Mais versos bizarros, inusitados e inesquecíveis da MPB

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 10 de março de 2008

O post “versos inesquecíveis da música popular brasileira” já recebeu mais de 100 comentários dando dicas de outras pérolas poéticas da MPB, mostrando que o assunto é inesgotável. Depois desta parte II, pretendo dedicar meu próximo texto sobre o assunto para destacar os mais belos versos da nossa música. Mas, enquanto isso, divirtam-se com os mais toscos. ;) E não deixem de conferir as sugestões deixadas nos comentários!

* * * * *

Top 5 Infâmias da Fama:

1. “Um cão sem dono, uma árvore no outono/ O nono mês de gravidez/ Eu perco o sono ao som de Yoko Ono/ E telefono pra vocês” - Engenheiros do Hawaii em sua elucubrante “Nada a Ver”, um título mui apropriado, diga-se de passagem.

2. “O amôôôôôr é cego/ Ray Chaaaaaaaarles é cego/ Stevie Wonder é cego/ E o albino Hermeto não enxerga mesmo muito ‘bêím’” - “O Estrangeiro”, de Caetano Veloso, em uma transcrição feita pela minha leitora Caru.

3. “O Jô já fez a última entrevista/ Amaury também já foi embora/ Já está terminando o Perfil/ O Intercine que acabou agora/ Com certeza você também viu (… )/ E pra essa dor o único remédio seria um de nós pro outro ligar/ Eu estou na portaria do seu prédio/ Estou no celular/ Mas o porteiro é novo, ele não me conhece/ Tá cheio de suspeita, tá desconfiado/ Pega o interfone/ Diga pra ele, que ele está falando com seu namorado…” - “Interfone”, de Alexandre Pires, em dica transmitida pela Mafalda.

4. “Noutro plano/ Te devoraria tal Caetano/ A Leonardo di Caprio/ É um milagre/ Tudo que Deus criou pensando em você/ Fez a Via Láctea/ Fez os dinossauros” - Djavan mergulhando fundo no mundo da maionese na antropofágica “Eu Te Devoro”.

5. “Não aponte o dedo/ Para Benazir Bhutto/ Seu puto/ Ela está de luto/ Pela morte do pai” - Chico César compôs “Benazir” antes do assassinato da ex-primeira-ministra do Paquistão. Menos mal que, creio, ela faleceu antes de saber da rima que ele encontrou para o seu sobrenome.

* * * * *

Top 5 Tradutores Traidores:

1. “Sempre estar lá e ver ele voltar/ Não era mais o mesmo, mas estava em seu lugar/ Sempre estar lá e ver ele voltar/ O tolo teme a noite como a noite vai temer o fogo” - A (per)versão “Astronauta de Mármore”, cometida pelo grupo Nenhum de Nós a partir de “Starman”, de David Bowie, foi devidamente lembrada pelos leitores Fred Fagundes, Dr. Jekyll e Gley.

2. “É isso aí…/ Um vendedor de flores/ Ensina seus filhos/ A escolher seus amores” - “The Blower’s Daughter”, a música original de Damien Rice que fez parte da trilha sonora de Closer - Perto Demais, é maravilhosa. Mas ouvi-la na versão escabrosa cometida pela dupla Ana Carolina & Seu Jorge, que a transformou em “É Isso Aí”, título que surrupia um antigo slogan da Coca-Cola, é de lascar. Nas palavras da Cíntia: “Dá vontade de correr pra baixo da mesa quando se escuta aquilo, de pura vergonha alheia”.

3. “I love you pra chuchu/ Se você não está perto eu fico jururu/ Tudo azul mas sem você eu fico blue” - Eu até entendo que Rita Lee tenha buscado a originalmente ao transpor as músicas dos Beatles para o português, como fez em sua “Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar”. Mas, convenhamos, canções como “Here, There and Everywhere” da dupla Lennon & McCartney mereciam um pouco mais de respeito. A Outra Carol, que citou este e outros versos cometidos pela mãe do Beto Lee, agradeceria.

4. “Não peide aqui, baby/ Não é legal/ Olha só o cheiro disso, mulher/ Parece até bacalhau” - Gosto muito do álbum de estréia dos Mamonas Assassinas. Porém, não dá pra defender a versão que Dinho & companhia cometeu de “Twist and Shout” dos Beatles, intitulada “Não Peide Aqui, Baby”, que consta em um dos vários discos póstumos lançados pela gravadora dos Mamonas. Em tempo: como bem observaram dois Rafaéis nos comentários abaixo, a gravação original de “Twist and Shout” é dos Isley Brothers. ;)

5. “Eu mato a cobra e ainda mostro o pau/ A minha geração não dá refresco não/ Encaro tudo no maior astral/ Não é que eu sou legal/ Só não nasci pra enganar/ Eu sou assim/ E nem tô aqui pra engolir sapo não/ Eu quero solução/ Sem enrolar ninguém” - “Assim Que Eu Sou”, a versão, hmm, engajada que o Polegar (aquela boy band que era capitaneada pelo Rafael Pilha) gravou para “Grease”, tema do filme homônimo gravado por Frankie Valli e composto pelos Bee Gees.

Bonus track: “Ela é inflamável/ O corpo dela é fogo puro/ Vulnerável/ Freqüentadora de lugar escuro…” - O grupo Ciclone, uma dentre tantas boy bands surgidas nos anos 80 seguindo as trilhas dos Menudos, Dominós e Tremendos da vida, foi o (ir)responsável por gravar “Inflamável”, inolvidável versão de “Easy Lover”, sucesso nas vozes de Phil Collins e Philip Bailey (do grupo Earth, Wind & Fire).

* * * * *

Top 5 Ema Ema Ema O Nosso Forte é a Rima:

1. “Acho bem melhor do que ficar marcando touca/ Ir direto ao assunto/ Antes que eu vire presunto (…)/ Por isso põe devagar/ Põe devagarinho/ Que é pra não machucar/ Põe bem de mansinho/ Põe devagarinho dentro do coração” - “Dentro do Coração”, uma canção do grupo Rádio Táxi melhor conhecida pela frase sutilmente paquidérmica do seu refrão: “Põe Devagar”…

2. “De repente ela volta toda cheia de alegria/ Nem parece que a gente brigou naquele dia/ Eu boto a mala pra dentro e pra cama a gente vai/ E depois de tanto love, ai eu bebo pa carai” - “Bebo Pa Carai”, um crássico da dupla Gino & Geno regurgitado por Natanael Mahon e também citado pela leitora Daniella.

3. “Ana/ Teus lábios são labirintos/ Que atraem os meus instintos mais sacanas/ O teu olhar sempre distante sempre me engana/ Eu entro sempre na tua dança de cigana” - Segundo Daniel Araújo, Humberto Gessinger, autor dos versos de “Refrão de Bolero”, é um “Antônio Conselheiro das pampas, o profeta do rock, o gênio do sul, o engenheiro-mor”.

4. “Ela pára/ E fica ali parada/ Olha-se para nada (Paraná)/ Fica parecida paraguaia/ Pára-raios em dia de sol/ Para mim/ Prenda minha parabólica” - Após recordar (assim como a MaFê) os versos de “Parabólica”, mais uma pérola composta por Humberto Gessinger, que ainda fala em “paralelas que se cruzam em Belém do Pará”, o que dizer? Pára com isso…

5. “No calendário é flor e anda/ Nu na varanda/ E sondo o brocotó do ti-ioiô/ E verso nós imenso amor/ O amor de Julieta e Romeu/ Igualzinho o meu e seu” - Daniela Mercury gravou “Rapunzel”, mas os méritos totais destes versos de puro concretinismo vão para Carlinhos Brown, a.k.a. Carlito Marrón, devidamente lembrados por Nadja.

Bonus track: “Eu fico tonto, eu fico mal/ É claro que nada é igual/ Como se eu andasse no sol sem chapéu/ Como se meus dedos tocassem o inferno e o céu (…)/ Ando assim até o fim da street/ E você me olha mais sweet/ Os seus olhos são quase um mar/ Que (sic) eu queria tanto mergulhar” - O leitor Claudio deixou esta dica irretocável: os versos da escaldante “40 Graus”, um verdadeiro furacão de infâmia cometido pelo grupo Twister.

* * * * *

Top 5 O Amor é uma Flor Roxa:

1. “Ei, você que vai passando aí/ Se chifre fosse flor tua cabeça era um jardim/ Fizeram tantas pilhérias, falaram tanto de mim/ Que eu tinha a cabeça enfeitada, que eu era assim, assim/ Agora chegou a minha vez de fazer a festa/ Meu amigo me responda, o que é isso na sua testa?” - Alípio Martins, cantor paraense de álbuns com nomes como Breggae e Dance (lançado em 1996), em uma canção singelamente batizada como “Tua Cabeça é um Jardim”.

