Campus Party 2009 – balanço final

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Foram dias agitados, estressantes, divertidos, (im)produtivos e gratificantes. A Campus Party 2009, que no ano passado foi realizada no prédio da Bienal no Ibirapuera, mudou para o Centro Imigrantes em busca de mais espaço físico e melhor infraestrutura, mas na prática o que se viu foi um ambiente de acústica execrável, que se assemelhava a uma enorme praça de alimentação de shopping, com um burburinho insuportável de milhares de pessoas conversando ao mesmo tempo em que os palcos das diversas palestras que ocorriam simultaneamente faziam com que o local se tornasse uma desenfreada cacofonia.

Menos mal que, por residir em São Paulo, sequer cogitei a ideia de acampar durante o evento. Até porque seria um enorme desrespeito optar por desprezar anos de progresso e descobertas científicas que resultaram nos confortos e comodidades da vida moderna, preferindo ficar acampado em um lugar frio, barulhento e sem chuveiros com água quente. Não sou hippie o suficiente, não tenho mais 18 anos de idade nem humor o suficiente para encarar essas roubadas com a disposição de quem topa tudo por diversão descompromissada.

“Guia dos Campuseiros Cucarachas 04″, a HQ de Gil Tokio e Cadu Simões produzida para a edição impressa do Jornal de Debates distribuída durante a CParty.

* * *

Apesar do que a ilustração bem-humorada acima faz parecer, felizmente as discussões e mimimis recorrentes em torno de assuntos como monetização e jornalistas versus blogueiros não monopolizaram os debates. Tivemos durante a Campus Party painéis discutindo assuntos bem mais interessantes e instigantes: sexo, política, direito, educação, quadrinhos, empreendorismo, música, design, fotografia, ecologia. Lamento, porém, o fato de que justamente no Ano Internacional da Astronomia a organização geral da Cparty tenha cancelado quase todos os eventos ligados ao tema.

Sobre a Campus Blog, área da qual fui um dos curadores da programação ao lado de Edney Souza, posso dizer que foi uma experiência gratificante e um tanto quanto megalomaníaca ter reunido mais de 100 palestrantes, de diversos estados e países, para participarem do evento. E como se não bastasse toda a correria de ajudar a organizar as discussões, ainda me tornei, aos 44 minutos do segundo tempo, o moderador do painel “Literatura na Blogosfera”. Ainda bem que os integrantes da mesa (Albano Martins Ribeiro, Fal Azevedo, Marcelo Duarte e Olivia Maia) compensaram com sobras e simpatia a inexperiência do moderador.

Foto de Pedro Cardoso, do blog Receita do Sucesso.

Da esquerda para a direita: Marcelo, Fal, Olivia, eu e Albano durante o painel, em foto de Pedro Cardoso do blog Receita do Sucesso. Destaque para o singelo twit de Cris França flagrado pelo LiveStream do BlogBlogs no fundo do telão.

* * *

Os depoimentos de participantes feitos a Felipe Maia, da Folha Online, ressaltam como principal aspecto positivo da Campus Party o networking, mesma qualidade que eu já havia apontado em 2008. E, de fato, foi a melhor coisa da semana; poder encontrar e reencontrar, a todo momento, amigos, leitores e colegas, trocando ideias em conversas quase simultâneas, como se fossem diversas abas abertas em um browser. É o que dá ao evento a sua razão e sentido de existir: reunir in loco pessoas que têm algo a compartilhar e a acrescentar. Nesse sentido, concordo parcialmente com o desabafo feito por Robson Leandro no blog da IPTV Cultura: em meio a dezenas de workshops e discussões, destacar unicamente os aspectos negativos de um evento da importância da Campus Party 2009 é ignorar tudo que houve de bom.

Contudo, não é possível deixar de citar os muitos espinhos dessa roseira. Antes mesmo do início do evento, blogueiros de respeito como André Dahmer e Gravatai Merengue (ambos amigos pessoais meus) haviam criticado a Campus Party, em especial por causa do seu patrocinador principal, a Telefônica. Depois, diversos incidentes arranharam a imagem do evento, como as brigas entre campuseiros, a expulsão da banda Leme do palco do Sarau Digital e o episódio ocorrido com Ana Lúcia Fernandes, coelhinha da Playboy que foi molestada por um campuseiro babaca, saiu em prantos do Centro Imigrantes e esclareceu posteriormente o imbróglio em entrevista concedida a Diego Maia, do portal Abril.com.

A ilustração que Fabio Rex fez do caso de assédio que marcou a Campus Party, ao lado da captura de tela do Twitter (já apagado) de LewisIceman, o bolinador que admitiu a “apertada de bunda” e depois tentou negar a história.

* * *

Destaco também problemas como a não-sustentabilidade do evento, a falta de segurança que resultou no roubo de diversos celulares e computadores, duas noites seguidas de shows do Teatro Mágico (uma espécie de bufê infantil para universitários, com palhaços no palco e plateia bebendo apenas refrigerantes, sendo Fanta Uva light a droga mais pesada consumida por seus frequentadores) e a má qualidade da comida servida em um bandejão no qual o arroz precisava ser cortado com faca.

