. Nem eu. Nem você. E nem o artista.
    Parem de procurar o culpado.
    Se quiserem culpem a mim. Eu sou o culpado. Eu só fiquei sabendo agora e infelizmente, não pude fazer nada pelo cachorro. Se eu tivesse me informado antes, poderia ter ajudado. Droga. Culpa minha. Culpa minha.
    Na verdade fico me perguntando:
    - E seu eu soubesse antes da morte do cachorro, teria feito algo?

    Muito provavelmente, assim como muitos de vocês. Não. Não faria nada porque é só mais um cachorro que teria morrido na rua, assim como muitos outros que não fazem a mínima diferença para burgueses como nós que temos internet, que estamos inseridos na era digital, e ficamos sentados em casa achando que escrever em blogs nossas opiniões fará alguma diferença para alguém no mundo.

    Condenar alguém nessa situação. Encontrar o culpado é alimentar um desejo fascista, um desejo de vingança que não vai resolver o problema da ignorância e falta de escolaridade de nosso povo.

    Parem de acusar uns aos outros,
    “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”.
    e façam como aquele música:
    “Troque seu cachorro por uma criança pobre”.

    obrigado de novo.
    e agora eu fico feliz.
    e deixo você em paz.

  • JOYCE

    ACHO QUE SE ELE FOSSE O AMARRADO E FICASSE EM GREVE DE FOME SERIA MUITO MAIS INTERESSANTE!A VIDA DELE PELA ARTE .POR QUE A DE UM INOCENTE DOENTE QUE MAL SABE O QUE ESSA ****DE ARTE…???
    ACHO QUE O FATO DE AS PESSOAS NÃO FAZEREM NADA…MAIS RIDICULO AINDA…
    LAMENTO POR SABER QUE ISSO POSSA ACONTECER……

  • http://www.veludo.net Juliana Sales

    Apesar de gostar muito de cães e ter um site relacionado ao assunto, só vim a saber desta notícia ontem, através do pessoal do projeto contra carrocinha que manda algumas notícias por e-mail. Fiquei aterrorizada com tamanha “arte” deste porto-riquenho.
    Pelo que li do assunto constava como título “és o que lê”. Eu sugeri, em uma matéria que postei no site do Veludo (meu cão), que o dignissimo ‘artista’ que ele não indicasse as suas leituras à ninguém.
    Matou-me de indignação, ainda, o fato de que as autoridades locais, não terem feito nada em prol da vida do pobre cãozinho… como deixaram o animal perecer no local? Todos que passaram por lá viram… e a polícia, órgãos competentes, nada fizeram? todos se calaram diante de tamanha “arte”?
    Não me surpreende o fato de que o Guillhermino Habacuc tenha sido indicado para representar seu país na Bienal de 2008.

  • suzana g campos

    Isso pq faltou alguem p dar umas porradas nele!

  • Goreti Escobar

    Vamos rezar muito ! Uma pessoa assim não tem amor e nem Deus no coração!

  • Dr Blue

    O cão até que poderia vir a morrer na rua, mas pelo menos teria a oportunidade de tentar lutar pela sua sobrevivência. Amarrá-lo nestas circunstâncias foi a coisa mais desumana, ideia que só um psicopata poderia ter.
    Por falar nisso ocorreu-me uma excelente ideia para uma obra de arte!
    E que tal amarrarmos o artista, voltado para um cartaz, desta vez escrito com cagalhão de cão, a dizer “eres lo que lees”. Depois era só esperar que o artista morresse à fome e sede! Ai daquele que o tentasse libertar.
    Seria uma óptima forma de manter o artista vivo e de chamar à atenção dos vários artistas que andam por aí em condições de miséria.

  • Ivana Maria Franã de Negri

    Será que não existem Sociedades Protetoras por lá?
    E quem organizou a macabra “mostra de arte”, por que não vetou esse “artista” assassino?
    E as pessoas que foram visitar a exposição, por que nada fizeram?
    Não posso crer que a humanidade esteja tão omissa, tão apática e tão sem sentimentos…É triste demais!!!
    Ivana - Piracicaba SP Brasil

  • http://pensarenlouquece.com/2007/10/17/o_cachorro_que_morreu_de_fome_em_nome_da/ cccccc

    e uma barbaridade

  • Joao de Sousa

    Só pode ser doente mental !
    Imaginem se alguém quisesse fazer uma exposição sobre o “artista” que deixou morrer um animal à fome…

  • Rita

    Que horror eu acho isto um horror pois matar um animal devia ser crime!

  • Rodolfo Pozzi

    coloca a mamãezinha dele amarrada la e ve se ele acha arte ela agonizar até a morte
    ;)

  • http://www.teste.com Caetano Brasil

    ATENÇÃO:
    Quero acrescentar este link da Galeria Codice explicando-se sobre o ocorrido:

    http://www.galeriacodice.com/index.php?id=30

    Sinceramente, não tenho nada mais a comentar… pois ao que parece, a história não é bem assim: o cão ficava preso na galeria por 3 horas e todo o tempo restante estava solto na área externa do museu e era alimentado regularmente, inclusive pelo artista. Ou seja, toda moeda tem, na verdade, 3 lados.
    Se o que a Galeria declara é verdade, o cão não morreu esim fugiu, “callejero que és”… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!

    UFA! Dormirei mais tranquilo… torcendo pela seriedade de tal declaração!

    Caetano, também gostaria que esse desmentido da galeria fosse verídico pra rir feito você. Mas vale a pena, mais uma vez, lembrar que o próprio Guillermo Vargas foi entrevistado em matéria no jornal Nacion e declarou, com todas as letras: “Me reservo decir si es cierto o no que el perro murió. Lo importante para mí era la hipocresía de la gente: un animal así se convierte en foco de atención cuando lo pongo en un lugar blanco donde la gente va a ver arte pero no cuando está en la calle muerto de hambre. Igual pasó con Natividad Canda, la gente se sensibilizó con él hasta que se lo comieron los perros”. Mais adiante, Habacuc afirma: “Recojo lo que miro… El perro está más vivo que nunca porque sigue dando qué hablar”. A mesma matéria cita testemunhas como Marta Leonor González, editora do suplemento cultural do jornal La Prensa, falando da morte do cachorro. Muito oportuno, aliás, que a Galeria Codice queira se esquivar de toda a polêmica depois que o fato repercutiu em vários blogs do mundo inteiro, no El Pais, principal jornal da Espanha, e no ALT 1040, blog mais visitado do México. Chamo a atenção também para o fato de que o oportunista desmentido da galeria afirma que o cachorro doente permaneceu no local por 3 dias antes da suposta fuga. Ok. Levá-lo ao veterinário nem pensar, certo? Essa manifestação pública realizada dois meses após a exposição, depois de uma matéria no jornal Nacion com declarações de testemunhas e do próprio Habacuc falando da morte do cão e do artigo de Rosa Montero no El Pais, só me faz constatar que nada é mais humano do que querer se esquivar de um problema quando a merda já foi jogada no ventilador.

  • http://www.calangomotion.com Caetano Brasil

    Isso é o tipo de coisa que me choca: confundir arte com demência. Vi a Maura e outros dizendo que o artista tem razão no conceito, porém não concordam com o ato. Razão nada, ele não disse nada, foi hipócrita! Ele não é artista, é doente! E, como já disseram, fazer o mesmo com o cara é ser igual a ele… isso me deixa decepcionado com algumas reações aqui… me recuso a refletir sobre o que este cara fez, é dar-lhe mérito. Covarde FDP!

  • Alguem com cultura

    É um incopetente.
    Pessoas como estas é que distorcem o mundo.
    É um incopetente artisticamente, quer seus 15 minutos de fama, mas não tem competencia para isto.
    Sabe que estas coisas banais chocam a sociedade, então, se aproveitam dela para conseguir 15 minutos de fama.
    Para mim, é um zé ninguém que na próxima vida concerteza irá pagar por este ato rídiculo.

  • jefferson

    Porque eles não colocaram a prostituta da mãe dele em vez do pobre cachorro doente?

  • graziela

    Pq ele nao pos a mãe amarrada pra morrer de fome?? idosos tbm chamam mais atenção preso num cato de uma exposição que num asilo!
    artista o caramba, é um assassino como qualquer outro!!
    deixo aqui minha indignação!

  • Kalu

    Que FDP!!!!!

  • FoiL a.k.a Hellseeker

    esse filho de uma grande ****, acho que era melhor se ele se tivesse amarrado á parede em vez do pobre cão, quer demonstrar a hipocrisia alheia, então que que faça greve de fome e que morra a um canto…..
    se o apanha-se á frente acho que lhe partia a espinha, enfim á grandes bestas neste mundo

  • http://www.uol.com.br maria de fatima oliveira

    Com certeza esse cara é louco e não um artista.Para mim não tem valor nenhum como ser humano. É simplesmente uma aberração da natureza. Por outro lado as pessoas q assistiram a esse episódio e não tomaram iniciativa, são tão idiotas quanto ele. Se bem me conheço, teria invandido o local e soltado o pobre animal. Amo demais os bichos e jamais aceitaria assistir tal cena sem tomar providências nem q prá isso fosso parar na cadeia. Estou indignada!

  • Paulinho Cé

    Cara insano, se aparecer na minha frente eu arrebento esse infeliz.

  • Bruno

    Se pensar enloquece. Eu penso o contrário. Pensar enobrece. E a única maneira de amadurecer é pensando e não reproduzindo discursos feitos, ou frases de efeito como muitos estão aqui fazendo. Pensar. Alguém aqui está mesmo preparado para isso?

    Vamos ver, vocês xingam esse artista, como se ele fosse um idiota, como se ele tivesse matado aquele pobre e indefeso cão.

    Mas alguém aqui,por acaso, foi até a galeria de arte e cortou a corda que prendia o pobre e indefeso cão e o levou para a casa???

    Será que nós não são culpados pela morte desse cachorro?

    Se ninguém aqui fez nada para salvá-lo. Será que o simples fato de não agir, já é em si um assassinato.

    Ninguém aqui fez nada para salvar o pobre cachorro que estava jogado na rua. E quando ele aparece num museu, num local aberto de visitação, com uma simples cordinha no pescoço. Vocês continuam sem fazer nada. Desculpem-me, mas se vocês estão tão chocados, deviam ter ido até lá e ajudado aquele cão.

    Quantas pessoas na vida que nem amarradas estão e passam por nós na rua e nós nem ajudamos? Quantas crianças que estão “livres” na rua e nós viramos a cara? Quantas mulheres são assaltadas na rua e ninguém ajuda? Quantas pessoas contraem HIV e continuam não usando camisinha? Quantas crianças morrem de fome e ninguém dá comida? Quantas politicos roubam e ninguém faz a justiça? Quantas guerras acontecem no mundo e a gente fica aqui parado assistindo pela TV?