2. “Nunca pense em matar o amante de sua mulher/ Vai te arrepender, te prejudicar, e é isso o que ela quer/ Pra ficar numa boa e poder transar com quantos quiser/ (…) Se queres fazer tua mulher chorar/ Existe uma maneira bastante diferente pra você se vingar/ Procure o amante dela e mostre o caráter que tem/ Pegue-o pelo braço, leve-o para um quarto/ E faça amor com ele também” - Lailtinho Brega, praticamente um PhD das agruras da paixão, em seu sucesso “Não Mate o Amante de Sua Mulher”.

3. “Eu olho aflita no relógio/ E você não voltou/ Meus nervos fazem ver/ Num sujo quarto de um hotel/ Eu vejo os dois desnudos fazendo amor” - Perla, a legítima cantora paraguaia, em um momento de farta imaginação digna do Otelo de Shakespeare, na canção “Começa a Amanhecer”.

4. “Esperei tanto que a cerveja ficou quente/ Esperei tanto e a mulher não vi chegar/ Porém se ela arranjar um outro homem/ Eu vou botar outra mulher no seu lugar/ Chega de ser iludido/ Enganado por uma mulher/ Esta noite se eu ficar sozinho/ Eu vou fechar este cabaré” - Abílio Farias, “Vou Fechar o Cabaré”.

5. “Alô?/ Oi, sou eu/ Por favor, não desligue/ Escute, estou num telefone de rua/ Já é tarde e a linha pode cair/ Eu tenho apenas três minutos para dizer que não posso viver sem você/Pra dizer que te amo, te amo/ Quando brigamos até parece que fomos levados por uma força estranha/ Acredita nisso?/ Eu sim, mas sejamos mais fortes que ela” - Inacreditáveis versos de “Apenas Três Minutos”, música na qual Barros de Alencar simula uma conversa telefônica com a amada diretamente de um orelhão.

* * * * *

Top 5 Poliglotas Trogloditas:

1. “Piripiripiripiri/ Je suis la femme/ Ô ô/ Oh mon amour/ Ah, mon chéri/ C’est trés jolie/ Je suis la femme/ Aprés de moi/ Merci beaucoup/ Oh, mon amour/ Jesus la femme/ Ô ôôô” - Gretchen, mostrando pleno domínio do idioma de Balzac, Isabelle Adjani e Jordy em seu imortal “Melô do Piripiri”.

2. “Do you wanna gimme girl/ Do you wanna gimme o anel?/ Do you wanna gimme girl?/ Do you wanna go pro motel?” - Charlie Brown Jr. em “Gimme o Anel”, cujos versos são de um lirismo que transcendem quaisquer barreiras idiomáticas.

3. “Baby, the book is on the table/ I am the book/ And you are the table” - Léo Jaime, em uma canção apropriadamente intitulada “Bobagem”.

4. “Arerê/ Um lobby, um hobby, um love/ Com você/ Cai, cai, cai, cai, cai pra cá/ Hey, hey, hey/ Tu-do, tudo vai rolar” - Sucesso da Banda Eva, “Arerê” é uma música precisamente qualificada como “inclassificável” pela minha leitora Maria Fernanda.

5. “Eu sou free/ Sempre free/ Eu sou free demais/ Mas você não tem muita chance/ Não me venha com romance/ Porque eu sou free/ Free lancer” - “Eu Sou Free”, sucesso do Sempre Livre recordado há tempos por Tati Perolada.

* * * * *

Top 5 Sutilezas Paquidérmicas:

1. “Minha sogra estava lá/ De repente se assustou/ E caiu no picadeiro/ Sua saia se rasgou/ Olha a tromba do elefante…” - “Olha a Tromba do Elefante”, canção esquecida de Pedro de Lara, o marido da Xinfronésia e autor de frases lapidares como “a vida é cheia de fases, a pior fase é quando não fazes mais nada”.

2. “Vem chupar que tá durinho/ Vem chupar que é bom” - Estes versos ouvidos pela leitora Fernanda Silveira durante suas férias em Porto Seguro, pertencem a um tal de “Melô do Picolé”. Que, a julgar pelo número de regravações, aparenta ser um novo clássico da MPB, uma vez que já foi interpretada por grupos como As Ronaldinhas, Feras Potentes e Forró 100 Preconceito. Como diria o saudoso animador de TV Edson Cury: “é a música que o povo gosta no Cluuuuuuube do Bolinha!”.

3. “Tieta do agreste/ Lua cheia de tesão/ É lua, estrela, nuvem carregada de paixão/ Tieta é fogo ardente queimando o coração/ Seu amor mata a gente mais que o sol do meu sertão” - Luiz Caldas foi o (ir)responsável por gravar estes versos de “Tieta”, cuja letra desta singela música foi escrita por ninguém menos que Boni, o ex-todo-poderoso da Rede Globo de Televisão.

4. “Você não tem um pingo de vergonha/ E todo homem sonha/ Ter alguém assim/ Realizando minhas fantasias/ Taras e manias/ Você vem pra mim/ Uma lady na mesa/ Uma louca na cama/ Na maior safadeza” - Elymar Santos, discípulo assumido de Wando, em sua elegante composição “Taras e Manias”.

5. “Na cama o lençol manchado/ Revela o fato consumado/ Fizemos um amor gostoso/ Transamos sexo falado” - “Sexo Falado”, sucesso desbocado do grupo Tempero.

* * * * *

Top 5 Se Eu Cozinho Todo Mundo Come

1. “Julieta-tá, tá me chamando/ Maria Preta escreveu na tabuleta/ Quem tiver dinheiro come/ Quem não tem toca… pandeiro/ Eu vinha andando no caminho e encontrei um urubu/ Pisei no rabo dele, ele mandou tomar… cuidado/ Atrás daquele morro moram dois caras batutas/ Um é filho do Zé/ E o outro… não é/ Eu conheço uma menina que se chama Julieta/ Ela tem o dedo fino de tanto tocar… piano/ Meu avião não cai, o meu barco não afunda/ Menina, eu quero ver o balançar da sua… saia/ Eu tenho uma prima que se chama Marilu/ Ela tem os dedos finos de tanto tomar… café” - A Herika e o Flavinho citaram “Julieta”, forró crássico de Sandro Becker, nos comentários do post passado. Em outra ocasião, Adailton Persegonha resgatou a sátira que o pessoal do finado Planeta Diário fez desta música, por conta da morte de Tancredo Neves: “Quando morrer/ Quero ser enterrado numa cova bem funda/ Pro urubu não comer… minha herança política”.

2. “Eu não sabia o que era Red Bull/ E me disseram: Red Bull é um energético/ Eu não sabia o que era um energético/ E me disseram: energético é Red Bull/ Então eu resolvi experimentar/ Uma latinha eu tomei para provar/ Não esperava/ Red Bull ser tão/ Não esperava/ Red bull ser tão gostoso” - Não conhecia as músicas de Rey Biannchi até ler o comentário de Wanderson Uchôa, que citou sua inspiradora composição “Red Bullça”.

3. “No outro dia eu fui cedo pra fazenda/ Conhecer o umbuzeiro da frutinha milagrosa/ Fiquei surpreso ao chegar no umbuzeiro/ Conheci uma fazendeira e o milagre completou/ Chupei umbu peludinho e miudinho/ Azedinho e docinho/ Coisa igual eu nunca vi/ Chupei e gostei/ Chupei e gostei/ Como é que pode umbu ser tão gostoso?” - Umbu é definitivamente uma fruta inspiradora, como provam os versos de “Como é que Pode Umbu Ser Tão Gostoso?”, de Gilsinho Boca de Forró, música resgatada por Demas.

4. “Eu fiquei com medo e comecei a tremer/ Um bicho iluminado lotadinho de ET/ Me chamou para ir com eles, eu tive que responder/ Então eu respondi/ Vamo ET, vamo ET/ Vem ET, vai ET/ Sobe ET, cavuca ET/ Desce ET, me leva ET” - Graças a um comentário do Dario, acabei descobrindo a obra de Jorge Moisés, que, inspirado nos rumores de que discos voadores estavam sobrevoando Riolândia, sua cidade natal, compôs “Vamo ET”. Jorge tem experiência na área; em 15 anos de carreira, gravou canções “pornô-caipiras” como “Fogo na Zona” e “Porteiro de Motel”.

5. “Convidaram a Gina para essa festa/ Mas tudo ela detesta/ Ela só sabe reclamar/ Diz que o som está muito alto/ Na bebida só tem álcool/ E os caras querem agarrar/ Vocês querem que a Gina vá embora?/ Vá, Gina, vá, Gina!/ Vocês querem que a Gina vá embora?/ Vá, Gina!” - Ainda no clima intergaláctico, eis “A Gina”, sucesso da dupla Rodolfo e E.T. citado pelo leitor Ricardo.