Vídeo feito por Cauã Taborda para o site IDG Now!, que mostra um dos momentos mais simbólicos desta Campus Party: o barulhento “balé das cadeiras” produzido pelos campuseiros ociosos no evento. Sem ideologia nem reivindicações sérias a fazer; um tumulto movido unicamente pela diversão.

* * *

É uma pena que certos acontecimentos bo(m)básticos acabaram por eclipsar eventos como o painel sobre a blogosfera policial ocorrido na Campus Blog, a apresentação do projeto Adote um Vereador, idealizado por Mílton Jung, e a primeira exibição do Blogumentário (que estará disponível na íntegra na internet em março). Mas enfim, espero que as lições do que não se deve fazer sejam assimiladas. E seria bacana ver a próxima edição da Campus Party sediada em outra cidade como o Rio de Janeiro, como já andou sendo especulado por aí; aguardemos pela terceira edição brasileira da Campus Party.

* * *

P.S.: Leituras recomendadas: “Na Campus Party 2009 I” e “Na Campus Party 2009 II” (Julio Daio Borges), as tiras de Nerdson sobre a CParty 2009 e os blogs do IDG! Now, TV Cultura/SESC SP e iG Tecnologia.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.forexcurrency-tradingplan.com/enhanced-identity-theft-protection.html Enhanced Identity Theft Protection

    Obama is a Chicago Thug elitist. How dare we criticize him. We should go and get a more fuel efficient vehicle while his wife takes a 747 to yet another appearance on The View.

  • http://medicalblog.biz/user/toogyreeste/ Margarito Ruggs

    Glad to be one of the visitors on this awful web site : D.

  • http://www.redstate.com/users/ramirohicks12/ Blair Marsters

    Right after the release of her first set of dates in the Uk, Britney has achieved unprecedented demand for tickets. She will definitely be operating twenty one of her smash hits among them 2 surprise tunes

  • http://url.org/bookmarks/leonardhumph38 Jamar Nommay

    Katy Perry is about to set a new record previously held by Michael Jackson. If she manages to secure number one spot in the US singles chart she will become the first artist to have five number one singles from one album. Katy Perry is probably about to set a major unique record until now held by Michael Jackson.He In the event that she is able to to lock down number 1 place in the States singles chart she will, no doubt turn out to be the very first performer to have 5 number 1 singles received from one album.

  • http://wpycha.pl/firmy/przewoz,osob,s,484 Rolando Riemenschneid

    so much superb info on here, : D.

  • http://kwast.pl/sklepy,internetowe/materace,s,671 Francesco Philben

    I genuinely enjoy studying on this site, it has got superb blog posts.

  • http://www.skuteczne-odzywki.pl/kreatyna-dla-zaawansowanych.html odzywki

    Lovely just what I was searching for.Thanks to the author for taking his time on this one.

  • http://k-c-y.com/the-essentials-of-sewing-machines/ Sewing Machine Review

    I simply wanted to thank you very much once more. I am not sure the things that I could possibly have created without these techniques discussed by you directly on my topic. It truly was an absolute distressing scenario for me personally, however , coming across your expert form you processed that took me to weep with fulfillment. I’m just thankful for this service and then wish you find out what an amazing job that you are providing educating many people all through your web blog. Most probably you haven’t come across any of us.

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Puxa, Ina, agora que eu resolvi virar visitante frequente, você sumiu…
    Chuif.
    Beijoca.

    R: Karina, voltei!!! Mas confesso que ando muito mais ativo no Twitter… :(

  • http://www.digestivo.com.br Julio Daio Borges

    Valeu, Ina, mais uma vez, pelo convite e pelos sucessivos links, seus e do Interney! Abracao, bom retorno depois do Carnaval, Julio

    R: Grande Julio, você tem entrada VIP em qualquer evento no qual estivermos envolvidos, rapaz. Aquelabraço!

  • http://www.nwmidia.com.br Agencia de Marketing Digital

    Realmente eventos de grande proporção acabam correndo o risco de trazer grandes “gafs”.
    Mas acredito que possa ser superável e melhorar no próximo é claro.

    R: Com certeza, Jhonathan. Tudo deve ser encarado como aprendizado!

  • http://www.menssagensespeciais.zip.net Mensagens especiais

    ola gostaria de parabenizalo por esta entre os 100 melhores blogs que encontrei em uma lista nos site do interney , com todo seu sucesso venho aqui pedir uma ajuda sei que meu blog é pequeno e não vai lhe dar muito retorno mas o amigo pode me dar uma ajuda colocando meu link ou meu banner pra que um dia meu blog venha ser um site como o seu. desde ja grato e parabens pois e muito dificil chegar onde vc chegou.
    e saiba que sua visita em nosso blog é super importante. desde ja grato

    R: Desejo boa sorte a você! Afinal de contas, link é algo que a gente deve dar se gosta do conteúdo de um blog, e não porque foi pedido, certo? Um abraço!