    O que esse artista fez, foi nada mais nada menos do que deslocar algo que todos nós, eu, você e o dono desse blog, vemos todos os dias e ninguém aqui pára pra olhar, pra ajudar.

    Somos todos responsáveis pela morte desse cachorro, assim como a morte de várias crianças que passam por nós e viramos o rosto.

    Antes se pergunte:
    Você foi até lá alimentar o cão?
    Não. Nem eu. Nem você. E nem o artista.
    Parem de procurar o culpado.
    Se quiserem culpem a mim. Eu sou o culpado. Eu só fiquei sabendo agora e infelizmente, não pude fazer nada pelo cachorro. Se eu tivesse me informado antes, poderia ter ajudado. Droga. Culpa minha. Culpa minha.
    Na verdade fico me perguntando:
    - E seu eu soubesse antes da morte do cachorro, teria feito algo?

    Muito provavelmente, assim como muitos de vocês. Não. Não faria nada porque é só mais um cachorro que teria morrido na rua, assim como muitos outros que não fazem a minima diferença para burgueses como nós que temos internet, que estamos inseridos na era digital, e ficamos sentados em casa achando que escrever em blogs nossas opiniões fará alguma diferença para alguém no mundo.

    Condenar alguém nessa situação. Encontrar o culpado é alimentar um desejo facista, um desejo de vingança que não vai resolver o problema da ignorância e falta de escolaridade de nosso povo.

    Parem de acusar uns aos outros,
    “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.”
    e façam como aquele música:
    “Troque seu cachorro por uma criança pobre.”

    Josefa, você não necessita mudar seu pseudônimo para deixar comentários aqui. Até porque é muito fácil descobrir a sua alcunha verdadeira por meio do número de IP que fica registrado em cada comentário deixado neste blog, assim como pelos três comentários seguidos que você deixou neste post, às 00:24, 01:08 e 01:23 do dia de hoje. Não entendo, aliás, como uma pessoa que já reclamou anteriormente de “fascismo” se incomoda tanto com a liberdade de expressão. Não é uma tremenda contradição? Por que eu deveria cercear os comentários de todos que se indignaram com a exposição? Permita que cada leitor tire as suas próprias conclusões, oras. E aproveito para dizer que eu, dono deste blog, se estivesse na galeria teria tentado tirar o cachorro da exposição e, se fosse impedido por seguranças, chamaria as autoridades competentes para remover o cão de lá. Atitude não muito diversa de quando chamei um veterinário quando vi um cachorro ser atropelado na minha frente ou quando procurei por médicos quando vi um indigente sofrer um ataque de epilepsia no meio da rua. Em tempo: “fascista” é com “SC”, ao contrário da grafia errada que você insiste em utilizar. Bem, agora que o recado já foi dado e seu sexto comentário foi devidamente publicado (a propósito, mandei um e-mail a você por conta do seu sétimo e oitavo comentários), um abraço e seja feliz.

  • Giovanna

    Em nome da arte????????
    Infeliz, simplesmente infeliz!
    Isso passa de qualquer limite do bom senso! Ridículo!
    Estou indignada! Chocada! Revoltada!
    Deviam escurraçar esse idiota e prendê-lo na parede pra todo mundo vê-lo morrer tb! IDIOTA!
    Quer dizer que a maneira de se chamar a atenção para o problema dos cachorros de rua é matando mais um???
    Inacreditável!

  • Edmilton Neves

    Coloquem esse patife na minha frente e vejam ou saibam o que eu faço com ele!!!!!!!!

  • guilhermino

    devias morrer filho da puta..
    deus keira k seja um cao a comer.t vivo.
    ja sei quem es..
    pode ser k seja esse mesmo o teu destino.

  • Clarissa

    Olhei com grande desprezo a arte que esse infeliz fez. E com o coração partido por esse cãozinho ter morrido dessa forma. Esse pseudo-artista não tem coração. Rezo para que esse artista seja punido por esse crime contra uma vida. A lei humana pode ser muito falha, mas as Leis de Deus são justas e perfeitas. Deus não pune, quem nos pune é a nossa consciência. Mais tarde, esse fdp de artista vai se arrepender.

  • http://www.extramundus.blogspot.com Scicilla Mirtovich

    Ele tinha um ponto, e provou!!!
    Infelizmente uma vida sempre tem de pagar por isso… se é que surtirá algum efeito, a não ser uma simples indignação que logo passará!
    Tb escrevi sobre isso!

  • telma serur

    Se isto é arte, pedófilos, serial killers e outros psicopatas já podem alegar que estão apenas fazendo encenações performáticas, ao vivo e em cores, nas ruas, no meio da população. Crueldade maior que o abandono de um cão até á morte é standardizar a própria crueldade do ser humano. Na real! O “artista” deve exalar a crueldade que diz abominar por todos os poros, senão não agiria assim.

  • katherine

    Bom, que eu saiba desse episódio assim me retiro da comunidade qu prestigia esse artista e faço propaganda contra a partir de agora!

  • joao

    Esse insano não é diferetne de alguns loucos outros que ao longo da história tentaram destruir a humanidade “em nome de qualquer desculpa”. É muito nojento a esse cara. Será que teve pai e mãe?

  • Melissa

    Estou em estado de choque com essa notícia! Um absurdo! Já assinei a petição e repassei para minha lista. Esse “artista” não merece nem o ar que respira.

  • Alberto Alonso

    Porque não amarrar o artista e transformar este nojento, em uma obra!
    Francamente quando mais conheço os seres humanos, mais eu gosto do meu cachorro!

  • Roberto Carlos

    Amarra a mãe, filha da puta.

  • http://pitrowsky.com Jane Pitrowsky

    Fiquei chocada. Com o louco e com a conivência do público.

    Assinei o boicote, repassei pra minha lista e gostaria de saber se voce recomenda alguma referencia ao fato em Ingles pra repassar pros amigos que nao falam Portugues nem Espanhol. Obrigada.

    Olá, Jane. Buscando no Google, encontrei este texto em inglês. Um abraço!

  • Ale

    Um maluco destes não deveria nunca em sua vida ser considerado um artista, pois quem ele pensa que é pra dizer em nome da arte uma coisas dessas? Brincou com a vida do cachorrinho que pelo que aparenta é um filhote. Não espero que tenha o mesmo destino, espero que se faça a lei do destino, “aqui se faz, aqui mesmo se paga”.

  • pedro ivo

    interessante é constatar a hipocrisia do próprio artista, que teve a escolha de pegar o cachorro, levar a um veterinário e alimentá-lo (e dane-se que outras atitudes outras pessoas teriam - quer mudar o mundo, dê exemplo, que crítica e dedo apontado já temos demais), mas preferiu mantê-lo amarrado e deixá-lo morrer de fome em nome dele mesmo. denúncia de impacto o caramba. isso é marketing pessoal descarado, espero que mais queime o filme dele do que o ajude na carreira de artista picareta. já assinei a petição.

  • Emira

    Deveriam sim colocar ele numa corda amarrado sem agua e sem comer e ainda cuspir na cara dele . Essa pessoa nem devemos chama-ló assim é pior de um monstro, louco , sem sentimento e sem alma.Fica o meu protesto

  • http://www.qualidadesonora.blog.br Ostrock

    Se a intenção era mostrar a hipocrisia humana ele certamente conseguiu, além do que disse, de que na rua ninguém daria atenção para ele, mesmo pq nas fotos aparecem pessoas com copos na mão e muito provavelmente havia algo para comer rolando por lá, além do que, certamente muitos se revoltaram, mas ninguém retirou o cachorro de lá.
    Certamente se este cachorro continuasse na rua teria morrido talvez em dois dias ao invés de um, e se a morte dele tivesse ocorrido na rua, haveria toda essa revolta? Quantos animais e até mesmo pessoas, passam pela mesma situação diariamente e não nos revoltamos simplesmente pq não tomamos conhecimento?
    É revoltante, é, mas demonstrou, infelizmente o que queria, se este cachorro tivesse morrido na rua ao invés de às vistas de todo mundo, seria apenas mais uma carcaça a ir para o lixão.

  • Josefa Pereira

    É por isso que estou aqui… será mesmo que é isto o que acontece? Será que o que está sendo proposto realmente se efetiva. Minha reflexão busca principalmente uma auto-reflexão.
    Qual o comentário que fez de fato a COMPLEMENTAR a minha reflexão, a não ser rebater os pontos que sentiu atingirem diretamente seu ego?
    Sem churumelas!

    Josefa, este é seu quinto comentário neste post. Se há alguém com ego incomodado por aqui certamente não sou eu, que estou dando todo o espaço, pacientemente, para que você escreva as churumelas que desejar, insinuando que sou “fascista”, “manipulador” e assim por diante, rebatendo as observações que já teci neste post e partindo para a mera ofensa pessoal. Sugestão, sem ironia: por que não cria seu próprio blog? Assim você terá mais um canal livre para expressar suas “auto-reflexões”.

  • Josefa Pereira

    E reafirmo a minha observação de que Pensar Não enlouque, Pense nisso…
    E notem todos que um espaço só é realmente aberto se livre manipulações…e é esta falha que NOTO aqui, com esta forma de ratificar ou não os comentários propostos. No caminho inverso do que implicaria uma discussão.

  • denise gonçalves de frança

    A cada cena que vejo ou texto que me chega as mãos com absurdos como este, me sinto envergonhada de fazer parte da raça dita” HUMANA”. Eu me pergunto: aonde deixamos nosso coração? aonde perdemos a nossa humanidade? aonde está a nossa sensibilidade frente a dor e o abandono, seja de um animal, de um hominal ou da prórpia natureza? neste momento o que posso fazer, além de assinar o manifesto, é pedir ao Deus da vida, que nos mostre o caminho para voltarmos a sermos verdadeiramente humanos e dígnos de aqui estarmos e vivermos.

  • Josefa Pereira

    Se incitar o desejo fulminante de aniquilação de uma pessoa que vem propor algo que todos aparentemente discordam não se chama fascismo (sistema repressor, antidemocrático, totalitário, e etc) então realmente os livros deveriam ser reescritos por você me parece.
    Comentários e desejos fascistas postos aqui e que são inclusive ignorados e não rebatidos por você, que aqui age de forma a ratificar ou não a discussão proposta pelos leitores desse seu artigo, exatamente como tende a se manifestar este tipo de conduta.