Bonus track: “Quando cai a chuva grossa/ A água no cume desce/ O orvalho no cume brilha/ E o mato no cume cresce/ Quando cessa a chuva/ No cume volta a alegria/ Pois torna a brilhar novamente/ O sol que no cume ardia” - “No Cume”, clássico do folclore popular gravado por Falcão e recordado pelo Edu, pelo Gustavo Brunoro e pelo Julio Makimori.

* * * * *

Top 5 Reprovados no Mobral

1. “A abelha faz o mel/ Bicho da seda o algodão” - “Milagre da Vida”, música na qual Xuxa reinventa com muita liberdade poética os feitos da Mãe Natureza.

2. “Se ela é o morango aqui do Nordeste/ Tu sabes não existe sou cabra da peste/ Apesar de colher as batatas da terra/ Com essa mulher eu vou até pra guerra/ (…) Tava tão tristonho quando ela apareceu/ E os olhos que fascinam logo estremeceu (sic)/ Meus amigos falam que eu sou demais/ Mas é somente ela que me satisfaz/ E é somente ela que me satisfaz” - “Morango do Nordeste”, antiga composição de Walter de Afogados e Fernando Alves, sucesso retumbante nas vozes de Lairton dos Teclados, Karametade, Wanderley Cardoso e Frank Aguiar.

3. “Fim de semana, sei lá/ Vou viajar, vou me embalar/ Vou dar uma festa/ Vou tocar um puteiro/ Eu vou te esquecer, nem que for (sic)/ Só por uma noite” - “Só por Uma Noite”, canção na qual Chorão do Charlie Brown Jr. reinventa a gramática.

4. “Passa o inverno/ Chega o verão” - Como bem observou a MaFê, Sandy & Júnior atropelaram sem escalas a primavera em “As Quatro Estações”.

5. “Nóis tem dois Mitsubishi, nóis tem jet ski/ Nóis tem celular e bip, nóis tem Internet/ Nóis é rico, nóis é chique com nóis ninguém se mete/ Nóis tem música de viola e nóis tem CD/ E nóis tem orgulho de ser macho pra valer” - “Nóis é Caubói”, da dupla caipira Cézar & Paulinho.

* * * * *

P.S. 1: Nunca é tarde para desejar boa sorte às novas redes de blogs que já entraram no ar há alguns dias: Pop Blogs e BlogueIsso! Blogs. Sucesso a todos!

P.S. 2: Eis alguns dos meus textos que foram publicados em outros sites recentemente: Grande rede, pequenos produtores, Mallu Magalhães: do MySpace para o “Altas Horas” e o mundo afora, Artes e cinema, One-hit wonders, as bandas de um único sucesso, Clássicos da internet: Luiz Pareto e o trote da Telerj, Nine Inch Nails libera faixas sob a licença Creative Commons e João Brasil prepara-se para conquistar o mundo.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Flor Dollacio

    Mistura do Brasil com o Egito
    Dança da Gueixa
    Depois de Nove Meses
    Tchan no Havaí
    A Nova Loira do Tchan
    …e diversas outras músicas, excelentes para dançar e também pela corajosa crítica social que abordam. Saudade dos anos 90. Queria viver ali para sempre!

  • http://www.cachinhonomacachico caco o macaco

    sabo o zé da padaria aquele malucão e eu vi o caco o macaco!

  • Silva & Silva

    Senta que é de menta
    (Cavaleiros do forro)

    (Resposta da chupa que é de uva)
    Já que você me provocou, agora experimenta
    Senta que é de menta, Senta que é de menta
    Tchaca-Tchaca, Vuco-Vuco será que você agüenta?
    Senta que é de menta, Senta que é de menta
    Já que você me provocou, agora experimenta
    Senta que é de menta, Senta que é de menta
    Tchaca-Tchaca, Vuco-Vuco será que você agüenta?
    Senta que é de menta, Senta que é de menta

    Seu cuca
    (dupla sertaneja Roger e Robson)

    O Mulherada o seu Cuca é eu
    O seu Cuca é eu
    Seu Cuca é eu
    Esse malandro dizia que era eu mais eu juro pra vocês que seu Cuca é eu!
    Agora esse cara de pau
    Ficou sozinho sem mulher
    Aprendeu não adianta
    Querer ser o que não é
    Ele ficou na solidão
    E eu sou só felicidade
    Elas estão sorrindo a toa estão felizes numa boa
    Com seu Cuca de Verdade

    Cabritinha
    (dupla sertaneja Roger e Robson)
    Versão abrasileirada do sucesso do comediante Quim Barreiros de Portugal

    Eu gosto de mamar
    Ai, nos peitos da cabritinha
    Eu gosto de mamar
    Ai, nos peitos da cabritinha
    Eu gosto de mamar
    Só nos peitos da cabritinha
    Mamo a hora que eu quero porque a cabrita é minha

    Fusquinha a lenha
    (Forro 100 preconceito)
    Mais de um milhão de copias vendido

    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Se a danada for sincera, nele fica safadinha
    Eu meto a lenha na danada que entrar no meu fusquinha

    O meu fusquinha é turbinado e tem as rodas rebaixadas
    O banco inclinado pra quebrar a mulherada
    Se a danada for sincera, nele fica safadinha
    Eu meto a lenha na danada que entrar no meu fusquinha

    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Se a danada for sincera, nele fica safadinha
    Eu meto a lenha na danada que entrar no meu fusquinha

    Eu já tive uma railux, comprei uma pajero
    Fui cabra raparigueiro
    Vendi todos os carros que eu tinha
    Gastei todo meu dinheiro nas zonas com as menininhas
    Eu to fazendo a festa no danado do fusquinha

    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Entrou no meu fusquinha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Tem que levar lenha
    Se a danada for sincera, nele fica safadinha
    Eu meto a lenha na danada que entrar no meu fusquinha

    Essa eu coloquei a letra inteira por se tratar de uma obra prima

  • morena sapekinha

    Adorei o site

  • eoo

    tecoteleco a coisa esta fikando preta faz mais de uma semana que eo nao bato uma poor isso eo me casei pra vive da bboa vida, faz mas de uma semana ke eo nao do uma metira o ladrao dai tah com a mao no meo baralho as menina de hoje hein dia ke pega no meo carambola é uma fruta muito boa que nasce na beira do rio kem nao gosto do meo verso vai pra portugal de naviu

  • Mariana

    Nao sei se voces conhecem essa musica, mas faz muitoooo sucesso aqui no Nordeste, e principalmente aqui no Ceara!! Eh uma vergonha!
    Vem meu cajuzinho
    Te dou muito carinho
    Me dá seu coração
    Me dá seu coração
    Vem meu moranguinho
    Te encho de carinho
    Te encho de tesão
    Te encho de tesão
    Me deixa maluca
    Tira o mel da fruta
    Me mata de amor
    Me mata de amor
    Me pega no colo
    Me olha nos olhos
    Me beija que é bom
    Me beija que é bom
    Na sua boca eu viro fruta
    Chupa que é de uva
    Chupa, chupa
    Chupa que é de uva
    Na sua boca eu viro fruta
    Chupa que é de uva
    Chupa, chupa
    Chupa que é de uva
    Chupa, chupa
    Chupa que é de uva

  • Rubina Correia

    se te agarro com outro te mato
    te mando algumas flores e depois escapo
    ( Magal)-verso mais infame que já ouvi

    prometemos não chorar- barros alencar(melô do sadismo)

    feche essa porta
    o som da radiola já perturba os vizinhos
    pra que todo esse charme
    se você quer meus carinhos
    venha correndo pra ser minha
    que eu sou todo seu
    ( feche essa porta-Adilson Ramos)-melô do estuprador

    lá vem o negão
    cheio de paixão
    te cata te cata te cata
    querendo ganhar todas as menininhas
    nem coroa ele perdoa não
    fungou no cangote da linda morena
    te cata te cata te cata
    lourinha cafungada do negão
    é um problema( socorro!)

    quegra esse galho
    mooooonnn
    que está na tua cabeça
    quebra esse galho
    moooooonn
    e essa mulher esqueça
    (Alípio Martins)

    sentada na porta
    com sua cadeira de rodas pensava
    (fernando Mendes)-melô do oportunista

    você bem sabe
    que eu não lhe prometi um mar de rosas
    nem sempre o sol brilha
    também há dias em que a chuva cai
    (melô do homem fudido)

    experimentem ouvir essa do Brasilian Boys
    (eles não entendem)
    …eu gostando de você
    sem seu pais saber(?)
    ….

    mas seus pais não querem
    o nosso noivado
    a tarde estou no parque
    a noite no cinema
    domingo de manhã
    estou em Ipanema

    a vinha vida é minha
    a minha vida é dadá
    (chiclete com banana)

  • julia santos

    o site é legal mas precisa ficar melhor ainda

  • Fernanda

    Poliglotas Trogloditas, tem o Zeca Baleiro… sou fã do cara… mas ola a letra de “Babylon” e “Samba do aprroach”
    Beijooo!