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Ina, cadê vc? mudou?
    estou estranhando…
    bj Laura

    R: Eu fardo, mas não talho, Laura! B)

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien Morgato

    Infelizmente, ainda não fui em nenhuma edição. Gostei de partes da cobertura da Cultura e sei qeu vou gostar demais do evento, da proposta de debate sobre cultura digital.
    Se tudo der certo, estarei assistindo a tudo…em 2010.;0)
    Beijos.

    R: Vivien, há uma primeira vez pra tudo. Em 2010 espero te ver por lá! :D

  • http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno

    Valeu Ina. Mandei e-mail para você com os meus detalhes deste périplo paulistano.
    Cara, para quem já é maluco como eu, Sampa faz um bem… :)
    Abraços anômicos!

  • http://saibadetudo.wordpress.com/ Cristiane

    Olá, tudo bem? Alguns dias atras, eu fiz um blog prá mim, e nele coloquei uma categoria que se chama: ‘Blogs Legais’. Gostaria de saber se eu posso colocar o teu blog nesse link? Desde já agradeço.

    R: Cristiane, sinta-se à vontade. Nem carece de pedir permissão pra essas coisas, eu vivo linkando blogs novos na minha relação de “blogs da semana”. ;) Um abraço!

  • http://anomia.blogspot.com Emerson Damasceno

    Grande Ina!
    Saudade rapah! Estou de volta ao mundo real e virtual. Como sempre é um deleite voltar por aqui.
    Abraços anômicos!
    Post Scriptum: Agora “estou” seu vizinho em Sampa! :)

    R: Grande Emerson, seja bem-vindo de volta à blogosfera e bem-vindo à sua vinda para esta máquina de fazer malucos chamada São Paulo! :D

  • http://queijohumor.blogspot.com/ Bruno

    muito bom o resumo mesmo,gostei bastante

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Meu querido, Ina, na próxima me chame que eu quero ir. Sou uma das blogueiras mais antigas- mais velhas. :) e além disso faço literatura, não é?
    Não esqueça de sua amiga aqui.
    E a Franka foi?
    Pena que tem gente babaca em todos os lugares, infelizmente, mas é assim, todos aprendem a lição e fazem diferente.
    Bj Laura

    R: Laura, da próxima vez espero que você possa viajar pra São Paulo e participar da Campus Party 2010. Não vi a Franka por lá…

  • http://pensamentoscirculares.blogspot.com Carlos

    Que os episódios condenáveis de pessoas que não sabem agir com respeito em comportamento coletivo não venham a manchar um evento tão interessante, e que principalmente não desviem o foco central do que mais interessa: próximas edições, se possível em mais centros do país.

    Um abraço.

    R: Carlos, espero que a Campus Party torne-se um evento itinerante e seja realizado em outras regiões do Brasil, seria bem bacana.

  • http://www.grzero.com.br Renato Ferraz

    Olá amigo! Venho aqui por um motivo muito especial. O GRZERO está completando um ano de vida!
    E como essa data é muito especial para nós, gostaríamos muito que todos amigos blogueiros pudessem participar dessa alegria!
    Criamos um artigo contando um pouco de nossa história e como foi nossa trajetória até o dia de hoje.
    Ficaremos muito felizes se puder nos visitar e deixar suas críticas e sujestões!
    http://www.grzero.com.br/1-ano-de-vida-2-milhoes-de-paginas-acessadas-em-4-meses-conheca-o-blog-grzero/
    Equipe GRZero!

  • http://www.ulissestavares.com.br Nathália

    Olá, peço que, se possível, divulgue o site do poeta Ulisses Tavares (www.ulissestavares.com.br) em seu blog.
    Mandando um email para nós você concorre a um livro por semana do escritor!
    Desde já agradeço a gentileza.

    Abraços!

    R: Comentário devidamente publicado, Nathália, com o link para o site do Ulisses. E fica a dica para quem quiser concorrer a livros autografados do poeta.

  • http://www.bichinhosdejardim.com Clara Gomes

    Saudade do networking moleque, networking de várzea…

  • http://www.cocuruto.com leonardo seabra

    Falem o que quiser, mas até na blogagem, existe sim a verticalização. Uma hierarquia… isso dói em alguns…

    R: Leonardo, creio que a verticalização apontada por você ocorre em todas as esferas. E é um tanto quanto inevitável; alguns acabam por se destacar mais do que outros.

  • http://obvious.pt priscilla

    Ina, maravilhoso o teu panorama, me deu um bruta aperto no peito agora.
    Os encontros e reencontros são o que me fica também de mais significativo no CParty, além das manifestações excêntricas (o vídeo do Cauã Taborda é, desde já, antologia perpetrando antologia). Nunca me senti tão em casa!

    Por fim, te conhecer também foi muito bacana, apesar deu ter ficado nervosa (um lugar sem bebida me fez descobri que sou uma tímida dos infernos).

    Espero o próximo tudo o que houve.