    Josefa, democracia é dar direito às pessoas de exporem suas opiniões. Não vou dar uma de “ditador de idéias” e refrear o desejo que elas possuem de desabafar e externar o que pensam sobre o assunto. Ao que me consta, isso sim seria repressor. Mesmo porque comentários discordantes receberam espaço neste post, complementados por observações que fiz. Prefiro que seja esta a forma de auto-regular a opinião pública, ao invés de censurar comentários criticando a instalação de Habacuc. Neste caso, sim, qualquer pessoa poderia afirmar que cometi atitudes antidemocráticas, desrespeitando o direito que meus leitores possuem de opinar.

  • Josefa Pereira

    Alexandre…
    Note que o seu comentário, NÃO discute os argumentos propostos pela minha discussão, que não é nem um pouco distraída, e pega acima de tudo no nosso dolorido calo.
    E não digo que também não tenha pego no meu, prq é fato sabido que ninguém aqui quer torturar animais inocentes.
    A questão é a forma como a discussão está sendo conduzida. Ela não pode ter outra classificação a não ser facismo.

    Josefa, hoje em dia as pessoas tendem a usar a palavra “fascismo” para qualquer assunto, seja ele o MST, o filme “Tropa de Elite” ou a ditadura em Mianmar, sem terem ao menos idéia da doutrina política implantada por Benito Mussolini na Itália. Sinceramente? Creio que afirmar que o espaço que dou aos leitores do meu blog opinarem sobre o assunto é “fascista” é de uma generalização crassa. Todos, inclusive você, têm o espaço aberto para escrever o que desejarem, democraticamente e tendo liberdade especialmente para discordar de minhas palavras. Se esta condução é “fascista”, creio que precisaremos reescrever o que os livros de História dizem sobre o assunto. Um abraço.

  • Josefa Pereira

    É … realmente um assunto muito delicado…

    Mas sinceramente, acho que essa discussão não deve girar em torno do julgamento ou não do artista…de impedi-lo ou não de ir para a bienal… muito pelo contrário….

    O que vejo acima de tudo é que uma obra como esta abre fundamentalmente uma discussão sobre a nossa relação com a obra de arte ali exposta…pois não entendo como um cachorro doente e amarrado morrendo de fome possa ser somente responsabilidade do artista que propôs tal situação.
    Esta obra demonstra mais do que a suposta “crueldade” do artista a facilidade que temos em nos abster das coisas, de tratar o espetáculo que nos é apresentado com total isenção. Ainda imaculamos obras artísticas, e não lidamos com ela da forma que é proposta contemporaneamente, ou seja, como uma relação ativa também do “observador” (e aí talvez a impossibilidade da existência deste observador em sentido mais “comum” de um sujeito passivo).

    Gostamos de espetáculo, adoramos ser espectadores das coisas e de ter os nossos dedos prontos a serem direcionados a vetores que não ousem esbarrar em nossa própria direção. Somos hipócritas, simplistas, despreparados e amedrontados para tomarmos resposabilidades que possam nos afetar ou comprometer.
    Quem está impedido numa situação dessas a agir em favor do cachorrinho? Que tipo de limite é esse que está imposto, e que aceitamos ser imposto, a ponto de entrarmos em um museu, confrontar com uma situação assim, e atuar como um espectador que sai atirando pedras no artista?

    Arte deve ser bela? Isto não é arte? Essa pergunta realmente interessa? Ou será que não deveria nos interessar principalmente essa nossa necessidade de identificar um indivíduo responsável para poder enquadra-lo nos moldes inocentes do bandidinho da história que deverá ser colocado na fogueira? Assim podermos deitar tranquilamente nossas cabeças no travesseiro com a confortável certeza de que a justiça foi feita, e o mal foi liquidado. Como se as coisas fossem fáceis como nos contos de fada, como se o mundo se dividisse entre o bem e o mal.

    Imploro para que passemos a desconfiar de toda postura certamente inquestionável. De afirmações sem tridimensionalidade e fundalmentalmente calcadas em conclusões visivelmente preconceituosas, generalizadoras, e por fim burras (pois este texto já inicia tratando “instalações artísticas” sob a seguinte observação: ” Com raras e honrosas exceções, (…) encaro estas instalações artísticas pós-modernistas que costumam ser exibidas em Bienais e mostras de arte como tremendos embustes, invariavelmente justificados por seus criadores com discursos herméticos falando de liberdade criativa e rompimento de paradigmas”, e então segue questionando o que seria realmente uma ação de vanguarda de forma despreparada e superficial).

    Por favor guardemos as pedras no bolso e pensemos sempre mais um pouco, pois ao contrário do que é afirmado aqui, pensar NÃO enlouquece. Desconfiemos e repensemos sempre e incansavelmente.

    Abraços…
    Josefa Pereira

    Josefa, note que o nome completo do blog é “Pensar Enlouquece, Pense Nisso”, e que o escolhi como uma provocação para que leitores distraídos como você reflitam (e, obviamente, pensem) a respeito do assunto. Como bem disse Akira Kurosawa, “neste mundo louco, loucos são os sãos”. Preste mais atenção da próxima vez que você for jogar pedras, Josefa. Até porque, como ressalto propositadamente já no primeiro parágrafo deste post, há honrosas exceções que não permitem que a arte contemporânea possa ser totalmente desqualificada.

  • Helena

    Assinei…
    Desculpe, estou chocada!
    Sem comentários…

  • antonio

    porque esse bosta não faz isso com a mãe dele, se ele tiver. Sem mais comentários.

  • http://www.sauberluft.com.br nancy arend

    É inadmissível que coisas assim aconteçam nos dias de hoje!
    Não tenho palavras para definir minha indignação e repúdio ao ato desta “coisa” (que não se pode chamar de ser vivo) chamada Habacuc.
    É uma vergonha para nós artistas ter “isto” como colega.
    Tive dois cães em minha vida, um pastor alemão que morreu ano passado com onze anos, e o outro um york que ainda vive comigo tem oito anos, são umas paixões muito mais amigos e amorosos que muita gente!
    Será que esta “coisa” tem alguém que o ame? Será que ama alguém? Acho improvável!!
    Só peço a Deus que lhe dê em dobro ou mais, tudo o que ele fez ao indefeso cãozinho,pois se colhe o que se planta, é a lei da vida e é o que desejo a este fdp!!!
    Beijos a todos.

  • themis piazzetta

    estou horrorisada, com esse aconteciemtno.
    já não bastou existir o imbecil do “artista”, também as pessoas q assitiam não se sensibilizarem para salvá-lo.
    que horror.
    esse artirta tem que responder judicilamente por esse crime.
    themis piazzetta.

  • Aline

    Arte infeliz !!!
    Idéia de um sem noção !!!

  • Fábio Abu-Jamra

    Não passa de um imbecil.
    A arte solicita perspicácia,um mínimo de sensibilidade e horas de dedicação.
    Não há nada disso nessa piada de mal gosto.

  • http://fudeumeudia.com.br Leandro

    Retardado!!!!
    Queria aparecer porque naum amarrou a mãe dele lá?

  • Cris

    Vontade de chorar, Inagaki, muita crueldade.

  • daniel toledo

    isso mostra que esse cara de artista não tem nada…pois isto não se pode conciderar arte…não exige dele nada a não ser crueldade…coisa que ja tem de mais no mundo…e se for assim, o Bush é o Leonardo da Vinci…tenho pena de uma pessoa assim…pois deve ser solitário, amargo e triste…

  • JUAN CORVALAN

    Outro filho da puta foi Cildo Meirelles,este era brasileiro .Nos anos 70 queimo galinhas vivas protestando contra a ditadura.Engraçado q eles colocam como justificativa as injustiças e a crueldade e fazem pior.Sabe PQ?Pq eles não conseguem ser inteligentes o suficiente p/ colocar suas ideias de outra forma ,se não a forma mais facil de chocar o público e ser cruel.
    Não fazem c/ seres humanos pq isto dá cadeia e utilizam covardemente seres q não podem se defender.
    è uma pena q seres como estes,venham a participar de Bienais e ser comentado nos livros de arte.Como este filho da puta do Cildo Meirelles,participando na Bienal do Mercosul atualmente
    Vamos denunciar !
    Abrç.
    Juan Corvalan
    Artista Plástico-aos poucos estou me envergonhando disto

  • http://www.aromalandia.org Fabian Laszlo Flegner

    Bem, pensando melhor?
    Alguém que viu este cachorro na rua antes, pensou em dar comida e água a ele? Ou ele morreria às minguas do mesmo jeito?
    Alguém por acaso na exposição teve a iniciativa de ir dar um abraço no cachorro doente, dar água para ele beber, ou comida?
    Caros, a realidade é a mesma, o SER HUMANO é o pior animal da face da terra. Ele enxerga o quer enxergar, ou seja, só sente pena depois que morrem animais ou milhoes de outros de sua própria espécie (humanos) no vietnã, Kuait, Alemanha nazista, tibetanos invadidos pela China, entre outros.
    Por que nós sentimos “dó” só depois? Por que nos fazemos de condoídos, coitados depois que acontece? E COMPLEMENTANDO: POR QUE NÃO TOMAMOS ATITUDE ANTES QUE A BOMBA EXPLODA? É A FALTA DE ATITUDE QUE ESTÁ LEVANDO O NOSSO PLANETA A TER SUAS GELEIRAS DERRETIDAS, A MILHARES DE SERES HUMANOS E NÃO SÓ ANIMAIS, MORREREM DE FOME NO NORDESTE E AFRICA…E ASSIM VAI. APRENDAM: ESTE É O SER HUMANO, SABE TER PENA, MAS NÃO SABE AGIR!!!! ACASO VOCÊ É ASSIM TAMBÉM? ABRAÇARIA O CAOZINHO DOENTE E LEVARIA ELE PARA CASA? FARIA ISTO COM OS MENDIGOS? Ou esperarai dos dois morrerem? Reflita e veja se fora da exposição na rua, à sua frente você agiria diferente.

  • Azuma

    Assinei.

  • Silvio

    Esse babaca nunca vai ser artista na vida

  • Celia Mafra

    Onde estão as autoridades desse país?
    Mede-se a evolução de um povo pela maneira como trata os seus animais?
    Quem é o “irraciona” aí?