  • Mr Tau

    Aqui vai minha singela contribuição em homenagem ao seu excelente post:

    a)Ela é um aereoró pleaplan neonó
    Um avião (é o tchan em: a nova loira do tchan)

    b)Mas um e um não são três !!! (araketu, em guerra santa (essa é de doer) )

    c)Se tudo o que é livre/
    É super incrível
    Tem cheiro de bala, capim e chulé
    (xuxa, em: doce mel)

    d)Monique, estou passando mal, eu vi você na praia de fio dental, Monique! (Augusto liberato, se não me engano, exaltando o “talento” de monique evans)

    e)Deus Criou o Homem, o homem criou Nero e Nero criou a Dança da Manivela!

    Eu fui perguntar pra ela meu amor
    Se a dança da manivela ela topou
    Dizendo que aqui tá quente
    Aqui tá frio
    Muito quente, aqui tá frio
    Aqui tá quente, aqui tá frio
    Muito quente, aqui tá frio
    (asa de águia; aff)

    f)(aqui há um diálogo ente um homem e uma tchut.. digo mulher)

    …Eu te uso e você me usa
    -Então tira a minha blusa
    -Eu te quero até de manhã
    -Vem tirar meu sutiã
    -De manha de tarde anoitinha
    -Então tira a minha sainha
    -Eu ganhei minha tchutchuquinha
    -Mentira!Mentira!tu perdeu tá sem camisinha
    (bonde do tigrão, em: me usa)

    É isso Inagaki! Se você comentar, eu cometerei outro desse! rsrs
    Abraço

    R: Valiosas contribuições, Mr. Tau. Pode mandar mais porque elas serão muito bem-vindas. Aquelabraço!

  • Silvano

    Deveria abrir um parenteses no post e colocar que os funks são hour concour. Exemplo básico de uma super letra:

    “É creu!
    É créu neles!
    É créu nelas!

    Pra dançar créu tem que ter disposição
    Pra dançar créu tem que ter habilidade
    Pois essa dança, ela não é mole não
    Eu venho te falar, são cinco velocidades

    A primeira é devagarzinho, só o aprendizado
    Créééééééééééééééu…(3x)
    Se ligou? De novo!
    Créééééééééééééééu…(3x)

    Número 2!
    Créu, créu, créu, créu, créu, créu
    Continua fácil, né?
    Créu, créu, créu, créu, créu, créu

    Numero 3, no talento, ó…
    Créu, créu, créu, créu (3x)
    Quero ver na 4, hein?
    Créu, créu, créu, créu (3x)

    Número 4
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu,
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, créu
    Tá aumentando mané!
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu,
    Créu, créu, créu, créu
    Créu, créu, créu, segura DJ

    Vou confessar a vocês
    Que eu não consigo a nú mero 5
    DJ!
    Velocidade cinco na dança do créu!!
    Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu (6x)
    Hahahahaha
    Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu-Créu (8x)”

    E ainda ficam falando mau do Humberto
    Créééédo

  • http://www.rodtramonte.com Rodrigo Tramonte

    Aqui em Floripa tem uma banda chamada Dazaranha que, na minha opinião, é medalha de ouro na categoria “versos bizarros”… saca só o refrão da música “Pagode do Revoltado” (que, por sinal, de pagode tem só o nome): “Primeiro beque do dia, primeiro beijo da noite, a vida não é só um dia, vamos curtir essa noite!”
    Uma rima digna de aparecer numa letra de Vinícius de Morais, não concorda? rsrs ;-)

    R: Rodrigo, eu já acho incrível encontrar as palavras “pagode” e “revoltado” em uma mesma frase. Mas essa rima conseguiu ser mais infame ainda. Expressionante!

  • Douglas Diogenes

    A musica Parabólica foi feita por Gessinger para sua filha que nasceu quando ele tava em Belém fazendo shows! ele fala sobre a distância e como a musica que ele escolheu para a vida dele pudesse separar ele da filha. era como se fosse duas coisas que o completam, mas que naquele caso os separaram.
    parabolica, porque a filha dele a partir dai foi seu caminho…

    Douglas, é bacana conhecer a origem da música. Ainda assim, essas aliterações gessingerianas… Putz.

  • Angélica Belli

    Olá Alexandre, me diverti e “sofri” lendo esses versos inusitados, daí lembrei de um reggae que uma amiga me enviou, de tão trágico é engraçado, talvez você até já tenha ouvido, eu ia mandar só um pedacinho, mas acho que uma peróla dessas você tem que conhecer por inteiro, no youtube tem a “música” e já aviso os vídeos são de doer…

    Bebe Negão
    Renato Fechine

    Composição: Renato Fechine

    É isso aí meu povo,acorda pa tumá gagáu,lasca!!
    Hoje num tem gogogó nem dança di rato
    ô mulé to cumenu agua viu,hum,tô não!!
    Pur que ô mu Deu!!

    Hoje eu acordei pra bebê (BEBE NEGÃO)
    Hoje eu acordei pra biritá/ô mô Deu ( BIRITA NEGÃO )
    Hoje eu acordei pra cumê água (COME NEGÃO)
    Hoje eu acordei pra mamar/ô mu bem ( MAMA NEGÃO )

    ô vô bebê pa isquecê mos pobrema ôôô(BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê minhas divida(BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê minhas ângustria oi (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê vo jogar aligria mo Deu o mo deu (BEBE NEGÃO) ô mô Pai(bebe negao)

    Elva doce, milome, pitu e rainha o muié(BEBE NEGÃO)
    51 e caninha da roça (BEBE NEGÃO)
    Natunobilis, campari, ceuveja e vodka o barba deu(BEBE NEGÃO)
    Que é pa acalmar o mô coração sofredor (BEBE NEGÃO)

    ô vô bebê pa isquecê meus problemas o (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê minhas angústria o mo deu (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê minhas dívida o mo pai (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê o Seara e SPC mo bem(BEBE NEGÃO)o mo deu(bebenegao)

    Esse solo vai po gerenti du meu bancu
    doido pra ganha em cima dele sabe?pule com os doi pé cum dois pé um a Vá miseravel, bota manchete misera
    amanhã de manhã acordo cedinho oí
    So um sorrisal pra rebater
    mocotózinho cum fato
    So um sorrisal pra rebater
    uns carinhozinho de umas e outras ô muleque
    So um sorrisal pra rebater
    vai cuidar do teu marido mizera
    Só um sorrisal pra rebater

    ô vô bebê pa isquecê meus pobrema (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê minhas divida (BEBE NEGÃO)
    ô vô bebê pa isquecê meus comprexos o mo pai(BEBE NEGÃO)
    A crise monetária internacional o mo bem(BEBE NEGÃO)
    Pra concruir a batida da lage o mo deu(BEBE NEGÃO)
    Esquecer os marmanjos que querem azarar minha mule eu picula a porra(BEBE NEGÃO)

    Pra que minha vizinha me tenha respeito mo deu o mulé ruim(bebe negao)omo deu(bebe negao) o mo pai
    Ô mulé ruim (BEBE NEGÃO)

    Angélica, eis meu único comentário sobre essa letra: VIRGEMARIA! :P

  • http://www.zel.com.br zel

    ina! e o “êta-êta-êta / é a lua é o sol é a luz de tiêta-êta-êta”? essa é a pior de to-das.

    beijos :)

    Eita! Ô se é! Em tempo: putz, te vi de relance na sessão de cinema de ontem, mas quando saí da sala, você e o maridón já não estavam lá! :(

  • http://fabaonacontramao.blogspot.com Fabão

    Digno de menção é um dos grandes sucessos do Wando. O nome da música é Safada, e tem letra de ninguém menos que Chico Anysio!
    “Eu te quero assim/fazendo uma cama da nossa banheira./Fazendo gostoso, de lado, de beira./Dizendo: “Me espere, que eu chego já…
    Vem, minha safada/vem minha bandida, minha descarada…”

  • amaro

    Tem um grupo com cara de nordestino, que se veste com visual hip-hop que fez uma versão de uma musica do Akon que ficou mt nada a ver, se alguem souber o nome por favor me ajude! Ah tem tambem meu anjo azul do clayton e camargo numa homenagem aos scorpions que é impagavel! auhauha!

  • amaro

    TÃO POUCOS PAGODES!

  • Lah

    kkkkkkk!
    Sensacional!!! O nível de tops 5 um pior ou melhor q o outro xD
    tem umas q são inacreditaveis… parece impossível q tenham gravado!(ou não)
    ^^

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    Olha, moço querido, pra falar a verdade eu acho que dá pra escrever um livro com tanta porcaria que eu escuto por aí… rs
    Muito divertido!
    Beijoca!