    Grande beijo

    R: Oi Prill, bem bacana te conhecer também! No final das contas, é isso o que vale mais em eventos como este: a oportunidade de conhecer pessoalmente amigos de internet, leitores, gente que a gente lê e admira ou tudo isso ao mesmo tempo agora. :D

  • Raul Siqueira

    Alexandre, vc já viu aquele blog eu não sou virgem, maria? eu entrei e é um dos melhores blogs que eu já vi. vc acha que dá pra entra rnele sempre, tipo td dia? a é! o endereço é http://www.eunaosouvirgemmaria.com
    raul siqueira

    R: Sei não, Raul. Blogs que merecem visitas diárias pra mim são o Liberal Libertário Libertino, o Biscoito Fino e a Massa, Walter Carrilho, Para Francisco, Irmãos Brain, Favoritos

  • http://www.floresnajanela.com Nathália

    Olá, Inagaki!
    Olha, admito: nunca ouvi falar na Campus Party. Sabe como é, morar no interior de Minas tem lá suas desvantagens. Mas a idéia do evento me parece muito boa. Pena que a organização deixou muito a desejar, mas, com tantos erros apontados pelos blogueiros, se aprende – vamos pensar positivo!

    E, cá pra nós, a moderação da mesa foi muito bem escolhida!

    E que o futuro traga um evento mais organizado, né? Os blogueiros merecem!

    R: Nathália, eu ainda preciso tirar umas férias sabáticas no interior de Minas, que vexaminosamente ainda não conheço… :roll: Mas olhe, eventos bem organizados reunindo blogueiros já existem, felizmente: cito o caso do Descolagem no Rio, por exemplo, capitaneado pelo meu amigo Beto Largman.

  • Bear

    Nobre Inagaki, faz tempo, né?
    Tanta coisa legal acontecendo na CP e o que ganha espaço é o caso do bolinador maluco. Impressionante a quantidade de matérias, fotos e comentários que eu achei sobre a coelhinha, navegando apenas pelos links citados no seu post!

    Tá certo que a menina era “mui hermosa”, e que defender belas ultrajadas é arquetípico e faz parte da alma latina; É fato, também, que num evento como o CP, a interatividade estava a mil. Mas, o que melhor explica tamanha repercussão deste lamentável mas secundário evento pode estar na frase que houvi alhures: “Notícia é quando o carteiro morde o cachorro!” O inusitado, o destoante sempre teve e terá mais visibilidade, não é mesmo?

    Parabéns pelo post (inveja! seus posts são definitivos!) e pelo blog. Sou seu fã (tão ou mais do que no passado, quando eu comentava mais).

    Um abração,
    Bear

    R: Grande Bear, muito bom encontrar um comentário seu por aqui, rapaz! Bons tempos em que a comunidade no Orkut deste blog era mais ativa, he he! Aquelabraço!

  • http://pequenascoisasetc.blogspot.com/ Gustavo Weber

    Ina,
    eu sei que o meu comentário aqui não vai ter nada que ver com o seu post, mas é importante, questão de ordem:
    Foi hoje. Dia da Marmota. Groundhog Day.
    http://pequenascoisasetc.blogspot.com/2009/02/mais-seis-semanas-de-inverno.html
    Ou vai direto na fonte:
    http://www.groundhog.org/
    Sim, ele viu uma sombra. De novo…
    Abração
    do Amigo sumido
    Gustavo Weber

    R: Fala, Mestre! Importantíssima lembrança a sua, Mr. Weber! Pena que não vi seu comentário a tempo de reverberá-la por aqui. Vai ficar pro ano que vem, mas tudo zen: neste caso específico, a sensação de déjà vu será bem contextualizada. :D

  • http://biscoitodoce.blogspot.com Biscoito Doce

    Então… eu não ligo muito pra esse encontro mas continuo achando seu blog foda e sempre dou ótimas risadas. Acho uma merda essa coisa de gente pagar pau pra quem recebe pra postar. Bem faz eu que passo dois meses sem fazê-lo, mas não recebo de ninguém. kkkkk
    Beijo grande

    R: Bom mesmo é reencontrar leitoras como você, Ms. Sweet Biscuit! ;)

  • http://recomentamos.blogspot.com/ Gizelli

    Eu não fui, mas assino em baixo tudo que o Azaghal fala. É meu coelhinho (bossa-nova) preferido da playboy.

    R: Gizelli, também assino embaixo, em cima e dos lados das palavras de meu camarada Deive!

  • http://vozativa2.blogspot.com/ lugirão

    Excelente post. Eventos desse tipo sempre tem problemas. Do que você relacionou , para mim o pior foi o problema do som, sem contar claro o assédio. Mas no final o que conta são os bons momentos.

    R: Sem dúvida, Lugirão. Os aspectos positivos compensaram qualquer problema que rolou durante a CParty.

  • http://movimento.blogaleries.com Wesley Allen

    Parabens pelo blog, muito bacana mesmo.
    Se alguem quiser da uma conferida em assuntos de arte, ta ai o endereço:
    http://movimento.blogaleries.com

  • http://eulucinha.blogspot.com Ana Reis

    Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

  • http://incautosdoontem.opsblog.org/ Ulisses Adirt

    Você deveria ter colocado outra foto sua como moderador. A foto que a Olivia escolheu (com o comentário dela) é perfeita:

    “Inagaki e sua melhor (talvez a única) pose de entrevistador/mediador.”