  • sheron

    é muita crueldade com um pobre cão…mas aqui se faz aqui se paga …esse cara que se diz “artista”…vai ter que pagar com a mesma moeda…
    concordo com o depoismento da Maira…

  • ADRIANA ALMEIDA

    Sem comentários…

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Tem louco pra tudo. Pior são os espectadores inertes. Deveria o artista se colocar no lugar do cachorro; aí sim estaria defendendo algo. Usar o sofrimento alheio é fácil. Beijus

  • Paula Vivam

    “Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”.
    o q ele vai fazer para chamar a atenção sobre as crianças que morrem de fome, amarrar uma na próxima exposição e deixá-la morrer de fome na frente dos visitantes???para que ela tb torne-se foco de atenção em local que as pessoas esperam ver arte e não qdo está em qlqr outro lugar??????
    me admiro muito terem permitido que esse “artista” fizesse isso !!!!!!!!!!!

  • http://www.a.com a

    excelente trabalho, talvez os q nao gostem , q tal ficar revoltado com a morte do povo brasileiro causada pelos seus politicos corruptos? pensem um pouco!

  • http://blog.c4midia.com.br Fabiano

    Parabéns pela divulgação.

    Vejam esse caso no brasil

    http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=3549&channel=41

    Tubarão é assassinado a facadas, e ninguém faz nada.

    Fabiano, esse vídeo é mais uma demonstração cabal da covardia humana. Terrível, terrível.

  • Mary Cléa Hutner Scandolara

    Nada que escreva vai justificar tal ato que chega a ser doente. Sugiro que na próxima vez este “artista” se amarre num canto da exposição e se auto mutile…….representaria melhor a sua espécie.

  • Anna Carolina de Mello Bezerra

    Que absurdo!!!!
    Pq o desgraçado não amarrou a mãe dele???
    FDP…vai pagar muito por isso…
    sem palavras…

  • http://blog.pop.com.br/bichos Janine

    Isso não é arte!!!!
    É irresponsabilidade, egoísmo (só pensou na fama que o ato traria).
    Estou chocada.

  • Vanessa

    é um absurdo o que esse homem fez, e ele ainda ousa chamar-se de artista, homens como este merecem o nosso desprezo…

  • André Touloisse

    Tem gente que não compreende a arte…
    Um belo trabalho como o de Habacuc e vocês preocupados com 1 cachorro
    Tem gente que não compreende a arte…

  • Isabela

    Gente que isso?
    Desde quando maltratos a animais é obra-arte? Isso é um insulto a artistas que são a favor da preservação ambiental e da luta pela vida dos animais. Eu trabalho em um museu e JAMAIS, em tempo algum, aceitaria trabalhar em um museu onde estivesse exposta uma exposição com esse tipo de “arte”. Eu pediria demissão e ainda denunciaria tal caso.
    Não tenho palavras para expressar minha tristeza e revolta ao ver a “arte” desse idiota.

  • http://br.geocities.com/claraekeylaviniciando Keyla Fogaça

    Sabe porque as autoridades não impediram, Sabrina? Porque vivemos em uma sociedade em que a justiça não vale nada, essa é a nossa realidade. Mas a sorte é que estamos aqui e enquanto houver a luta para uma democracia mais justa, por leis que favorecem os animais, há esperança. Agora quanto a esse que se julga artista, ele nem pagará por essa obra, pode ter a certeza e o preço não será barato não, pode acredita. Porque aqui se faz e aqui mesmo se paga.

  • http://naotenho.com Onderléia

    Ele num eh artista é um filhodeumaputaaaaana que merece morrer de fome!

  • http://tagarella.blig.ig.com.br Sabrina Jung

    Tenho pavor de gente filha da puta que nem esse cara, que ainda se intitula um artista!Uma coisa é um cachorro morrer de fome na rua, porque ninguém se padece e ajuda. Já é horrível, mas acontece. Agora amarrar o bicho, impedindo com isso que o mesmo fosse atrás de algum alimento é um assasinato! Não entendo como as autoridades permitiram tamanha estupidez e nada fizeram. Certamente se eu estivesse nesta exposição sairia de lá carregada pelos seguranças, pois não esperaria ou pediria prá um bando de intelectuais metidos a besta fazerem alguma coisa. Eu sairia de lá, pode ter certeza, com o cachorro embaixo do braço!!
    Bju

  • http://doente Suelen

    Estou sem palavras, o que falar de uma pessoa, se é que se pode chamar de pessoa, um indivíduo que faz uma crueldade com um ser indefeso! Um desastre da natureza, que deveria receber o mesmo tratamento que deu ao cão! Que horror…

  • http://br.geocities.com/claraekeylaviniciando Keyla Fogaça

    A arte e o amor caminham juntos. Aquele que usa a arte por benefício próprio não é digno de ser chamado de artista. Ainda mais expondo a vida de um ser tão inocente, o fazendo perder sua vida de maneira tão cruel. Assassinos por trás de uma máscara luxuosa.

  • Keyla

    A arte caminha junto com o amor e quem usa a arte tão somente para benefício próprio não pode ser chamado de artista, ainda mais expondo seres tão inocentes. Esse cachorro foi exposto de uma forma humilhante, doente e indefeso, sem poder dizer o que sentia ou recorrer ajuda. Vocês são assassinos escondidos por trás de máscaras.

  • Mauro

    Endosso os comentários de quem disse que é de admirar que o público não tenha acudido o cachorrinho com água e comida, e ao mesmo tempo quem não voou no pescoço do boçal que ainda se intitula meu colega artista!
    Endosso também quem disse alguma coisa do tipo: se por ventura quisermos sensibilizar o mundo em algum tipo de “cruzada” contra a fome e a desigualde e também ao acúmulo de riqueza, não podemos recorrer a extremos de atar cães doentes e famintos em salas de exposições mundo afora,e ou, num cúmulo de extremismo, querer fazer o mesmo com crianças famintas da Asia , África , América do Sul enfim, se ao menos um desses mentecaptos que se julgam “vanguardistas” ou outros nomes seletos que elocubram em suas mentes afetadas, tivessem a idéia de amarrar certos chefes de estado que semeiam a fome o vício e a guerra potencialisada pela desigualdade, e deixá-los sentir na carne o monstro da inanição e seus próprios castigos que submetem aos demais mais fracos…
    Adoraria linkar isto pq tem de ser divulgada esta safadeza!!!
    Mauro

  • Famscrow

    Onde estão aqueles filhos da puta dos Protetores dos Animais??? Pra defender traficante desgraçado tem um monte mas pra um animal de estimação sem culpa de nada não aparece um…. Eu queria estar de frente com um desgraçado desses.

  • Fabricio Andreizer Corrêa

    Isso é um absurso, ninguem tem o direito de fazer isso, não quero ser hipócrita, todo ser humano faz de sua forma certas coisas, mas caramba, deixar um animal morrer defome e expor como arte, isso é almo maléfico, quase um sacrifício absurdo, essa pessoa não é artista esim um demônio

  • Luciana

    Absolutamente fora de propósito. Arte? A que ponto chegamos!
    O que mais me choca, é a falta de atitude das pessoas que assistiram à cena. Eu, com certeza absoluta, teria arrancado o cão de lá, e pagaria pra ver quem seria “macho” pra me impedir.
    Parabéns ao post. Muito válido.
    Um abraço

  • Renato

    É um boçal mesmo…

  • francisco penteado

    Esse homem não passa de um demonio e o conceitualismo barato dele é uma porcaria.

  • http://www.logdemsn.com adv

    putz, poderia ter dormido bem sem ter tomado conhecimento desse fato; lamentável a que ponto um “artista” pode chegar na tentativa de chocar um público; um fracassado que na falta de criatividade faz p* dessas.

  • Leonardo

    Tinha que fazer o mesmo com um cara doente desses.

  • http://www.tribunaanimal.org.br Erico Mabellini

    Não existem entidades de proteção animal nesse país????
    Esse sujeito não merece ser chamado de artista, é um mero cretino.

  • http://www.gebh.net/oprimo O Primo

    …e Guillermo atingiu exatamente o objetivo que queria: mexeu com as emoções de todo mundo e chamou bastante atenção para sua causa. Só que no processo matou um cachorro e sujou o nome da arte.
    É curioso. Vivemos falando que os fins justificam os meios. Mas quando os “meios” envolvem alguma coisa realmente séria, todo mundo levanta as duas sobrancelhas.
    E, cá entre nós, como é que o pessoal da galeria concordou com uma coisa dessas?

  • Pedro Psycho

    Realmente muito “inteligente” isso. É que nem “guerrear pela paz”. E o que ele quis mostrar realmente? a “hipocrisia” de pessoas olharem o cão na galeria e não o olharem na rua, ou a tal estória do cara morto pelos cães? patético isso… pura vontade de aparecer e se tornar conhecido… e pelo jeito infelizmente ele conseguiu! Que nem outros disseram em comentários eu cortaria a corda e soltaria o cachorro! e queria ver alguém me impedir…

  • Michel

    Esse cara de artista não tem nada, apenas um pilantra sem noção. Poderia ter colocado a mãe dele amarrada e passando fome..

  • zcore

    olha na parte..a boca do cachorro..
    ele tem uma doença
    eu esqueci o nome..
    quando tem perda de belos na parte da boca ou na volta dos olhos do cachorro é uma doença grave que até pode matar a gente.
    o problema eh que nao levo esse cachorro no verternario pra curar
    foda..

  • Letícia

    Como alguém que faz isso pode se chamar de artista?!
    Mas que puta falta de caráter!
    Que nojo desse cara! Em vez das pessoas chamarem a polícia, ou sei lá, soltar o cachorro por conta propria!
    Cara nojento!

  • Heloísa

    tô chocada!devidamente assinado!!!!!Cada louco!!!!!!!

  • George

    Este cara é um babaca, merecia o mesmo destino, que venha fazer isso aqui em Goiânia-Goiás-Brazil, com certeza daqui não sairá vivo…Estupido, otario….

  • Sara

    Esse cara é um imbecil, idiota, monstro !!!Para mim a galeria de arte é conivente tb. Se eu estivesse lá, mesmo que me prendessem eu ia fazer de tudo para soltar esse animal.
    O ser humano é o pior dos seres, usa os outros seres vivos para se divertir e fazer suas vontades.
    Arte e protesto uma p…Isso é covardia !!!!

  • http://www.lombaxomba.com Pedro Victor

    Bons tempos quando arte era um sentimento posto em uma tela/escultura por uma pessoa com talento nato.
    Por qualquer significado que esse suposto artista possa botar na tela, eu ainda o considero um doente, não se consegue provar ponto de vista nenhum usando um animal indefeso como meio.
    A França não tem um legislação em defesa dos animais?