  • C

    Não sei se pode ser enquadrada como um clássico da MPB, já que essa música foi na verdade um hit recente da internet. Mas vale a menção: “Sou gostosa e saborosa/Docinha igual ao mel/Todo mundo que me chupa/Se sente lá no céu/Me colocam na boca/Me chupam e me mordem/Meu doce é uma delícia/E meu suco é tão forte”. “A jabuticaba”, composta por Neísa, a pantera das coroas.

  • http://templatesparanovoblogger.blogspot.com Ariane

    Eita mundo curto! Não sabia que a seleção era tua não! :-( Achei num forum de portugal (http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=51738.msg534838#msg534838, sem nenhum tipo de referência à autoria…pensei mesmo que era fruto de uma pesquisa da menina que postou.

    Abraços!

    Uia! Quer dizer que andam plagiando textos meus até em Portugal? 88| Ariane, esse tipo de ocorrência acontece tanto comigo que chegou a me inspirar um artigo intitulado “Como me tornei um autor desconhecido e fui parar em um anexo de Power Point”. Como sempre costumo dizer, fama na internet é virar autor desconhecido. XX(

  • http://revistaerrata.blogspot.com/ [ dr JEKYLL ] revista ERRATA

    Mais uma que pode entrar pra lista do Top Tradutores Traidores. Aliás, essa merece porque o intérprete realmente confiou na tradução traíra; Tanto que nem se deu ao trabalho de fazer uma adaptação musical (não que adiantasse alguma coisa):
    “Bate! Bate! Bate! Na Porta do Céu/ Bate! Bate! Bate! Na Porta do Céu…” - “Batendo da porta do céu”, versão que até deus duvida feita por Zé Ramalho da música “Knocking On Heaven’s Door” do Bob Dylan (famosa na voz “melódica” de Axl Rose).

  • http://mexerica.blogger.com.br Celso

    Por favor ponha Angela Ro Ro - Hot Dog
    Do elvis:
    You aint nothin but a hound dog
    Cryin all the time.
    A.R.R.
    Eu nao te pago nem um hot dog
    Não te quero mais.

  • Tudor Mendez

    vcs não conhecem Babau do Pandeiro???

    Façam o favor

    http://letras.terra.com.br/babau-do-pandeiro/

  • http://templatesparanovoblogger.blogspot.com Ariane

    Agora só está faltando um post dedicado aos titulos de algumas músicas; o Falcão é um mestre na escolha de titulos:

    -A Cura Da Homeopatia Pelo Processo Macrobiótico
    -A Mulher É Um Gênero Humano - Falcão
    -A Terra Há De Comer (Já Que Eu Não Comi) - Falcão
    -Amanhã será tomorrow (minha predileta!!) - Falcão
    -As Bonitas Que Me Perdoem, Mas A feiúra É De Lascar - Falcão
    -Defecando en el mato - Falcão
    -Do Mastigativo Ao Defecativo - Falcão
    -Ela me Traiu Usando o Resto das Camisinhas - Falcão
    -Lends Picantis In Ânus Autrem Q’sucus Est - Falcão
    -Onde Houver Fé, Que Eu Leve A Dúvida - Falcão
    -Se Eu Morrer Sem Gozar Do Seu Amor, Minha Alma Lhe Persegue de pau duro - Falcão

    e muitas outras finezas do tipo…

    - Eu Tenho uma Camiseta Escrita Eu Te Amo - Wander Wildner
    - Mulher Igual à Minha Só em Outra Geração - Carlos Alexandre
    - Minha Sogra Parece Sapatão - Bezerra da Silva
    - O Encontro de Isaac Asimov com Santos Dumont no Céu - Chico Science & Nação Zumbi
    - Formato Mp3 a Serviço do Desrespeito - lusbel is a jazz project

    e uma internacional muito show:
    - You’re the Reason Our Kids Are So Ugly (“Você é a Razão Pela Qual Nossos Filhos São Tão Feios”) - Lola Jean Dillon & L.E. White

    abraços!

    Ué Ariane, a parte final do seu comentário é copy-and-paste de um texto de minha autoria, que publiquei há tempos no Almanaque do Fantástico e que também saiu no blog da Samsung. Não reparou que a seleção de “músicas com nomes, hmm, interessantes” é minha? B)

  • http://www.cinefiladeplantao.blogger.com.br Carol

    Tem uma muito linda que me traz lágrimas aos olhos:
    “você meu amorzinho, você meu amorzão você é o tijolinho que faltava na minha construção.”
    Afe!
    Beijo grande
    Carol

  • http://lomyne.blogspot.com/ Lomyne

    Eu juro que comento alguma coisa decente assim que eu parar de rir. Mas deve demorar…

    Mas cá entre nós, ninguém é mais nonsense do que o Djavan, concorde!

    Lomyne, sei não. Já viu as letras do Chico César?

  • http://pensaremburrece.wordpress.com Tarsis

    Alê, eu queria ser uma abelha para pousa na tua flô. Coisa fina esse post.
    E olha que o Falcão só foi citado uma única vez, e ainda assim, por causa do folclore! Agora absurdo foi tu não citar o Bezerra, um gênio da música Pop.
    Abs! T§

    Tarsis, é muita gente pra ser citada. Haja posts pra contemplar todo mundo!

  • http://geradorii.com Ewaldy Marengo

    Olá, td bom?

    Estou fazendo uma promoção no blog que pode te interessar. Clica no link pra ler a respeito:

    http://geradorii.com/2008/03/ganhe-o-livro-beatles-letras-e-cancoes-comentadas.html

  • Lilian

    Eu acredito que vc deveria fazer um post especial para a música (?) da Bahia, ia ter bastante lirismo e sutilezas. Poderia começar por ‘vai ralando na boquinha da garrafa’, passar por ‘toma vara, toma vara pra pegar peixinho’, e terminar em ‘mas eu só quero secuzinho, secuzinho, secuzinho”. Ia dar pano p/ manga…

  • Daiane l.

    Rapaz, mas uma peróla da banda Black Style. Do mesmo criador de “Tabaco”.
    Essas música arrrraaaasssam nos pagodes da Bahia!!! Penseeeee.

    Rala a Tcheca no Chão
    Black Style
    Composição: Levi

    Se vê um trio elétrico
    Elas seguem logo atrás
    E na bobeira samba
    batendo caminhão de gás
    não tá na Internet, não ta na televisão
    deve ta no pagode ralando a tcheca no chão
    Deve tá no pagode ralando a tcheca no chão

    Rala a tcheca no chão, chão
    Rala a tcheca no chão, chão chão chão
    Rala a tcheca no chão,
    A tcheca no chão, a tcheca no chão, mamãe (4 x)

    Se vê um trio elétrico
    Elas seguem logo atrás
    E na bobeira samba
    batendo caminhão de gás
    Não tá na Internet, nem na televisão
    Deve tá no pagode ralando a tcheca no chão
    Deve tá no pagode ralando a tcheca no chão

    Rala a tcheca no chão, chão
    Rala a tcheca no chão, chão chão chão
    Rala a tcheca no chão,
    A tcheca no chão, a tcheca no chão, mamãe (2 x)

    Se vê um trio elétrico
    Eles seguem logo atrás
    Na bobeira samba
    Batendo caminhão de gás
    Não tá na Internet, nem na televisão
    Se ela tá de mini-saia, ele rala e fica no chão
    Se ela tá de mini-saia, ele rala e fica no chão

    Rala, fica no chão, chão
    Rala, fica no chão, chão chão chão
    Rala, fica no chão,
    Fica no chão, fica no chão, negão (2 x)

    Daiane, essa música não foi feita pra pensar, e sim pra deixar o cérebro engatado no ponto morto! 88|

  • http://perolasdasassessorias.wordpress.com Edu

    Inagaki, o foda são as piadas que surgem a partir dessas músicas como a do Ray Charles. Tenho um amigo que contava para todo mundo que encontrava: “chato né, a tribo de Jah, ganhou muita grana , mas nunca viu a cor do dinheiro.
    Abraço

    Edu, de fato. Nem o Ray Charles viria graça nessas piadas (como diria meu amigo Marmota: “piada fraca detected”!)…

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Olha Ina, eu e a Lu que te passou a música do Barros Alencar, aguardávamos ansiosamente essa segunda parte e ficamos imensamente satisfeitas ao conhecer o Lailtinho. Esse representante da música popular brasileira conseguiu colocar em letra e música tudo que nunca nenhum sertanejo mal amado imaginou na vida. Daí que adoro clássicos do sertanejo moderno como Zezé Di Camargo & Luciano que assim como outros tem várias pérolas, mas essa aqui bem podia ir para um quadro de metáforas:
    “quando você chegar, tira essa roupa molhaaaadaaa… quero ser a toalha e o seu cobertoooorrrr. Quando você chegar, quando a saudade sair, vai trovejar, vai cair um temporal de amor.”