    #####

    Postagem completa aqui: http://www.verbeat.org/blogs/forsit/2009/01/mais-fotologage.html

    R: Ulisses, quando vi essas fotos do post da Olivia pensei que elas renderiam um gif animado. Mas é melhor não ficar dando ideias, ha ha!

  • http://www.doceshop.com.br/blog Roberto Machado

    Nossa, só fiquei sabendo do quiprocó da coelhinha agora. Problemas à parte (problemas que até acho normal para um evento grande e que podem ser utilizados para melhorar ainda mais o próximo), me diverti pra caramba. Acampei, aprendi, ensinei, encontrei, abracei e tomei banho quente Ina!

    R: Grande Roberto, você é uma pessoa iluminada mesmo: conseguiu passar incólume a todos os contratempos da Campus Party. B) Bom te conhecer pessoalmente, mas da próxima vez quero provar os chocolates da Doce Shop, rapaz! :D Aquelabraço!

  • Helvécio

    [OFF-TOPIC]

    Olá, dá uma olhada neste site:
    http://crisvete.blogspot.com/

    É coincidência ou você abriu filial ?

    R: Putz, mais alguém surrupiando o nome do meu blog, Helvécio. Não é a primeira, nem será a última vez que acontece algo do gênero.

  • http://alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre!

    E não fui a Campus Party porque não teria acesso ao CampusBlog com meu convite.
    Aff, “ser humano comum” sofre…
    “Bão”, mas consolo-me sabendo das novidades por aqui!

    Beijos mil!!!

    PS: já andei assistindo trechos do “Blogumentário” e não vejo a hora de assistí-lo na íntegra – muito legal, mesmo!

    R: Giane, que pena. Se você tivesse avisado antes…

  • http://www.thecohenminds.blogspot.com . Cohen

    Oi!

    Passei aqui hoje, meio com pressa, em retribuição á sua visita ao meu BLog!
    Valeu pelo elogio!
    ;D
    Estou tentando contribuir, meio que sem pretenção alguma..gostar de escrever ja é um passo pra escrever algo que acrescente.(sem pretenção, ahã..)

    Aliás, em tempo: Gosto muito do seu blog, esse lance das idéia expostas como uma conversa, é algo que me atrai bastante.

    Bom, visitarei teu espaço com mais frequencia!

    Bom Final de semana!
    Outro beijoabraço pra ti!
    .Cohen

    R: Valeu, Cohen! Uma das coisas bacanas da internet é essa possibilidade da gente utilizar o ciberespaço como uma espécie de laboratório literário online, uma interface aberta a toda espécie de experiências despretensiosas; sigamos em frente. :D Um beijabraço!

  • http://jazzempoucaspalavras.blogspot.com jazz

    queria até ter ido, mas confesso que acho que não perdi muita coisa… ^^ belo resumo, Inagaki.

    Beijos, honey1

    R: Aliás, você é de Belém, não Jazz? E o Fórum Social, animou-se para acompanhar algo? Um beijo!

  • http://www.ledesordre.wordpress.com Debby

    Tem um selinho pra você no meu blog :)

    R: Valeu, Debby. Menos pela lembrança e mais pela ideia que você me deu de escrever um novo post. ;) Brigadão, um beijo!

  • http://trottolices.blogspot.com/ Trotta

    Ina, eu também acho muito necessário que existam críticas, mas acho que muitas vezes a cornetagem foi exagerada contra a Campus Party.

    Aposto que as pessoas que criticaram não responderam a pesquisa de opinião que foi enviada por e-mail, pedindo sugestões e etc e tal.

    Enfim, eu fui pela primeira vez este ano, concordo que tem muito a melhorar, mas no geral o evento foi muito bacana! Ano que vem eu irei de novo. :)

    Um abraço!

    R: Trotta, o evento é sem dúvida muito bacana. Mas concordo com as críticas que o Pedro Araujo fez em seu post “Por que não responderei à pesquisa da Campus Party” a respeito do questionário que foi enviado a quem se inscreveu.

  • http://www.jovemnerd.com.br Azaghâl, o anão

    Excelente resumo do que rolou va CP09

    R: Valeu, mestre! Aliás, esqueci de comentar que os Jovens Nerds foram os verdadeiros coelhinhos da Playboy da Campus Party; por onde quer que andavam, atraíam olhares e pedidos embevecidos de fotos e autógrafos. Só faltou mesmo apertada de bunda, ha ha!

  • Timóteo

    Acho péssima a idéia de colocar coelhinhas da playboy em um evento que nada tem a ver com elas. Mas o que tinham na cabeça quando chamaram aquela tal banda que foi expulsa?

    Putz o evento tem menores lá e é pra eles escutarem a maravilhosa música deles, foi a mais barata?

    Bom mesmo a banda sendo ridicula e fora de contexto, se o povo não gosto que fosse embora e deixasse cantando sozinho.

    Bom quem sabe o povo começa a se tocar e ter mais respeito =\

    ´timo resumo da cparty

    R: Timóteo, independentemente do local ou do evento, as coelhinhas da Playboy estavam fazendo o seu trabalho e mereciam ser respeitadas. Aliás, do mesmo modo que a banda; a justificativa para a expulsão da banda Leme foi ridícula. Triste ver a incapacidade que certas pessoas possuem de não respeitar diferenças nem gostos alheios com um mínimo de civilidade e educação.