  • http://www.misteriosantigos.com.br maiara

    é realmente cruel e insano ler uma notícia dessas, quem este cara pensa que é pra fazer isso?, decretar a morte de um animal e ainda escrever no chão com a ração que seria o alimento do cão,isto pareçe mais um filme de horror e ainda vem dizer que é pela arte? arte nojenta e cruel eu dispenso seu otário, morra e nasça de novo pra ver se consegue se tornar gente, porque pra mim vc é uma merda como a sua arte.

  • Sabrina de Oliveira

    ARTE? isso é chamado d arte? então relaxa meu povo… o caos dos hospitais públicos c/ pessoas morrendo nos corredores é ARTE TBM… ¬¬
    se ele quer chocar, passe vídeos… vá deixar a mãe dele morrer d fome, e ñ o pobre animal q ñ tm nada a ver c/ isso

  • Manuela Colla

    Alexandre, enchi os olhos de lágrimas lendo esse post. Nem tem o que comentar. A crueldade de gente assim me assusta.
    Espero que não te importes, mas linkei esse teu post no meu blog e enviei o link por email para amigos para divulgar a petição.

  • http://www.céliaponte.multiply.com Célia Ponte

    Além do artista ser condenado a cadeira eslétrica,os que aceitaram este tipo de arte, alias issso não é arte isso é crime.Um bando de BABACAS…………..

  • http://www.helderdarocha.com.br/blog/ Helder da Rocha

    Nossa, que triste. E numa hora dessas ninguém fez nada? Que povo estranho. Tudo isso é muito estranho. E ele ainda tem espaço na mídia para falar e dar sua opinião explicando sua arte? Essas pessoas perderam o senso das coisas.

  • Roberto Monteiro

    O triste é saber que esse desgraçado só fez o que indústrias fazem para testar seus produtos.
    Mesmo assim me dá ele e uma sala de tortura e nós vamos ver qual a minha perspectiva de arte.

  • Elizabeth Fernandes Teixeira

    Esse crápula cometeu um crime de crueldade contra os animais. Merece ser punido e com rigor para que não venha reincidir em atos semelhantes futuramente.

  • Debora Raubach

    Isso é revoltante!!!! Chamar uma tortura assistida de arte!!!! Em q ponto chegamos!!!!
    Se ele queroia fazer uma denúncia de impacto, pq ele mesmo ñ se amarrou e ficou sem água e comida!!!????
    Arte em q é preciso ferir e maltratar outros seres vivos ñ pode ser chamada de arte!!! Se a pessoa quer ferir a si memso é outra coisa,agora impingir dor a um animal indefeso, sob qualquer alegação, é mais do q desumano!!!! Isso sim é hipocrisia!!! Esse “artista” deve ter sérios problemas mentais se pensa realmente assim!!!!

  • Alexandre Gobbi

    Não se assustem tanto assim. O “artista” é oriundo de outro paisinho de terceiro mundo.
    Por aqui, gente está morrendo de fome, doente, sem atendimento médicos e às vezes até por falta de socorro.
    E nosso homem forte…passeia!!!
    Isso sim me choca!
    A crueldade contra este animal irá voltar para ele…aqui se faz aqui se paga…isto vale para todas as criaturas.

  • Alice

    Pois é.. além dele ser capaz do ato mais covarde do universo, que é de condenar a vida de alguém que NÃO PODE SE DEFENDER…. me choca mais ainda, NINGUÉM ter feito nada, epassar indeferente da situação. Já que, o animal estava em PÉSSIMAS condições, e dava para notar isso muito bem. Um absurdo, justiça nesses casos nunca é o suficiente. Teria que ser feita a tal justiça comas próprias mãos, é o que esse bandido merece.
    CADA DIA MAIS ME ENVERGONHO DE PERTENCER A ESSA RAÇA

  • Maira

    Se o cara queria chamar a atenção para o pertinente problema dos animais abandonados, pq ele não pegou um monte de cachorros de rua, colocou um chapeuzinho para doaçoes e trouxe um veterinário para cuidar dos bichos durante a instalação, de acordo com as doações que fosse recebendo? Poderia verificar a hipocrisia assim também. Pq como espécie temos sempre que escolher chamar a atenção com atitudes destrutivas? Não, nào há justificativa nem argumento que alterem o resultado da “arte” citada: morte e perpetuação de atitudes negativas… Que pena. Quando será que realmente agiremos de acordo com nosso título: Humanos?
    Mas sabe, sempre penso também que só dar os 5 minutos de fama para doentes como esses é continuar com esse ciclo vicioso. Se dessemos mais crédito aos milhares de humanos que, sem propaganda nenhuma, fazem coisas maravilhosas, talvez nosso vício em ver/ler/produzir desgraça acabasse.

  • Deborah

    Realmente, não consegui ainda entender o que se passa na mente humana…
    Como um imbecil desses pode se considerar um “artista”???
    A meu ver esse ser (pq não tenho como considerá-lo uma pessoa) é tão incompetente, que resolveu fazer tal barbárie dessas, simplesmente pra chamar atenção,e desta forma ver sua “arte” sendo comentada em todo mundo! “Arte” que me leva a compará-lo à apenas um outro ser: Hitler!!! Simplesmente lamentável…

  • Adriana Minzon

    Se o mundo acabasse hoje, não me espantaria. Cenas absurdas como essa, infelizmente, lotam o mundo de leste a oeste, de norte a sul. Até onde vai a prepotência do ser humano? Até onde vai a falta de amor?
    Desde quando o sofrimento é obra de arte? Se assim for, gostaria muito de ver esse “artista” de meia-tigela amarrado, faminto e cheio de escaras na pele. Definhando na vista de todos, como uma forma de arte moderna.
    Sabe, não justifica o imbecil ter feito isso, afirmando que em outro lugar ninguém prestaria atenção ao animalzinho . Se fosse para chamar atenção, que tal se ele fizesse o contrário: demonstrasse que a arte seria ajudar o cão, alimentar, cuidar de suas feridas… isso sim, seria um ótimo exemplo.
    Aonde isso vai parar?

  • Jorge

    Canalhas e cretinos como esse sujeito deveriam ir direto para o paredão. Fariam um favor a todos se fossem fazer exposição no inferno. E cretinos os que apoiam e rotulam essa merda como arte.

  • Paulo Aielo

    Parabéns. Trabalho talentoso e imprescindível para o conhecimento e crescimento do ser humano. O que o artista acha de amarrar a mãe dele na próxima exposição e deixá-la morrer? Pelo menos estaria amarrando alguma coisa que poderia gritar e, quem sabe, proferir algumas palavras que pudessem explicar a infelicidade de colocar no mundo uma aberração que um dia ela chamou de filho.
    Esse maldito mancha uma categoria de artistas que tanto fizeram pela arte. Aliás, quem foi o imbecíl que permitiu a participação deste criminoso?
    É gente assim que entra em escolas com uma arma e mata colegas…
    O que certas pessoas fazem para chamar atenção é o que me assusta mais.

  • http://signed-dc.veviantart.com Daniela Cortez

    eu sempre me pergunto quando foi que um ser vivo se sentiu no direito de intervir negativamente ou até interromper a vida de outro.e isso sempre me dói.mas eu não vim aqui comentar a “obra” desse so-called artista plástico,mas sim o que tem chamado mais atenção,a reação do público.
    ninguém foi capaz de ir lá e soltar o cachorro.ninguém foi capaz nem de buscar um pouco de água,nem de arrancar a ração da parede.
    sou estudante de artes plásticas,e ao decorrer de meu curso,entendi que a obra de arte ao pé da letra só acontece em espaços de exposição.os espaços de exposição(galerias,museus,salões etc etc etc) acabaram se tornando uma espécie de mito,uma espécie de santuário onde tudo vira sagrado,irretocável,genial.aposto que muitas pessoas que visitaram a bienal tiveram o impulso inicial de ir lá e fazer alguma coisa,mas essa idéia de que seriam repreendidas e mal vistas ao fazê-lo as deixaram em sua “distância segura” da dita “obra”,sem interferir na morte de um inocente.apenas pra não se sentirem inadequadas.
    quando foi que a arte passou a ser essa prisão que são os espaços de exposição?
    se eu vejo algo fora dos limites em uma instalação,óbvio que eu vou interferir.
    qualquer obra de arte é um diálogo.a idéia que o autor quer passar,a idéia que o espectador recebe e como esse a interpreta.
    encaremos esse PAU NO CU(desculpae haha) do público como se fosse aquela faixinha amarela que a gente vê nos museus,pra gente não se aproximar demais de obra. E SE EU QUISER OLHAR DE LADO? e se eu PRECISAR interferir,como foi esse caso?a faixinha amarela não deixa.
    pensem bem.o maldito do Habacuc colocou ração.provavelmente esse espaço possui bebedores públicos,ou no mínimo uma torneira.o que impedia alguém de tirar aquela raçao de lá e colocar pro cachorro?e de buscar água? O PAU NO CU.
    ABAIXO À SANTIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO,DESMISTIFICAÇÃO JÁ!

  • http://metamorfosesdepsique.blogspot.com Ollie McGee

    Cachorros não “morrem de fome” nas ruas. Nem gatos. Eles podem até ficar magros, mas só morrem quando ficam doentes e, doentes não se alimentam direito, porque não tem forças para lutar por comida.
    Um animal que vive nas ruas e ainda esta saudável aprende a se alimentar do que encontra disponível (lixo, restos de comida, etc.) Não é um modo de vida adequado, mas os animais aprendem a se adptar a ele.
    Porém, o que esse cara fez uma crueldade, porque acelerou a morte do bichinho, quando poderia ter interferido a favor de sua vida ou lhe dar um pouco mais de dignidade. Em termos humanos, o que ele fez seria algo como pegar um doente terminal a medicação, água e alimento necessários enquanto assiste sua agonia e morte. O que existe de… “artístico” nisso?
    Onde esta a sociedade protetora dos animais é o que eu me pergunto quando leio isso. Será que não existe lei de proteção aos animais na Nicarágua? =(

  • Maura

    Aliás, olha o título do seu post: ‘O cachorro que morreu de fome em nome da “arte”‘

    Pois é… ele morreu em nome da “arte”. Teria morrido em nome de merda nenhuma. Mas como morreu em nome da arte entre aspas, valeu um post. Agora venha me dizer que o tal “artista” (entre aspas) não movimentou a galera movimentável…

    E vamos todos salvar - por meio de posts, de preferência - o mundo, a humanidade, a animalidade, os vegetais, os mineirais e todos mais, não é mesmo, meu senhor?