    E claro, o clássico “pão de mel”:
    “ai ai ai ai ai aiiii… esse amor é bom demais! ai ai ai ai ai ai ai ai… esse amor marcou demaaaaaais! ai ai ai ai ai ai ai esse amor ficou em mim! ai ai ai ai ai ai ai ai esse amor não vai ter fiiiimmm….”

    E o próximo vai ser mesmo das melhores músicas? Vai ter alguma da galera do Clube da Esquina, não vai? Ok, o Venturini tem “te amo espanhola”, mas pôxa, o milton tem umas que acho incríveis como “bola de gude”.

    Valeu! ;)

    Bia, essa do temporal do amor se não me engano é de Leandro & Leonardo. Mas olhe, em se tratando de Zezé di Camargo costumo ir contra a corrente, defendendo o cara por conta de músicas como “Você Vai Ver” e “Indiferença”. Um dia ainda boto num texto as minhas teses sobre a obra dele. ;) Ah, quanto ao post dos melhores versos de músicas, eu particularmente não boto Fernando Brant, principal letrista do Clube da Esquina, na minha lista de prediletos. Quem aparecerão com certeza serão Orestes Barbosa, Noel Rosa, Cazuza, Cartola e Chico Buarque, mas ainda preciso parar em frente ao computador pra resgatar todas as letras que ficaram marcadas na minha memória…

  • monica

    Puxa Inagaki, voce me mata de rir com essas pérolas. Tornou meu dia feliz!! Adorei a letra do ”No cume”, impagável.Quanto aos comentários ,também morri de rir.PARABÉNS, VC É DEMAIS.

    Valeu, Monica. Bom saber que cumpri com o meu dever! ;)

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Eu gosto da musica é isso aí.
    é bonita.

  • http://www.visaopanoramica.com Arthurius Maximus

    é inacreditável como essas besteiras e barbaridades encantam, tão facilmente, um povo que já teve monstros sagrados na arte de compor músicas.
    Só faltou o tal do “créu”, para “coroar de êxito” o post.
    Um abraço.

  • http://carolmonti.blogspot.com :: carol monti ::

    contribuição pro “Top 5 Poliglotas Trogloditas” com um toque incrível de criatividade:

    “Só Love, Só Love / Só Love, Só Love / Só Love, Só Love / Só Love, Só Loooove”

    by Claudinho E Buchecha na música entitulada Só Love (e teria outro nome pra tamanha expressão artísitica?!)

    bjo

    Carol, saiba que já escrevi um post exclusivamente dedicado a analisar a letra de “Só Love”: “Versos incompreendidos da MPB: ‘Controlo o calendário sem utilizar as mãos’”. Um beijo!

  • Emerson

    Nosso forte é a rima: Tem uma dupla sertaneja insuportável q parece q é de BH, Victor e Léo, que tem uma música que o refrão é assim:
    Que vida boa,
    ô ô ô que vida boa,
    Sapo caiu na lagoa, (????)
    Sou eu no caminho do meu sertão.

  • http://coquerum.blogspot.com/ carol

    Ah nem Ina, versão de Beatles não dá. E olha que as da Rita Lee não são das piores…

    Tenho uma implicância absurda com Lulu Santos por causa da versão que ele fez de ‘Here Comes the Sun’.

    ‘Lá vem o sol
    Tchurururu
    Lá vem o sol, eu já sei
    Tá legal’

    E o golpe de misericódia: enquanto George canta ‘Sun, sun, sun, here it comes’, Lulu canta:

    ‘Sol sol sol
    Temporão
    Sol sol sol
    Brilha então’

    Morri.

    Vixe. Se depender dessa versão do Lulu, arranja um caixão pra mim também, Carol!

  • http://pianistadeboteco.blogspot.com Diego

    Tem uma que não poderia ficar de fora dessa lista. “Festa da Bete” da Angélica é , pra mim, o melhor exemplo de uma rima bem estruturada que eu já vi:
    “Ele me liga todo dia às seis/ Depois sou eu quem ligo às sete/ Eu jogo bola e ele joga basquete/ Vou encontrá-lo na festa da Bete.”
    Poético.

    Diego, e olha que, se dependesse das rimas possíveis com Bete, essa letra da Angélica poderia ter ficado BEM pior…

  • http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel

    Tem uma Ina, que é demais:

    “Se te agarro com outro te mato, te mando algumas flores e depois escapo.”

    Crime passional anunciado e cometido por Sidney Magal, o da “É a cigana Sandra Rosa Madalena…”

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Só ficou faltando o “entre eu e você” (o mais famoso versinho de Dizem que Eu Mudei) do Ricky Vallen na categoria “Reprovados no Mobral”…

  • http://www.apyus.com Marlos Ápyus

    Não sei até que ponto você permite baixaria aqui neste espaço, mas, qualquer coisa, é só não autorizar a publicação do comentário.

    É que lembrei de uma pérola do Raimundos que, para mim, é a coisa mais poética e ao mesmo tempo mais ignorante já composta: “Se eu fosse / um cara amargo arrombava esse cu doce” em Sereia da Pedreira.

    É… eu avisei que era baixo o nível.

    Marlos, depois de tantas pérolas de duplo sentido e sutileza paquidérmica elencadas no post e nos comentários, esse verso dos Raimundos é quase pueril!

  • http://www.fuieuassumo.blogspot.com Natylla

    Dá pra ficar várias encarnações uma atrás da outra colecionando versos de tamanha grandeza, hahahahah!!!
    Valeu pelo replay do tema, temos fonte inesgotável! ;)

  • Flávio H.

    Não lembro se já citaram a musica do Leoni, “Por que não eu?”

    Quando ela cai no sofá
    So far away

    Essa rima poliglota é demais. :D

    O Kid Abelha tinha umas letras de lascar, Flávio. O que dizer, por exemplo, da “solução” de rima encontrada nestes versos: “diz pra ficar muda/ faz cara de mistério/ tira essa bermuda/ que eu quero você sério”?

  • http://www.objetoabjeto.blogspot.com/ eu mesma, rê

    hahahaha, q post sensacional!

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Meu comentário aqui é só pra defender a Rita Lee! Adorei as versões bizarras que ela fez!

    Bem, Marília, de fato não se pode dizer que ela não tentou criar versões originais. Mas… :roll:

  • http://blog.blogueisso.com Leonardo Fontes

    Ina, valeu pela força, nego! E quanto às músicas, achei que vc tinha conseguido esgotar o assunto no primeiro post, pelo jeito o assunto ainda vai render um bocado. :)

    Leonardo, por isso já tratei de passar a bola pros comentaristas. Se eu continuasse a explorar o tema em meus posts (e olha que o assunto rende), o blog se tornaria monotemático!

  • http://solemescorpiao.wordpress.com Deh

    Faltou a celebre:
    adocica meu amor, adocica!
    Adocica meu amor, a minha vida oiiiiii
    Bate feliz o meu coração quando vê você..
    Bate feliz o meu coração quando oiiiiiii
    (Beto Barbosa)

  • Emerson

    Gostei muito da lista, mas acho que o Latino entraria forte na disputa das piores composições. Acho que ele se enquadra em quase todas as categorias. E sobre o Humberto Gessinger, tem também a música Piano Bar, que está cheia de pérolas.

  • Mariângela de POA

    Humberto Gessinger,”gênio do sul”,”menas”,por favor. Aliás,faço compras no mesmo supermercado que ele, queres algum recado para o moço?rsrsrsrsrs….

    Mariângela, o pior é que eu até gosto do segundo e do terceiro álbuns dos Engenheiros!

  • http://www.gardenal.org/louge Lia

    Puxa, ainda bem que vim aos comentários. Já ia reclamar de não ter lido UM verso sem sentido do Djavan neste post, quando…

    …aliás e a propósito, ‘Here, there and everywhere’ tem uma versão não menos ruim, chamada ‘Viver e Reviver’. Da trilha de Bebê a Bordo ou Top Model, se não me engano…

    Lia, o Djavan foi devidamente citado na primeira parte deste post!