  • http://www.monthiel.com Monthiel

    Ok, ok. Agora estou realizado. Percebi que, de fato, não perdi nada. Nem dinheiro que eu não tinha.

    Abraços,

    R: Ah, o vil metal. É como nos ensina sabiamente o filósofo Falcão, seu Monthiel: dinheiro não é tudo, mas é 100%… :roll:

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    É… todos os problemas que você relata incomodaram – principalmente a questão do barulho generalizado, que fez com que alguns painéis do CampusBlog, por exemplo, fossem melhores entendidos quando vi os vídeos do que presencialmente. Mas talvez por não ter participado da edição anterior, acho que todos esses percalsos não tiraram o brilho do evento, que tanto me agradou que sinto-me inclinado a participar na próxima edição.

    A Campus Party, com o Painel Blogosfera Policial, foi a primeira oportunidade que nós, blogueiros policiais, tivemos para alinhar algumas idéias e planejar alguns projetos. Além disso, discussões sobre nossa atuação com outros blogueiros experientes ajudou muito. Enfim, agradeço a oportunidade a você e ao Edney, principalmente, e digo que em 2009 a Blogosfera Policial promete muito. Estamos apenas começando.

    Abraço!

    =]

    R: Pois é, Danillo. No meio daquela balbúrdia da CParty, cheguei a comentar com alguns colegas que era melhor acompanhar algumas palestras via streaming, porque o áudio era melhor do que a alguns metros dos palestrantes, por mais inverossímil que isso pudesse parecer. Mas enfim, o importante é o que importa; a blogosfera policial há tempos fazia por merecer um maior reconhecimento. Para o alto e avante! :D

  • http://carlosguitar.com.br carlos guitar

    Firmeza totals …
    Além do privilégio de ler as postagens, temos uma oportunidade: opinar.E, mais além, interagir com quem dita as regras aqui na blogosfera. Quer mais além ainda ? Um link aqui vale muito também… Abraço ! Mais é porque eu antecipei a sexta e as latinhas estão pulando da geladeira… e sozinhas ein, nem mexi…juro !

    R: Thank God it’s Friday, Carlos!

  • http://popnutri.blogspot.com/ Josi Woodstock

    Acho que o Campus Party por ser um evento aberto ao público estaria sujeito a esses acontecimentos banais mesmo.
    A facilidade de se ter um blog, permite que qualquer idéia seja divlugada na internet, pena que poucas pessoas pessoas sabem utilizar essa ferramenta da melhor maneira, o que na minha opinião é a mesma acontece com a chamada arte moderna, tudo é arte, e nesse caso todo texto e qualquer idéia é um blog.
    Mas isso é democratização.Impedir tal fato não seria correto.

    Os blogs constituem um meio muito importante para divulgação de idéias e assuntos específicos muito importante e isso deve se levado sempre em consideração.Nesse caso faço a minha parte.
    Grande abraço Inagaki

    R: É isso aí, Josi. Em um artigo que escrevi originalmente para o jornal Correio Braziliense em janeiro de 2005, afirmei: “Não posso deixar de reiterar aqueles que, a meu ver, são os aspectos mais positivos de um blog: o fomento de debates em tempo real, o estímulo à comunicação de idéias, a democratização da publicação de conteúdo na Web, e, principalmente, a liberdade de expressão”. Quatro anos depois, mantenho essas mesmas palavras. Um abraço.

  • http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar

    Ah, desculpe !
    Só pra acrescentar…
    Seria muito bom poder ver de perto figurinhas da blogosfera ali, de perto.
    Vou trabalhar bem esse ano, pra quem sabe, eu poder ir, desfrutar de todo aquele turbilhão de informação, e ver alguém apontando pra mim: “Olha, é o Carlos Guitar !”
    Seria Singular !

    R: Ôpa, que assim seja. :D Te vejo na próxima edição!

  • http://www.carlosguitar.com.br carlos guitar

    Bem, eu gostaria muito de ter ido ao Campus esse ano, apesar de não morar muito longe (Campinas), fiquei meio impossibilitado de realizar esse feito. Mas com relação ao que se falou antes, durante e até agora, eu achei que iria ser no mínimo um pouco mais organizado. Porém, como a juju disse: “nao tem como um evento desta dimensão não ter percalços, falhas e afins”.Até concordo, mas sempre dá pra melhorar alguma coisa, afinal já é o segundo evento realizado por aqui, e me parece que erraram feio na questão do espaço (uma das escolhas mais importantes da organização)Fico na espera da 3ª edição, e quem sabe não mato dois coelhos com uma cajadada só. Afinal, conhecer o Rio é uma de minhas próximas façanhas.Em São Paulo, ah, eu não comprei meu barco ainda…Abraço !

    R: Carlos, não diria que erraram feio na escolha do local, embora o fato de que a Campus Party tenha sido organizada próxima a um hospital seja especialmente problemático; mas ele poderia ter sido muito melhor aproveitado. Para a próxima edição, espero que a questão da acústica seja decentemente resolvida. Um abraço!