    Maura, creio que manter-se informado sobre o que acontece ao seu redor é a primeira providência para sair do marasmo e tomar atitudes concretas que façam com que este mundo torne-se um lugar menos pior para se viver. Embora você fale ironicamente em “salvar por meio de posts o mundo”, seria interessante você se informar melhor, a fim de saber, por exemplo, que o movimento mundial “Free Burma” (clique aqui caso você ainda não saiba nada sobre o assunto) fez com que as atrocidades cometidas pela ditadura militar em Burma (ou Myanmá, como o país asiático também é conhecido) fossem denunciadas graças à Internet e ao jornalismo cidadão (confiram também esta ótima matéria do El Pais). Aqui mesmo no Brasil, posso citar o caso do movimento Xô Sarney, que denunciou as arbitrariedades cometidas pelo senador José Sarney em sua campanha para reeleição no Amapá, como outro bom exemplo de que blogs são ferramentas valiosas para a denúncia de fatos e mobilização popular. É óbvio que um mero post não muda o mundo; não sou ingênuo a ponto de sequer cogitar essa hipótese. Mas creio que fazer com que outras pessoas saiam da ignorância sobre certos fatos que ocorrem mundo afora é um passo imprescindível para que seja feita alguma coisa além do mero cinismo estéril de muitas pessoas que preferem cruzar os braços ou dizer que o mundo é uma merda mesmo e não adianta fazer absolutamente nada. Um abraço.

  • Maura

    Sejamos sinceros, se é que somos capazes de ser sinceros (tenho imensas dúvidas quanto a isso): “O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”.
    Infelizmente (apesar de isso não justificar a sacanagem com o bichinho), O CARA TEM RAZÃO.
    Falar que o sujeito não tem razão no trecho citado é adicionar mais sacanagem à história.

  • Fabiana

    Isso foi totalmente ridiculo….q retardado! To chocada……..

  • Semiramis

    “quanto mais conheço os homens,
    mais gosto do meu cão”

  • http://www.anica.com.br Ana

    Como disse o Marcus:
    “Estou chocado.
    Não tanto com a imbecilidade do artista, mas com a inércia do público.”
    Dá até vontade de achar que é lenda urbana.

  • Marcelo

    Tinha que fazer com esse cara o mesmo que ele fez com o coitado do cachorro…

  • Marcelo Marks

    Quer causar polêmica ? pq não fica então no lugar do cachorro, ahh ja sei, tem medo da morte! assim como este cachorro deveria ter, não podemos confundir insanidade autoritária com arte, eu me recuso a acreditar que alguem pagou para ver isso e ainda que nenhuma autoridade deste local tenha tomado alguma atitude contra este despresível ser humano, quer brincar de Deus?!? Hi Hitler! Hi Nuno Ramos!

  • http://www.acontecedentro.blogspot.com renata

    Quanta crueldade. E que justificativa sem sentido! POr que então ele não vai protestar contra a fome na África se inserindo numa instalação e morrendo de fome diante dos espectadores? Nada mais contundente do que o artista sacrificar sua própria vida pela arte, não?

  • Fernanda Cunha de Mello

    Absurdo e cruel! Este insano deveria ser internado!

  • http://www.observacoescasuais.blogspot.com Laurinha

    Que estoria triste! Sem palavras!

  • Susan

    Tem que amarrar o kra e deixar morrer de fome…filho da puta

  • vitor

    Andei pesquisando na internet e ele tambem acha que usar pedra de crack e maconha é arte, deixando de lado o que ele acha em relação as drogas essa ele passou dos limites e acredito que tenha feito isso somente para aparecer. Na pesquisa percebi que tem mta gente já querendo pegar o kra, inclusive gente da propria costa rica, e duas instituicoes dos direitos dos animais já estão estudando o caso para fazer uma denuncia de acordo. O que nao pode é deixar esse assassino por ai sem fazer nada e ainda indicar-lo como representante nacional da Costa Rica(quem aprova isso e ainda nomeia o kra deve ser pior que o mesmo e leva a mesma culpa em minha opniao) para uma bienal.
    obs: se pegarem o kra de jeito, so espero que nao matem ele rapido.

  • http://www.pilordia.blogspot.com antonio mendes

    Com a atitude tomada simplesmente demonstrou que - ele mesmo - é o verdadeiro animal.

  • Liliane Boechat

    é inacreditável o que as pessoas fazem por dinheiro… vai dizer que este desgraçado deste homem estava apenas querendo fazer uma homenagem ao homem morto pelos cães… Eu não estou sabendo deste caso, mas acredito que os cães não o tenham matado apenas por estinto, o que acontece é que muitas pessoas fúteis e cruéis treinam estes animais como armas e não como bichinhos de estimação… agora deixar um animalzinho morrer de fome apenas para satisfazer um capricho idiota pra mim é de mais, não aceito, como ser humano, portanto, pensante, que sou que alguém faça uma barbaridade dessas e saia impune… pq deixar uma pessoa enferma morrer de fome é crime e por um cachorro que nem sabe porque está ali, nem porque estão fazendo isto com ele, ng faz nda? Falar não é nada… o necessário é agir, chamar as autoridades competentes, para que algo de fato fosse feito…

  • Mike

    artistazinho imbecil de merda, gostaria de enchê-lo de porrada até deixar suas tripas para fora.

  • http://www.fotolog.com/babirox Babee

    Bom, outro comentário:
    De repente ele também tinha o intuito de ver qual seria a reação das pessoas ao ver aquilo. Nenhuma foi lá e tirou o cachorro, acionou algum órgão de proteção ou tirou a ração do painel e deu pro coitado.
    Todo mundo só olhou e se indignou.
    Tenho quase certeza que ele queria mostrar, e além de tudo comprovar, que a maioria não passa de hipócritas e sem atitude nenhuma.
    E conseguiu. ;D
    (não to dizendo do pessoal que ta comentando aqui - antes que se ofendam - pois imagino que muitos aqui, como vcs proprios disseram, teriam tirado o cachorro de lá ou tomado qlq outra atitude)

  • http://geradorii.blogspot.com Ewaldy Marengo

    Muitos aí estão falando que deixar o cachorro na rua também é falta d humanidade e td mais. Concordo com isso, mas tem um porém (como já afirmou o Highlander). Na rua o cachorro ainda pode tentar se virar, procurar comida, se defender… Chama-se adaptação. E todo animal é capaz d se adaptar a uma determinada gama d ambientes e situações. Um cachorro consegue sobreviver sozinho tanto na cidade quanto no meio do mato. Mas amarrado, mesmo q o cachorro tivesse a oportunidade d conseguir comida, o expositor tirou essa oportunidade dele. Imagine-se em dificuldades, mas com a liberdade podada, sem a oportunidade d ao menos tentar sair dessa situação?
    O cachorro morrer em liberdade é, pelo menos, algo natural, não algo forçado pelo homem

  • Marcelo Borges

    Um maldito um cara que faz isso com uma criatura…devia ser preso e condenado a prisao perpetua

  • Leonardo Navarro

    Coisa ridícula, deviam enfiar um cabo de vassoura no cu desse palhaço sem vergonha.

  • http://parafernaliasbizarrescas.zip.net Angela

    CREDO!Mas também ninguém teve a iniciativa de tirar o cachorro dali e levar pra uma clínica veterinária né? Ai se eu fosse nessa exposição!
    Odeio isso tudo.

  • http://www.fiapodejaca.com.br Tuca Hernandes

    Pra esse cara se redimir, na próxima obra ele poderia cometer um suicídio em público. Logo em seguida, o corpo dele serviria de matéria prima para a alimentação de uma matilha de chihuahuas famintos. As fotografias e os vídeos de todo esse processo artístico iriam parar num blog chamado “BabaCão - Vida e Morte”, onde todo o lucro do adsense seria revertido pra ONGs de proteção a animais.

    Taí, Tuca. Ótima idéia para um novo blog de nicho! :>

  • http://www.charles.pilger.com.br Charles Pilger

    O que eu acho estranho é a passividade do povo em ficar pedindo. Tem mais que ir lá e pegar o bicho na marra!

  • Kelly

    FILHA DA PUTA.
    Vou amarrar ele e o resto da familia dele enfrente a um banquete e deixar eles ali até morram de sede, frio, fome, cansaço e judiar deles.
    Ele não pode seguir com “essa arte” em hipótese alguma. Animais são como nós, sentem tudo que sentimos e por que fazer isso com ele e não com o ser humano?
    Só porque falamos, grande merda!!!
    Espero que se haja justiça nos paises (oque é dificil) façam algo em nome desses animais indefesos.
    Espero que um dia você passe por tudo que este pobre cão passou mas que VOCÊ passe em DOBRO.

  • http://ambexpesp.blogspot.com/ Leandro Miguel

    Realmente a hipocrisia é o q impera… pois as pessoas q estiveram lá, ao invés de reclamar, poderiam ter retirado a comida da parede e dado ao cachorro!! Sem entrar no mérito da proteção a animais. Mas achei a obra de uma genialidade, pois coloca várias questões a serem discutitadas!! Realmente o cachorro está mais vivo morto do que quando era vivo!!

  • http://www.fotolog.com/babirox Babee

    Well, a minha reação ao ir lendo foi a mesma de todas: o cara é um doente, coitado do cachorro, eu pularia la e soltaria ele.. enfim, revolta total.
    E continuo, mas com uma diferença ( e to esperando as pedradas), concordo plenamente quando ele diz “Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”.
    Quer dizer, todo mundo salvaria o animal da exposição, mas pq não começam salvando então os que veem na rua?
    Se fizessem isso, ele não teria achado esse coitado moribundo e amarrado la.
    Imagino o sofrimento do cachorro, seria melhor não ter que apelar pra esse tipo de coisa, mas convenhamos, é uma hipocrisia ficar aqui apenas xingando o cara enquanto milhares de cachorros morrem da mesma forma pq a gente não faz nada. =P

    (e só pra esclarecer um ponto, eu sou extremamente apaixonada e protetora dos animais, vegetariana e voluntaria nas feiras de adoção numa ONG que recolhe, cuida e doa animais abandonados em Campinas)

    Gostei do seu comentário, Babee. Se te atirarem pedras, conte comigo para rebatê-las. Habacuc é um imbecil e nada justifica a instalação que fez, mas não há como contestá-lo quanto à afirmação sobre animais famintos abandonados ao relento sem ter quem ampará-los.

  • nana

    Tenho Nojo dessas pessoas que mautratam os animais, amo os bichos, eledeveria estar preso.

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Nossa, eu to chocada, Ina. Como eh que deixaram isso acontecer? Que absurdo, meu. Espero que esse cretino que se diz artista morra de uma morte lenta e dolorosa. Filho da puta.
    Desculpe.

  • http://www.ataquenuclear.blogspot.com GUGA

    Prenderei este filho da puta com meus 2 pitbulls (sedentos de fome depois de 3 dias de jejum) e veremos o que ocorre em nome da arte.