  • Te

    Lembrei do trecho dessa música que nos castigou há uns 10 anos:

    Raça Pura - O Pinto
    (Denny/ André Neves)

    O pinto do meu pai fugiu com a galinha da vizinha
    Já procurei dia e noite, já procurei noite e dia
    O pinto do meu pai fugiu com a galinha da vizinha
    Já procurei dia e noite, já procurei noite e dia

    Esse pinto não é mole
    Esse pinto é safado
    Não consegue dormir sem ter uma galinha ao lado
    E pra dormir tem que coçar a cabecinha, fazendo cafuné
    Coitadinha dessa galinha

    Te, não sei se te agradeço ou te xingo por ter feito com que essa música saísse das catacumbas da minha memória e voltasse a tocar no jukebox dos meus pensamentos! :crazy:

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Não pára com essa série não que tá bom demais! Tô adorando o Djavan continuar aqui hahaha! Não dá pra ignorar as letras horríveis que ele põe nas músicas razoáveis que ele faz…
    Bom, quero registrar que continuo achando um absurdo o lhasa-oswaldomontenegro-apso não estar aqui. Pra você, de presente, um trecho de letrinha do moço meio-homem-meio-cachorro pra você:

    “Estão no leite fluido que escorreu do ralo
    Está no olhar de sal de Jack, o Estripador
    E vem do fundo da garrafa pro gargalo
    Está no riso obrigatório e no pavor”

    (isso faz parte de uma música chamada ‘sexo’ cuja concordância gramatical é no mínimo estranha…)

    Boa semana, Ina,

    Srta. Rosa, aposto nos comentários para corrigir as devidas injustiças de cada post, com direito a merecidas menções de Mr. Montenegro! Mas a próxima pauta será dos melhores versos. Afinal de contas, a galera merece ter o contraponto positivo também. ;)

  • Daiane l.

    Se vocês acham que já ouviram tudo???? Não ouviram foi nada. A boa pérola do momento é uma “música” chamada “tabaco”

    tabaco
    Black Style
    Composição: Robyson / Rafael Pretoh / Ramon

    Eu te avisei
    Você tá proibida de fumar
    Mas você não pode sentir o cheiro do tabaco (4x)

    Desce com a mão no tabaco (4x)
    Sobe com a mão no tabaco (4x)
    Desce com a mão no tabaco (4x)
    Sobe com a mão no tabaco (4x)

    Eu te dei você não quis
    Me promete agora e diz
    Vou parar de fumar
    Se rolar wisky com redbull
    A galera não aguenta
    Você subir e descer

    Desce com a mão no tabaco (4x)
    Sobe com a mão no tabaco (4x)
    Desce com a mão no tabaco (4x)
    Sobe com a mão no tabaco (4x)

    Pela letra você pode perceber o que pode ser visto no youtube né????

    Daiane, a minha curiosidade masoquista certamente fará com que eu vá procurar o vídeo dessa música no YouTube. Mas só a letra foi suficiente pra que eu sentisse o drama. :D

  • http://flavonoidesepassiflora.blogspot.com/ Lu

    O parte II ficou legal. Me lembrei dessa música do Barros de Alencar que, na minha opinião, não tem como classificar. é um cara dando um fora (bem educado) na mulher.

    Prometemos Não Chorar, tem o La lalala lala… durante toda a música e uma mulher chorando, tambem durante toda a música.
    Baixei a música só pra ouvir novamente.
    Detalhe é que o cara fala a música, não canta.

    http://vagalume.uol.com.br/barros-de-alencar/prometemos-nao-chorar.html

    Lu, já tive o arquivo Mp3 dessa música. Os choros da mulher nessa gravação pitoresca do Barros de Alencar são tão naturais quanto suco Tang. Te confesso que, depois de ter baixado essa gravação por curiosidade masoquista, apaguei-o logo em seguida. A música é bizarríssima, mas ruim demais. XX(

  • http://rancorizando.wordpress.com Cãmi

    Cláaaaaaaaaaassico Sexo Falado! Essa música SEMPRE me deixava vermelha!
    eu era mto nova pra ouvir isso… aquela idade q vc entende do que se trata, mas nunca fez! hahaha
    Adorei

    beijones queridon!

    “Idade que você entende do que se trata, mas nunca fez”. Cãmi, não poderia encontrar melhor definição. Tua expressão já foi devidamente anotada no caderninho! ;)

  • http://www.danialaraujo.net Daniel

    Cacete, fiquei vermelho aqui ao ver meu pobre nome fazendo companhia ao do “gênio” Gessinger na mesma frase. Eu tava sozinho em casa, mas mesmo assim dei uma olhada em volta para me certificar que ninguem mais estava vendo aquilo.
    Ainda acho que dava p/ encaixar uma pérola dos engenheiros em cada uma das categorias. Pena que estou sem tempo de procurá-las agora.

  • Karol

    Ainda da dupla garimpada pelo Gugu, Rodolfo e ET, há uma gravação muito interessante “comprei uma panela de pressão só pra ver se eu cozinho mais depressa. Sou solteiro, não tenho compromisso, se eu lavo ou se eu cozinho ninguém tem nada com isso”

  • J. Noga

    Concordo com todos, exceto quando é dito q deveríamos ter mais respeito por canções como “Here, there and Everywhere” (Rita Lee)e “Twist and Shout” (Mamonas). Eu confesso q respeito e muito os Beatles por toda a transformação social e cultural q impuseram à sociedade mundial,e logicamente pela sua musicalidade. Mas vamos e venhamos, letras nunca foram o seu forte. Longe disto. Tentem traduzir ao pé da letra as letras das mais famosas músicas e não se envergonhem por aquilo q vcs veneraram por muitos anos. Façam isso, pois já fiz e fiquei estarrecido com o besteirol.O q disse, e muito bem, a colaboradora Cintia para o caso Ana Carolina e Seu Jorge, eu pederia permissão de parafrasear: Dá vontade de correr prá baixo da mesa quando se lê uma tradução de letras das músicas dos Beatles. A nossa redenção chega com John Lennon e durante sua efemera mas inesquecível carreira solo.

    J. Noga, há casos e casos. “In My Life”, por exemplo, tem uma letra magnífica e atemporal. É claro que se você for pegar outras músicas como “Maxwell’s Silver Hammer”, a impressão será bem diferente. É como comparar a malfadada “Luz de Tieta” com outras letras do Caetano, como as de “Trem das Cores” ou “Cajuína”: é 8 ou 80.

  • jackie

    aposto q seu sonho era ser um cantor famoso!

    Na verdade, Jackie, eu queria ser escritor.

  • drake

    …Açaí, guardiã, zum de besouro, ímã, branca é a tez da manhã… precisa dizer mais? Djavan diz e as pessoas adoram essa porcaria!

  • http://pensarenlouquece rogeria

    ” Eu sou o rei do cabaré/ não posso ver mulher que fico louco prá cu êêê….
    Esta é uma das tantas pérolas de uma banda chamada Saia Elétrica”.

  • tertulio gonzales

    tem uma pérola da dupla roberto e erasmo carlos, “filho único”, de 1976 :
    “e nos meus planos não estão (!) você…”

  • http://[email protected] maria da conceicao soares rodrigues

    mim ajude mim de uma orportunidade para trabalhar

    Maria, você fará melhor consultando o Google em busca de secretarias de trabalho. Um abraço e boa sorte!

  • Rafael

    muito bom esse post, continuem fazendo!! apenas um erro, a musica twist and shout não é dos Beatles! Foi escrita por Phil Medley e Bert Russell e gravada pela 1ª vez por The Topnotes, e existe uma gravação de The Isley Brothers antes das dos Beatles ainda!
    abraços

    Curioso, você é o segundo Rafael que faz essa observação. :D Pode deixar que farei o adendo ao post. Valeu!

  • http://casadagabi.tabulas.com Gabi

    Tô esperando você falar de “Temporal”, aquela pérola do Art Popular… Manja? “Agora nossa chuva é temporaaaal e todo o céu vai desabaaaaar aaaaiiii desaboo-oou me iludiiiiiu!!!Ééééé!!!”

    E deixei um presentinho (de grego) pra você lá no meu bloguxo, miguxo!

    bj

  • Daniel Soares

    Caro Alexandre, demais esse levantamento das pérolas da nossa MPB. nao citado, vou te apresentar um: o cara se chama Manhoso e a julgar pelo sotaque, deve ser do Nordeste. É tipo um Genival Lacerda mais pop

    Manhoso? Pô, Daniel, esse cara não é um dos compositores daquele crássico “Tico Mia”? Então é Mestre!! :D

  • http://www.mypix.com.br bia granja

    acho q o rei da rima é o caetano, q rimou eta com tieta! ahahaha

  • Bepe

    Muito bom o apanhado!
    Inclui aí, na sessão de rimas:
    “Êta! Êta, êta, êta É a lua, é o sol é a luz de tiêta Êta, êta!”
    A LUZ DE TIETA (Caetano Veloso)
    [ ]s

  • GustavoB

    É uma pândega inenarrável essas críticas aos Engenheiros do Hawaii e ao Nenhum de Nós. Finalmente vejo que não estou sozinho.. “Antônio Conselheiro dos Pampas” foi demais!

  • http://www.rafael.galvao.org Rafael

    Ina, não publica esse comentário:

    Twist and Shout não é dos Beatles, é dos Isley Brothers. O que cabras de Liverpool fizeram foi só gravar o cover mais famoso (em dois takes, porque Lennon estava gripado e ficou sem voz. Ele não gostava da gravação).