  • http://www.lablogatorios.com.br/rastrodecarbono Paula

    Da parte de sustentabilidade – e apenas sobre o que me foi dito – posso afirmar que os erros do ano passado foram repetidos – e alguns piorados – este ano.
    Será que teremos um final feliz a partir do ano que vem?
    Espero que sim!

    R: Pois é Paula, o negócio é cobrar desde já da organização da Campus Party providências para que resolvam esses problemas. Era estarrecedora, por exemplo, a falta de lixeiras no local. E, especialmente, de coleta seletiva de lixo, em especial na arena. Fiquemos de olho desde já…

  • http://languageglasses.blogspot.com/ Adriana Karnal

    Adorei seu “relatório” sobre a CP.De fato, o que mais se destacou foram os mimimis.Uma pena, já que foram tantas palestras, mesas, etc…Adoraria ter ido, e vou fazer campanha para Porto Alegre sediar um ano.Não esqueça que o Forum social mundial era aqui e dava super certo, com acampamentos ótimos e encntros mil.Vou seguir o rastro dos teus links para saber mais,qt mais informaçáo melhor a imagem do evento…

    R: Adriana, diga-se de passagem, eu ainda não conheço Porto Alegre. Espero preencher essa lacuna em 2009 sem falta!

  • http://thiagorsr.blogspot.com Thiago Rosa

    Eu ja gostária de reinvidicar várias mudanças para a próxima campus party. Em busca de conforto, mas acima de tudo, do ideal do evento: Tecnologia e informação elevados ao máximo!

    Detalhe: não participei de nenhuma edição da Cparty, e graças a integração que houve, não perdi nada (ou quase nada).

    R: Thiago, perdeu sim: a oportunidade de trocar ideias ao vivo e a cores com algumas das pessoas mais interessantes que fazem a internet brasileira. Por mais que eventos sejam divulgados e relatados via blogs, Twitter, Videolog ou Flickr, nada é capaz de substituir a boa e velha interação pessoal. Não vá perder a oportunidade de comparecer à Campus Party 3! :D

  • http://doisespressos.wordpress.com Mr. Prawiro

    Chato é saber que depois de tanto esforço pra fazer um evento legal, a coisa que mais se comenta no twitter e outras redes sociais é a babaquice do molestador.

    R: Pois é, Mr. Prawiro. Assim como é frustrante saber que já era de se imaginar que os incidentes mais chatos são justamente os que repercutem mais. Coisas da tal natureza humana…

  • http://dbituca.blogspot.com Gustavo Timm

    Chato repetir o que os outros já disseram, mas sou obrigado a dizer que tu fizestes uma bela reunião de links neste post, Inagaki.

    Parte deles encontrei pela net depois de muito garimpar, mas alguns só tu mesmo! Hehehehe

    Ps: E Porto Alegre, nenhuma chance da CP desembarcar por aqui?

    R: Valeu, Gustavo! Sobre a tua pergunta, uma matéria da Folha Online escrita pela Marina Lang cita nominalmente cinco cidades que teriam feito propostas para sediar edições regionais da Campus Party: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. A definição de como seriam essas edições e quando elas ocorreriam seria dada em março. Vamos aguardar pra ver. []‘s!

  • http://www.ummetrossexual.com Gustavo

    mto bom!!!
    soube da coelhinha tb…

    abraços

    R: Gustavo, o incidente da coelhinha só não conseguiu ser mais chocante do que aquele seu vídeo viral mostrando o momento em que você deslocou o seu ombro. :P Aquelabraço, rapá!

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Eu sei, é quase loucura dizer isso após o seu post, mas eu gostaria de ter ido. Minha experiência com congressos e festivais é muito boa, e acredito que um evento como a CParty deve ter sido ótima pelas discussões e pelo network (até agora não disse nada de novo, só repeti o que está escrito no post). É uma pena que coisas como cacofonia, acampamentos mal estruturados e incidentes e acidentes que saem da medida do acaso tenham marcado um evento de confraternização e informação.

    Gosto de lugares onde tenho a sensação de que tudo pode acontecer. Talvez por isso goste da internet. Com certeza por isso gosto desses eventos. Certos acontecimentos como o que você citou do balé das cadeiras são bem caracteriscos dos movimentos de massa. Protegidos pelo grupo certas convenções sociais – criadas por outros grupos – caem e novas regras são instituidas. Em vários momentos a regra é mostrar a força do grupo e… quebrar regras! É bom porque isso pode resultar em movimentos prazeiros e produtivos. Contudo as vezes fazemos por pura diversão e não há mal nisso. Exceto quando fere o espaço do outro, e ai entram questões como respeito.

    Bom, de toda forma, fiquei na vontade. (que tal fazer uma campus party ecológica, uma Campus SELVA!! Party, lá por Manaus? rs

    Um abraço

    R: Marcela, a julgar pelo seu comentário você teria adorado mesmo participar da Campus Party. Foi um evento repleto de encontros gratificantes com pessoas interessantes e cheias de ideias novas para compartilhar. Quanto aos problemas de organização, bem, o caso é que um evento reunindo mais de 6 mil pessoas não teria como passar incólume por um e outro dissabor. Mas o saldo, felizmente, é positivo. Quanto à ideia de uma CParty ecológica, ela é ótima! Porém o rapaz urbano aqui, que gosta bastante dos confortos da civilização, tem alguns poréns a respeito da sua proposta dela ser realizada na selva… :P Um abraço!