  • THAIS FELICIA

    Simplesmente nojento!
    A cada dia que passa o ser humano me decepciona mais, isso me revolta, me faz pensar, chorar, sentir a dor!
    O animal é um ser desumanizado, com mto carinho, mto amor e o mais importante, sem a maldade que nós seres humanos carregamos…
    até quando pessoas com espiritos tão EMPOBRECIDOS vão continuar a agir como sugadores de almas nobres?
    FICA AQUI MINHA REVOLTA - O QUE NÃO VAI ADIANTAR ND, MAS PELO MENOS SERVE COMO UM DESABAFO…

  • Carlos Ricci

    Simplesmente não quero acreditar que isso aconteceu! Isso não é verdade! Só pode ser fake! Não vou admitir acreditar em algo tão horrendo assim! Chegamos ao limite da loucura, enquanto seres humanos. Refestelamos nossos mais horrendos pesadelos e incorporamos toda nossa maldade. Nos despimos de seres humanos e nos tornamos partícipes do festim do demônio. Que horror!

    Carlos, infelizmente isso foi real. Clique aqui se você tiver estômago para ver mais fotos da exposição, e não deixe de participar da petição online, que já reúne mais de 10 mil assinaturas de internautas de todo o mundo, apoiando o boicote à presença do “artista” Guillermo Habacuc Vargas na Bienal Centroamericana de Honduras 2008.

  • Diego Goes

    É absurdo o fato do artista usar um cachorro para experimentos artísticos. Mas, honestamente, é mais absurdo ainda querer fazer com ele o que ele fez ao animal, como alguns sugeriram aqui. Não, eu não estou defendendo Habacuc. Se ele fez algo errado, que denunciassem - como você o fez usando o seu blog - ou tomassem alguma atitude - como libertar o cachorro. Mas querer usar no artista os mesmos métodos que Habacuc utilizou no cachorro é, no mínimo, se equiparar ao agressor. Vamos continuar com o lema: “Assassinos, vamos matar todos?”

    Um bom e necessário contraponto, Diego. Mas creio que a maior parte dos comentaristas não falou seriamente (espero eu) ao desejar que o “artista” fosse realmente torturado.

  • Mau

    Limites éticos na arte… isso não existe?

  • http://eitagota.blogspot.com/ Gutemberg

    Esse cara é ridiculo e merece ser preso!

  • http://FILHODAPUTA Junior Masotti

    Na boa, quem é esse cara, matar o cachorro de fome, que merda, que vontade que to de soca a cara desse maluco !
    Vo amarrar a mae dele numa bieal de prostituição e dexar que todo mundo coma o cu dela ateh ela morrer de “PRAZER!”
    VAI TOMA NO CU ESSE FILLHO DA PUTA !
    =´(

  • Thaís

    Simplesmente ridículo!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://www.ruabobos.blogspot.com Carla

    Voltei pra ler de novo, pq achei que tivesse sido uma alucinação.
    Infelizmente, não.
    Se o infeliz quer “constatar a hipocrisia alheia” deveria ter ido mais fundo. Já que tem tanta gente que morre de fome, no mundo, ele deveria ter se amarrado no canto da galeria, feito greve de fome, até morrer.
    Mataria dois coelhos de uma cajadada só: “constataria a hipocrisia alhei” e livraria o mundo de mais um medíocre.
    Isso sim, seria uma verdadeira obra de arte.

  • http://www.morroida.com.br Fabião Morróida

    Por essas e outras que não acredito na existência de deus. Se ele existisse mesmo já teria criado vergonha na cara, descido na terra e dado pessoalmente uma porrada e um monte de filhos da puta como este.

  • http://www.highlanderbr.com/site/ Highlander

    “Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome”
    Num primeiro momento, pensei que ele tivesse um ponto de vista interessante.
    Depois de pensar por 5 segundos, caiu por terra, afinal nas ruas os cachorros tem a oportunidade de buscar comida onde quer que seja, mas amarrado não.

  • mary

    Pois, se lá eu fosse não pensaria nem por um segundo em tirar o cachorro de lá e digo mais, ai de quem me tocasse pq eu espancaria.
    É um tremendo idiota esse cidadão!

  • http://geradorii.blogspot.com Ewaldy Marengo

    Desculpe pelas palavras q vou usar, se quiser moderar isso, td bem, mas preciso me manifestar…

    PUTA QUE PARIU, QUE CARA MAIS FILHO DA PUTA…

    não sou ativista em favor dos direitos dos animais, ecochato ou coisas assim… mas é inconcebível achar q alguem faça algo assim e chame d arte…
    qual vai ser o próximo? cabeças d judeus na parede para homenagear as vitimas do holocausto?

    Proponho uma peça artistica melhor… prender esse tal suposto pseudo-artista pelas maos, com as costas coladas a uma parede, onde os visitantes da mostra poderão atirar ovos (ou demais objetos humilhantes) nele, para mostrar o quanto esse ser humano é capaz d provocar desprezo…
    sou a favor d protestos, adoro arte, é sempre interessante juntar as duas coisas, mas um pouco de semancol é sempre desejável

    Não se preocupe com palavrões, Ewaldy (também sou boca suja pra caralho). Aliás, neste caso específico, foram palavrões mais do que justificados.

  • http://giseleh.com Gisele H.

    Sem comentários. Ignorante. Desnecessário. Irritante. Revoltante.

  • http://www.minuto.tk Minuto

    As vezes eu até procuro enxergar algumas obras de “arte” com um olhar menos crítico e assim tentar compreender o autor, mas neste caso, ele passou dos limites. É muito egoísmo. Deixou de ser arte. Abs, Minuto - http://www.minuto.tk

  • http://haznos.org nhock

    Gesus do çél.
    Cara, a arte tá se tornando uma coisa tão escrota, mas tão escrota, que já não dá mais vontade nem de participar de eventos assim.
    Que merda, coitado do cachorrinho…
    |:
    Abraços.

  • http://haznor.org Biso

    Essa Bienal tem criado verdadeiros pisicóticos, cada ano esses “artistas plásticos” estão tendo idéias piores, Bancos e cadeiras feita com agua de lavar defuntos, cachorros amarrados até a morte, daqui uns anos, vão por familias pobres dentro de ocas e expor, acho que há um limite na arte, acho que há esse animal só não morreu como foi agredido, e foi sofrendo.
    Contra meus argumentos, achei a mensagem do cara um tapa na cara da população, ao mesmo tempo que critico seus atos de crueldade louvo sua mensagem final, mas no final se fosse o juiz do juri o condenaria.

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Nossa… é absurdo o que ele fez.

    Por outro lado o argumento é realmente impactante: a falta de atitude quanto ao que passa ao nosso redor. Não precisava ter matado o cachorro de forma alguma, mas a frase dele foi realmente emblemática.

    Um abraço

    ps.: uma vez vi um critico de arte falando que as instalações em geral eram uma infantilização da arte…
    ps2.: esse hermetismo “intelectualoide” irrita-me. bjo

  • http://www.ahtrine.com.br Dani - Ah! Tri Né!

    Revoltante é pouco!
    Nem sei exatamente o que diria a uma criatura capaz disso p/se promover.
    Concordo com todos que comentaram sobre o trabalho que fazemos todos os dias para salvar justamente esse tipo de animalzinho.
    Crime, doença, tudo de ruim e cruel.. isso não pode ser arte, não deve ser incentivado.
    Nojo, repúdia….. só sinto coisas nada bonitas e racionais sobre esse demente.
    Do jeito que a coisa vai, em pouco tempo teremos fetos humanos, gente com problemas físicos empalhadas em alguma Bienal por aí. Bem vindos aos circos estilo freak show…
    L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Ola Alexandre.
    Esse manáco perverso exibicionista conseguiu exatamente o que queria seus 15 minutos de fama!
    Será que é um presságio de que virá? Será que o ser humano será capaz de qualquer violencia para seu minuto de fama?
    Beijos Stella

  • Andressa

    sinto uma dor horrível por esse cachorro, pelas pessoas que nada fizeram e pelo “artista”…o primeiro porque morreu assim, e os outros porque são mortos…

  • http://www.saberebomdemais.com Ester Beatriz

    Meu Deus!!! Fiquei down aqui…
    Animais também sentem dor, fome, frio, calor… reações normais de quem tem vida…
    Se o cara queria provar algo, que usasse um meio menos covarde e brutal que tripudiar sobre um animal doente…

  • http://diadefolga.com Lu Monte

    Hipocrisia a desse imbecil que, para alimentar o próprio ego, sacrifica uma vida. Que ele seja idiota o suficiente para achar que isso é arte já é chocante; pior ainda é que alguém tenha se disposto a exibir essa monstruosidade.

  • http://www.memoriasfracas.com Thássius

    E ninguém fez nada para ajudar o pobre animal. Se brincar com a morte agora é chamado de arte, não sei mais em que mundo nós vivemos.

  • Anônimo

    Ina, eu que crio 3 vira-latas tirados das ruas e brinco diariamente com eles escrevo esse comentário com lágrimas nos olhos, literalmente.

    Só porque o ‘artista’ em questão não costuma tratar cachorros soltos nas ruas não significa que ninguém o faça, eu costumava pagar refeições para mendigos também, até descobrir, conversando com diversos deles, que a maioria está na rua por decisão própria e não quer sair.

    Concordo com a leitora Alessandra, não precisamos mostrar a caridade que fazemos. Habacuc quis expor a hipocrisia alheia sendo o mais hipócrita de todos, não contribuiu para nenhuma das causas que levantou, apenas exaltou o próprio ego.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Sinto profundo desprezo por esses demônios travestidos de gente que são capazes de, em nome de uma tese, de uma teoria, de uma idéia qualquer, sacrificar a vida alheia sem sequer envergonhar-se do que fez, como se sua crueldade fosse uma provocação racional, como se o desequilíbrio e a insensibilidade do sujeito fosse superior à indignação e do sofrimento que ele impõe ao outro.

    Eu faria arte com um sujeito desses: aproveitaria o canteiro central da Avenida Paulista e lá o deixaria enterrado em concreto, até o pescoço, com o relato de sua obra escrito num cartaz, até que alguém fosse convencido por suas idéias e o resgatasse.

    Se o sujeito fosse capaz de convencer a alguém que é realmente humano, fosse capaz de despertar em alguém a compaixão que não teve, quem sabe compreendesse o absurdo que fez e merecesse a vida que teria dali em diante. Caso contrário, teria sido transformado ele próprio em objeto de sua arte.

