Inovação contra a crise hídrica rende prêmio a aplicativo que reduz uso de água na agricultura

Por Cíntia Cittonquinta-feira, 23 de abril de 2015

Na última quinta-feira ocorreu a cerimônia de entrega do prêmio Call to Innovation, uma iniciativa da FIAP em conjunto com a Singularity University. O prêmio já está em sua sexta edição, e atualmente é realizado em mais de 25 países.

A responsabilidade de quem inova está cada vez mais entrelaçada à solução de grandes problemas da humanidade. E, considerando que a tecnologia tem o poder de transformar escassez em abundância, era natural que neste ano o desafio tratasse da crise hídrica.

O planeta apresenta novos desafios aos seus habitantes. Este é um momento crítico de escassez de recursos naturais. A superpopulação consome recursos em uma velocidade maior do que a Terra consegue prover, gerando poluentes em uma velocidade maior do que é possível tratá-los com tecnologias existentes. A água, recurso que gerou vida no planeta, nos próximos anos, pode ser a responsável pela morte de milhões de seres humanos.

Sobre o Desafio

O Call to Innovation é um desafio que propõe o uso da tecnologia para gerar soluções aos grandes desafios da humanidade. Uma vez por ano, vencedores do concurso de todas as partes do planeta se encontram no Graduate Studies Program (GSP) da Singularity University, na NASA Ames Research Center (Califórnia), a fim de desenvolver habilidades que os possibilitem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

Foram enviadas mais de 500 propostas e seis finalistas foram selecionados para apresentarem seus projetos a uma banca examinadora.

Mariana Vasconcellos, a vencedora deste ano com o projeto AGROSMART, apresentou a história de como a inovação e o uso inteligente da água na agricultura é importante, quais as dificuldades que os agricultores enfrentam nesse sentido e de que maneira sua proposta pode ajudá-los a economizar ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de seus produtos e a produtividade de suas terras.

Abaixo você confere os projetos finalistas e seus idealizadores:

Foi muito interessante acompanhar de perto os pitches dos finalistas, e gratificante saber que muitos dos projetos continuam sua trajetória, independente do resultado do concurso. Isso faz com que o maior vencedor seja a sociedade, por ter tanta gente boa buscando soluções para nossos problemas mais importantes.

Para saber mais sobre os organizadores, o desafio e os participantes:

FIAP;

Singularity University;

Desafio Call to Innovation;

Página com o resumo de todos os projetos apresentados;

AGROSMART;

BRASTAX;

PIIPEE;

Lean Water Resources;

- Relatório da ONU sobre o uso da água no mundo.

Em tempo: O Pensar Enlouquece transmitiu ao vivo a cerimônia no Periscope @pensarenlouquec, e nosso próximo post trará mais informações, além do vídeo da palestra em que um dos fundadores da Singularity University nos mostrou como uma universidade localizada dentro da NASA vê o futuro e nossos próximos desafios.

Pense Nisso!
Cíntia Citton

Cíntia Citton é consultora de Inovação e facilitadora de cursos de Design Thinking e Modelagem de Negócios. Já trabalhou em Gestão Estratégica, Comércio Internacional e Organização de Eventos no Brasil, França, Alemanha e Espanha. Foi moderadora em eventos como o Iguassu Social Media, palestrante no Curitiba Social Media 2014 e foi voluntária na organização e mentorias de eventos Startup Weekend. É colaboradora do Pensar Enlouquece nas áreas de Inovação e Empreendedorismo.

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.