  • http://discursocitado.blogspot.com Lilian Starobinas

    Valeu, Inagaki, vcs mantiveram o Campus Blog no maior profissionalismo. Agora, belas férias longe de praça de alimentação. Bom te conhecer no CP.
    abço
    Lilian

    R: Lilian, foi um prazer conhecê-la pessoalmente. Para a CParty 2010, espero que os educablogs ganhem ainda mais espaço. E que a acústica seja bem melhor. ;)

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    “nós pagamos, nós tem que se divertir”

    R: Aliás… Onde a senhorita esteve que não lhe vi na Campus Party, dona Cris?

  • http://www.magicorichard.com.br/ Richard

    Olá gostei muito do blog , quero lhe propor uma parceria. Sou mágico profissional ha mais de 20 anos, trabalhei nos melhores circos e casas de espetáculo do mundo, e também em inúmeros programas de televisão brasileiros e internacionais. O único mágico brasileiro que realizou em várias partes do mundo, mágicas com tigres brancos, elefantes e leopardos africanos. Hoje sou especialista em shows de mágicas para todos tipos de eventos. Pesquisando na Internet percebi que centenas de pessoas diariamente buscam pela rede sites onde possam aprender mágicas grátis, mas como sites que realmente ensinem mágicas de graça é muito raro, resolvi de um tempo para cá, fazer vídeos onde ensino muitas mágicas legais e de graça. Muita gente tem procurado meus vídeos pela Internet a fim de aprenderem essas mágicas. Eu mando os vídeos para você publicar no seu blog, assim ele vai ganhar muitos acessos por causa dos vídeos e você me da um link.
    Entrem em contato comigo, abraço.

    R: Mas hein? Richard, obrigado pela “generosa” oferta. Porém, recomendo a você a leitura deste texto: “Parcerias de verdade”. Outra dica: da próxima vez que você for deixar comentários em um blog, mostre um mínimo de interesse genuíno, buscando fazer algumas observações a respeito do post que foi publicado, ok? De nada.

  • http://twitter.com/diegogoes Diego Goes

    Muito bom o texto.
    Mas engraçado que eu só soube dos piores momentos da Campus Party: como a expulsão do De Leve e o assédio à coelhinha. Não sabia que tinha acontecido discussões sobre quadrinhos, fotografia, sexo, etc. Os tuiteiros que estavam presentes bem que poderiam ter tuitado sobre isso, ao invés de fofoquinhas e etc e tal, rsrsrs.

    Abraços!

    R: Pois é Diego, é sempre assim: as coisas ruins reverberam com maior rapidez e intensidade por aí. Ah, a humanidade.

  • http://jujuba-landia.blogspot.com Juju

    querido, acompanhei “quase” tudo via twitter e algumas mesas, via streaming. COnfesso que fiquei muito a fim de ter ido lá xeretar pelo menos um dia, mas morguei… fiquei triste pq nao teve streaming da mesa de literatura (com vc e minhas queridas Fal e Olivia e tb o Branco), mas acho que no geral, deve mesmo ter sido muito bacana. e acrescento: nao tem como um evento desta dimensão não ter percalços, falhas e afins. vale sempre pra aprender pro proximo, e tenho certeza que vcs melhorarão a cada ano! espero no proximo “ver” mais de perto! beijão!

    R: Pois é, Juju. Faltou streaming, mas eu penso que esse tipo de evento é bacana justamente pela oportunidade de encontrar a galera pessoalmente. Se a senhorita não fosse de Sampa, beleza. Mas, como moras por aqui, posso te dizer: bobeou, mulher! ;) No ano que vem o evento será ainda melhor, até porque espero que você esteja por lá conosco. :D

  • http://leobraganca.wordpress.com Leo Bragança

    Inagaki, post mais sucinto e completo que li sobre o #cparty até agora. Seria ótimo mesmo termos o evento no Rio, mas não no verão. O friozinho que fez em SP não faz aqui nem no inverno, quanto mais nesta época. Grande abraço!

    R: Valeu, Leo. Quanto ao Rio de Janeiro, pra mim é a sede ideal. Um dia ainda hei de morar no Rio, guarde minhas palavras!

  • http://blog.fabiodoispontozero.com Fábio Silva

    Muito bom o resumo, parte destes acontecimentos eu acompanhei pela web (já que não estive presente na CParty, infelizmente).

    E acrescentando ao finalzinho, a CP poderia ser realizada em outros lugares, como RJ ou quem sabe, BRASÍLIA. Temos aqui um dos maiores números do país de pessoas online, porque não? :)

    R: Fábio, Brasília seria um outro lugar bacana. Tirando-se o fato de que é uma cidade de ar seco e na qual você é obrigado a ter um carro, seria ótimo passar uns dias por aí. :D

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.