    Grande Rafael! Ih rapaz, sem galho em publicar sua observação, que é mais do que relevante. Até devia ter feito o parênteses no post a respeito de “Twist and Shout”, uma dentre várias covers que os Beatles costumavam gravar na sua fase iê-iê-iê, mas desencanei: todo mundo conhece melhor a música pela gravação deles, que o diga Ferris Bueller. É que nem “Respect”, do Otis Redding, que todo mundo conhece na voz da Aretha Franklin. Mas valeu pela ressalva!

  • http://www.musicasequasetudo.blogspot.com http://musicasequasetudo.blogspot.com/2008/03/feliz-dia-internacional-da-mulher.html

    Adooouro a poesia da música “morango do Nordeste”. Sou de Salvador na Bahia, e aqui tem um lance chamado “arrocha” que é originado desses carinhas com base de teclado. Uns caras fizeram a versão da música do Akon, e ficou assim:

    Não vale mais chorar por ele
    Ele jamais te amou (Jamais te amou) [2x]

    Você sofreu
    Você chorou
    Ele nem te ligou. [2x]

    Cara, nós temos que ter orgulho do nosso brega, pois não é muito diferente do que é cantado em inglês.

    :)

    Sim, por supuesto! Citando a música originalmente criada para um episódio do Programa Legal de Regina Casé e Luis Fernando Guimarães, “Eu Sou Brega, Mas Sou Feliz”!

  • Amanda Shizue

    Eu já ouvi uma música cuja a letra é… Eeerrrr… Bom, vou deixar os comentarios com vcs… Quem canta? Segundo os sites de letras “Rapazzola”, (que eu não faço a menor ideia de quem seja) e a banda de forro “Avioes do Forro”.

    Ui!

    “Abre as pernas e senta em cima dela
    Abre bem as pernas e senta em cima dela
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É da bicicleta que eu estou falando
    É da bicicleta que eu estou falando

    Mete o dedo e da um rodadinha
    Mete o dedo e da uma mexidinha
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do telefone que eu estou falando
    É do telefone que eu estou falando

    É dura e comprida e quando entra sai sangue
    É dura e comprida e quando entra sai sangue
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É da injeção que eu estou falando
    É da injeção que eu estou falando

    Entra duro sai mole e pingando
    Entra duro sai mole e pingando
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do macarrão que eu estou falando
    É do macarrão que eu estou falando

    Tira a camisinha e dá uma chupadinha
    Tira a camisinha e da uma chupadinha
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do picolé que eu estou falando
    É do picolé que eu estou falando

    Braço com braço, pança com pança
    Em cima do umbingo faz uma lambança
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do violão que eu estou falando
    É do violão que eu estou falando

    Abre as pernas e senta em cima dela
    Abre bem as pernas e senta em cima dela
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É da bicicleta que eu estou falando

    E vai metendo o dedo e dá uma rodadinha
    Mete bem o dedo e da uma mexidinha
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do telefone que estou falando

    Tira tira a camisinha e da uma chupadinha
    Tira a camisinha e da uma chupadinha
    Não é nada disso que você está pensando
    Não é nada disso que você está pensando
    É do picolé que eu estou falando
    É do picolé que eu estou falando”

    Amanda, a elegância dessa letra que você citou é tão sutil quanto um jegue no cio. Habla sério, hermana! 88|

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Olá Alexandre,

    Antes de qualquer coisa, valeu pelo link para o nosso blog no seu sensacional texto!

    Seu arquivo de versos da MPB é invejável, Inagaki…

    Quanto ao Gessinger, poxa, entendo que é maionesístico, mas pra quem cresceu escutando Infinita Highway é difícil ser objetiva. Refrao de Bolero, apesar das rimas tao evidentes, ainda me parece uma das melhores baladas deles (junto com Pra Ser Sincero)… Mas enfim, gosto é gosto mesmo.

    Ah, e a do Sempre Livre é um marco de uma geraçao, quem teve prima, tia ou similar que saía nos anos 80 tem que ter algum carinho por essa música…fora o “embromation inglish” tem uma letrinha tri simpática.

    Ah, lembrei de mais um grupo pra pesquisar letras enquanto lia este post “As Marcianas”. Tentei buscar alguma letra delas para pôr aqui, mas como o site que encontrei tinha aberraçoes escritas como “voçê” eu me assustei e nao li até o final (ç antes de “e” me choca demais).

    Ah, seus últimos dois posts também ficaram geniais, mas meu ritmo de comentários anda muito aquém do seu ritmo de publicaçao.

    Abraço

    Cíntia, lembro que As Marcianas gravaram aquela ode ao S&M, “Vou Te Amarrar na Minha Cama”, coisa de doido! :P Quanto ao Gessinger, como escrevi alguns comentários acima, gosto muito de algumas coisas do Engenheiros. Mas não é por causa disso, ou porque também aprecio nomes como Caetano (“O Estrangeiro” é uma ótima música, discussões de letras maionésicas à parte) ou Djavan que iria poupá-los das citações nestes posts. ;)

  • Andrea

    Ai, menino! Para com isso, por favor!!!
    E’ uma tortura total.
    Aconteceu a mesma coisa quando estava lendo o 1o post sobre esse assunto: simplesmente nao consigo ir ate’ o final. Estes sao so seus unicos posts que eu nao consigo ler inteiros. Sinto uma vergonha tao grande!
    Meu deus, o que esse povo esta’ fazendo com a ultima flor do Lacio??? Snif, snif :’(

    Andrea, pra mim o ápice da vergonha alheia foi aquele vídeo de carnaval da Narcisa com o Amaury. Perto daquilo, todo o resto me soa pueril. XX(

  • http://www.gebh.net/oprimo O Primo

    Mas está faltando Jorge Ben Jor, o mestre do nonsense!

    “Um encontro amoroso / Do zigoto masculino / Com o gameta feminino / Formam novas células / Um fio vegetal / Brilhoso e esverdeado / Igual a cor da esperança / Igual a cor da esperança, spyro gyra / Spyro gyra, é spyro gyra / É um bichinho bonito verdinho / Que dá na água” (Spyro Gyra)

    Ou então a clássica:

    “Alô, alô, W/Brasil / Jacarezinho, avião, Jacarezinho, avião / Cuidado com o disco voador / Tira essa escada daí / Essa escada é pra ficar aqui fora / Eu vou chamar o síndico, Tim Maia!” (W/Brasil - Chama o Síndico)

    Primo, é verdade: cometi uma injustiça com o band leader do Zé Pretinho!

  • http://www.yeahjf.com João Paulo

    Valeu mesmo pelo elogio, cara, fiquei realmente muito feliz. Até agradeci publicamente lá no blog. hehehe

    e falando em letras bizonhas, eu tenho uma implicância monstro com aquela do babado novo:

    “Queria ter uma nave
    Pra te levar
    Pra dar um rolé
    Nas nuvens
    E te vestir com a luz do sol
    Te beijar o infinito
    Admirar as suas asas”

    Valeu! Abração!

    João Paulo, a julgar por esses versos, creio que também nutrirei uma implicância Cloverfield com a ex-banda da Cláudia Leitte. Aquelabraço!

  • http://www.apyus.com Marlos Ápyus

    Acho que você deveria dedicar um post desse inteiro só para Humberto Gessinger. E olha que eu sou fã do cara. O melhor, sem sombra de dúvidas é o álbum azul (GLM). Basta dizer que uma das músicas se chama “Canibais vegetariamos devoram plantas carnívoras”. Algumas passagens: “Na idade das pedras que não criam limos, os Flinstones continuam a rolar”, ou “Falta pão, o pão nosso de cada dia / sobra pão, o pão que o Diabo amassou / falta circo no mundo que nos cerca / sobra circo, é só pular a cerca”. Parabólica é desse disco.

    Marlos, também gosto de várias músicas do Gessinger, e em especial do álbum “A Revolta dos Dândis”. Em compensação, são tantas as pérolas que ele já cometeu, por conta do gosto que ele nutre por trocadilhos e aliterações ao melhor estilo o-papa-é-pop-vovô-viu-a-uva…

  • http://outracarol.wordpress.com outra carol

    O melhor (ou pior?) é ter certeza que esses tops 5 não têm fim..

    PS: Ah, agora sim você fez “jus” ao talento da Rita Lee ao lembrar da melhor coisa que ela fez: ter um filho bonitão que nem o Beto.. hahaha. Tá, ok, parei, eu até gosto da tia Rita. Não pelas músicas lembradas, claro!!

    Carol, tadinha da Rita! Sem contar com os Mutantes e a fase anos 70, que são hors concours, ela já fez muita coisa boa. Hmm, se bem que o último álbum de inéditas que eu realmente gostei dela é aquele que tem “O Vírus do Amor” e “Ye Ye Ye”…

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.