    Cláudio, creio que é você, e não o imbecil do Habacuc, que deveria ter sido convidado para a Bienal Centroamericana de Honduras.

  • http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia

    Você tem toda razao mesmo Alexandre, nao dá pra banalizar a liberdade e o cara, sem dúvidas, passou dos limites.

  • http://www.ruabobos.blogspot.com Carla

    Eu tenho uma cachorra que, quando cruzou, teve uma infecção nas vias urinárias. Por causa da medicação, os cachorrinhos não sobreviveram: morreram uma hora após o parto. E sem mentira nenhuma: durante, pelo menos, uns 15 dias, ninguém conseguiu dormir pq ela andava pela casa, de madrugada, com um bichinho de borracha na boca, chorando.
    Enquanto isso, tem mulher que joga o bebê no rio poluído, logo após parir, a outra joga numa lagoa, outras no lixo.
    Um débil mental (sim, pq só pode ser débil mental) que trabalhava na mesma empresa que eu, matou um cachorrinho a pauladas, lá dentro, pq estava com raiva do segurança. O cachorrinho estava passando e sobrou pra ele. Lógico… faltou culhão pra enfrentar o segurança.
    Vi uma notícia, acho que no ano passado, de um rapaz, estudante de Veterinária que jogou água quente num cachorro (não sei se era dele e isso pouco importa), porque o cão estava latindo e atrapalhava a concentração do maldito, que estudava.
    Imagine, levar seu bicho de estimação, tão amado, pra um assassino cuidar!! Nemfú.
    Mas, enquanto nos destruímos, destruímos noss mundo, destruímos criaturas indefesas, eles, os cães (a maioria vira-latas), salvam humanos de ataques de outros cães ferozes e até mesmo de outros humanos.
    Te pergunto: quem é irracional, mesmo?
    E, como sempre, concordo com Rosa Montero. Ela já era uma de minhas escritoras favoritas, agora, então…

  • http://marcuspessoa.net Marcus

    Estou chocado.

    Não tanto com a imbecilidade do artista, mas com a inércia do público.

    Diga-se de passagem, o blog de Rodrigo Peñalba exibe um fato que mostra a inércia dos espectadores dessa exposição.

  • http://www.faneinbox.blogspot.com Fanny

    Ridículo, no mínimo.
    Típica atitude idiota de quem acha que tem razão, é fácil usar uma outra criatura para passar um exemplo. Falta um pouco de bom senso e cérebro nesse “artista”, esse tipo de pensamento onde “os fins justificam os meios” não pode ser feito por qualquer um, já vi muita gente burra fazendo o “mal” querendo fazer o “bem”. Exatamente como esse “artista” fez e a explicação dele é dar um exemplo na sociedade, a sociedade não precisa de um exemplo assim, sendo que: uma coisa é uma morte trágica outra é uma morte fabricada.
    Perfeito exemplo de idiota metido a esperto.

  • Maria João

    Que acto absurdo! E pensar que pessoas destas existem no mundo!
    Não acha que há outras formas de expressar a sua revolta contra a hipocrisia?
    Lamento muito que deixem uma coisa destas acontecer sem fazerem nada!

  • http://documentotupiniquim.wordpress.com Fernando Cury

    Ei… Com o perdão da expressão camulhada, esse vacilão é nada mais nada menos que um fdp!

    Carimbou o passaporte pra sentar no colo do capeta!

  • Mariângela de POA

    Nojo, demência total, das coisas mais sem noção que vi nos últimos tempos.
    Há anos não vou visitar a bienal de POA pois tenho sempre esta sensação,de embuste. Na penúltima,minha filha, na época com 6 anos comentou,”mãe,quanto cocô”,exatamente ali minha ficha caiu…não quero ser taxativa pois sempre existe algum artista que se destaca e que nos diz algo mas no geral fica mesmo esta sensação, a das obras vazias.Beijo!

    Mariângela, creio que sua filha entende mais de arte do que a maior parte dos “artistas” que expuseram seus trabalhos nessa Bienal…

  • http://pensitivo.wordpress.com Santaum

    O cachorro é um bicho interessante. Mais interessante ainda é como nos lidamos com eles. Eles nos ajudam a diminuir o stress porque, de certa maneira, tentamos comunicar com eles a la eles, sem pensar ou raciocinar ou algo parecido. Acho que minimizamos o nosso stress quando deixamos de pensar. Portanto, cachorro é terapia para seres humanos. Talvez por isso quase todos ficaram chocados com o ato desumano, ou melhor, “descachorrano”, do artista. Afinal, o cachorro é o melhor amigo do homem, não é?
    Post interessante. Parabéns!
    Grande abraço.

  • http://casadocacete.blogspot.com Aline T. H.

    Ina, vou linkar também, ok? Absurdo!
    “O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia.” Egoísta e nojento, ao meu ver. Que ele se amarre a uma corda e morra de fome, caso queira constatar mais alguma coisa…

    Beijo.

  • http://mnemoteca.blogspot.com Diogo Novaes

    Tendo cursado cinema na faculdade, estudei arte e acho que tem muitas instalações bem bacanas com propostas inovadoras e interessantes, mas que na maioria só são compreendidas por quem já saca alguma coisa de arte.
    Sou contra essa arte hermética.
    Mas explorar o sofrimento de um animal dessa maneira é realmente absurdo e não tem nada de artístico aí.
    Isso me lembra um artista renomado (mas do qual não me recordo o nome) que certa vez fez uma instalação onde peixinhos dourados ficavam em liquidificadores. Cabia aos visitantes apertar ou não o botão para matar o peixinho.
    Abraço.

  • http://www.energyinteractive.com.br/blog Daniel Rodrigues

    Bom, na minah opinião, já faz tempo que bienal perdeu o sentido, não tem mais nada de arte lá.
    Mas juro que se essa bienal vier pra sao paulo eu estrago a exposição e solto o cachorro.
    como será que a segurança se comportaria nesse caso? me desceria o cacete ou ia deixar quieto?
    Alguém me acompanha?

  • http://digoreis.net Rodrigo Reis

    Meu Deus. Deveriam prender um cara desse e deixa-lo sem comida.

    Tem noticias que eu prefiro nem tomar conhecimento, essa é uma delas.

    Rodrigo, você não acha que desconhecer fatos é uma maneira de se omitir? Creio que manter-se informado sobre o que acontece no mundo é um modo de buscar evitar que bizarrices como a descrita neste post não aconteçam novamente. []‘s!

  • http://irazine.blogspot.com Iracema

    Não é a primeira vez que animais são “usados” - e abusados - em nome da “arte”. Lembro-me de algo que li na imprensa recentemente, sobre uma instalação feita por um artista holandês (infelizmente não lembro o nome), a qual também causou polêmica e indignação, e na qual o artista utilizou filhotes de cachorro empalhados: os cachorrinhos haviam sido comprados - bem como mortos e empalhados - exatamente para este fim. O pior: na concepção original da obra, o artista pretendia utilizar… Fetos humanos.

    Tais episódios - além de outros, claro - demonstram de forma cabal o embuste que o conceitualismo muitas vezes representa. Meu Deus, será que isso não é óbvio?…

    Já assinei a petição.

    Gostaria de linkar esta postagem, com sua permissão, claro.

    Abraço

    Sinta-se à vontade para divulgar este texto, Iracema. E, principalmente, a petição online. Um abraço!

  • http://prosacaotica.blogspot.com maira parula

    absurdo que a instalação não tenha provocado nenhuma intervenção direta do público, tipo arrancar o animal de lá, levar comida e água. não adianta falar, tem de agir. eu voaria em cima do sujeito, te juro, de quem quer que fosse e tentaria salvar o bicho(não seria a primeira vez). afinal a arte “moderna” não visa isso mesmo? suscitar algum tipo de reação para a ação? Ane Aguirre tb me passou a petição, q assinei e postei no meu blog.

  • http://www.justlia.com.br Lia

    Arte…Isso, vamos amarrar velhos doentes e deixá-los morrer… crianças doentes…
    Hipocrisia ALHEIA?!?! Que absurdo, que cara ridículo!!!
    Tou chocada =(

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Entendo que o cara quisesse fazer uma denúncia de impacto, mas se seguirmos por esse caminho como acabaremos? Vamos expor meninos de rua, famintos africanos? A sensibilizaçao que causou ver o cachorro morrer ao vivo será que foi mais forte mesmo para que as pessoas tomassem atitudes contra os maus-tratos dos animais ou só desse?
    Nao gosto de censura, mas esse cara realmente passou dos limites e acho que merece ter a participaçao revista…
    Fora isso, sem o lado tao brutal dessa exposiçao, seu post me fez lembrar daquela música do Zeca Baleiro com o Zé Ramalho, muito oportunamente titulada de “Bienal”… conhece?

    Cíntia, creio que o caso não é de censura, mas de bom senso mesmo. Por mais que eu seja defensor da liberdade de expressão, há atos que não podem ser justificados em nome dela. Pra tudo há que se ter limite, e isso inclui snuff movies, lôas ao nazismo, happenings em cemitérios e seres vivos sendo mortos em nome da arte. Não se pode banalizar a liberdade. Em tempo: ótima lembrança a da letra de “Bienal”.

  • http://universoparalelo.wordpress.com/ Renata

    Que horror! Incrível acreditar que nenhuma entidade de defesa dos animais tenha feito nada para deter esse maluco. Ele merecia ter o mesmo destino que esse pobre cão.

  • Fernando221

    Cachorro de rua não morre de fome, não seja ignorante.

  • Leandro Coelho

    Muitas pessoas dão auxilio aos cachorros de rua. Claro que, assim como vocÊ que os chamam de hipocritas, são quem não ligam para os cachorros de rua. não é por que você não olha por eles que ninguém olha. Pois muitos do que criticam ajudariam sem pensar duas vezes um animalzinho na rua. Estes não são hipocritas ao reclamar da “arte” desse individuo

  • André Navarro Lourenco

    Não entendi até agora o porquê do uso das aspas em usar e monstruosidade. Não há ironia nenhuma nisso, o cachorro foi realmente usado e sim, foi uma monstruosidade. Apesar do artista ter razão quanto a hipocrisia, ter razão não nos dá o direito de praticar atos claramente ruins. O mal mora exatamente no “mas”, não há como relativar esse tipo de comportamento. É por conta disso que mulheres tem os seus clitóris extirpados na Somália, “mas” é a religião deles, cultura etc. Por fim, concordo que apenas ficar falando e não fazer nada não funciona para ninguém, mas o “artista” (uso correto das aspas”) é indefensável.

    “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.”
    Mahatma Gandhi

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.